TREINO DE DEFESA PESSOAL

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

sexta mai 30, 2003 8:24 am

Olá
teresadonat Escreveu: [diga-me então porque motivo treinadores experientes se recusam a treinar para defesa pessoal determinados cães?
Eu não percebo muito disto, mas ocorre-me apenas 2 motivos para que
TREINADORES de cães não os treinem para morder, a 1ª é porque não sabem e a 2ª é porque não confiam nas capacidades do dono (há uma 3ª, mas recuso aceitar que quem trabalha com cães a tenha, que é medo).

Os treinadores apenas potenciam as capacidades do cão e condicionam-os à nossa vontade, se repararmos o que eles lhes ensinam já os gajos o fazem nas calmas ;
sentam-se , deitam-se. ladram, rastejam, saltam, mordem, procuram, esburacam, perseguem , protejem o dono (alguns escondem-se) , defendem o território, etc.
No fim de contas o que os treinadores ensinam é linguas, e por cá as mais vulgares são o português, inglês e o alemão. Porque se a gente soubesse falar cãoês os treinadores ficavam todos no desemprego.
Um abraço
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta mai 30, 2003 9:46 am

Agora a sério, a ideia que eu tinha era que um cão treinado para defesa pessoal era relativamente perigoso. O cão responde a palavras, obedecendo apenas ao dono, não é? E se o dono (ñão quero azarar...) morre? Não é complicado tratar de um cão assim?
Ora aqui está! Muita gente tem a impressão que os cães que têm este tipo de treino, são animais agressivos que mordem tudo e todos! Só com o dono este cão é controlado, e na ausência deste é uma bomba pronta a "explodir"!
O cão responde a estimulos mas efectivamente obedece a "palavras" (comandos). No entanto, estas palavras tanto são para parar, como são para avançar! Traduzindo isto por miúdos, se o dono morre e não estiver presente para lhe dizer as palavras que desencadeiam a acção, o animal também não age! É por isso que é importante que um cão destes seja bem treinado.
É obvio que existem situações que o cão deve reconhecer como 'ameaças' e reagir sem necessidade de comandos, mas não são concerteza uma palmada nas costas ou um abraço ao dono!!! Não se trata nunca de ataque, mas sim de defesa.
Nao pode ser um curioso a estimular simplesmente a agressividade sem que haja o máximo controlo sobre ela. Todo o cão sabe morder e não é nada dificil potenciar esta 'habilidade' inata! Mandar atacar qualquer um sabe, o dificil é ter total controlo sobre este ataque - Desencadeá-lo e pará-lo com toda a segurança.
O aborto do 276 também padece deste mal, ou seja, toma por pressuposto que um cão treinado para 'defesa' é um cão tipo pistoleiro do farwest: dispara primeiro e pergunta depois! Mas se os males do 276 fossem só este...hehehehehe!

Paulo C
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

sexta mai 30, 2003 9:48 am

PauloC Escreveu: Mas se os males do 276 fossem só este...hehehehehe!

:(
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta mai 30, 2003 1:22 pm

Dá-me a impressão que tudo se resume a um treino competente !
Dá-me igualmente a impressão que um treino competente para defesa pessoal, não é fácil de arranjar !

Tirando a questão do cão (carácter, etc) esse binómio dono/treinador não deve ser fácil de arranjar !

Quantas pessoas podem invocar ser psicológicamente estáveis e capazes de autodomínio em situações de risco ?
Isto quando a maioria das pessoas não têm capacidade para controlar a sua raiva em situações comuns (pe, no trânsito) ?

E treinadores...não deve ser fácil arranjar um treinador competente para um treino deste tipo - se o treino fôr para situações reais e não só para exibição.

É que há uma grande diferença entre a realidade e a demonstração.

Falo do que conheço a nível de manipulação de armas e artes marciais...
No desporto existem sempre regras.
Na realidade o adversário não quer saber de regras...
Vale tudo, inclusivé tirar olhos !

No entanto uma pessoa com treino conta sempre com a vantagem desse treino - é mais rápido, têm respostas já interiorizadas e automáticas, já conhece situações parecidas e não fica, portanto, tão perturbado como uma pessoa comum.

Isto tudo para dizer que entre 2 pessoas com uma arma - uma que treina tiro e a outra que não - qual é a mais perigosa ?
Eu digo que é a que não treina - que fica nervosa, que têm medo, que se assusta.
O mesmo deve acontecer com os cães !

Mas, para mim, se a pessoa não prevê ter de enfrentar situações de risco com alguma probabilidade, então não vale a pena este tipo de treino !
Um mau treino é provávelmente pior que nenhum (porque cria uma falsa sensação de domínio da situação).
Mais vale um burro vivo que um herói morto !
Topam ?
tom
Membro
Localização: bulldog americano,iguana,peixes,pavões, varias especies de patos etc

sexta mai 30, 2003 3:45 pm

Não entendo como certas pessoas que admitem não perceber nada do assunto dão sugestões.E acho engraçado q as pessoas que me escreveram pm e emails a encorajar o treinamento do Bull assumem agora posições diferentes.Por estas e por outras é q desisti do fórum.

