Ela tem tanto medo....

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
xandinho
Membro
Mensagens: 169
Registado: sexta jan 31, 2003 1:25 pm
Localização: 2 Cães, 2 Pássaros

sexta mai 30, 2003 9:30 am

Olá a todos,

estou a escrever-vos porque ando um bocadito preocupada com a minha Mafalda!

Como muitos de vós sabem, a Mafalda foi adoptada, tem agora cerca de 8 meses e tem um medo terrivel de ir à rua!

Estou decidida a inscrevê-la numa escola de treino, assim como ao Baltazar, e estou crente que isso a irá ajudar! No entanto gostaria de saber algumas opiniões e se têm situações idênticas!

Ela faz sempre as suas necessidades na rua, mas tem um mdeo terrível de sair a porta do prédio! É angustiante vê-la assim tão assustada, em pânico mesmo! :( :(

assim que saimos a porta do prédio começa loga a puxar de volta para casa...tem que ser levada "à força" para o sitio onde faz as suas necessidades...mesmo assim está sempre com um ar assustado e a querer ir embora! Nessas alturas fica completamente "surda"...bem que a podemos chamar, mesmo que para lhe fazer uma festa ou dar um biscoito, que ela não ouve....só quer ir para casa...de rabo entre as pernas, a tremer e a rastejar o mais rápido que a trela a deixa para a porta de casa! :( :(

É muito triste, angustiante e...nem tenho palavras para o descrever...
monikestarr
Membro Veterano
Mensagens: 1130
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm
Localização: Bianca (Retriever do Labrador)

sexta mai 30, 2003 9:40 am

Xandinho,

Espero sinceramente que a sua Mafalda vença esse medo pois, realmente, deve ser angustiante para si e terrível para ela...

A Bianca tinha receio de ir à rua (de trela) e, ainda hoje, não gosta muito do acto de sair de casa para ir à rua. Depois, uma vez na rua, já não se importa nada e fuça tudo o que pode de rabo a dar a dar. Mas, ao princípio, queria era deitar-se no chão e ficar assim, quietinha, até ir para casa ou, então, que a pegássemos ao colo. O que nós fizemos foi incentivá-la. Começámos a congratulá-la e a mimá-la enquanto íamos andando. «Ai, tão linda, anda, anda, linda, muito bem, anda...» ( :oops: ) e a fazer pequenas corridas, que ela adora, fazendo-a esquecer de onde estava. :D

Claro que a Bianca não foi adoptada nem tem medos antigos. Tente perceber o porquê do medo. Terá sido ela atropelada ou judiada no passado? Tente mostrar-lhe que, agora e consigo, está tudo bem e nenhum mal pode vir a ela... :|

Espero que tudo vos corra bem! :)
besourinha
Membro Veterano
Mensagens: 926
Registado: terça abr 30, 2002 1:24 pm
Localização: 3 cadelas (Yara, Taís e Vicky), pássaros, peixes

sexta mai 30, 2003 9:52 am

Bom dia
Xandinho, tem de ir com calma, tente levá-la pela trela (mas não dê puxões senão é pior) e leve-lhe uma guloseima de maneira a que ela perceba que você lhe vai dar algo que ela gosta e brinque com ela na rua, finja que lhe vai dar a dita guloseima e depois brinca de esconde esconde com ela diga-lhe: onde está? a dona não sabe onde está. (é como se faz c/os putos), pode ser que assim, aos poucos, ela consiga ir sem ser preciso guloseimas.

Espero ter ajudado.

Boa sorte
<strong>Os meus c&atilde;es s&atilde;o o centro do meu mundo. :)



Carla</strong>
DoraSeixas
Membro Veterano
Mensagens: 460
Registado: quinta jan 23, 2003 12:05 pm
Localização: cadela e gato

sexta mai 30, 2003 10:01 am

[quote=monikestarr]
Tente perceber o porquê do medo. Terá sido ela atropelada ou judiada no passado? Tente mostrar-lhe que, agora e consigo, está tudo bem e nenhum mal pode vir a ela... :|
Espero que tudo vos corra bem! :)
[/quote]

Acho que isto séria a chave do problema, mas também percebo que seja dificil perceber.
O ideal é conseguir que ela confie em si. Todas as brincadeiras que ela tem consigo dentro de casa,(pois ela lá sente-se segura e concerteza que brinca) tente leva-las para a rua.

