"Criador de Rottweilers"

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

segunda mai 26, 2003 10:38 am

CMNogueira Escreveu:
Colocando de parte as “loucuras” ou seja os cães de milhares de contos, penso que a pratica de preços elevados apenas vai beneficiar os apelidados criadores de Quintal.
Se hoje existem muitos bons criadores em dificuldades financeiras, foi porque foram vítimas de uma politica de especulação que veio a confirmar-se errada com o aparecimento dos criadores de Quintal. Uma forma de os combater é na minha opinião praticar preços acessíveis garantido qualidade. Assim, não dá para ganhar dinheiro? Mas não é esse o objectivo.

Não me venham com a conversa que correm o país e o estrangeiro em exposições, porque a partir de determinada altura já se sabe aquilo que um exemplar vale. No final acaba por ser o ego e ambição do criador que se move e nada mais. Para alguns, estas deslocações tem que ter retorno financeiro.
Como já vem sendo hábito, acho que o Cláudio tem toda a razão. Aliás alguns dos criadores de cão de pastor alemão que conheço, já perceberam que o público quer simplesmente um pet e por isso têm dois tipos de cachorros, uns de preço acessível à maioria dos compradores, registados no LOP e que poderão, eventualmente, chegar a campeão de Portugal e outros então para as pessoas já com conhecimentos razoáveis da genealogia da raça, que querem participar em exposições a nível internacional. Esses cães são registados no Estrangeiro (Espanha, França e Alemanha) e as progenitoras são cruzadas com sieger logo o preço dos cachorros é bastante mais elevado, o que é perfeitamente compreensível.

Pedra Escreveu: Cláudio, os criadores de quintal beneficiam sempre, nem que vendam os caes a 50euros. E ganham sempre dinheiro. Ao fim e ao cabo, um cachorro que saí da mãe com 1 mes despesa dá? Praticamente nenhuma.
E o que a maioria das pessoas pensa é: se X vende a 50, então Y que vende a 500 é ladrão! Sempre pensei que alguém com 2 dedos de testa conseguisse entender a diferença, mas depois de tanto tempo, resta-me chegar á conclusão que existe muita gente com muito pouca testa...
;)
Isabel
Isabel, se as pessoas estiverem informadas dos requesitos que devem procurar para adquirirem o cachorro, cada vez vão sendo mais exigentes o que vai obrigar os byb a melhorarem a qualidade. Sinceramente acho que isso já se verifica. Quando há dois anos comprei a Nina, não encontrei ninguém que entregasse os cachorros com menos de dois meses e sem a primovacinação. Situação muito diferente de há seis anos atrás que entregavam os cães antes da 1ª vacina.
Maria João
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda mai 26, 2003 10:38 am

O CPC já teve um folheto informativo e na antiga versão do site também lá estava esse texto. O novo site piorou em muitos aspectos e esse foi um deles (no anterior também estavam os estalões das raças portuguesas, que se evaporaram durante a remodelação). Entretanto, esse folheto acabou, desapareceu, não foi reeditado. Concordo com o Cláudio. O mínimo que o CPC poderia fazer ao distribuir a lista de criadores era juntar um parágrafo, do estilo "esta lista é apenas informativa e não dispensa (...)" patati patatá.

O CPC tem por missão preservar e difundir o cão de raça. Os seus dirigentes são criadores, que conhecem bem o que se passa cá fora. Por outro lado, o CPC e o respectivo LOP é visto, pelo comum dos mortais, como o supra sumo do cão de raça. Se não for o CPC a ter um papel pedagógico ... quem será?
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
SeaLords
Membro Veterano

segunda mai 26, 2003 10:41 am

Última edição por SeaLords em segunda dez 29, 2008 11:25 am, editado 1 vez no total.
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

