Boa noite, Sock
Um bom ou mau comportamento, se é que se pode assim definir e, mais adiante eu vou definir-lhe, dentro da minha racionalidade, mas não é só o bom comportamento e ou temperamento que define o carácter; o mau também. Logo o carácter é definido por um todo do ser que, em muitas situações esse carácter, bom ou mau, para além das alterações por factores ambientais, etc... derivam também da personalidade desse ser por, p.ex. alguma hereditariedade “da” personalidade.
Pergunta se este ou aquele comportamento dum animal está errado ou correcto?! Pois bem, eu podia-lhe responder com outra pergunta:
De qual raça e classificação porque, entre os canídeos, há os de trabalho, que engloba caça e guarda entre outras tarefas atribuídas, como cães de salvamento, p. ex. e mais...
Para mim, independentemente da raça, tamanho ou aptidão, o cão é de bom carácter se; for amistável para com quem lhe faz bem; quem o acaricia e alimenta, obediente para com quem o educou e bom guarda para com quem o protege. Sim, protege! Porque proteger não é sinónimo absoluto de guardar na acessão da palavra pela que o cão de guarda foi concebido e, um bom dono protege o seu animal de, p.ex; doenças e de perigos no seu ambiente.
Um cão com mau carácter, para mim, é aquele que não conhece o dono, termo até muito usado por nós quando nos referimos a "pobres e mal agradecidos"

Portanto, um cão que actua ao contrário do que o dono espera dele!
Ainda, pergunta se um cão que ataca um gato, é mau "cão"?!
Depende?!!! Se o MEU cão atacar uma das minhas gatas, está incorrecto (!!!!) porque eu eduquei-o a conviver e partilhar o espaço com elas. Mas, se ele atacar um gato estranho à casa, não posso nem devo repreendê-lo porque eu não o eduquei a não atacar outros gatos e ou outros animais que invadam o seu espaço e que ele não conheça! Logo, é um acto muito normal dum cão que protege o dono e tudo o que lhe pertença; neste caso a minha propriedade e os nossos animais. E, lá vem o instinto do animal à superfície e que ESTÁ CORRECTÍSSIMO, por muita pena que me represente a morte dum animal que o meu cão atacou!!!
Na dominância, não se deve confundir dominância do cão dentro duma matilha da mesma espécie já que é normal, mas se com a dominância a sobrepor-se ao dono, dentro do seio familiar e para o qual foi educado a respeitar, já não é assim tão "normal" Quando um animal é dominante à sua própria espécie é até tido, na maioria das vezes, como um “atributo”...! Agora quando essa dominância parte dum cão com dono e educado por ele e que se sobrepõe ao próprio dono, para mim, é um cão de mau carácter, sim! Isto presumindo que se fala do cão ser propriedade dum dono dito “normal”...!
Uma coisa é avaliar o carácter dum cão dentro do seio “familiar”/humano e outra é avaliar o carácter dum cão em meio “selvagem” ou para com os da sua espécie!
Ainda, tanto é importante um bom carácter (pelo que um dono, dito normal, pretenda desse cão) num cão de grande porte como num de porte pequeno.
Sobre o carácter dos ascendentes do canídeo.... tal como já foi referido imensas vezes por criadores e não criadeiros, é importante SIM o tal “papelinho”, vulgo LOP que atesta essa ascendência, cabendo aos bons criadores saberem fazer os cruzamentos de forma a melhorarem o carácter das suas “produções” para isso escolhendo os pares a reproduzir dentro e pelos conhecimentos que obtenham das ascendências dos seus reprodutores para uma melhoria da raça a nível morfológico englobando também, decididamente, o carácter!
Não preciso que, no geral, se concorde ou discorde das minhas opiniões e ou convicções e nem preciso provar coisa alguma com referências por links fidedignos como a LuMaria e eu já nos demos ao “trabalho”, noutro tópico, para se apurarem as conclusões cientificas de imensos estudos a respeito da personalidade e carácter dos animais e muito menos pretendo que a minha OPINIÃO como as de mais alguns, sirva de rampa de lançamento para determinados “ilustres” se ridicularizarem mais e mais, como o fizeram no referido tópico (outro tópico). Dei tão somente a minha opinião neste forum público, neste tópico, dentro do tema do mesmo e vale o valor que lhe queiram atribuir, seja muito ou nenhum! Contudo a minha opinião é esta e não será alterada até prova, fidedigna, que contrarie os imensos estudos efectuados até então, por cientistas conceituados!
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>