0 que e melhor???
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: segunda abr 21, 2008 6:12 pm
goofy estaras sempre presente!
tenho uma cadela que fez uma pequena ferida numa patinha,agora nao sei se poderei meter betadine ou algo assim para nao infectar?
se poderem ajudar agradecia.
se poderem ajudar agradecia.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jun 24, 2006 3:21 pm
- Localização: Dois Cães: Lobo- Pastor Alemão; Ruffus- X Labrador. Duas Tartarugas
Se a ferira for mesmo pequena, limpe-a com um algodão embebido em água oxigenada caso haja sujidade e em seguida aplique betadine.

<p><strong>Cumprimentos</strong></p>
<p>Carolina Capêlo</p>
<p> </p>
<p>Carolina Capêlo</p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Localização: Dois Cães: Lobo- Pastor Alemão; Ruffus- X Labrador. Duas Tartarugas
Mas a água oxigenada era para limpar a ferida caso houvesse sujidade, depois de devidamente limpa aplica-se o Betadine!
Pelo menos é assim que eu faço…
Pelo menos é assim que eu faço…

<p>Carolina Capêlo</p>
<p> </p>
<p>Carolina Capêlo</p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 27, 2008 7:59 pm
- Localização: "Os animais são os nossos melhores amigos" (definitivamente verdade)
Pois mas quando o meu cão fez uma ferida na pata e o veterinário disse que não é aconselhável a água oxigenada.
Ele receitou betadine em "pasta"/creme e uma solução de hipoclorito de sodio diluída (que se vende em qualquer farmácia). Esta última desinfecta e limpa a ferida e é indolor (não causa o ardor que a água oxigenada causa). Depois de usar esta solução disse-me para colocar o betadine e de seguida proteger a ferida com uma ligadura para ele não a lamber. Embora seja dificil manter a ligadura neles (pois eles estão sempre a tentar tirá-la), faça isso
.
Acredite que é preferível do que à água oxigenada.
Ele receitou betadine em "pasta"/creme e uma solução de hipoclorito de sodio diluída (que se vende em qualquer farmácia). Esta última desinfecta e limpa a ferida e é indolor (não causa o ardor que a água oxigenada causa). Depois de usar esta solução disse-me para colocar o betadine e de seguida proteger a ferida com uma ligadura para ele não a lamber. Embora seja dificil manter a ligadura neles (pois eles estão sempre a tentar tirá-la), faça isso

<strong>Kátia</strong>
-
- Membro Veterano
- Localização: "Os animais são os nossos melhores amigos" (definitivamente verdade)
__dani__ Escreveu:Pode, não lhe vai ocorrer nenhum problema derivado a isso.
Já agora, onde é que ocorreu a ferida? foi nas almofadinhas?
Desculpe mas acho que não é muito bom o cão estar a lamber o betadine ou a água oxigenda