segunda mai 26, 2003 11:01 am

mjoaomarques Escreveu:
Isabel, se as pessoas estiverem informadas dos requesitos que devem procurar para adquirirem o cachorro, cada vez vão sendo mais exigentes o que vai obrigar os byb a melhorarem a qualidade. Sinceramente acho que isso já se verifica. Quando há dois anos comprei a Nina, não encontrei ninguém que entregasse os cachorros com menos de dois meses e sem a primovacinação. Situação muito diferente de há seis anos atrás que entregavam os cães antes da 1ª vacina.
Pois, mas eu refiro-me a 2003 e não há 6 anos atrás. E em 2003 ainda há e muitas pessoas a fazer ninhadas, com LOP, outras sem, e que entregam os caes com 1 mês e com mês e meio. E se aqui eu estou em desacordo, pois o "criador" ou lá o que se queira chamar tem a obrigação de fazer pelo menos o minimo, já que é responsável pelos cachorros .
Mas o que é certo é que também grande parte dos compradores quer é o mais baratinho possível, dado de preferência e bem pequeninino (novinho). Veja-se os pedidos neste mesmo fórum de caes de raça oferecidos... è claro que podemos sempre dizer que esta gente que faz este tipo de pedidos não interessa a ninguém e também nenhum criador que se preze ficasse contente por vender um cão a este tipo de pessoas.
Posso dizer-lhe que ainda há um ano atras eu tive um contacto de um membro deste fórum a pedir-me um cachorro bem novinho (max. 1 mes e meio). Expliquei mil vezes as razões, chequei a aconselhar outra raça. E olhe que eu tinha cachorros na altura para vender. Mas disse que não e expliqeui bem as minhas razões.
Quer saber o resultado? Bem o resultado é que passado pouco tempo, essa pessoa tinha consigo um cachorro, que um bom criador lhe colocou nas mãos com um mes e meio! Seria de esperar que uma pessoa que frequenta este fórum e depois de explicadas a razões, as entendesse. Como esta pessoa há milhentas e na minha opinião por mais que se diga, pouco adianta, ou adianta?
Se as coisas estão a mudar, ainda bem, mas na mimha opinião estão a mudar muiiiiiiiiiiita devagarinho ;)
Isabel
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda mai 26, 2003 11:26 am

CMNogueira é um criador que me encanta !
Não só pelo amor tantas vezes expresso pela sua raça e pelos seus cães, mas também pelas doses "cavalares" de bom senso e critério das suas (poucas - têm razão o Nel) intervenções.

Eu tenho constatado que a melhor forma de afastar as pessoas dos BYB é pelo medo !
Falo sempre, e não é mentira nenhuma, que um cão saído de um criador que não se conhece, não dá garantias de saúde e de carácter.
Que o animalzinho pode crescer "mau", teimoso, difícil, rebelde e depois...
a loja aceita de volta ?
Estão as pessoas afim de terem "chatices" ?
Não, não estão.
A dificuldade é, depois, aconselhar este ou aquele !

Para já, só sei de labradores e, depois, só vi um número limitado destes !
Penso que não é uma posição muito honesta.
Mas não sei para onde me vire !

Para os meus conhecidos,na maioria dos casos, não é o dinheiro que é o principal problema.
É a falta de tempo e a falta de disposição para maçadas !
Ok já sei que vão dizer que se não têm tempo para procurar também não vão ter tempo para o cão.
Mas, também já disse, é quase sempre para os filhos e muitos têm condições (quintais, casas de férias, condomínios, empregados) que eu apenas sonho ter.
São comodistas (também eu sou)...
Serão donos desadequados ?
Se calhar !
mjoaomarques
Membro Veterano

segunda mai 26, 2003 3:18 pm

SeaLords Escreveu:
Como assim ? Ditam as regras da FCI que os cachorros sejam registados no país de residência do criador.
O afixo é o mesmo, mas vem uma pessoa do clube estrangeiro verificar se os cachorros são filhos da cadela X e vem também um tatuador reconhecido por esse mesmo clube. Ou seja, os cachorros ficam registados no LOE, por exemplo.

Agora, criar de propósito cães de qualidade duvidosa ?
A qualidade dos cães não é nada duvidosa. Acontece é que o reprodutor (pode ser importado e pertencer às melhores linhagens) encontra-se em Portugal e os cachorros são registados no LOP e, portanto, os custos são muito menores logo o preço dos cachorros é também mais baixo. Acontece é que os cachorros de pastor alemão registados no LOP não são aceites nas monográficas de alguns países (Alemanha, França, por exemplo), que são muito rigorosos com o caracter do cão exigindo provas de trabalho e, portanto, à partida não chegam a campeões internacionais. O que não quer dizer que não sejam campeões de Portugal, visto que cá (infelizmente, na minha opinião) só são classificados pela beleza.

