Bem comportado; bom carácter

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda jul 28, 2008 1:14 pm

nicosa Escreveu:É assim tão surrealista a minha ideia?
Completamente! Agarre em qualquer livro, artigo ou o que quiser. São palavras comuns ao tema e já ninguém tem grandes duvidas em relação a elas. Mas se insiste na sua versão, por favor, poste um link que corrobore a sua visão. Por favor, não me encaminhe para nenhum dicionário. Tenho vários à frente.

Quanto a cães...Muito honestamente? Não há cães nem bons nem maus. Há cães mal educados, mal sociabilizados, mal tratados. Há cães nas mãos erradas. Eventualmente, poderão haver cães, tal como seres humanos, desajustados e não enquadrados. Um animal excessivamente agressivo com grande apetência para a dominância será um cão dificil ou impossivel de controlar. Esses animais na Natureza acabam sózinhos e errantes. Isso faz dele um mau cão? Eventualmente faz.
Também existem as pessoas que acham que os cães são programáveis e devem corresponder a um eventual padrão de perfeição. Isso não existe, cada cão é um cão e deve ser gerido por aquilo que ele é. Tenho uma vizinha que diz que a minha cadela é má e cruel porque caça pássaros e ainda por cima raramente os come e vem oferecê-los. É um pensamento estupido não é?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda jul 28, 2008 1:46 pm

Este é mais um tópico que vai chegar às 10 páginas :roll:
Mas é interessante ver pessoas mal formadas a dizer que outros foristas se ridicularizam só por exprimirem a sua opinião :lol: :lol: :lol: Tinha mesmo de sair o veneno... já não passa sem o destilar :roll:

Nicosa, não percas o teu tempo :wink:
Sock
Membro Júnior
Registado: segunda jul 14, 2008 5:18 pm

segunda jul 28, 2008 3:08 pm

Quero começar por agradecer a todos os que me responderam mas continuo com a questão básica por responder; provavelmente não a coloquei bem; a questão inicial é:

os cães podem nascer genéticamente tímidos (ou agressivos)?

2ª questão
Aquilo que eles "são" ao nascer chamamos caracter?
Se não, então o que chamamos?

(note-se que não estou a falar na relação com outros animais ou com os donos em particular, falo genéricamente)

Cumprimentos

Maria
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

segunda jul 28, 2008 4:00 pm

Eu penso o que penso por minha cabeça. formo as minhas opiniões, não pelo que leio ou me dizem mas pelo que vejo e vivo. vai-me desculpar LuMaria mas a minha consciência ou o meu intelecto ainda não tem link para lho poder aqui postar.
No fundo se ler bem o que postou a seguir vem de encontro aquilo que alguns estão a tentar dizer. Um animal é o que fazem dele.
Respondendo à pergunta do tópico penso que a agressividade pode estar inata num cão. As varias condicionantes é que a poderão ou não fazer sobressair. Não penso que seja hereditária.
Se quisermos chamar ao comportamento de um cão, caracter, acho que se pode , no entanto eu por mim tenho presente que é um "caracter" muito limitado.
Off topic e desculpem por isso: Se cada um de nós que aqui vem postar uma opinião ou um ponto de vista se está a ridicularizar, então somos todos ( todos) uma cambada de ridiculos?Eu pessoalmente não acho ridiculas as opiniões de ninguem. Esteja ou não de acordo. A minha avó sempre me disse " as pessoas valem pelos actos e não pelas palavras"....
Sofia
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda jul 28, 2008 4:09 pm

