Bem comportado; bom carácter

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Sock
Membro Júnior
Registado: segunda jul 14, 2008 5:18 pm

terça jul 22, 2008 2:27 pm

Bom dia

Registei-me recentemente aqui na Arca mas já ando a consultá-la há anos.
Também convosco aprendi ou cimentei ideias e saberes.

Hoje venho puxar um assunto que, penso, nunca se sabe o suficiente: o do carácter e do comportamento de um cão.

Quando é que podemos afirmar que um cão tem um bom comportamento; se perseguir um gato, sendo um cão de caça pode ser classificado como de mau comportado? e se ladrar aos vizinhos que encontra no quintal ao lado, pegadinho ao seu espaço?
Ou seja onde está o limite entre bem comportado e mal comportado?

No caracter a coisa também me não parece fácil de definir; será que um animal desconfiado é necessáriamente um mau caracter? no estado selvagem, não são os desconfiados que são os sobreviventes finais já que evitam as situações de perigo.
Alguma dominância no cão não é desejavel muito embora possa causar chatices aos donos no meio da rua?
Até que ponto é grave que dois cães de identica estatura que confrontem; justificará o estado de nervos e ansiedade em que alguns donos ficam?

Não estaremos nós sempre a procurar num cão um caracter e um comportamento que nos convenha, esquecendo que ele é um cão e não um homem de 4 patas?

Qualquer resposta mais ou menos agressiva também é bem vinda - sim também dei conta que por vezes há respostas bem agressivas (ou espirituosas) aqui na Arca. :lol:

Nota: sou pouco experiente em cães; só comecei a ter cães há pouco mais de 5 anos

Maria
SandraNunes
Membro Veterano
Registado: sexta mar 28, 2008 5:42 pm

terça jul 22, 2008 2:49 pm

Não sei o que está a pensar com o bom comportamento, no meu caso o meu é um rafeiro com ano e meio odeia gatos (não sei porque), cada pessoa que passe ao portão ladra, mas quando entra alguem em casa vai atras dele a ladrar até a pessoa lhe fazer festas e ai até se deita para receber mimos. Já foi uma serie de vezes ao veternario, em Maio foi receber as vacinas das doenças e o mes passado foi a da raiva e na ultima ao entrar no consultorio da vet passou-se completamente foi um castigo tivemos que o açaimar (1ª vez que pos um açaime) até fiquei um bocado com vergonha com a vet porque ele nunca tinha feito isto. E no fim da consulta foi ter com a vet a pedir mimos. Eu vou sempre mais cedo do que a consulta,para ele passear e estar á vontade nunca tinha acontecido e naquele dia foi um desastre.
SandraNunes
Membro Veterano

terça jul 22, 2008 2:49 pm

Não sei o que está a pensar com o bom comportamento, no meu caso o meu é um rafeiro com ano e meio odeia gatos (não sei porque), cada pessoa que passe ao portão ladra, mas quando entra alguem em casa vai atras dele a ladrar até a pessoa lhe fazer festas e ai até se deita para receber mimos. Já foi uma serie de vezes ao veternario, em Maio foi receber as vacinas das doenças e o mes passado foi a da raiva e na ultima ao entrar no consultorio da vet passou-se completamente foi um castigo tivemos que o açaimar (1ª vez que pos um açaime) até fiquei um bocado com vergonha com a vet porque ele nunca tinha feito isto. E no fim da consulta foi ter com a vet a pedir mimos. Eu vou sempre mais cedo do que a consulta,para ele passear e estar á vontade nunca tinha acontecido e naquele dia foi um desastre.
SandraNunes
Membro Veterano

terça jul 22, 2008 2:51 pm

Desculpem repeti-me
Nuno_Coelho
Membro Veterano
Registado: sexta jul 07, 2006 2:28 pm
Rodinhas SRD

terça jul 22, 2008 3:12 pm

Eu acho que já deu a resposta :)
Não estaremos nós sempre a procurar num cão um carácter e um comportamento que nos convenha, esquecendo que ele é um cão e não um homem de 4 patas?
Para mim um comportamento não é bom ou mau, e penso até que os cães não entendem o conceito de bom e mau. Quanto mt é desejável ou indesejável à luz das consequências que um ou outro comportamento tem.

E é aqui que entra a educação, sendo esta um condicionamento que evita comportamento indesejados, não podemos esperar que o cão saiba o que é bom ou mau. O que ele aprende é que determinado comportamento é recompensado outro é tolerado e outro ainda é não tolerado.

