Se querem muito um cão de determinada raça mas o dinheiro para pagar a pronto não abunda em vez de o pedincharem façam o seguinte durante um ano :
Ponham de parte todos os meses o dinheiro que gastariam na alimentação do cão (50 euros mais ou menos para um saco de 15 Kg de uma ração de manutenção,as rações para cachorro são mais caras) tenham em conta que mesmo que preparem a comida do cão menos de 50 euros por mês não gastam de certeza.
Ponham de parte o dinheiro que gastariam nas vacinas durante esse ano.
Ponham de parte o dinheiro que gastariam nesse ano em desparasitantes tanto internos como externos durante esse ano (normalmente os cães são desparasitados de 3 em 3 meses).
Ponham de parte o dinheiro do seguro que teriam que fazer para o cão (acidentes acontecem e mais vale estar prevenido).
Informem-se de tudo sobre a raça que tanto gostam,leiam livros,procurem na net,contactem criadores,vejam quais os melhores aprendam com eles.
E se durante este ano conseguiram por de parte este dinheiro,sem problemas já chegaram a duas conclusões ,vou ter possibilidades de assegurar o minimo essencial ao meu cão ,e olha já tenho mais ou menos 750 euros para comprar um.Se ainda não chegar para comprar um exemplar da raça que vocês tanto gostam num criador idóneo ,por esta ser daquelas mais caras,mais meio ano ou mesmo um ano a fazer o mesmo passa rápido ,e assim é mais um ano a testar o vosso amor à raça .Também o que é um ano de espera ,que vai aproveitar para aprender mais sobre o cão que pretende e meditar se tem mesmo possibilidades para o ter,quando vai ter de lhe dedicar doze anos.
E para aqueles para os quais a compra de um cão vai contra os seus principios,porque os amigos não se compram,pessoas de moral tão elevado não deviam ligar também à raça dos seus amigos,e há tantos amigalhaços para adoptar.
Uma sugestão para quem quer cão de raça de borla!
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Olá,
Esta parece-me uma optima ideia!
Mas atenção que se quiserem um animal de raça grande é bom que coloquem mais algum dinheiro de parte para a alimentação. Cinquenta Euros por mês parece-me pouco... tomara eu!!! Já agora tenham em conta que estes gastos ( comida, vacinas e desparasitante) são para quando corre tudo bem! Se aparece uma otite, uma pequena dor na pata, uma má disposição persistente, etc, lá vamos nós a correr para o veterinário e largamos lá mais uns Eurozitos na consulta e nos tratamentos (afinal eles também têm de pagar a prestação do carro e da casa..hehehehe!). Se as coisas vão pelo lado pior (cenário pessimista) e o cão necessita de uma intervenção cirurgica maior ( engoliu o sapato do puto de 3 anos, fez uma torção no estômago,partiu uma pata, tem displasia, etc.) lá vai mais uma nota preta!!! ( às vezes mais do que o cachorro custou).
Pois é....nem sequer basta ter o dinheiro para comprar..... se realmente alguém quer um cão deve pensar em tudo isto antes de se lançar à aventura!
E atenção que não são só os cães de raça que precisam disto! A unica diferença é que, normalmente, os SRD são mais resistentes fisicamente e por isso representarão à partida um eventual menor custo em veterinários. A verdade é que é em saúde que pode gastar mais dinheiro!!! A alimentação é 'diluida' ao longo do tempo e parece não custar tanto, mas levar de uma vez só com uma conta de umas boas dezenas ou mesmo centenas de contos é que doi.... ai doi, doi!!!
Abraços
Paulo C.
Esta parece-me uma optima ideia!
Mas atenção que se quiserem um animal de raça grande é bom que coloquem mais algum dinheiro de parte para a alimentação. Cinquenta Euros por mês parece-me pouco... tomara eu!!! Já agora tenham em conta que estes gastos ( comida, vacinas e desparasitante) são para quando corre tudo bem! Se aparece uma otite, uma pequena dor na pata, uma má disposição persistente, etc, lá vamos nós a correr para o veterinário e largamos lá mais uns Eurozitos na consulta e nos tratamentos (afinal eles também têm de pagar a prestação do carro e da casa..hehehehe!). Se as coisas vão pelo lado pior (cenário pessimista) e o cão necessita de uma intervenção cirurgica maior ( engoliu o sapato do puto de 3 anos, fez uma torção no estômago,partiu uma pata, tem displasia, etc.) lá vai mais uma nota preta!!! ( às vezes mais do que o cachorro custou).
Pois é....nem sequer basta ter o dinheiro para comprar..... se realmente alguém quer um cão deve pensar em tudo isto antes de se lançar à aventura!
E atenção que não são só os cães de raça que precisam disto! A unica diferença é que, normalmente, os SRD são mais resistentes fisicamente e por isso representarão à partida um eventual menor custo em veterinários. A verdade é que é em saúde que pode gastar mais dinheiro!!! A alimentação é 'diluida' ao longo do tempo e parece não custar tanto, mas levar de uma vez só com uma conta de umas boas dezenas ou mesmo centenas de contos é que doi.... ai doi, doi!!!

Abraços
Paulo C.