Labrador - Agressividade com a comida

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
shades
Registado: terça jul 26, 2005 8:16 pm

terça jul 08, 2008 12:36 pm

Oláa todos, decidir por aqui este post para ver se alguém me podia ajudar:
Tenho um retriever de 6 meses que é muito sociável com outros animais e pessoas, nunca rosnou a nada nem ninguém... No entanto, quando lhe pomos ração na taça dele muda completamente - rosna, esconde-se debaixo da mesa e urina. Nunca nos apercebemos de nenhuma situação que o tenha traumatizado em relação à hora de comer, mas isto já acontece desde que ele era bebé. O problema é que já tem quase 40 kg, está a ficar difícil de controlar e começa a investir apesar de nunca ter chegado a morder. Se lhe dermos comida da mão ou a segurarmos a taça isto quase não acontece, só rosna um bocadinho e é se entrar mais alguém na cozinha enquanto come.
Já tentámos muitas técnicas mas até agora não resultou nada, será que alguém tem alguma sugestão? Ele só parece parar de rosnar dando-lhe tempo, pois nem água, nem dizer "não", nem uma palmada funcionam...
Cantarino
Membro
Registado: segunda abr 07, 2008 4:17 pm

terça jul 08, 2008 1:29 pm

Shades, já tentou ficar com a porção de ração e ir colocando na taça na medida que ele for comendo, ou seja, você coloca uma mão de ração e espera ele terminar, quando ele olhar para você é o momento de colocar outra mão, e assim por diante.
AndreKennels
Membro Júnior
Registado: terça jul 08, 2008 12:28 pm

terça jul 08, 2008 2:18 pm

Shades exprimente fazer da maneira que o Catarino disse, se não resultar pode sempre tentar pôr a comida na taça sem ele ver e depois chamá-lo, ou então, pode exprimentar pôr a comida num pratinho para ver se ele aí já come sem problemas. :wink:
sitiodosanimais
Membro Veterano
Registado: domingo nov 21, 2004 8:15 pm
Contacto:

terça jul 08, 2008 2:31 pm

shades Escreveu:Oláa todos, decidir por aqui este post para ver se alguém me podia ajudar:
Tenho um retriever de 6 meses que é muito sociável com outros animais e pessoas, nunca rosnou a nada nem ninguém... No entanto, quando lhe pomos ração na taça dele muda completamente - rosna, esconde-se debaixo da mesa e urina. Nunca nos apercebemos de nenhuma situação que o tenha traumatizado em relação à hora de comer, mas isto já acontece desde que ele era bebé. O problema é que já tem quase 40 kg, está a ficar difícil de controlar e começa a investir apesar de nunca ter chegado a morder. Se lhe dermos comida da mão ou a segurarmos a taça isto quase não acontece, só rosna um bocadinho e é se entrar mais alguém na cozinha enquanto come.
Já tentámos muitas técnicas mas até agora não resultou nada, será que alguém tem alguma sugestão? Ele só parece parar de rosnar dando-lhe tempo, pois nem água, nem dizer "não", nem uma palmada funcionam...
Não são de todo atitudes normais, aliás parecem-me mesmo traumáticas.

Na minha opinião, a insegurança na hora da refeição, deve-se a ter sido "maltratado" pela mãe ou pelos irmãos, quando ia comer.

Como já está em vossa casa à muito tempo, e a situação não melhora, penso que não devem conseguir resolver as coisas sem recorrerem a um profissional.

Antes que algo de mais grave aconteça, aconselho a falarem com o criador, com um treinador canino, ou com um bom veterinário.

P.S. 40 Kg é um exagero, para um cão com 6 meses, aconselhem-se mesmo com um veterinário, o excesso de peso é muito mau para o correcto desenvolvimento da estrutura óssea do cão.
<p>Cumprimentos, </p>
shades

terça jul 08, 2008 3:03 pm

Obrigada pelas vossas respostas. De facto, já tentei a técnica de pôr a ração sem ele estar na sala, mas o problema é mesmo estar comida na taça. E assim que ele a vê lá começa o drama. O que eu tenho feito também é ir dando aos poucos à mão e depois deixo-o acabar de comer da taça, mas comigo a segurá-la, como já tinha dito. Mas pôr a comida na taça, mesmo que aos poucos, não funcionou... Só se for bolinha a bolinha e assim sinceramente dá mas eu não tenho tempo para fazer isto duas vezes ao dia, mesmo porque desanimo ao ver que não resolve o problema.

Entretanto, e já desde os 4 meses que tenho contactado um treinador, daí já ter experimentado algumas técnicas, e de momento estou à espera que comece o curso onde nos inscrevi. É a minha única esperança neste momento.

Em relação ao peso dele penso que não está em demasia porque ele não é puro, é cruzado com outra espécie que não sabemos qual é porque a mãe dele fugiu do canil e apareceu prenha. Talvez por isso sempre foi maior que um cachorro labrador standard. E uma vez que pela estatura parece bem, mesmo aos olhos do vet, não nos temos preocupado com isso, mas fazemos sempre exercício.

Mais uma vez obrigada pela vossa atenção
shades

terça jul 08, 2008 3:04 pm

Já agora, podem-me sugerir algum bom treinador? Para o caso do treino com o actual não funcionar...
AndreKennels
Membro Júnior
Registado: terça jul 08, 2008 12:28 pm

terça jul 08, 2008 7:58 pm

Shades também pode tentar de outra maneira.
Ponha a comida na taça normalmente com ele a ver, depois vá "empurrando-o" devagar e fazendo festas para ele não se sentir assustado. Quando estiver perto da taça ponha-se atrás dele de cócuras (acho que é assim que se escreve) e faça-lhe festas. Depois pegue num bocado de ração que esteja dentro da taça e mostre-lhe. Deixe-o comer um bocado, a seguir, pegue noutro bocado e deixe-o cheirar apenas, vá andando com a mão até ficar por cima da taça, depois largue a ração e veja se ele vai comer.
Responder

Voltar para “Cães”