<strong>Kátia</strong>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 20, 2007 7:36 pm
Betadine diluido em agua, metade-metade...
-
- Membro Veterano
Romena8 Escreveu:Pois mas quando o meu cão fez uma ferida na pata e o veterinário disse que não é aconselhável a água oxigenada.
Ele receitou betadine em "pasta"/creme e uma solução de hipoclorito de sodio diluída (que se vende em qualquer farmácia). Esta última desinfecta e limpa a ferida e é indolor (não causa o ardor que a água oxigenada causa). Depois de usar esta solução disse-me para colocar o betadine e de seguida proteger a ferida com uma ligadura para ele não a lamber. Embora seja dificil manter a ligadura neles (pois eles estão sempre a tentar tirá-la), faça isso.
Hum.. falo por mim, água oxigenada não arde… Pelo menos a mim não arde.. Álcool é que arde e isso não aconselho!
Mas também não custa nada ligar ao veterinário e perguntar…
<p>Carolina Capêlo</p>
<p> </p>
<p>Carolina Capêlo</p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Não, não arde LoL... a mim arde e a muita gente que conheço também, mas há sempre excepções á regra claro !N3kinha Escreveu:Romena8 Escreveu:Pois mas quando o meu cão fez uma ferida na pata e o veterinário disse que não é aconselhável a água oxigenada.
Ele receitou betadine em "pasta"/creme e uma solução de hipoclorito de sodio diluída (que se vende em qualquer farmácia). Esta última desinfecta e limpa a ferida e é indolor (não causa o ardor que a água oxigenada causa). Depois de usar esta solução disse-me para colocar o betadine e de seguida proteger a ferida com uma ligadura para ele não a lamber. Embora seja dificil manter a ligadura neles (pois eles estão sempre a tentar tirá-la), faça isso.
Hum.. falo por mim, água oxigenada não arde… Pelo menos a mim não arde.. Álcool é que arde e isso não aconselho!
Mas também não custa nada ligar ao veterinário e perguntar…
A água oxigenada para além de arder, mata os anticorpos existentes na zona da ferida (que são os "agentes" que protegem o corpo da entrada de corpos estranhos vindos do exterior, como as bactérias, daí muito médicos aconselharem o betadine a seguir a usar a água oxigenada ) !
Mas alguma dúvida é ligar para o veterinário claro, embora as opiniões variem também de veterinário para veterinário, uns são fiáveis e outros não...
<strong>Kátia</strong>
-
- Membro Veterano
Sim, também pode fazer isso se usar o betadine líquido (por causa da concentração de iodo (acho eu)), mas se usar o betadine em pomada é mais prático e não precisa de misturar com nada;).ana_marisa Escreveu:Betadine diluido em agua, metade-metade...
Mas atenção o betadine não desinfecta, apenas serve para proteger a ferida.
<strong>Kátia</strong>
É obvio que não faz bem, mas também não é isso que vai originar algum problema ao cão, mesmo a nível digestivo, pior faria se não se aplicá-se o betadine na patita...Romena8 Escreveu:__dani__ Escreveu:Pode, não lhe vai ocorrer nenhum problema derivado a isso.
Já agora, onde é que ocorreu a ferida? foi nas almofadinhas?
Desculpe mas acho que não é muito bom o cão estar a lamber o betadine ou a água oxigenda, por menor que seja a quantidade !!
Claro que também existem os colares isabelinos para que o cãe não lamba a ferida, mas penso que não será caso para sujeita-lo a isso.
-
- Membro Veterano
Pois é!
Eu fui pesquisar e pensei que era só o álcool que prejudicava a cicatrização, mas afinal tanto o álcool como água oxigenada não são os mais indicados para desinfecta não são eficazes na eliminação de germes sobre tecido vivo (feridas).
O álcool e a água oxigenada desinfectam á superfície, mas em “profundidade” já não muito bem! Pois estes desinfectantes não conseguem fazer a distinção entre germes e células dos tecidos das feridas, acabando por agredirem ambos por igual!
Pelo que li em vários sítios, penso que, o melhor procedimento é, limpar a ferida com água abundante e sabonete(apropriado, por exemplo sabão "Cetavlon" ou similar), com uma compressa retire a sujidade de dentro para fora da ferida ,e passe novamente por água, depois aplicar um anti-séptico eficaz que não irritem nem agridam as tecidos, como por exemplo o Betadine.
Peço desculpa pelo meu mau conselho!
Eu fui pesquisar e pensei que era só o álcool que prejudicava a cicatrização, mas afinal tanto o álcool como água oxigenada não são os mais indicados para desinfecta não são eficazes na eliminação de germes sobre tecido vivo (feridas).
O álcool e a água oxigenada desinfectam á superfície, mas em “profundidade” já não muito bem! Pois estes desinfectantes não conseguem fazer a distinção entre germes e células dos tecidos das feridas, acabando por agredirem ambos por igual!
Pelo que li em vários sítios, penso que, o melhor procedimento é, limpar a ferida com água abundante e sabonete(apropriado, por exemplo sabão "Cetavlon" ou similar), com uma compressa retire a sujidade de dentro para fora da ferida ,e passe novamente por água, depois aplicar um anti-séptico eficaz que não irritem nem agridam as tecidos, como por exemplo o Betadine.

<p>Carolina Capêlo</p>
<p> </p>
<p>Carolina Capêlo</p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
N3kinha Escreveu:Pois é!
Lá está, porque mata os anticorpos como eu disse

sempre ouvi dizer que não há nada melhor do que a água para limpar feridas, mas a solução que falei anteriormente também é muito boa.
"N3kinha" estamos cá para aprender

<strong>Kátia</strong>