Diz-se que os cães têm problemas de comportamento quando se comportam de forma indesejável. Mas não podemos esperar que um cão não se comporte de determinada maneira só porque não deve. Tem é de ser condicionado a não agir assim.

Este condicionamento não depende só dos donos, vai desde a mãe que lhes dá uns correctivos até ao carteiro que lá vai a a casa. :)
Ou seja tudo o que interage com o cão vai formar o seu carácter.
Cumps.
Nuno Coelho
Sock
Membro Júnior

terça jul 22, 2008 5:23 pm

Tem razão, será mais correcto falar de comportamento desejável ou não desejavel.

No entanto li vários artigos de opinião que consideram que há uma parte do caracter que é genético.
Isso leva-me a concluir que há aspectos "negativos" de caracter que são incontornáveis.
Por muito que o dono batalhe e socialize o animal não conseguirá adquirir o tal comportamento desejável, ou não?

Por outro lado da parte onde diz:
Este condicionamento não depende só dos donos, vai desde a mãe que lhes dá uns correctivos até ao carteiro que lá vai a a casa
leva-me a concluir que uma cadela desiquilibrada pode ter uma influencia tal no caracter dos seus cachorros que torne impossível a sua recuperação. Ou seja, seria mais importante ter cuidado na escolha da cadela do que na escolha do cão na altura da reprodução
Ou isto será um exgero, genericamente falando?

Maria
Nuno_Coelho
Membro Veterano
Registado: sexta jul 07, 2006 2:28 pm
Rodinhas SRD

terça jul 22, 2008 6:12 pm

Sock Escreveu: No entanto li vários artigos de opinião que consideram que há uma parte do caracter que é genético.
Isso leva-me a concluir que há aspectos "negativos" de caracter que são incontornáveis.
Por muito que o dono batalhe e socialize o animal não conseguirá adquirir o tal comportamento desejável, ou não?
A parte genética quer do macho quer da fêmea é mais um factor condicionante. É por isso que um criador responsável tb tem em conta o caracter dos cães que usa para cruzar e não apenas o aspecto.

Sock Escreveu: leva-me a concluir que uma cadela desiquilibrada pode ter uma influencia tal no caracter dos seus cachorros que torne impossível a sua recuperação. Ou seja, seria mais importante ter cuidado na escolha da cadela do que na escolha do cão na altura da reprodução
Ou isto será um exgero, genericamente falando?
Claramente, e quem diz uma cadela diz cão e todo e qq animal ou pessoa que se relacione com o cão.

A parte genética quer do macho quer da fêmea é mais um factor condicionante , mas não é o único.
Ter pais calmos e com tendência para a obediência pode contribuir para se ter um carácter desejável num cachorro, mas se o cachorro receber estímulos que conduzam noutra direcção não podemos garantir que ele irá ser assim.
Cumps.
Nuno Coelho
joanitinha
Membro Veterano
Registado: sexta mai 23, 2008 7:36 pm

terça jul 22, 2008 6:31 pm

Qualquer resposta mais ou menos agressiva também é bem vinda - sim também dei conta que por vezes há respostas bem agressivas (ou espirituosas) aqui na Arca. :lol:

:P :lol: :P
<p><strong>Joana</strong></p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta jul 23, 2008 11:53 am

joanitinha Escreveu:Qualquer resposta mais ou menos agressiva também é bem vinda - sim também dei conta que por vezes há respostas bem agressivas (ou espirituosas) aqui na Arca. :lol:
:P :lol: :P
:?:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta jul 23, 2008 12:57 pm

Nuno_Coelho Escreveu: A parte genética quer do macho quer da fêmea é mais um factor condicionante , mas não é o único.
Ter pais calmos e com tendência para a obediência pode contribuir para se ter um carácter desejável num cachorro, mas se o cachorro receber estímulos que conduzam noutra direcção não podemos garantir que ele irá ser assim.
Ainda bem que apareceu este tópico porque sinceramente já me sentia desesperada com tanto disparate que ouvi noutro.
Segundo tenho percebido e entendido a questão, o caracter é genético e herditário contribuindo para temperamentos mais ou menos dominantes, sociáveis, tenazes entre outros. A partir do nascimento a personalidade futura do animal vai ser condicionada por factores externos que vão desde a forma como a mãe cria a ninhada a tudo o resto que a rodeia. Também percebi que antes do desmame, já se pode ter uma ideia concreta de qual o caracter do cão e adequar o ensino a esse mesmo caracter, contribuindo assim para um cão equilibrado ou totalmente desiquilibrado tenha ele o caracter que tiver. É isto?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Sock
Membro Júnior

sexta jul 25, 2008 4:16 pm

LuMaria escreveu
[/b][/list][/code]o caracter é genético e herditário contribuindo para temperamentos mais ou menos dominantes

