Dogue Argentino macho ou fêmea?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
tarasofia
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

quarta jun 25, 2008 5:12 pm

Sim, muito bem pensada e coerente!

Então O sr. ministro nunca pensou nas centenas (senão milhares) de pp's e arraçados de pp's nas matilhas :?

pois os matilheiros não mantêm cães que não servem para caçar (ou poucos o fazem).

Absurdo que um lei proiba um cão de fazer aquilo para que foi seleccionado...
Os meus olhos não  vêm, as minhas mãos não  tocam, mas o meu coração SENTE!
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

quarta jun 25, 2008 11:18 pm

Os cães de gado (guarda condução, etc) são registados na categoria B. Se são PPs pertencem à categoria G, e se forem PPs de gado?

Eu costumo caçar com Dogos (que não são meus); Há montarias onde aparecem entidades fiscalizadoras e apenas exigem, para os Dogos, o normal para qualquer PP: seguro, registo criminal, etc etc.

Pela lei, os Dogos e todos os outros cães de caça, deveriam pertencer à categoria H, pois ja atacaram animais fora da propriedade do dono, devido à sua função de cães de caça. Por esta razão é indireferente se o cão é Dogo ou de qualquer outra raça.

Esta lei é incongruente, porque como todas as leis de cães, são feitas para cães de companhia e cidade. Depois lá se lembram que tambem há cães de trabalho e fazem umas excepções que entram em contradição com o resto.

Quem quer criar cães de trabalho e trabalhar com eles (como faz qualquer criador) depara-se com estas leis feitas para "lulus" e não sabe bem se está a cumprir a lei ou não!

A lei dos PPs, no que refre à caça, tem que ser mudada. Tem que haver regimes de excepção para os cães de trabalho.

Cumprimentos
Francisco Bica
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

quarta jun 25, 2008 11:24 pm

FBC Escreveu:

Quem quer criar cães de trabalho e trabalhar com eles (como faz qualquer criador) depara-se com estas leis feitas para "lulus" e não sabe bem se está a cumprir a lei ou não!
ca
Se a pessoa souber ler, não terá problemas em saber se cumpre ou não.
FBC
Membro Veterano

quarta jun 25, 2008 11:53 pm

TheGreatDane Escreveu:
FBC Escreveu:

ca
Se a pessoa souber ler, não terá problemas em saber se cumpre ou não.
Se a pessoa saber ler não terá problemas em verificar que a lei entra em contradição. E se uma lei é contraditória não se sabe se está a ser cumprida ou não.

Se andar a caçar coelhos com Podengos, Podengos esses que obviamente andam soltos e já mataram alguns coelhos, está a cumprir a lei?

Cumprimentos
Francisco Bica
TheGreatDane
Membro Veterano

quarta jun 25, 2008 11:58 pm

OFBC não está a participar para uma discussão de boa fé, mas parece estar a querer lançar farpas sem sentido.O que não se coaduna com as suas participações sérias em outros tópicos.

Basta ler a lei...
FBC
Membro Veterano

quinta jun 26, 2008 12:13 am

Olhe que estou de boa fé.
Eu já li a lei e não sei responder à pergunta.
E ainda não encontrei ninguem que me respondesse a esta pergunta de umnasa form asatisfatória.

A lei da caça, e a lei dos cães em geral, admite o uso de cães de caça, nas condições em que referi, logo os tais Podengos, desde que tenham as devidas licenças, estão legais.
Por outro lado a "lei dos perigosos" considera que cães que já tenham morto ou ferido gravemente animais, fora da propriedade do dono, como sendo cães perigosos, logo têm de andar sempre de trela e açaime, em locais públicos.
Como tal os Podengos do exemplo anterior, são cães perigosos e andam soltos , logo não estao a cumprir a lei.

Cumprimentos
Francisco Bica
TheGreatDane
Membro Veterano

quinta jun 26, 2008 12:14 am

FBC Escreveu:Olhe que estou de boa fé.
E ainda não encontrei ninguem que me respondesse a esta pergunta de umnasa form asatisfatória.

A lei da caça, e a lei dos cães em geral, admite o uso de cães de caça, nas condições em que referi, logo os tais Podengos, desde que tenham as devidas licenças, estão legais.
Por outro lado a "lei dos perigosos" considera que cães que já tenham morto ou ferido gravemente animais, fora da propriedade do dono, como sendo cães perigosos, logo têm de andar sempre de trela e açaime, em locais públicos.
Como tal os Podengos do exemplo anterior, são cães perigosos e andam soltos , logo não estao a cumprir a lei.

Cumprimentos
Francisco Bica
A leitura é feita praeter legem....
FBC
Membro Veterano

quinta jun 26, 2008 12:17 am

TheGreatDane Escreveu:
FBC Escreveu:Olhe que estou de boa fé.

Cumprimentos
Francisco Bica
A leitura é feita praeter legem....
:?:
Nuno_Coelho
Membro Veterano
Registado: sexta jul 07, 2006 2:28 pm
Rodinhas SRD

quinta jun 26, 2008 10:47 am

FBC Escreveu:.
Se tiverem sido classificados de cães perigosos pelas autoridades passando a estar registados na junta como H – cão perigoso, não podem caçar. Não percebo onde está dúvida.

