Dogue Argentino macho ou fêmea?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
isatoday
Membro Veterano
Registado: sexta fev 01, 2008 5:44 pm
quinta jun 19, 2008 3:45 pm

portanto a sua mulher nao quer um cao mal afamado e poe a hipotese de ter um dogo argentino??

:o

é especialmente por ser um cocktail dificil de digerir que se deve comprar caes... quem tem exigencias, tem que pagar por elas.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta jun 19, 2008 3:54 pm

Não sei se aqui já foi referido que o Dogue Argentino infelizmente faz parte da lista de 7 raças consideradas potencialmente perigosas, obrigadas a seguro, licença e açaime e trela quando circula na via publica, enquanto que o Dobermann não. :wink:

Eu acho que também devo referir que o facto desta raça estar assim denominada torna muito complicado um caso em que o cão está dentro da sua propriedade e morda ou ataque quem tentar entrar... No fundo, o cão só está a cumprir o seu dever de guarda e protecção mas se morder alguém seja em que circunstâncias for pode ser abatido, precisamente por ser considerado um animal "potencialmente perigoso" e haver esta legislação idiota que regula a sua posse.

Cumprimentos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

quinta jun 19, 2008 5:30 pm

dinodane Escreveu: Eu acho que também devo referir que o facto desta raça estar assim denominada torna muito complicado um caso em que o cão está dentro da sua propriedade e morda ou ataque quem tentar entrar... No fundo, o cão só está a cumprir o seu dever de guarda e protecção mas se morder alguém seja em que circunstâncias for pode ser abatido, precisamente por ser considerado um animal "potencialmente perigoso" e haver esta legislação idiota que regula a sua posse.
Nesse aspecto, creio que é igual para qualquer raça...
dinodane
Membro Veterano

quinta jun 19, 2008 5:46 pm

Por acaso neste caso MDogster não tenho certeza do que estou a afirmar, mas tenho a ideia de que numa circunstância dessas o facto do cão ser de raça considerada PP tem influência no desfecho. Corrijam-me se estiver enganada.

Outra dúvida que me surgiu entretanto é esta: os cães considerados PP são obrigados a licença como os outros, mas no caso deles pode escolher-se a categoria, como por exemplo, cão de guarda ou cão de companhia, ou existe um tipo de registo próprio para os PP?

N0kas
Membro Veterano
Registado: segunda jan 09, 2006 12:26 am
Localização: Tuga, Sabiah, Aurora, Antik, as netinhas que adoro, Tobias, Farrusco, Catarina, Sebastian, Boneca...

quinta jun 19, 2008 5:49 pm

Se não estou em erro os PP tem licença própria...

Edit: Existem licenças realmente próprias para os PP, tal como para os cães já considerados perigosos.
Nuno_Coelho
Membro Veterano
Registado: sexta jul 07, 2006 2:28 pm
Rodinhas SRD

quinta jun 19, 2008 6:03 pm

Oi,

categorias de classificação são:

A - Cão de companhia;
B - Cão com fins económicos;
C - Cão para fins militares;
D - Cão para investigação científica;
E - Cão de caça;
F - Cão guia;
G - Cão potencialmente perigoso;
H - Cão perigoso

Logo um PP tem de ser registado como "G - Cão potencialmente perigoso".

Quanto as consequências de um ataque não diferem mt como disse o MDogster.

Qualquer cão que ataque e morda alguém passa a cão perigoso com as consequências que dai advêm , seja PP ou cão de companhia. sendo sujeitos a avaliação de um veterinário, os animais podem vir a ser abatidos.

Ou seja em caso de acidente a coisa fica mt feia quer seja PP ou não.
Cumps.
Nuno Coelho
dinodane
Membro Veterano

quinta jun 19, 2008 6:10 pm

Obrigada pelo esclarecimento.