Ou seja por muito que o dono batalhe dificilmente irá conseguir um temperamento equilibrado, ou pelo menos "desejável": um animal muito tímido será sempre tímido e um excessivamente agressivo será sempre agressivo, ainda que estes comportamentos possam ser atenuados com os ensinamentos apropriados.
Depois há o parâmetro "socialização" na "1ª" infância: será que o criador socializou o animal desde que nasceu ou não? não há forma de saber se a timidez do cachorrinho resulta de genética, se de falta de socialização, na altura da compra. Tudo se pode ficar pela seriedade do comprador e infelizmente esta nem sempre é proporcional ao preço do animal.

Seria por isso importante que o futuro dono pudesse ter acesso ao caracter dos ascendentes, sabendo-se que um defeito deste quilate pode não aparecer nos pais mas ter aparecido nos avós, tios ou irmãos do animal a adquirir
(Lembro-me que se o defeito recorrente da raça for a displasia é assim que se poderá ter uma ideia mais aproximada do que eventualmente é de esperar com o cachorro a adquirir)

Vós conheceis algum criador, em Portugal, de alguma raça, em que o mau caracter seja o defeito mais usual , que possua o registo dos animais "defeituosos". pelo menos na sua criação?

Se não, poderemos afirmar que não há bons criadores em Portugal?
(podemos falar de pitt-bull, rotweiller, ASBT, etc, mas também de pastor alemão, pastor belga ou serra da Estrela)

Obviamente que se falarmos de um cão de uma raça pequena o problema do caracter pode não ser importante, mas é-o pela certa no caso de um animal de raça grande.

Repare-se que tudo isto é pensamento "lógico" mas não sei se verdadeiro.

O que pensam?
Conhecem livros relativos a estes assuntos?

Cumprimentos
Maria
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

sexta jul 25, 2008 5:42 pm

Carácter, s. m. marca; impressão; aquilo que distingue moralmente uma pessoa de outra; indole; aspecto;tipo de imprensa(pl. caracteres)

In: Dicionário Básico de Lingua Portuguesa
Porto Editora
Sofia
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta jul 25, 2008 6:03 pm

nicosa Escreveu:Carácter, s. m. marca; impressão; aquilo que distingue moralmente uma pessoa de outra; indole; aspecto;tipo de imprensa(pl. caracteres)

In: Dicionário Básico de Lingua Portuguesa
Porto Editora
Nicosa, dá para abrir os horizontes e pesquisar? Esta conversa está a ficar surrealista sinceramente.

Código: Selecionar todos

Traços de Carácter

O carácter de um cão resulta da combinação de instintos com estruturas de personalidade adquiridas e alteradas pelo meio ambiente.
http://www.casadosboxers.com/caracter.htm
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

sexta jul 25, 2008 6:59 pm

LuMaria Escreveu: Nicosa, dá para abrir os horizontes e pesquisar? Esta conversa está a ficar surrealista sinceramente.

Código: Selecionar todos

Traços de Carácter

O carácter de um cão resulta da combinação de instintos com estruturas de personalidade adquiridas e alteradas pelo meio ambiente.
http://www.casadosboxers.com/caracter.htm
LuMaria , claro que dá para abrir os horizontes. Claro que pesquiso( não fui ao dicionário? 8) )
Mas experimente a Lu tambem abrir um pouco os seus e aceitar que nem todos vejamos o mesmo. A Lu tambem acha , como alguem noutro tópico, que dizer que os cães são seres irracionais é desajustado e ultrapassado?
Eu não. Eu acho que determinadas caracteristicas em conjunto com factores hereditários ,ambientais,educacionais moldam um todo . Esse todo é o individuo.
A capacidade de raciocinar , de fazer escolhas, de distinguir o bom do mau , de se apaixonar, de se sentir feliz ( não é contente) ou infeliz,de ter compaixão ou ser " frio", etc, isso a mim parecem-me capacidades exclusivamente do ser humano.
Claro que sei que é uma maneira de falar, é mais fácil atribuir ao modo de ser de um cão ou a determinadas carateristicas suas o termo personalidade ou caracter , palavras conotadas com o ser humano que são mais fáceis de entender. Mas o problema é que a intenção nem sempre é essa e às vezes pretende-se até atribuir aos animais aquilo que eles não têm. Para mim os cães não têm bom ou mau caracter, são aquilo que os seres humanos fazem deles. É assim tão surrealista a minha ideia?
Sofia
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta jul 25, 2008 11:54 pm

Boa noite, Sock

Um bom ou mau comportamento, se é que se pode assim definir e, mais adiante eu vou definir-lhe, dentro da minha racionalidade, mas não é só o bom comportamento e ou temperamento que define o carácter; o mau também. Logo o carácter é definido por um todo do ser que, em muitas situações esse carácter, bom ou mau, para além das alterações por factores ambientais, etc... derivam também da personalidade desse ser por, p.ex. alguma hereditariedade “da” personalidade.

