A mim não me choca que um veterinário verifique o chip do meu cão, aliás, isso já me aconteceu. Aqui há uns anos, dirigi-me a um vet pela primeira vez e este no meio da observação também verificou o número do chip. Na altura, fiquei a olhar mas não teci qualquer comentário. Esse procedimento não me chocou e se formos a pensar bem, até foi de louvar, na minha óptica claro, afinal, quem me dera que se um dia o meu cão fosse roubado ou perdido, que todos os vets tivessem essa iniciativa, ou seja, verificar o número de um cão "estranho".
Aqui há tempos, no meu estabelecimento comercial, apareceu um senhor que fez uma compra e pagou a mesma com cartão de crédito. Na altura da transação, ele não colocou o códico secreto. Premiu duas vezes a tecla OK. Nessa situação, ele tem que, obrigatóriamente assinar o talão emitido pelo terminal e a minha função é, comparar essa assinatura com a assinatura do cartão. Acontece que, ele não tinha o cartão assinado. Nisto, virei-me para ele e pedi-lhe o BI. Ele na altura ficou admirado mas deu-me o documento sem pestanejar. Enquanto confirmava as assinaturas ele disse-me que por norma nunca lhe pediam o BI mas achou muito bem aquilo que estava a fazer. É uma segurança e deviam ter todos o mesmo procedimento, continuou ele.
Ora bem, eu, ao lhe pedir o BI não estava exactamente a desconfiar dele. Ok, também não estava a confiar mas por outro lado, eu também não o conhecia de lado nenhum e aqui o que estava em primeiro lugar era a segurança. Não sei se me faço entender
Apenas segui o procedimento que achava que estava certo, sempre a pensar na segurança do dono do cartão e ele aqui, nunca devia levar a mal, tal como não levou, antes pelo contrário.
Um veterinário não têm que ver o chip de todos os cães que lhe aparecem mas, na minha óptica, devia verificar sim aqueles que lhe aparecem pela primeira vez no consultório. Logicamente que não faria qualquer sentido que o meu vet, que me conhece a mim e aos meus cães, verificasse o chip deles todas as vezes que lá fosse...
É o meu ponto de vista que vale o que vale.
Abraços