canil no Minho?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

capao
Membro Júnior
Registado: segunda jun 02, 2003 9:11 am

quinta jun 05, 2003 8:49 am

Meus amigos forenses ;) , pelo que li neste "coloquio" houve realmente frases infelizes e que acredito verdadeiramente terem sido "inocentes", ou seja sem intenção.
O que realmente acontece de tudo que aqui foi dito, é que infelizmente tratam-se mal os animais e não é no norte, no centro, no sul, interior, etc... é sim por todo o país e por todo o mundo, e por mais que nos custe esta é a realidade.
Por isso temos que ter calma e tentar expressar-nos da melhor maneira para que não haja equivocos. Além do mais, acho que antes de atacarem devem colocar a questão á referida pessoa para confirmar as palavras desta e se a mesma o fizer... então sim devemos-nos defender, pois ao generalizar acabamos por ser ofendidos. :oops: :oops:

Para terminar porque já vai longa a mensagem... não liguem a quem nos critica, pois se o principal (o nosso animal amigo) se sente bem... isso é que realmente importa.

Um abraço
cenoura
Membro
Registado: quinta out 31, 2002 12:41 pm

quinta jun 05, 2003 8:53 am

Como é possível!! Quando li não acreditei:

“tenho tambem vindo a constatar que nesta zona há alguma hostilidade em relação aos cães em geral, repudiam o facto de eu andar com a buba na rua nao percebo!!! a educação das gentes do norte será assim tão diferente da das gentes do
sul?”

“Viva. Com muita pena minha, só lhe posso responder a isto, e mesmo assim... As pessoas do Norte, ou do interior em geral, são um pouco hostis em relação aos cães pois não lhes chega muita informação, são um pouco "ignorantes", se me permitem o uso deste termo.”

Havia muita coisa a dizer, mas só lhes digo que tenho muita pena que ainda existam pessoas que façam este tipo de descriminação.
Só mais uma coisa eu sou do Minho e vivo no Porto.
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

quinta jun 05, 2003 9:22 am

Vocês vão desculpar-me! Eu não quero andar sempre a bater no mesmo, mas penso que não "ataquei" ninguém com a minha intervenção. Bem pelo contrário. Quando se generaliza algo corre-se este risco, mas o que aqui foi dito nas duas primeiras mensagens (bubita e Arcanus) foram do mais infeliz que já vi. Não acho que haja algum exagero quando alguém se sente ofendido com o que foi dito, uma vez que as palavras usadas nas respectivas frases foram fortes de mais. A palavra hostil é efectivamente muito forte, ainda mais para caracterizar um todo como o norte do país e as suas gentes. Tenho família de norte a sul e digo-vos que as reacções perante os animais aqui, ou em Penafiel são iguaisinhas às que observo, por exemplo, no alentejo onde vou muitas vezes. Não se trata pior os animais aqui do que no sul, não se pense. Os habitos são diferentes, a maneira de ser das pessoas é completamente diferente, mas a mentalidade perante os animais, quando é má, é igual de norte a sul. Sinceramente não me apetece falar mais sobre o assunto porque acho que vai dividir muito as pessoas. Eu não sou bairrista, não tenho problemas com A B ou C por ser do norte ou do sul, o que tem valor para mim são as pessoas enquanto pessoas e as suas atitudes na vida, mas, como toda a gente, sinto-me ofendida quando falam assim das gentes do norte, afinal o norte é maravilhoso, as suas gentes são fantásticas e...o Porto é uma nação!!! :lol: (não, não sou bairrista!!! ;) )

Quanto ao Arcanus e ao (?) bubita...tão desculpados, mas vejam bem o que vão fazer antes de enviar as mensagens, se as lerem e trocarem o norte pelo sul não vão gostar com toda a certeza!!!
Arcanus
Membro Veterano
Registado: domingo mai 11, 2003 3:02 pm
Localização: 2 rotts lindas, uma labradora linda e três gatos incríveis!