Pedra Escreveu: Se as coisas estão a mudar, ainda bem, mas na mimha opinião estão a mudar muiiiiiiiiiiita devagarinho
Sinceramente acho que estão a mudar. Acho cada vez mais, as pessoas preocupadas com a qualidade e não só com o preço baixo. Em tudo. Já não somos os "carneiros" de antigamente que tudo aceitavamos sem contestação. Mas é essencial a Educação. Por exemplo, há pouco tempo houve aquela notícia na SIC, dos cães vendidos a prestações. Mas perdeu-se a oportunidade de informar o público dos cuidados a seguir na aquisição de um cachorro. Tal como não se falou nos custos aproximados que o dono irá ter no primeiro ano. Resultado, as pessoas não perceberam porque não deveriam comprar o cachorro nas tais lojas. Será que algum criador escreveu à SIC a contestar o modo como a notícia foi dada?
Maria João
SeaLords
Membro Veterano

segunda mai 26, 2003 5:02 pm

mjoaomarques Escreveu: O afixo é o mesmo, mas vem uma pessoa do clube estrangeiro verificar se os cachorros são filhos da cadela X e vem também um tatuador reconhecido por esse mesmo clube. Ou seja, os cachorros ficam registados no LOE, por exemplo.
Há ai uma confusão qualquer. Os cachorros não podem ser inscritos no LOE se o dono morar em Portugal. O que deve acontecer é serem controlados e tatuados pelo Clube de Raça Espanhol (que não emite pedigrees, mas apenas controla ninhadas).
mjoaomarques Escreveu:Acontece é que os cachorros de pastor alemão registados no LOP não são aceites nas monográficas de alguns países (Alemanha, França, por exemplo), que são muito rigorosos com o caracter do cão exigindo provas de trabalho e, portanto, à partida não chegam a campeões internacionais. O que não quer dizer que não sejam campeões de Portugal, visto que cá (infelizmente, na minha opinião) só são classificados pela beleza.
Há aí outras confusões. Não vejo porque é que os cães registados no LOP não possam ir a Monográficas no estrangeiro, desde que tenham títulos de trabalho. Qualquer país da FCI tem que reconhecer os pedigrees dos outros países. Em Dobermans, já houve Portugueses a ir lá fora e a ganhar Monográficas (idem com Rotties). Não vejo porque é que e como é que nos Pastores Alemães vão conseguir barrar a entrada a cães inscritos noutros livros de origens.

Também não vejo porque é que não hão-de chegar a campeões internacionais, desde que ganhem os CACITs necessários (de novo, não vejo porque é que cães inscritos em Portugal não podem concorrer a provas de trabalho e ganhar os CACITs).

Cá, como em todo o lado, há provas de beleza e provas de trabalho. Numa exposição de beleza avalia-se a qualidade morfológica, nas exposições de trabalho avalia-se as qualidades de trabalho. De novo não percebo porque diz que cá só se avalia a beleza. Se me disser que poucos proprietários têm tempo e etc para treinar o cão para trabalho, aí já concordo. E já agora, este é que é o ponto fulcral. Lá fora, os cães saem de casa dos criadores e ficam em casa dos treinadores, que os preparam e fazem passar as provas de trabalho. Por cá, esses treinadores devem-se contar pelos dedos de uma mão. Já para não falar dos custos envolvidos. E se não é obrigatório ... fica para meia dúzia de carolas.
mjoaomarques
Membro Veterano

