
é especialmente por ser um cocktail dificil de digerir que se deve comprar caes... quem tem exigencias, tem que pagar por elas.
Moderador: mcerqueira
Nesse aspecto, creio que é igual para qualquer raça...dinodane Escreveu: Eu acho que também devo referir que o facto desta raça estar assim denominada torna muito complicado um caso em que o cão está dentro da sua propriedade e morda ou ataque quem tentar entrar... No fundo, o cão só está a cumprir o seu dever de guarda e protecção mas se morder alguém seja em que circunstâncias for pode ser abatido, precisamente por ser considerado um animal "potencialmente perigoso" e haver esta legislação idiota que regula a sua posse.
Se for cão de guarda temos de proceder á declaração dos bens a guardar, assinada pelo detentor ou pelos seus representantes, mas só no caso dos cães de guarda.dinodane Escreveu:Obrigada pelo esclarecimento.
Mas no caso de um cão de guarda, que esteja DENTRO da propriedade dos seus donos, e que ataque um intruso, as consequências para o cão e para os donos são as mesmas quer se trate de um PP ou de outra raça qualquer?
Boa noiteNuno_Coelho Escreveu:Se for cão de guarda temos de proceder á declaração dos bens a guardar, assinada pelo detentor ou pelos seus representantes, mas só no caso dos cães de guarda.
Assim se ele atacar um intruso dentro da sua a propriedade defendendo os bens referenciados. O ataque é +- legal... ou seja é o que se esperava do cão.
Temos é que o registar como cão de guarda.
Oi,ana_link Escreveu: Boa noite
Ok.. isso é no caso de ser um cão de guarda... e se for um cão registado como sendo de companhia?
No meu caso agora moro em vivenda... e é mais facil entrar aqui alguem. Embora o meu cão seja um maricas e consiga intimidar só com o ladrar e a postura, sei que para me proteger em ultimo caso ele "chega-se à frente" (e ai dele que não o fizesse...). Em que situação ficam as coisas se algum ladrão me entrar pela casa a dentro e me ameaçar e o cão lhe mostrar que até sabe "fechar a boca"?
Sei que quando fiz o seguro deles, a raça estava como sendo considerada de guarda, mas na junta nem me deram hipoteses.. foi logo para cão de companhia devido à rça (mas também não fiz a pergunta... ).
Nuno_Coelho Escreveu:Oi,
categorias de classificação são:
A - Cão de companhia;
B - Cão com fins económicos;
C - Cão para fins militares;
D - Cão para investigação científica;
E - Cão de caça;
F - Cão guia;
G - Cão potencialmente perigoso;
H - Cão perigoso
Logo um PP tem de ser registado como "G - Cão potencialmente perigoso".
Quanto as consequências de um ataque não diferem mt como disse o MDogster.
Qualquer cão que ataque e morda alguém passa a cão perigoso com as consequências que dai advêm , seja PP ou cão de companhia. sendo sujeitos a avaliação de um veterinário, os animais podem vir a ser abatidos.
Ou seja em caso de acidente a coisa fica mt feia quer seja PP ou não.