Cães Guia

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
AndreKennels
Membro Júnior
Registado: terça jul 08, 2008 12:28 pm

quarta jul 09, 2008 11:30 am

Bom dia a todos,

O caso é o seguinte a minha mãe andava com um problema de vista no olho esquerdo mas agora passou para o outro olho também pelo que ela vai ser operada amanhã e poderá perder a visão. O meu pai também vê mas mal. Queria saber para o caso de ela perder a visão onde posso arranjar um cão guia, porque eu não posso estar lá com eles. Ou haverá outra solução melhor??

Por favor ajudem-me não sei o que fazer!!! :cry:
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

quarta jul 09, 2008 5:00 pm

Boa tarde

Pode opter mais informações no site
http://www.cpuc.org.pt/index.html
Quem pode ter um cão-guia?
Em princípio todo o cego pode ter um cão-guia.

Os candidatos devem obedecer a vários requisitos :

Ser totalmente cego ou possuir somente percepção luminosa ou visual mas não suficiente para ser utilizada nas deslocações.
Ter uma idade compreendida entre os 18 e os 65 anos.
Ter capacidade para se responsabilizar pela manutenção e cuidados a ter com o seu cão-guia.
Possuir as condições físicas e psíquicas necessárias para manusear o cão adequadamente como um cão guia.
Possuir capacidades de orientação e técnicas de mobilidade que permitam deslocar-se correctamente no espaço e dar as ordens correctas ao seu cão-guia
Não exercer a mendicidade.
Seguindo sempre critérios de idoneidade, seleccionam-se as pessoas e os cães que reúnam características que os tornam compatíveis para formar uma dupla cego/cão-guia.

Como pode um cego ter um cão-guia?
Basta solicitar um inquérito na Escola ou na ACAPO preenchê-lo com o máximo de rigor e reenviá-lo directamente à Escola.
Ou então, descarregar nesta página o formulário de candidatura, preenchê-lo e enviar directamente para a Escola.
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
Angel6
Membro Veterano
Registado: quarta abr 19, 2006 2:20 pm

quarta jul 09, 2008 10:13 pm

o pouco que sei sobre a aquisição de um cão guia, diz-me que é um processo demorado, visto aindo serem poucas as escolas de treino. são animais excelentes, que para mim merecem o máximo de respeito e admiração! são várias as histórias de cães guia que prestam a sua vida a ajudar cegos e pessoas incapacitadas e é nelas que o Estado devia reflectir sobre a falta de apoio que presta tanto à criação/treino de cães, como o processo de aquisição do mesmo. na sua posição, informava-me mais sobre os cães guia e pensava também noutras soluções, temporárias ou não, tal como um acompanhante, ou enfermeiro particular, como queira chamar.
AndreKennels
Membro Júnior

quinta jul 10, 2008 10:53 am

Ana obrigada pelo site
AndreKennels
Membro Júnior

sexta jul 11, 2008 3:28 pm

Obrigada na mesma, muitissímo obrigada, mas felizmente ela não perdeu a visão.
Podem bloquear este tópico.
ana264
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2008 1:42 pm

sexta jul 11, 2008 3:47 pm

Ainda bem... :D
Responder

Voltar para “Cães”