Um abraço a todos

que falam com conhecimento

em relação aos outros

leiam um pouco e aprendam
teresadonat
Membro Veterano
Registado: quarta mai 07, 2003 2:45 pm

sexta mai 30, 2003 3:56 pm

tom Escreveu: Não entendo como certas pessoas que admitem não perceber nada do assunto dão sugestões.E acho engraçado q as pessoas que me escreveram pm e emails a encorajar o treinamento do Bull assumem agora posições diferentes.Por estas e por outras é q desisti do fórum.

Um abraço a todos

que falam com conhecimento

em relação aos outros

leiam um pouco e aprendam

Se isto é um fórum para discussão
teresadonat
Membro Veterano

sexta mai 30, 2003 4:01 pm

A arca não é um sítio para profissionais, para isso tira-se o curso de Medicina Veterinária e lêem-se livros.

É com a melhor das intenções (falo por mim...) que tentei dar a minha opinião, afinal não é para isso que os fóruns servem?

Se só desejava saber a opinião de doutos devia tê-la pedido especificamente. afinal ficamos todos a lucrar com dúvidas de outras pessoas, ou não é assim?

A falar é que a gente se entende, já dizia o meu avô...

Fiquem bem e bem-dispostos de preferência... ;)
nynf
Membro Veterano
Contacto:

sexta mai 30, 2003 4:10 pm

...
Última edição por nynf em sábado fev 19, 2005 12:23 am, editado 1 vez no total.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
tom
Membro
Localização: bulldog americano,iguana,peixes,pavões, varias especies de patos etc

sexta mai 30, 2003 4:49 pm

[/quote]

Tom, estamos num país livre e se entramos num forum é exactamente para discutirmos opiniões. Sugestões todos podemos dar, de preferencia fundamentadas. Lamento que se sinta assim, até porque o seu tópico foi excelente para esclarecer muitas dúvidas e gerou uma discussão muito saudavel e instrutiva.

Fique bem e bons treinos para o seu lindo cão ;)
[/quote]

Exactamente.

Quando pedi opiniões pensei q ia obter respostas com algum fundamento e não respostas do género

eu não pecebo nada disto mas...
não sou a pessoa indicada para falar disto mas....
eu não entendo nada disto mas...

se não sabem......
Nrc
Membro Veterano
Registado: quarta jul 24, 2002 12:13 am
Contacto:

sexta mai 30, 2003 4:59 pm

"Navegar navegar" já o outro cantava...isto cada cabeça sua sentença, e se a maré vira de repente, vira-se o barco também. Isso em psicologia tem 1 nome qquer, mete-se 1 pessoa com opinião no meio de outras com opinião contrária e essa acaba por mudar...é algo assim. Qd o espírito é fraco. O pior é aqueles que pela frente dizem 1 coisa e por trás outra.
tom Escreveu: ...E acho engraçado q as pessoas que me escreveram pm e emails a encorajar o treinamento do Bull assumem agora posições diferentes.Por estas e por outras é q desisti do fórum.
teresadonat
Membro Veterano

sexta mai 30, 2003 5:01 pm

tom Escreveu: se não sabem......
Ao menos sejam simpáticos... ;)

Fiquem bem
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta mai 30, 2003 6:12 pm

Agora que reli a minha anterior intervenção acho-a confusa e penso que não disse o que queria.
E o que eu queria dizer é que qualquer treino bem dado, é bom.
Mas nem sempre é fácil conseguir bons treinos com bons resultados (por culpa do dono ou do treinador ou do próprio cão).

E, também, que um mau treino pode ser pior que nenhum treino.

Penso que, para perceberem o problema do Tom (que me impressionou muito, na altura) devem dar uma olhada ao seguinte tópico

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=660
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sexta mai 30, 2003 6:42 pm

se não sabem......

Ao menos sejam simpáticos...
Nem por isso Teresa, se não sabem que se abstenham
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sexta mai 30, 2003 6:54 pm

Eu acho que o Tom tem razão quando diz que não esperava coisas do género "eu não sei , mas...".

Algumas opiniões são muito estranhas no fórum:muitas começam por dizer que não sabem nem estão informados sobre o assunto, mas lá acabam por dar uma opinião sobre o mesmo, seja treino de cães, legislação de raças perigosas ou animais doentes.

Não é incongruente uma pessoa não saber mas opi nar sobre aquilo que não sabe ?
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
teresadonat
Membro Veterano

sexta mai 30, 2003 10:38 pm

Secalhar é melhor tornar este fórum "só para profissionais", já que as opiniões dos leigos não interessam...

Acreditam mesmo que alguém que não tem a 100% de conhecimentos de uma matéria não se deve pronunciar sobre ela?

Isso é anti-democrático... :|

Só quem tem dúvidas é que aprende, e julgo que todos lucramos com as dúvidas uns dos outros...

Cada vez mais fico triste com alguns comentários "separatistas" e elitistas... :(

Tenho pena porque adoro os meus cães e pensei que fosse encontrar pessoas simpáticas e com vontade de ensinar a quem sabe um bocadinho menos. Em vez disso parece-me que está tudo amargurado com a vida e vem descarregar nos "incultos" que não são omniscientes...

Não gosto de inimizades, nunca tive feitio para discutir, mas chega a um ponto em que de facto começo a ficar desapontada com isto tudo...

Fiquem bem
Responder

Voltar para “Cães”