domingo jun 29, 2008 12:48 pm
"Mas vem à rua 3 vezes por dia e à noite fica cerca de 3h a brincar com outros cães. E isto diariamente, faça frio, calor ou chuva... Caso contrário, acho que não se adaptaria.. São cães de caça e não cães de apartamento...."
Tem toda a razão...
Sendo que diferem muito do setter inglês. Designadamente, enquanto que este ainda mantém o seu interesse pela caça, os setters irlandeses vem conhecendo o abandono porque cada vez mais exemplares não o terem.
O que não quer dizer que não mantenham características e necessidades próprias dos cães de caça.
São a minha paixão.
A sua beleza não poderá ser a única razão para o querer como companhia.
São cães exigentes nos cuidados de saúde (pele e pelo, articulações, ouvidos), no exercício, na companhia e amizade dos donos e treináveis apenas pelo lado positivo, ou seja, incentivo à sua total disponibilidade para agradar ao dono. Sem medos. Ficaria nervoso, tendência que tem.
Dóceis, não chegam a ser submissos. Mantém uma teimosia displicente que, para mim, os torna encantadores, mas que juntando à sua necessidade de exercício e irrequietude, pode desagradar a quem prefira um pachorrento.
Depois da setter da minha adolescência, criei uma fêmea dos 6 meses aos 3 anos ("casou" com o meu filho!) que, quando só, em casa/apartamento, roía o que tivesse o meu cheiro (20 sapatos, 2 colchões, para falar só do que mais caro me custou!).
Actualmente tenho um macho (castrado), doce, não roi nada, não estraga o jardim, mas é uma louca força da natureza que me põe um sorriso na cara, mesmo que esteja no pior dos dias!
Envelheço uns anitos sempre que tem qualquer problema de saúde (fácil de detectar: fica na cama sossegadinho), mas ele devolve-mos de cada vez que me fixa o seu olhar.
Sociáveis com animais e pessoas, ainda que possam mostrar com o seu vozeirão alguém de quem não gostam. Vá-se lá saber porquê.
Não sei dizer se são inteligentes. São cães. Não comparo nunca a inteligência dos humanos aos não humanos. Mas que eles me compreendem melhor a mim que eu a eles, é um facto diariamente comprovado. Deve ser resultado de interagir com eles.
Convença o candidato a dono de um setter irlandês: tem de ser uma paixão e estar disposto a exercitar a capacidade de tolerância e respeito por uma grande personalidade capaz de ser o melhor amigão!
Podem atingir uma longevidade de 20 anos. É para a vida inteira.
E quanto mais velhos, mais ligados ao dono.
Desejo que mais um encontre o dono que ele merece!
E, se isso acontecer neste caso, venha aqui mostrar a fuça do felizardo, que há-de ser linda, seguramente.