O quye falta à sua bichana é confiança, e isso só com o tempo , persistência e paciência da sua parte.

Boa sorte ...
;) ;) ;)
tiabela
Membro Veterano
Mensagens: 8386
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm
Localização: 5 cadelas

sexta mai 30, 2003 10:07 am

ola xandinho

tenho 4 meninos e umadelas foi abandonada em França um amigo meu achou-a trouxe-a e eu fiquei com ela.É mt meiga mas quando saio de casa com ela tem de ser de trela pois sem a trela ela recusa-se a sair. isto pq qd vou por o lixo ao fim do dialevo sempre os meninos e ela n vai pois é so descer o elevador e depois subir mas ela deve pensar q vaiser abandonada de novo.qd vou passear ponho-lhe a trela e ate da pulos de contente. eles têm ummedo terrivel deser abandonados outra vez
jinhos
cgtorres
Membro Veterano
Mensagens: 1184
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am
Localização: Riskas e Zeta(Boxers) Maria (SRD)

sexta mai 30, 2003 10:07 am

DoraSeixas Escreveu: O quye falta à sua bichana é confiança, e isso só com o tempo , persistência e paciência da sua parte.
Verdade... Qdo a Riskas foi atropelada, ao vir da praia, foi depois de sair do carro e eu prender mal a coleira :oops: . Durante muito tempo, qdo iamos passear ou ao Vet, ela fazia uma força danada para não sair do carro, e quando saía, encostava-se ao muro. Eu aí, fazia-lhe muitas festinhas e falava com ela baixinho, depois puxava suavemente a trela para ela ver que estava tudo bem! :) Acabou por passar e hoje já não tem, aparentemente, sequelas daquele triste episodeo... ;)
Andre_Brito
Membro Júnior
Mensagens: 50
Registado: segunda mar 10, 2003 4:09 pm
Localização: 2 periquitos (meio arraçados a palhaços...)

sexta mai 30, 2003 10:20 am

Bom dia,
Xandinho, em tempos tive uma situação idêntica à sua, adoptei uma cadela extremamente assustada e com medo de tudo, o tempo, paciência e carinho fizeram maravilhas.
Como já outras pessoas lhe disseram tem que dar tempo ao tempo, ir com calma, incentiva-la a ir à rua. Através de brincadeiras, muitas festas e mantendo sempre a paciência. Não se esqueça que se começar com aquela atitude "Porra! Hoje é que não dava jeito nenhum a Mafalda estar com esta treta toda! Já estou atrasado!" a cadela vai sentir a sua frustração e irá ficar ainda mais assustada.

Pode dar-se o caso de o sitio onde a leva à rua lhe meta medo, experimente leva-la a outros sítios. Pode ser que ela tenha medo de grandes espaços, ou de espaços pequenos ... estude as reacções dela. Por ser que consiga obter algumas respostas.

Acho que ainda é muito cedo para ir a escola, pelo menos até ela ganhar um pouco de confiança as aulas podem ser completamente infrutíferas. Mas também não me espantaria se o convívio com outros cães fizesse milagres. Peça à escola para levar a Mafalda a uma aula para poder ver a reacção dela.

Espero ter sido útil.
André
buzio
Membro Veterano
Mensagens: 2399
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

sexta mai 30, 2003 10:23 am

a minha orla veio cá para casa com 7 anos, mas tinha muito medo dos barulhos da rua (ainda é medricas), apesar de ter sido policia (por isso foi reformada) e obedecer cegamente ao treinador continuava com medo de sair de casa, optei por começar a passeá-la bem tarde ou bem cedo, com a rua praticamente deserta, levava sempre o brinquedo de corda e algumas guloseimas para brincar. quando começou a deixar de ter medo de sair porta fora, comecei a levá-la para a rua cada vez mais cedo (rua deserta - rua medianamente povoada- rua com muitas pessoas). foi difícil, deu muito trabalho e ainda se assusta quando os ruídos são muito fortes, mas agora, em vez de se esconder quando vê a trela, já fica toda contente e já a consigo levar para todo o lado comigo, a qualquer hora do dia e em quase todas as ocasiões (ainda não consegui levá-la as festas da cidade por causa dos foguetes, vamos lá ver este ano, será a prova final de tolerância ao ruído e confiança na dona. :D )
xandinho
Membro
Mensagens: 169
Registado: sexta jan 31, 2003 1:25 pm
Localização: 2 Cães, 2 Pássaros

sexta mai 30, 2003 10:59 am

Olá a todos,

Obrigada pelas dicas! ;)