Pergunta se este ou aquele comportamento dum animal está errado ou correcto?! Pois bem, eu podia-lhe responder com outra pergunta:
De qual raça e classificação porque, entre os canídeos, há os de trabalho, que engloba caça e guarda entre outras tarefas atribuídas, como cães de salvamento, p. ex. e mais...

Para mim, independentemente da raça, tamanho ou aptidão, o cão é de bom carácter se; for amistável para com quem lhe faz bem; quem o acaricia e alimenta, obediente para com quem o educou e bom guarda para com quem o protege. Sim, protege! Porque proteger não é sinónimo absoluto de guardar na acessão da palavra pela que o cão de guarda foi concebido e, um bom dono protege o seu animal de, p.ex; doenças e de perigos no seu ambiente.

Um cão com mau carácter, para mim, é aquele que não conhece o dono, termo até muito usado por nós quando nos referimos a "pobres e mal agradecidos" :wink: Portanto, um cão que actua ao contrário do que o dono espera dele!

Ainda, pergunta se um cão que ataca um gato, é mau "cão"?!

Depende?!!! Se o MEU cão atacar uma das minhas gatas, está incorrecto (!!!!) porque eu eduquei-o a conviver e partilhar o espaço com elas. Mas, se ele atacar um gato estranho à casa, não posso nem devo repreendê-lo porque eu não o eduquei a não atacar outros gatos e ou outros animais que invadam o seu espaço e que ele não conheça! Logo, é um acto muito normal dum cão que protege o dono e tudo o que lhe pertença; neste caso a minha propriedade e os nossos animais. E, lá vem o instinto do animal à superfície e que ESTÁ CORRECTÍSSIMO, por muita pena que me represente a morte dum animal que o meu cão atacou!!!

Na dominância, não se deve confundir dominância do cão dentro duma matilha da mesma espécie já que é normal, mas se com a dominância a sobrepor-se ao dono, dentro do seio familiar e para o qual foi educado a respeitar, já não é assim tão "normal" Quando um animal é dominante à sua própria espécie é até tido, na maioria das vezes, como um “atributo”...! Agora quando essa dominância parte dum cão com dono e educado por ele e que se sobrepõe ao próprio dono, para mim, é um cão de mau carácter, sim! Isto presumindo que se fala do cão ser propriedade dum dono dito “normal”...!

Uma coisa é avaliar o carácter dum cão dentro do seio “familiar”/humano e outra é avaliar o carácter dum cão em meio “selvagem” ou para com os da sua espécie!

Ainda, tanto é importante um bom carácter (pelo que um dono, dito normal, pretenda desse cão) num cão de grande porte como num de porte pequeno.

Sobre o carácter dos ascendentes do canídeo.... tal como já foi referido imensas vezes por criadores e não criadeiros, é importante SIM o tal “papelinho”, vulgo LOP que atesta essa ascendência, cabendo aos bons criadores saberem fazer os cruzamentos de forma a melhorarem o carácter das suas “produções” para isso escolhendo os pares a reproduzir dentro e pelos conhecimentos que obtenham das ascendências dos seus reprodutores para uma melhoria da raça a nível morfológico englobando também, decididamente, o carácter!

Não preciso que, no geral, se concorde ou discorde das minhas opiniões e ou convicções e nem preciso provar coisa alguma com referências por links fidedignos como a LuMaria e eu já nos demos ao “trabalho”, noutro tópico, para se apurarem as conclusões cientificas de imensos estudos a respeito da personalidade e carácter dos animais e muito menos pretendo que a minha OPINIÃO como as de mais alguns, sirva de rampa de lançamento para determinados “ilustres” se ridicularizarem mais e mais, como o fizeram no referido tópico (outro tópico). Dei tão somente a minha opinião neste forum público, neste tópico, dentro do tema do mesmo e vale o valor que lhe queiram atribuir, seja muito ou nenhum! Contudo a minha opinião é esta e não será alterada até prova, fidedigna, que contrarie os imensos estudos efectuados até então, por cientistas conceituados!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”