Vacinas: quais dar?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

segunda jun 09, 2003 11:43 am

Olá meninos! Há tanto tempo...

Pois é, chega o verão, e para alem das pulgas e carraças aparecem as vacinas e registos na Junta. Carraças e Pulgas não me interressam, as vacinas e a Junta sim.

Que vacinas são obrigatórias? Que eu saiba, apenas a da Raiva, mas ouvi dizer que passou a ser igualmente a da Tosse do Canil. Alguem me pode confirmar? Já que vou tratar das da raiva, ia já informada...
De resto, os meus têm a da Leptospirose, Esgana e.... nã me alembra o nome das outras 2 (?) que levam ao mesmo tempo. Segundo o Vet, tenho de repetir a da Leptospirose (e apenas essa, as outras dadas em conjunto não) todos os 6 meses. Isto penso que seja devido à zona em que habitam (margem sul do Tejo). Existe mais alguma coisa que tenha ou seja aconselhado dar? E claro que vou repetir estas perguntas no vet, mas fazer um pouco de pesquisa antes não faz mal a ninguem...

Quanto ao registo na Junta: como sabem agora passei a ter 3 canitos, e "mudei" de casa. O macho está registado como cão de luxo (e que luxo!!!) aqui em Benfica, mas vou mudar para o "outro lado". Posso passá-o para cão de guarda? Se não me engano pago menos. E as outras duas "asnientas" que gostam de remodelar a casa? Também podem ser guardas (da comida e dos ossos... só pode)? Quantos posso registar nessa categoria?
Eu sei que em zonas urbanas só podem estar 3 cães por casa ou então tenho de pedir estatuto de canil, mas o "canil" já fechou as portas... :lol:

Já tinha saudades disto...
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

segunda jun 09, 2003 12:02 pm

Olá ana link

Bem aparecida ;)

Há coisas com que não me preocupo muito porque dou carta branca ao meu veterinário. Preocupo-me sim com o cumprimento das datas.
E nesta área particular (vacinas) julgo que qualquer veterinário sabe o que deve administrar. Ou não será assim? Agora fiquei preocupado.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

segunda jun 09, 2003 12:05 pm

A questão é mais não "encharcar" os bichos em vacinas, já ouvi cada caso, que não sei não... claro que tenho confiança no vet, senão nem lá punha os pés (sim.. já sai disparada de um consultorio...)

A outra é a questão da junta... essa é que me baralha um pouco... e como esses estão sempre TÃO bem informados...
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
capao
Membro Júnior
Registado: segunda jun 02, 2003 9:11 am

segunda jun 09, 2003 1:48 pm

Penso que o melhor é perguntar ao vet, pois quem melhor que ele para saber???? :o :o :o Como disse o nel, convem respeitar as datas e as vacinas o vet é que sabe quais as que tem de administrar nos "nosso amigos"
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

terça jun 10, 2003 10:43 am

Olá

Só a anti-rábica é obrigatória.
Um abra&ccedil;o
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

terça jun 10, 2003 10:56 am

Eu ia desviar-me um bocado. O gary já disse concisamente qual é obrigatória. Eu vou aproveitar e extrapolar um bocado.

Alguns veterinários vacinam a torto e a direito. Ou seja, obrigam o dono a ir à clinica várias vezes e pagar muito mais pois o exame físico é obrigatório.

Refiro isto por ter observado que muitas vezes os cães estariam bem, atingindo a idade adulta, com um reforço anual mas acabam por ir 3 e 4 vezes ao veterinário todos os anos vacinar ( apesar de esses esquemas de vacinação estarem correctos ). Aqui coloco a questão moral.

Existe também o oposto. Há alguns dias estava eu na farmácia quando ouço um diálogo curioso de uma senhora. trinha ela 20 cães e compra as vacinas na farmácia para aplicar visto que os veterinários lhe levariam barba e cabelo. Aqui será uma questão de idiotice ? Ou de falta de planeamento ?

Conheço gente com curso superior que julga que vacinar um cão doente ajuda a recuperação.

Sou contra a vacina a torto e a direito mas também contra a vacinação sem método. não nos esqueçamos uma anedota que corre no meio eterinário.

"Todos os portugueses são médicos-veterinários em potência a partir do momento que vêm a conta."

Portanto siga-se os esquemas de vacinação. compare-se com os dos amigos, façam perguntas ao médico-veterinário pela razão porque não faz da forma tal.

Uma só coisa, atenção quando compram cães, se os mesmos trazem nos boletins de vacina o carimbo de um médico-veterinário. Se não trazem é porque o "criador" está a poupar no veterinário e quem poupa numa coisa...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

terça jun 10, 2003 11:39 am

Uma só coisa, atenção quando compram cães, se os mesmos trazem nos boletins de vacina o carimbo de um médico-veterinário. Se não trazem é porque o "criador" está a poupar no veterinário e quem poupa numa coisa...
Pois... Já vi boletins de vacinas sem carimbo de cachorros provenientes de criadores de "elite". :?
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

terça jun 10, 2003 11:54 am

CasadeAnaval Escreveu:
Alguns veterinários vacinam a torto e a direito. Ou seja, obrigam o dono a ir à clinica várias vezes e pagar muito mais pois o exame físico é
obrigatório.
É verdade, pois a maioria de nós tem metalidade ddo Pato Bravo, e acabamos sempre por mandar o cesto dos ovos fora.
Sou contra a vacina a torto e a direito mas também contra a vacinação sem método. não nos esqueçamos uma anedota que corre no meio veterinário.

"Todos os portugueses são médicos-veterinários em potência a partir do momento que vêm a conta."
Afinal somos pato.bravos e portugas tesos! :lol:

O problema não está em dar a vacinação aos bobis, o verdadeiro problema é aferir se os bobis estão em condições de serem vacinados e isso é trabalho de veterinário. Eles é que marraram nos boks e a malta só tem é que pagar.
Acontece que a maior parte dos chicos espertos dos compradores não sabem o que é um boletim de vacinas e só se preocupam se o bobi tem lope . E depois levam um canito com lope,a preço feira nova, com umas diarreias ou já com umas parvós de promoção.
Um abra&ccedil;o
Responder

Voltar para “Cães”