quinta jun 05, 2003 10:28 am

Viva! Pelos vistos continuam a haver certas pessoas que ou não leram as minhas mensagens de desculpas ou não as quiseram levar em conta. Já que assim é, eu conto-vos o que aconteceu:
Como a maior parte das pessoas sabem, eu tenho uma Rott que há pouco tempo teve Parvovirose, mas já veio para casa. Pois quando eu vim para aqui, tinha acabado de ver a minha cadela a vomitar-se toda, a ter convulsões, e cheia de sofrimento. Vim para aqui para tentar esquecer esta cena, e procurar apoio. Só pensava nisso e nem me apercebi da BARBARIDADE que escrevi. Acho que todas as pessoas que me acompanharam em todos os tópicos não me julgassem e atacassem desta maneira, pois penso que depois de tudo o que escrevi, eu NUNCA seria capaz de descriminar NINGUÉM pois respeito muito toda a gente, e sempre fui contra preconceitos, ou descriminações, ou generalizações só porque um indíviduo é mau. Eu apenas me referia a pessoas mais antigas, daquelas aldeias que se vêm na televisão, que não têm outra maneira de comunicar que não seja por carta, e raramente por telefone.
Por favor, peço que me desculpem. Não imaginam como é difícil para mim nesta altura, em que eu precisava de descansar da longa luta que eu fiz para ajudar a minha cadela, e só precisava de apoio. Sei que errei, sei que lendo assim parece uma coisa, mas acreditem em mim, POR FAVOR, eu não descrimino ninguém nem queria magoar, ofender ninguém. Nesta altura não quero discussões, por isso se esta se alongar, eu terei que abandonar o Fórum até estar restabelecido. Por favor, desculpem-me.
:( :( :( :( :( :( :( :( :( :cry: :cry: :cry:
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

quinta jun 05, 2003 10:36 am

Arcanus Escreveu: Por favor, peço que me desculpem. Não imaginam como é difícil para mim nesta altura, em que eu precisava de descansar da longa luta que eu fiz para ajudar a minha cadela, e só precisava de apoio. Sei que errei, sei que lendo assim parece uma coisa, mas acreditem em mim, POR FAVOR, eu não descrimino ninguém nem queria magoar, ofender ninguém. Nesta altura não quero discussões, por isso se esta se alongar, eu terei que abandonar o Fórum até estar restabelecido. Por favor, desculpem-me.
( ( ( ( ( ( ( ( ( cry cry cry
Ó Arcanus!!! Mas o que é isso?!?! É claro que está desculpado. Eu fui das pessoas que fez questão de acompanhar o caso da sua menina e espero que daqui para a frente sejam muito felizes. Agora, não precisa de se martitizar. Já passou. É claro que está completamente perdoado, não precisa de deixar o fórum!!! ;)
capao
Membro Júnior
Registado: segunda jun 02, 2003 9:11 am

quinta jun 05, 2003 10:41 am

Tal como tinha escrito antes, tinha a certeza que houve uma infeliz declaração da parte do nosso amigo [color=darkblue]Arcanus[/color] ele o confirmou e eu acredito. Vamos acalmar, pois tudo não passou de um gesto involuntário. :oops: :oops:

Da minha parte as desculpas desde logo foram aceites, mas como já referi, não "ataquemos" sem termos a certeza que as palavras tinham o significado que aparentam.

Já agora aproveito para desejar as melhoras para a Rott do(a) [color=darkblue]Arcanus[/color] e que tudo corra pelo melhor :) :) :)
Arcanus
Membro Veterano
Registado: domingo mai 11, 2003 3:02 pm
Localização: 2 rotts lindas, uma labradora linda e três gatos incríveis!

quinta jun 05, 2003 10:42 am

isabelpo Escreveu:
Arcanus Escreveu: Por favor, peço que me desculpem. Não imaginam como é difícil para mim nesta altura, em que eu precisava de descansar da longa luta que eu fiz para ajudar a minha cadela, e só precisava de apoio. Sei que errei, sei que lendo assim parece uma coisa, mas acreditem em mim, POR FAVOR, eu não descrimino ninguém nem queria magoar, ofender ninguém. Nesta altura não quero discussões, por isso se esta se alongar, eu terei que abandonar o Fórum até estar restabelecido. Por favor, desculpem-me.
( ( ( ( ( ( ( ( ( cry cry cry
Ó Arcanus!!! Mas o que é isso?!?! É claro que está desculpado. Eu fui das pessoas que fez questão de acompanhar o caso da sua menina e espero que daqui para a frente sejam muito felizes. Agora, não precisa de se martitizar. Já passou. É claro que está completamente perdoado, não precisa de deixar o fórum!!! ;)
Viva. Mas foi precisamente por ter sido uma das pessoas que mais me apoiou na doença da minha linda menina, que me magoou ver que tinha ficado tão ofendida comigo (com razão). Depois de tudo o que me apoiou venho eu e só consigo ofendê-la. Além disso, parece que a maior parte das pessoas insiste em não reparar nos meus pedidos de desculpas... Vai com certeza haver alguém que vai continuar magoado comigo. A essas pessoas só posso dizer...
Por favor, desculpem-me!
Andre_Brito
Membro Júnior
Registado: segunda mar 10, 2003 4:09 pm