nicosa Escreveu:Eu penso o que penso por minha cabeça. formo as minhas opiniões, não pelo que leio ou me dizem mas pelo que vejo e vivo. vai-me desculpar LuMaria mas a minha consciência ou o meu intelecto ainda não tem link para lho poder aqui postar.
No fundo se ler bem o que postou a seguir vem de encontro aquilo que alguns estão a tentar dizer. Um animal é o que fazem dele.
Respondendo à pergunta do tópico penso que a agressividade pode estar inata num cão. As varias condicionantes é que a poderão ou não fazer sobressair. Não penso que seja hereditária.
Se quisermos chamar ao comportamento de um cão, caracter, acho que se pode , no entanto eu por mim tenho presente que é um "caracter" muito limitado.
Off topic e desculpem por isso: Se cada um de nós que aqui vem postar uma opinião ou um ponto de vista se está a ridicularizar, então somos todos ( todos) uma cambada de ridiculos?Eu pessoalmente não acho ridiculas as opiniões de ninguem. Esteja ou não de acordo. A minha avó sempre me disse " as pessoas valem pelos actos e não pelas palavras"....
Nicosa isso não vale... não vês que o que tem valor são links artigos de cientistas conceituados, não sei para quem mas enfim... A experiência não vale de nada, e quando quiseres educar um cão, manda-lo à Arca ler os links dos cientistas 8)
LuMaria
Membro Veterano

segunda jul 28, 2008 6:05 pm

Sock Escreveu:Quero começar por agradecer a todos os que me responderam mas continuo com a questão básica por responder; provavelmente não a coloquei bem; a questão inicial é:

os cães podem nascer genéticamente tímidos (ou agressivos)?
Sim.
2ª questão
Aquilo que eles "são" ao nascer chamamos caracter?
Se não, então o que chamamos?
Pelo que sei, sim. E não é apenas ao nascer, serão sempre o que a sua carga genética trouxer.

Mas certamente haverá pessoas muitissimo mais competentes para nos responder a estas questões. Esperemos que apareçam. :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda jul 28, 2008 7:33 pm

Quando eu andava na escola, estudei que o CARÁCTER de um indivíduo é sempre moldado por duas vertentes: a hereditariedade e o meio, chamavam a esta teoria "behaviorismo"...

Sim, acho que há cães com uma predisposição inata e hereditária para a agressão ou para a timidez e sim, acredito que na maioria dos casos esse "traço de carácter" inato é moldado pelo MEIO em que o cachorro cresce e pelas experiências que vive. Tal como os humanos. :wink:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda jul 28, 2008 10:48 pm

dinodane Escreveu:Quando eu andava na escola, estudei que o CARÁCTER de um indivíduo é sempre moldado por duas vertentes: a hereditariedade e o meio, chamavam a esta teoria "behaviorismo"...

Sim, acho que há cães com uma predisposição inata e hereditária para a agressão ou para a timidez e sim, acredito que na maioria dos casos esse "traço de carácter" inato é moldado pelo MEIO em que o cachorro cresce e pelas experiências que vive. Tal como os humanos. :wink:
:wink: Boa!!!

Só isto já responde à Sock as últimas questões :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
LuMaria
Membro Veterano

terça jul 29, 2008 1:01 pm

Muitas publicações pretendem fazer crer ao leitor que o comportamento canino é fruto exclusivamente do instinto, da aprendizagem e do condicionamento. No entanto, todos os que têm cães e estudam as suas reacções, aqueles que analisam as suas condutas e trabalham com eles, sabem que cada individúo apresenta um carácter particular, resultante da sua carga genética e das suas experiências vitais, que o define e distingue dos restantes, fazendo com que seja único e insubstituivel.
Cada cão tem uma estrutura fisica distinta e um quadro psiquico diferente.

É indiscutivel que o carácter depende de uma matriz herditária. Tal como a cor da pelagem, ou a forma da cabeça se transmite de pais para filhos, o mesmo acontece com os traços de carácter.

Qualquer pessoa que tenha criado cães certamente observou que se repetem na prole determinadas condutas básicas e qualidades elementares do carácter dos progenitores.

Cada uma das vivências do cão actua sobre a matriz rudimentar da personalidade, de maneira que, quanto mais intenso for o estimulo, mais fortemente se fixarão certas respostas.

(...)

Para levar a cabo uma educação correcta e um treino completo, é necessário conhecer o carácter particular do animal com que se vai trabalhar, e para isso há que considerar os dois planos em que se desenvolve a maturação: Conhecimentos adquiridos e vida emocional.
Texto de Dr. Arsenio Menchero
Treinador e Juiz Internacional do Trabalho da F.C.I.

