HORA DE COMER: Não come qd o dono está em casa!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Carina_Antunes
Membro
Registado: terça set 23, 2003 3:33 pm

quarta jul 09, 2008 8:55 am

Bom dia!

Desde há uns tempos para cá (há uns meses) que o Sllash está com uma nova mania a comer. Apenas para contextualizar: o meu marido trabalha por turnos, o que faz com que haja noites em que não está em casa. O Sllash, desde que mudámos de casa, que está nisto, qd sou só eu em casa, come lindamente, qd o dono tb está, mesmo sendo eu a dar-lhe comer (porque qd é o dono não come... está sempre com o sentido na brincadeira) praticamente não come (basta saber que o dono está em casa), está sempre a olhar para dentro de casa à procura do dono. E qd, por acaso está a comer, basta ouvir a voz do dono que deixa logo de comer, o meu marido não pode sequer estar presente, tem de ir para outra divisão da casa, onde ele não o veja ou oiça. Terá alguma coisa a ver com o facto de habitualmente o meu marido brincar um bocado com ele antes de lhe dar de comer? O problema é que agora, mesmo ele brincando antes, se for o meu marido a dar-he de comer, já não come. Já não sabemos o que havemos de fazer, porque às tantas começamos a deixar de ter paciência, e às vez obrigamo-lo a comer, mas, claro está que, qt mais se obriga, menos ele come!
A hora de lhe dar de comer começa a ser um stress...

Alguém me consegue ajudar?

Obrigado
djusantos
Membro
Registado: segunda nov 12, 2007 10:55 am

quarta jul 09, 2008 9:19 am

É simples de resolver, terá de por a comida sempre à mesma hora, depois de colocar a comida de-lhe meia hora para comer e retire o prato... Assim ele com o tempo irá se aperceber que aquela é a hora de comer....

Poderá pensar caso ele não tenha comido que ele irá ficar com fome, não se preocupe no dia seguinte ou nos dias seguintes ele comerá (nenhum cão morre de fome por vontade própria)..

Justino Santos
Carina_Antunes
Membro

quarta jul 09, 2008 9:37 am

Bom dia...
Antes de mais obrigada pela resposta.
A questão é que nós já damos comer ao Sllash sempre à mesma hora, (antes de jantarmos), e sempre fizemos o que diz, dar-lhe um tempo para comer e retirar a taça, nunca a deixamos lá. O estranho é que ele desde sempre que assim que colocamos a taça, come tudo em cerca de 5/10 min. (enquanto não limpava a taça não descansava), e agora tb o faz, mas só qd o dono não está... já não sei o que hei-de fazer. Ele tem de comer com o dono tb... Eu não me preocupo muito de ele ficar com muita fome, porque como lhe damos comer de manhã, embora aconteça a mesma coisa mas não com tanta frequência. Acha que deverá ser sempre o meu marido a dar-lhe comer, para ele se habituar?
Isto nunca aconteceu... antes de mudarmos de casa, tanto lhe dava eu comer, como o meu marido, como aminha mãe...
Ele adora o meu marido e está sempre à procura dele... mas na altura de comer... não come nem se uma forma nem de outra: se o meu marido estiver ao pé dele não come, se não estiver não come na mesma, só à procura dele.

Obrigada...

Carina Antunes
SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

quarta jul 09, 2008 11:58 am

Os meus dois comem, normalmente, quando não estamos presentes. Acho que aproveitam o facto de estarem sózinhos e portanto não há brincadeiras com os donos, para comerem. Assim, quando estamos em casa eles podem "brincar" o tempo todinho connosco.
No nosso caso, a opção que tomámos foi de lhes deixar sempre disponível a comida. Só lha tiramos à noite depois do passeio. Mas logo pela manhã, ponho-lhes a comida outra vez. Se comeram as 4 medidas, levam 4 medidas novas, mas se comeram apenas 2, levam apenas duas...
Por norma sobra sempre +/- 1 medida.
Atenção que não têm comida à descrição! O veterinário disse-nos qual a quantidade que eles devem comer: Duas medidas para cada um, nem mais, nem menos. E eles gerem a coisa à maneira deles. Sabendo de antemão, que à noite, depois do passeio não há nada pra ninguém.
Não sei exactamente se algum deles come mais do que o outro, mas como sempre que vão ao veterinário são pesados e o peso tem-se mantido constante, continuarei a fazer como até aqui.
Cantarino
Membro
Registado: segunda abr 07, 2008 4:17 pm

quarta jul 09, 2008 12:16 pm

Olá, Carina.
Imagino que o fato pode estar relacionado à mudança de residência, de toda forma, como percebeu, forçar a alimentação não é o melhor caminho.
Tente pedir para o seu marido começar a lhe dar a ração aos poucos, uma mão por vez, sempre esperando que o cão olhe para ele para colocar mais ração na taça, se uma mão de ração for muito, diminua a quantidade; o mais importante é o seu marido fazer a maior festa quando ele comer, mesmo que seja apenas alguns grãos.
Carina_Antunes
Membro

quinta jul 10, 2008 2:06 pm

Ontem... esperei que ficasse noite escuro, deixei que o dono fosse para dentro e dei-lhe de comer. Comeu tudo em 5/7 min... E depois, fiz com que percebesse que se tinha portado muito bem... Acho que precebeu... Contudo, é a tal questão, fui eu e não o meu marido que lhe deu de comer.
Antigamente só lhe dávamos de comer qd ficava noite escura, acho que é por aí que está o cerne da questão. É que nós desde que mudámos de casa que lhe damos de comer quase sempre antes de jantarmos, que, desde Abril sensivelmente, ainda é dia... e para ele dia não altura de comer...
Acho que é por aí....
Vou voltar a dar-lhe de comer só qd for noite escuro, e gradualmente vamos tentando que seja o meu marido a dar e não só eu...

Obrigada...

Carina Antunes
Cantarino
Membro
Registado: segunda abr 07, 2008 4:17 pm

sexta jul 11, 2008 1:29 pm

Ok Carina, espero que dê certo. :wink:
Carina_Antunes
Membro

quinta jul 17, 2008 8:57 am

Olá..

parece estar a dar certo. Passámos a dar-lhe de comer só qd já esta noite... e a fazer uma festa qd ele come tudo... melhorou bastante. Ontem, por exemplo, o meu marido estava na cozinha (donde o cão o consegue ver enquanto come) e já copmeu tudo, qd estava quase a a acabar veio ter connosco, mas depois mandei-o comer tudo e ele foi acabar de comer...
Parece que o problema está quse resolvido...

Obrigada pelas vossas opiniões.

Carina Antunes
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

quinta jul 17, 2008 9:31 am

Ola!
Disse que dava de comer antes de vossa refeição.
O mais indicado é o cão comer depois dos donos, para marcar a hierarquia dentro da familia.. voces são os chefes da matilha, logo, são voces que comem primeiro, e provavelmente foi por isso que o seu cão não estava a comer, porque vos vê como os lideres, até porque foi assim habituado. E na verdade isso é um optimo factor.
É bom tentarmos perceber as atitudes dos nossos cães.

Ainda bem que já resolveu o seu problema! :wink:
Carina_Antunes
Membro

quinta jul 17, 2008 11:08 am

Olá...

voltámos a dar de comer depois de comermos... isso aliado ao ser de noite e à festa que fazemos qd ele come tudo... Está a dar resultado....
Responder

Voltar para “Cães”