Afinal, como e a esterilizacao?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Jany
Membro
Registado: sexta fev 15, 2002 6:41 pm

terça mai 28, 2002 11:18 pm

Muito se fala de esterilizacao mas gostava de saber em que consiste a operacao. É semelhante à laqueaçao de trompas na mulher?
E o pós-operatório? Quanto tempo tem ela de ficar "quieta", sem corridas nem brincadeiras? E há perigos?

Obrigado
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

quarta mai 29, 2002 11:34 am

Oi

A melhor para responder a essas pessoas é o seu veterinàrio!

Por experiência, mandei esterilizar uma cadela que não era para procriação, e que tinha "engravidado" sem querer. Enfim, uma história muito comprida que não vale a pena comtar aqui agora. Estando gràvida, a operação tinha uns risco um pouco mais elevados, mas tudo correu bem. Nas 24h que se seguem à operação ficou um pouco sonolenta, mal se mexia. Mas isso é devido à anestesia. 48h depois estava como nova, parecia que não tinha feito nada. Passou uma semana mais resguardada, para não pular muito e não arrancar os pontos, e passado uma semana e meia estava solta no campo, a passar por entre silvas e a atirar-se a tudo quanto mexe como de costume.

Devido à gravidez, optou-se por retirar tudo, até porque assim não tem cios. Também se podem fazer laqueações. Neste caso, a cadela continua com os cios, e todos os problemas que estes envolvem (cães à porta, algumas sujam a casa todas, flutuações de humor....).

O melhor é perguntar ao veterinàrio quais as opções, e o que isso envolve. Se possivel, ir a dois ou três ouvir o que dizem. Cada um tem a sua opinião! No entanto, eu desconfio imenso dos veterinàrios que dizem que os animais tÊm de reproduzir ao menos uma vez na vida, senão ficam com problemas de saude. Pelo que sei, é exactamente o contràrio.

Espero que tenha ajudado...
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
Sandrara
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta mai 29, 2002 11:36 am

OLá

Cá tou eu :lol:

A esterilização é uma operação que consiste em retirar os ovários e utero para evitar cios e ninhadas. Regra geral, e falo porque tenho 11 cadelas esterlizadas, quando a operação é feita os animais voltam para casa. Não vêm assim muito satisfeitos porque têm dores, mas essas dores e essa prostração desaparece ao fim de 24 horas. Os dias seguintes os esforços devem ser evitados, por exemplo as correrias malucas o pular para cima das coisas, etc. Ao fim de 10 dias são retirados os pontos e "prontos" acaba o processo e ela está pronta para "dar ao chinelo" 365 dias por ano. Sem cio, sem "fãs" atrás de si e/ou dela e sobretudo sem o risco de ninhada. Não existem consequências, muitos veterinários aconselham a ter um cio, outros vão mais longe ( na ignorãncia) e aconselham a deixar ter pelo menos uma ninhada, mas a Jany não caia nessas esparrelas porque eu tenho cadelas que foram esterilizadas sem terem tido um unico cio e são super saudáveis. Algumas cadelas engordam um pouquito, mas isto não é regra, pois como já lhe disse tenho 11 esterlizadas e só 4 delas engordaram.

Esero ter sido explicita, mas se tiver alguma duvida sobre o que escrevi, já sabe o que tem a fazer, correcto?!

Bjks
Responder

Voltar para “Cães”