quinta jun 05, 2003 10:56 am

Acho que este assunto daria "pano para mangas" e sobretudo muita controvérsia. Já foi esclarecido que certas palavras foram um pouco infelizes, já chega de dar "porrada no ceguinho".

Voltando ao tema inicial, gostaria de citar o Vasco (numa das poucas vezes em que eu o entendo e concordo plenamente com ele):
CasadeAnaval Escreveu: Bubita.

Desculpe que eu lhe diga, mas fala demasiado da sua vida com pessoas que o não merecem.

Se não respeitam a sua maneira de ser não merecem saber pormenores da sua vida.

Mande-os assistir à operação triunfo que isso já percebem .
musa
Membro
Registado: quinta abr 10, 2003 9:34 pm

quinta jun 05, 2003 11:00 am

Arcanus não se martirize mais, ja esta desculpado desde o momento que pediu desculpa.
Compreenda só que foi normal a reacção das pessoas mal leram a 1ª mensagem, mas agora está tudo explicado ;)
Já agora as melhoras para a sua Rott.
E sabe que terá o apoio de todos sempre que precisar.

;) ;) ;) ;) ;)
Beijokas e fique bem
Caterina
Membro
Registado: segunda mar 24, 2003 10:34 am

quinta jun 05, 2003 11:08 am

Olá Arcanus,

Eu também sou do Norte, vivo no Porto, mas a minha família é de Trás-os-Montes, de uma aldeia pequenina, mas muito simpática. Os meus sogros são de Bragança e Elvas, por isso também conheço histórias que poderia aqui contar (boas e más) e que ocorreram em todo o país. Percebi a sua ideia, depois de se ter explicado melhor e já não via necessidade de responder até que li a sua última mensagem. Fique tranquilo, que já todo o pessoal do Norte percebeu que não era sua intenção ofender ninguém.

Já agora em minha opinião, as diferenças de tratamento dos animais devem-se a motivos culturais e não afectivos. É claro que em todas as culturas há pessoas mais sensíveis ou com pior carácter. E isto vale também para todas as zonas.
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

quinta jun 05, 2003 11:29 am

Olá

Claro que Arcanus está desculpado, senão, que nunca errou que atire a 1º pedra.

Mas existe uma coisa que ainda não consegui compreender. Afinal o que são considerados "maus tratos a animais"?
Na minha modesta opinião, maltratar um animal é privá-lo de tudo a que ele tem direito, quer seja alimentação, liberdade, companhia, acompanhamento veterinário, entre outros. Um cão é um cão, seja em qualquer parte do país ou mundo. Consoante for a sua raça, assim é a sua necessidade. Eu, ainda hoje, me parte o coração ver Huskies presos em varandas e os donos a dizerem que eles são mal comportados, não acatam as ordens, etc. Ora bolas, metam lá um exemplar da raça a cumprir a sua verdadeira tarefa e depois diga-me se ele é desatento ou inquieto. Nas aldeias, acho que as pessoas ainda veêm os cães como animais para guarda, quer da casa como dos rebanhos (quem os tiver). A minha avó tinha 2 castro laboreiros, dormiam na rua ou junto das ovelhas e nem por isso se sentiam infelizes. Os cães podem sem dúvida nenhuma ser animais de estimação, assim como gatos, coelhos, etc, mas não deixam de ser aquuilo que são só porque os tentamos humanizar. Aí, quando isso aconteçe, é pior a emenda que o soneto.