Mas no caso de um cão de guarda, que esteja DENTRO da propriedade dos seus donos, e que ataque um intruso, as consequências para o cão e para os donos são as mesmas quer se trate de um PP ou de outra raça qualquer?

Nuno_Coelho
Membro Veterano
Rodinhas SRD

quinta jun 19, 2008 6:35 pm

dinodane Escreveu:Obrigada pelo esclarecimento.

Mas no caso de um cão de guarda, que esteja DENTRO da propriedade dos seus donos, e que ataque um intruso, as consequências para o cão e para os donos são as mesmas quer se trate de um PP ou de outra raça qualquer?
Se for cão de guarda temos de proceder á declaração dos bens a guardar, assinada pelo detentor ou pelos seus representantes, mas só no caso dos cães de guarda.

Assim se ele atacar um intruso dentro da sua a propriedade defendendo os bens referenciados. O ataque é +- legal... ou seja é o que se esperava do cão. :)

Temos é que o registar como cão de guarda.

Esquecia-me de dizer que se for PP não pode ser de guarda...logo o ataque é mt mais chato. E pode ter outras consequências como a tal avaliação do cão.
Claro que não se vai mandar abater um animal que estava de guarda e mordeu um ladrão assim os avaliadores devem ter isso em conta. Pelo menos é o que espero.
Cumps.
Nuno Coelho
dinodane
Membro Veterano

quinta jun 19, 2008 6:57 pm

OK. Sendo assim a ideia que tenho não está longe da verdade e repito o que disse ao Windman.

ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

quinta jun 19, 2008 11:25 pm

Nuno_Coelho Escreveu:Se for cão de guarda temos de proceder á declaração dos bens a guardar, assinada pelo detentor ou pelos seus representantes, mas só no caso dos cães de guarda.

Assim se ele atacar um intruso dentro da sua a propriedade defendendo os bens referenciados. O ataque é +- legal... ou seja é o que se esperava do cão. :)

Temos é que o registar como cão de guarda.
Boa noite

Ok.. isso é no caso de ser um cão de guarda... e se for um cão registado como sendo de companhia?

No meu caso agora moro em vivenda... e é mais facil entrar aqui alguem. Embora o meu cão seja um maricas e consiga intimidar só com o ladrar e a postura, sei que para me proteger em ultimo caso ele "chega-se à frente" (e ai dele que não o fizesse... :P ). Em que situação ficam as coisas se algum ladrão me entrar pela casa a dentro e me ameaçar e o cão lhe mostrar que até sabe "fechar a boca"?
Sei que quando fiz o seguro deles, a raça estava como sendo considerada de guarda, mas na junta nem me deram hipoteses.. foi logo para cão de companhia devido à rça (mas também não fiz a pergunta... ).
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
psychon
Membro Veterano
Registado: terça mar 18, 2008 12:43 pm
Localização: 3 cães, um gato, 1 coelho, 1 canário e 1 rosela e 2 hamster

quinta jun 19, 2008 11:33 pm

Bom, eu tenho os meus registados como cães de guarda, e não vi ninguém preocupado com a raça. Só levantaram obstáculos pelo limite urbano e conferiram a lista de raças pp.

Creio que num ataque dentro da propriedade me safo :wink:
Vivendo e aprendendo
Nuno_Coelho
Membro Veterano
Rodinhas SRD

sexta jun 20, 2008 10:09 am

ana_link Escreveu: Boa noite

Ok.. isso é no caso de ser um cão de guarda... e se for um cão registado como sendo de companhia?