Para: Publicações Prodiário, SA - Guia Pedagógico - Personalidade e Carácter - Cão o grande amigo
nicosa
Membro Veterano

terça jul 29, 2008 1:51 pm

dinodane Escreveu:Quando eu andava na escola, estudei que o CARÁCTER de um indivíduo é sempre moldado por duas vertentes: a hereditariedade e o meio, chamavam a esta teoria "behaviorismo"...

Dino chamas hereditariedade à carga genética de um individuo, certo? Todos os individuos nascem com ela, lógico.Mas, Sock corrija-me se estou errada, penso que a pergunta aqui é mais para tentar sondar nas nossas opiniões se achamos que um cão cujos pais , os dois ou só um, têm um historial de agressividade elevada pode tambem ele ser mais agressivo. O mesmo para a timidez.
Na minha opinião ( que vale o que vale ) volto a dizer, o gene que controla estes factores está lá mas vai depender do conjunto de factores externos ao individuo a " moldagem" do " caracter" do cão. De outro modo não sei como explicar ,por exemplo, aqueles leões que são criados desde pequenos por seres humanos e se comportam como gatinhos.
http://www.youtube.com/watch?v=adYbFQFXG0U
http://www.youtube.com/watch?v=GBSWWFhiLQo
Os pais destes eram assim para hereditariamente eles assim terem ficado??????
Sofia
Sock
Membro Júnior

terça jul 29, 2008 2:24 pm

LuMaria

Sabe onde ou como poderei adquirir o Guia citado do Dr. Arsenio Menchero?

Cumprimentos
Maria
LuMaria
Membro Veterano

terça jul 29, 2008 6:00 pm

Sock Escreveu:LuMaria

Sabe onde ou como poderei adquirir o Guia citado do Dr. Arsenio Menchero?

Cumprimentos
Maria
Sock,

Este excerto foi retirado de uma colecção de pequenos livros que se compravam juntamente com um jornal, há pelo menos 5 anos. Mas penso que exista uma publicação chamada: Cão o grande amigo: História, origens e raças.

Estive agora a reler os seus posts e faz-me lembrar vagamente alguém... deve ser só impressão. Percebe certamente muito mais que eu e levantou questões muito pertinentes. :wink:
nicosa Escreveu:vai-me desculpar LuMaria mas a minha consciência ou o meu intelecto ainda não tem link para lho poder aqui postar.
Nem imagina como tenho pena. Devería ser uma experiência e tanto. Tá desculpada :wink:
nicosa
Membro Veterano

terça jul 29, 2008 8:15 pm

LuMaria Escreveu:Nem imagina como tenho pena. Devería ser uma experiência e tanto. Tá desculpada :wink:
Tambem acredito que sim. E olhe que me dava geito porque a minha memória recente e de detalhe está a começar a fraquejar. Obrigada! :wink:
Sofia
Sock
Membro Júnior

quarta jul 30, 2008 1:50 pm

Percebe certamente muito mais que eu e levantou questões muito pertinentes.
O meu conhecimento é muito mais teórico que prático. Leio tudo o que posso mas a prática só se adquire com o passar dos anos; não pode/deve haver acelerações.

No entanto o meu raciocínio lógico leva-me a pensar que é impossível que eu deva tratar um cão muito tímido da mesma maneira que trato um equilibrado ou um particularmente agressivo.

A convivencia com as minhas cadelas e a frequência numa escola de educação canina (4 anos, diariamente) ensinaram-me muito, mas parti do zero e sinto que tenho muito para esclarecer e aprender.

Obrigada pelo indicação do livro; vou tentar encontrá-lo durante as férias que se avizinham

Cumprimentos
Maria
LuMaria
Membro Veterano

quarta jul 30, 2008 6:11 pm

Sock Escreveu:...sinto que tenho muito para esclarecer e aprender.
Haja alguém com pensamentos equilibrados. Umas excelentes férias. :wink:
Responder

Voltar para “Cães”