terça mai 27, 2003 6:36 pm

SeaLords Escreveu: Há ai uma confusão qualquer. Os cachorros não podem ser inscritos no LOE se o dono morar em Portugal. O que deve acontecer é serem controlados e tatuados pelo Clube de Raça Espanhol (que não emite pedigrees, mas apenas controla ninhadas).
Vou-me informar melhor, mas que esses criadores têm cães, com o mesmo afixo, uns registados no LOP e outros no LOE, por exemplo, têm.
SeaLords Escreveu: Há aí outras confusões. Não vejo porque é que os cães registados no LOP não possam ir a Monográficas no estrangeiro, desde que tenham títulos de trabalho. Qualquer país da FCI tem que reconhecer os pedigrees dos outros países. Em Dobermans, já houve Portugueses a ir lá fora e a ganhar Monográficas (idem com Rotties). Não vejo porque é que e como é que nos Pastores Alemães vão conseguir barrar a entrada a cães inscritos noutros livros de origens.
O que me explicaram é que a Associação Portuguesa do Cão de Pastor Alemão não pertence à Associação Mundial do Pastor Alemão porque não impõe aos nossos criadores, normas existentes nas Associações dos outros países, nomeadamente, avaliação de carácter e provas de trabalho.
SeaLords Escreveu: Também não vejo porque é que não hão-de chegar a campeões internacionais, desde que ganhem os CACITs necessários (de novo, não vejo porque é que cães inscritos em Portugal não podem concorrer a provas de trabalho e ganhar os CACITs).
Eles ganham desde que não sejam portugueses. Não é que haja barramento mas, o que me disseram, é que basta o cão estar inscrito no LOP para ser logo eliminado e daí alguns dos nossos criadores deixarem de fazer a criação (no papel) em Portugal.
SeaLords Escreveu: Cá, como em todo o lado, há provas de beleza e provas de trabalho. Numa exposição de beleza avalia-se a qualidade morfológica, nas exposições de trabalho avalia-se as qualidades de trabalho. De novo não percebo porque diz que cá só se avalia a beleza. Se me disser que poucos proprietários têm tempo e etc para treinar o cão para trabalho, aí já concordo. E já agora, este é que é o ponto fulcral. Lá fora, os cães saem de casa dos criadores e ficam em casa dos treinadores, que os preparam e fazem passar as provas de trabalho. Por cá, esses treinadores devem-se contar pelos dedos de uma mão. Já para não falar dos custos envolvidos. E se não é obrigatório ... fica para meia dúzia de carolas.
Eu não digo que cá só se avalia a beleza. Acontece é que no Estrangeiro, um cão de pastor alemão para ser campeão (e reprodutor) tem que ser belo e ter carácter e passar em determinadas provas de trabalho. Já aqui ....
SeaLords Escreveu: Se me disser que poucos proprietários têm tempo e etc para treinar o cão para trabalho, aí já concordo. E já agora, este é que é o ponto fulcral. Lá fora, os cães saem de casa dos criadores e ficam em casa dos treinadores, que os preparam e fazem passar as provas de trabalho. Por cá, esses treinadores devem-se contar pelos dedos de uma mão. Já para não falar dos custos envolvidos. E se não é obrigatório ... fica para meia dúzia de carolas.
Absolutamente de acordo.
Maria João
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

terça mai 27, 2003 10:39 pm

Bem e isso não serão caes que nascem em Pt e são exportados para Espanha e depois ficam com LOE, enquanto os irmãos que ficam em Pt ficam com o LOP?
Será essa a confusão ? ;)
Isabel
SeaLords
Membro Veterano

quarta mai 28, 2003 7:52 am

Ou então cães importados de Espanha (inscritos no LOE) e uns já foram transferidos para o LOP e outros não.
AnaS
Membro Veterano
Registado: quinta fev 07, 2002 4:53 pm
Contacto:

quarta mai 28, 2003 8:36 am

mjoaomarques Escreveu: Eu não digo que cá só se avalia a beleza. Acontece é que no Estrangeiro, um cão de pastor alemão para ser campeão (e reprodutor) tem que ser belo e ter carácter e passar em determinadas provas de trabalho. Já aqui ....
SeaLords Escreveu: Se me disser que poucos proprietários têm tempo e etc para treinar o cão para trabalho, aí já concordo. E já agora, este é que é o ponto fulcral. Lá fora, os cães saem de casa dos criadores e ficam em casa dos treinadores, que os preparam e fazem passar as provas de trabalho. Por cá, esses treinadores devem-se contar pelos dedos de uma mão. Já para
não falar dos custos envolvidos. E se não é obrigatório ... fica para meia dúzia de carolas.
Absolutamente de acordo.

O que se passa em Portugal é que as pessoas só fazem as coisas mesmo se for obrigatório... E esse é que é o problema...
Felizmente há pessoas que fasem trabalho com os cães, porque acham que isso é importante para a raça e para a selecção dos reprodutores. Felizmente também para a raça Cão de Pastor Alemão, a maioria dos cães que cá fazem trabalho pertencem a esta raça, apesar do Clube de raça se mostrar indiferente ao facto... :o
mjoaomarques
Membro Veterano

quarta mai 28, 2003 10:32 am

Pedra Escreveu: Bem e isso não serão caes que nascem em Pt e são exportados para Espanha e depois ficam com LOE, enquanto os irmãos que ficam em Pt ficam com o LOP?
Será essa a confusão ? ;)
Isabel
Talvez seja, mas não é esquisito um criador exportar o cão para si próprio? É que os cachorros têm o afixo português e o proprietário é o criador.
SeaLords Escreveu: Ou então cães importados de Espanha (inscritos no LOE) e uns já foram transferidos para o LOP e outros não.
Não me parece pois o que interessa a estes criadores é terem os cães inscritos no LOE.

Mas como disse atrás, oportunamente, vou averiguar o que se passa.
Maria João
Responder

Voltar para “Cães”