No meu caso agora moro em vivenda... e é mais facil entrar aqui alguem. Embora o meu cão seja um maricas e consiga intimidar só com o ladrar e a postura, sei que para me proteger em ultimo caso ele "chega-se à frente" (e ai dele que não o fizesse... :P ). Em que situação ficam as coisas se algum ladrão me entrar pela casa a dentro e me ameaçar e o cão lhe mostrar que até sabe "fechar a boca"?
Sei que quando fiz o seguro deles, a raça estava como sendo considerada de guarda, mas na junta nem me deram hipoteses.. foi logo para cão de companhia devido à rça (mas também não fiz a pergunta... ).
Oi,

Se está como cão de companhia não pode atacar ninguém, se atacar e houver queixa passa a cão perigoso...o resto já se sabe. Claro que vai ser levado em conta como ocorreu o acidente e ninguém fica surpreendido se um animal defender a casa ou mesmo a sua família sendo de companhia ou até mesmo cão guia. Suponhamos que alguém assalta o dono de um cão guia ou outro qq, é lógico que se o animal atacar não pode ser considerado perigoso mesmo estando fora da sua propriedade.

Mesmo assim qq ataque que provoque danos e seja apresentada queixa tem de ser investigado, no caso do ladrão que é mordido claro que se conseguir fugir não vai apresentar queixa. :) Mas se apresentar porque um chiuaua lhe arrancou um braçinho e ele não conseguir fugir, por exemplo, as circunstâncias do acidente têm de ser esclarecidas.
Cumps.
Nuno Coelho
TheBoerboel
Membro Veterano
Registado: quinta mai 08, 2008 4:20 pm
Mia,Magguie,Nucha,Nala,Simba, Ruby,Tico,Tom,Mimi.

sexta jun 20, 2008 12:30 pm

Entre os molossos, aquele que eu considero como o mais ajustado para si e para aquilo que pretende é o Boerboel. Pelo respeito que impõe, pelo maneira como avalia as situações, ladra muito pouco e acredite que se por acaso alguem entrar na sua propriedade e der com ele de caras, não vai mexer um unico musculo, nem para fugir nem para atacar. Como é um cão de matilha, dá se muito bem com outros cães, é muito obediente e optimo para a familia e logicamente como todos cães tem de ser socializado. Falo com conhecimento de causa.

Se estiver interessado num diga-me qualquer coisa.
<p><strong>"...A grandiosidade de uma Na&ccedil;&atilde;o e o seu progresso moral podem ser julgados pela forma como os seus Animais s&atilde;o tratados..."</strong></p>
<p><strong>Mahatma Gandhi</strong></p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=4Oj2s9cK ... o"></a></p>
xandinho
Membro
Registado: sexta jan 31, 2003 1:25 pm

sexta jun 20, 2008 1:49 pm

Olá a todos,

Em relação ao cão ser ou não de guarda, a questão é a seguinte! Um cão mesmo dentro da sua propriedade que ataque um ladrão pode por os donos em problemas! O cão deve, para evitar problemas aos donos, estar registado como cão de guarda e deve ser afixada uma placa na entrada da propriedade que avisa sob a existência de um cão de guarda!

Mesmo um ladrão não pode ser atacado dentro de propriedade alheia sem que estas medidas tenham sido tomadas!

Há muita gente que não sabe isto!

Fiquem bem!
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

sexta jun 20, 2008 11:07 pm

Nuno_Coelho Escreveu:Oi,

categorias de classificação são:

A - Cão de companhia;
B - Cão com fins económicos;
C - Cão para fins militares;
D - Cão para investigação científica;
E - Cão de caça;
F - Cão guia;
G - Cão potencialmente perigoso;
H - Cão perigoso

Logo um PP tem de ser registado como "G - Cão potencialmente perigoso".

Quanto as consequências de um ataque não diferem mt como disse o MDogster.

Qualquer cão que ataque e morda alguém passa a cão perigoso com as consequências que dai advêm , seja PP ou cão de companhia. sendo sujeitos a avaliação de um veterinário, os animais podem vir a ser abatidos.

Ou seja em caso de acidente a coisa fica mt feia quer seja PP ou não.

Então e se for um Dogo para caça registo com "G" ou como "E"?
E se for um Rott para guarda registo como "G" ou "B"?
Responder

Voltar para “Cães”