Eu tenho tentado de tudo um pouco, a Mafalda já está comigo desde Fevereiro, mas ela tem mesmo muito medo da rua! :| :|

Eu já experimentei diversos ambientes e... nada!! Sempre com medo! :? :?

Ela não tem medo nenhum de andar de carro, até gosta, deita-se e dorme...e quando vai acordada (poucas vezes) vai sempre "a ver quem passa"!!! :lol: :lol:

Não tem medo nenhum de outros cães, mesmo os menos simpáticos...adora travar amizades com outros cães e com crianças pequenas (as maiorzitas...já fazem muito barulho e ela assusta-se)!!! :| :| De adultos então...nem se fala!!! Tem um medo terrível!!! Mas é engraçado que não é com todos...às vezes dou com ela a dar ao rabito e a tentar ir ter com alguém!

Por tudo o que já tenho observado na Mafalda, e por já ter experimentado estar com ela na rua e diferentes situações, lugares e horas, o verdadeiro medo dela é mesmo da Rua!!! Não é de nada em especial, ela tem medo da rua!!! :( :(

Adora ir para casa do meu pai correr no jardim, por exemplo...mas rua mesmo...nem vê-la!

Em casa é um doce...brinca muito, é muito meiga, ladra (pouco) quando ouve estranhos nas escadas..e adora brincar com o Baltazar!

Ah! É verdade, quando vai à rua ao mesmo tempo que o Baltazar ela não tem medo nenhum!!!! :o :o Acontece que esta situação também não é facil de conciliar em todas as idas à rua! Só dá para o fazer ao fim da tarde quando vou eu e o meu marido com eles à rua...eu sózinha não consigo trazer os dois... :p :p Para mais quando estão os dois na rua não querem saber de fazer necessidades...só brincar!!! :lol: :lol: :lol:

Fiquem bem e Obrigada! ;)
caotropheus
Membro Veterano
Mensagens: 342
Registado: domingo jan 19, 2003 7:31 am
Localização: rafeira puríssima, peixes, agapornis

sexta mai 30, 2003 12:18 pm

A minha cadela também tinha alguns medos quando estava fora do seu território, medos estes por exemplo de outros animais, pessoas ou mesmos objectos. Aquilo que eu sempre fiz foi levar a cadela comigo para todo o lado...trabalho (tenho a vantagem de trabalhar no campo), fins-de-semana fora, casa dos amigos, etc, etc. Assim ela construiu confiança em mim e deixou de ter medos, pois, via que enfentando coisas muito assustadoras, nada lhe acontecia se eu estivesse próximo.
xandinho, porque não experimentas acampar de vez em quando com ela durante alguns dias ou fazer longos passeios pedestres em locais sossegados (para passeios pedestres, nada como as nossas reservas naturais, ou então o extenso areal que se estende de Troia a Sines). São este tipo de actividade que reforçam a confiança do cão.
teresadonat
Membro Veterano
Mensagens: 268
Registado: quarta mai 07, 2003 2:45 pm

sexta mai 30, 2003 3:43 pm

O Rocky também tinha medo de pessoas, principalmente de homens. Ele veio aos nove meses cá para casa, e deve ter sido maltratado pelos antigos donos.

Para ele vencer o medo começamos com muita calma: é preciso dar-lhes tempo e não ser impaciente. Deixar o cão cheirar tudo para perceber que não há nada que lhes vá fazer mal.

O Rocky tinha medo do aspirador (eu ria-me tanto...) até ao dia em que eu o deixei cheirar exaustivamente a geringonça toda e ele se convenceu que aquilo não devia ser muito perigoso!!!

Dê tempo ao tempo, e espero que tudo se resolva pelo melhor!!!


Fiquem bem
Responder

Voltar para “Cães”