Desculpem o testamento, mas exsitem cães que até talvez os possamos chamar de "coitadinhos", mas não podemos generalizar, nem os animais, nem as pessoas.
bubita
Membro Júnior
Registado: sábado fev 15, 2003 11:48 pm

quinta jun 05, 2003 1:09 pm

que confusão!!!
não quiz ofender ninguém, apenas vos transmiti a imagem com que me deparei quando me mudei para o norte, mas sei que se trata apenas de mentalidades. Isso encontra-se por todo o país, mesmo em Lisboa onde vivi até hoje, mas parecia-me que em Lisboa as coisas estivessem talvez mais camufladas, pois não há tanta interacção entre as pessoas. Talvez me tenha afectado mais porque aqui as pessoas tem mais tempo e são mais conversadoras e por isso revelam com mais facilidade o que pensam. Acho que alguns forenses levaram demasiado a peito aquilo que disse, não estive a dizer mal de ninguém, até porque eu também tenho familía espalhada pelo país, e sou natural de viana do castelo, nunca iria falar mal da minha terra.
peço desculpa pela má interpretação que fizeram das palavras, ou a minha má redacção que a isso vos conduziu.
bubita
Membro Júnior
Registado: sábado fev 15, 2003 11:48 pm

quinta jun 05, 2003 1:11 pm

que confusão!!!
não quiz ofender ninguém, apenas vos transmiti a imagem com que me deparei quando me mudei para o norte, mas sei que se trata apenas de mentalidades. Isso encontra-se por todo o país, mesmo em Lisboa onde vivi até hoje, mas parecia-me que em Lisboa as coisas estivessem talvez mais camufladas, pois não há tanta interacção entre as pessoas. Talvez me tenha afectado mais porque aqui as pessoas tem mais tempo e são mais conversadoras e por isso revelam com mais facilidade o que pensam. Acho que alguns forenses levaram demasiado a peito aquilo que disse, não estive a dizer mal de ninguém, até porque eu também tenho familía espalhada pelo país, e sou natural de viana do castelo, nunca iria falar mal da minha terra.
peço desculpa pela má interpretação que fizeram das palavras, ou a minha má redacção que a isso vos conduziu.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta jun 05, 2003 1:41 pm

Ceús, que sensíveis !....
Eu sou de famílias alentejanas (do lado da mãe) e beirãs (do lado do pai) e nunca vi gente tão hipersensível !!!!
Com as anedotas de alentejanos que já ouvi (e que se contam em minha casa) já tinha feito um livro...
Com as piadas de "portugas" que contam no Brasil, outro !
Com as piadas de ....
E então ?

São todos tão políticamente correctos - que soda !
Credo, Maria !...

Se fossemos a avaliar os portugueses pelos nossos representantes eleitos, o que seríamos, ãh ?

Além de que, no mundo rural, não há realmente a mesma perspectiva do cão que no mundo urbano.
Mas, francamente, não sei se será melhor ou pior no seu conjunto (não vejo cães abandonados nas aldeias, mas também não os vejo dentro de casa).
É diferente !
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

quinta jun 05, 2003 3:18 pm

Olá

Bubita, da minha parte, não pense que senti qualquer ofensa, não por não ser do Norte mas porque, tudo aquilo que referiu, não condiz com a minha pessoa. Agora há que ter em linha de conta que realmente existem pessoas desumanas, que cometem barbaridades para com os animais e até mesmo com outros humanos. Por outro lado, existem as pessoas que gostam de animais, os tratam bem mas sem por isso deixar de os ver não mais que isso: animais. Quando digo isto, não estou a diminui-los, pelo contrário, estou a dar-lhes o seu devido valor e utilidade no mundo vivo. Nas grandes cidades, a maioria dos animais de estimação, especialmente cães, estão condicionados ao espaço, tempo, confratenização com os da sua espécie, etc. Existe quem, olhe para eles como meros objectos e aí a origem de tantos abandonos, quando deparam com a realidade. Por isso acha as mentalidades tão diferentes. Por exemplo, na aldeia ninguém tem os cães dentro de casa. Porquê? Porque, das duas uma, ou tem um espaço para os próprios ou estes estão junto aos animais de rebanhoou outrem. O cão é útil ao homem, sempre foi e sempre o será. Existe uma cumplicidade que nos cães citadinos (alguns, claro, tb não quero generalizar muito), não se verifica, porque além de companhia, o cão pouco ou mais tarefas realiza.

Penso que o importante é conseguir-mos definir o que são maus tratos e aí, quando nos deparamos com situações reais, então agir.

Fiquem bem,
Responder

Voltar para “Cães”