O q fazer em caso de abandono ou maus tratos a animais

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
carlotaa
Membro Veterano
Registado: quarta jul 13, 2005 2:00 pm

terça jun 17, 2008 3:36 pm

O q fazer em caso de abandono ou maus tratos a animais

O decreto nº 276/2001, no artº 68 determina que o abandono e/ou maus tratos de animais incorre em coimas que vão dos 3.740,98€ aos 44.891,81€, mas a lei só pode ser cumprida se houver denúncias ou testemunhas.

se presenciarem o abandono de um animal, anotem a matrícula do carro (estes são os abandonos mais frequentes) e comuniquem às autoridades, se o abandono fôr numa auto-estrada devemos avisar imediatamente o concessionário para uma resposta em tempo útil e evitar dissabores maiores.

a liga portuguesa dos direitos do animal também aceita queixas desde que haja pelo menos duas testemunhas.

http://www.dgv.min-agricultura.pt/legis ... /27601.pdf
miggfigg
Membro
Registado: sexta mai 09, 2008 9:50 pm

quarta jun 18, 2008 10:48 am

pois e provevel q sim.
mas nao sei muito sobre essas leis.
Tchuza
Membro Veterano
Registado: terça set 26, 2006 11:29 am

quarta jun 18, 2008 3:54 pm

E o que fazer quando sabemos de maus tratos e falta de condições numa loja que comercializa animais? Sem vacinas, sem estarem desparazitados, falta de higiene, inexistência de uma fossa séptica, 4 a 5 cachorros num cubiculo de 1m x 1m, entre outras...

Onde podemos denunciar essa situação?
carlotaa
Membro Veterano

quarta jun 18, 2008 4:03 pm

Tchuza...

De certeza que se fizer essa denúncia junto da LPDA vai ver resultados!

www.lpda.pt

Pelo menos tente! :roll:
Tchuza
Membro Veterano

quarta jun 18, 2008 4:10 pm

carlotaa Escreveu:Tchuza...

www.lpda.pt

Não custa tentar, o dono da loja já não me pode ver à frente, mas quero lá saber, não se justifica aquelas condições aos pobres animais, além disso a loja fecha no domingo o dia inteiro, e os pobres animais ficam lá todo dia sem àgua, comida, companhia e ficam às escuras... :cry:
VB75
Membro
Registado: sábado abr 21, 2007 11:29 am

quarta jun 18, 2008 4:11 pm

Tchuza Escreveu:E o que fazer quando sabemos de maus tratos e falta de condições numa loja que comercializa animais? Sem vacinas, sem estarem desparazitados, falta de higiene, inexistência de uma fossa séptica, 4 a 5 cachorros num cubiculo de 1m x 1m, entre outras...

Onde podemos denunciar essa situação?
Olá, não sei se te referes à mesma loja que conheço mas na verdade verdadinha não temos muitas opções, pois não é tão fácl como possa parecer, o que podemos fazer é queixas à ASAE e pode ser que se tiverem muitas denúncias eles se lembrem de ir lá.
É triste mas é assim que acontece :cry:
carlotaa
Membro Veterano

quarta jun 18, 2008 4:15 pm

Oh Meu Deus...Cambada de mercenários!!!!!

Por favor tentem... :cry:

LPDA...ASAE....Qualquer coisa!
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

quarta jun 18, 2008 6:57 pm

Tchuza Escreveu:
carlotaa Escreveu:Tchuza...

www.lpda.pt

Não custa tentar, o dono da loja já não me pode ver à frente, mas quero lá saber, não se justifica aquelas condições aos pobres animais, além disso a loja fecha no domingo o dia inteiro, e os pobres animais ficam lá todo dia sem àgua, comida, companhia e ficam às escuras... :cry:
será que podemos pedir o livro de reclamações?
eu já tive um caso assim, agarrei na lei e fui directamente à câmara municipal queixar-me, porque era numa cidade pequena, mas numa grande, não seríamos atendidos por causa disso....

a lpda... bem, não devem poder fazer muito... :roll:
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
VB75
Membro
Registado: sábado abr 21, 2007 11:29 am

quinta jun 19, 2008 10:59 am

YolaeFifi Escreveu:será que podemos pedir o livro de reclamações?
eu já tive um caso assim, agarrei na lei e fui directamente à câmara municipal queixar-me, porque era numa cidade pequena, mas numa grande, não seríamos atendidos por causa disso....

a lpda... bem, não devem poder fazer muito... :roll:
Poder pedir o livro até podes mas corres o risco do dono da loja achar que o estás a difamar e levantar-te um processo por difamação da loja, pelo menos foi isto que me explicaram quando há algum tempo atrás eu abri aqui um tópico exactamente sobre essa loja.
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

quinta jun 19, 2008 2:06 pm

e se fundamentar-mos com fotos?
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
Tchuza
Membro Veterano

sexta jun 20, 2008 12:05 am

YolaeFifi Escreveu:e se fundamentar-mos com fotos?
Boa noite.
Continuei a resposta a este topico noutro topico sobre o mesmo tema "o que fazer..." pois este é mais recente e decidi continuar no outro mais antigo.
Responder

Voltar para “Cães”