Só se pode caçar com cães de caça, se não estiver registado como E – cão de caça não pode caçar. É esta a lei quer se goste ou não...
Cumps.
Nuno Coelho
zezere
Membro
Registado: sexta jan 28, 2005 6:03 pm
Propriedade Partilhada: Lolly - Epagneul Breton
Laika -

quinta jun 26, 2008 12:34 pm

Nuno_Coelho Escreveu:
Se tiverem sido classificados de cães perigosos pelas autoridades passando a estar registados na junta como H – cão perigoso, não podem caçar. Não percebo onde está dúvida.

Só se pode caçar com cães de caça, se não estiver registado como E – cão de caça não pode caçar. É esta a lei quer se goste ou não...
Eu explico: se TODOS os cães que atacam, ferem ou de outro modo ofendem a integridade fisíca doutro animal, fora da propriedade do seu dono TÊM POR LEI que ser considerados perigosos, então TODOS os cães(raças) de caça (pelo menos os competentes, que desempenham a sua função :wink: ), e aplicando a Lei strictu sensu, são por inerência cães perigosos porque, funcionalmente, apenas existem para "atacar" outros animais.

Se as autoridades cometerão alguma vez a demência de classificar um Podengo de perigoso porque atacou um coelho, um Braco porque fez o mesmo a uma perdiz ou um Podengo grande porque deu uma dentadinha num javali isso são outros 500. Agora que é isso que diz a Lei, é :twisted: .

Cumprimentos
Helena
Pointerman
Membro Veterano
Registado: terça ago 28, 2007 5:37 pm

quinta jun 26, 2008 1:21 pm

Leis imbecis feitas por imbecis e o que da.
FBC
Membro Veterano

quinta jun 26, 2008 2:21 pm

zezere Escreveu:
Nuno_Coelho Escreveu:

Eu explico: se TODOS os cães que atacam, ferem ou de outro modo ofendem a integridade fisíca doutro animal, fora da propriedade do seu dono TÊM POR LEI que ser considerados perigosos, então TODOS os cães(raças) de caça (pelo menos os competentes, que desempenham a sua função :wink: ), e aplicando a Lei strictu sensu, são por inerência cães perigosos porque, funcionalmente, apenas existem para "atacar" outros animais.

Se as autoridades cometerão alguma vez a demência de classificar um Podengo de perigoso porque atacou um coelho, um Braco porque fez o mesmo a uma perdiz ou um Podengo grande porque deu uma dentadinha num javali isso são outros 500. Agora que é isso que diz a Lei, é :twisted: .

Cumprimentos
Helena

Obrigado pela ajuda Helena.

Não percebo como é que há tanta gente sem dúvidas em interpretar uma "lei sem pés nem cabeça".
A dúvida está em que a lei permite que os cães de caça, cacem. Por outro lado, se a lei for cumprida, os cães de caça passam forçosamente a cães perigosos e logo são proibidos de caçar. A não ser que a lei parta do principio que não é para ser rigorosamente cumprida.
Conclusão: a lei permite cães de caça, mas, na prática, não permite cães de caça.
Isto é pura lógica.

Era bom que as pessoas que não têm dúvidas, porque sabem ler, aprendessem a pensar que as dúvidas logo surgiam.

Cumprimentos
Francisco Bica
Nuno_Coelho
Membro Veterano
Registado: sexta jul 07, 2006 2:28 pm
Rodinhas SRD

quinta jun 26, 2008 6:03 pm

Eu até consigo perceber que o Francisco encontre esta incoêrencia (eu tb não estou de acordo com mt coisa nesta lei e acho que tb se contradiz).

Mas nesta questão da caça existe um lei propria que define o que é um acto venatório e concede a possibilidade nesse caso e só durante o acto venatório o cão mate outros animais.

Se um cão fora do terreno de caça atacar, isso faz dele um cão perigoso e que pode fazer sentido se um cão de caça entra dentro de um galinheiro é realmente perigoso. Não no podemos esquecer que a definição de cão perigoso não se prende apenas com o perigo para as pessoas mas tb para outros animais.

Agora a lei realmente não refere a caça, mas uma vez que existe uma lei especifica que regula a caça é essa que é levada em conta quando se caça, fora da caça essa lei já não pode ser aplicada e aplica-se a lei geral.
Cumps.
Nuno Coelho
TheGreatDane
Membro Veterano

quinta jun 26, 2008 8:01 pm

Nuno_Coelho Escreveu:Mas nesta questão da caça existe um lei propria que define o que é um acto venatório e concede a possibilidade nesse caso e só durante o acto venatório o cão mate outros animais.
e aplica-se a lei geral.
At´+e que enfim alguem que leu a mesma lei que eu.
windman
Membro
Registado: quarta set 08, 2004 4:14 pm
Pretinho - Filho da Nina

sexta jun 27, 2008 8:56 am

Desculpem lá voltar à carga:
windman Escreveu:Bom...

E... Se por exemplo eu tiver uma quebra de memória e o meu PP chegar ao registo da Junta de Freguesia como "desconheço a raça, foi recolhido na rua, trata-se de um cão para fazer guarda à propriedade"???

Estou a pôr esta hipótese, mas foi o que aconteceu com a minha cadela, recolhi-a da rua e não sabia o que ia dar... é muito branca, eu sei lá se é arraçada de Dogue Argentino, Bulldog ou Perdigueiro...

Esta lei é um autêntico aborto à pressa...
O que acham disto???
Responder

Voltar para “Cães”