Ração Decathlon

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
pifo
Membro Veterano
Registado: domingo jun 06, 2004 6:53 pm

sábado ago 02, 2008 7:54 pm

andy_Staffs Escreveu:apos uma pequena pesquisa, verifiquei de facto que utilizam conservantes ou antioxidantes artificiais e passo a citar: "Eles usam BHA e propilgalato. Apesar de ser uma excelente ração, seu único inconveniente são os conservantes ou antioxidantes artificiais. Uma ração tão cara deveria utilizar os naturais."
em http://br.answers.yahoo.com/question/in ... 648AAxkIQT

Sendo assim e embora continuo a dizer que a raçao tem as suas qualidades, vou trocar.
E d Um assunto que nao seria assim e tal e tal e assim, surge um facto relevante!!
Gracias Patachica...
Só para que fique o esclarecimento: o famoso BHA ou o galato de propilo, tal como todos os conservantes, sem os quais não seria possível a conservação dos alimentos, seja para alimentação humana ou animal, estão devidamente autorizados e bem limitados, seja por legislação nacional, quer por legislação europeia.
A quem interessar deixo aqui o link do DL 99/2008, que é a legislação actualmente em vigor.

http://dre.pt/pdf1s/2008/06/11200/0343603450.pdf

Boas férias a quem nelas estiver! 8)
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

domingo ago 03, 2008 8:55 pm

tpfernandes Escreveu:Os meus comem Brekkies... Não se queixam e tão gordinhos... :P
Brekkies, isso é mais velho que a maria cachucha. :P
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
hugobull
Membro Júnior
Registado: sábado ago 16, 2008 12:13 pm

domingo ago 31, 2008 6:25 pm

bem para quem pensava que este post já está morto aqui tou eu :)

tenho de concordar andei ver as tabelas dos compostos de varias marcas das mais reconhecidas e de umas menos reconhecidas e cheguei conclusão que esta é melhor ração tanto em preço como em qualidade pois tem muita proteína animal 32% e tem uma dose de gordura boa 16%, bem ha muita gente que não gosta desta marca porque é da decathlon, outros pq o veterinário diz que marca X e melhor ( provavelmente é ração que tem venda na sua clínica ), como disse pelas composições de varias rações que vi esta é melhor delas todas.

estou falar da OUTDOG

podem ver sua composição aqui http://www.geologic-outdog.com/index_en.htm

como estamos aqui para nos ajudar gostava de saber pq tanta gente diz mal deste produto, mas que se baseie em factos concretos, pois muita pessoas pensao é barato não presta, ou ate experimentei mas o cão não se deu muito bem (se calhar não fez a tal alteração de rações como deve ser ir alternando aos poucos), ou nunca vi esta marca em nenhuma clínica, neste caso acho que não apostam em tanta publicidade conseguem produtos mais baratos

p.s- só não consegui a composição da hill (mas deve andar há volta dos 28% proteína e 18% matéria gorda ) mas gostava de saber se alguém souber que post a sua composição sff
pifo
Membro Veterano

domingo ago 31, 2008 7:55 pm

Em termos de energia, não consegui encontrar dados no site. Há alguma informação?

Cumps ;)
Cumps ;)
hugobull
Membro Júnior

domingo ago 31, 2008 9:12 pm

pifo Escreveu:Em termos de energia, não consegui encontrar dados no site. Há alguma informação?

Cumps ;)
nunca estive com ração na mão no site não diz nada a cerca disso mas deve ser uma boa fonte de energia pois pelo que li é usada em cães de caça :) mas informação sobre o valor energético não encontrei tb em nenhuma das outras rações que andei a analisar
pifo
Membro Veterano

domingo ago 31, 2008 9:21 pm

acho que era interessante saber tanto os valores de energia metabolizável assim como os de digestibilidade do alimento.

talvez contactando as marcas se consiga.
Cumps ;)
hugobull
Membro Júnior

domingo ago 31, 2008 9:40 pm

pifo Escreveu:acho que era interessante saber tanto os valores de energia metabolizável assim como os de digestibilidade do alimento.

isso explica lá tem lá que é de fácil absorção e fácil digestão qualquer umas das 3 disponíveis ;)
e boa para as articulações ( cálcio )
sistema imunitário (anti oxidantes)

está me convencer bastante pois é tão boa quanto as outras e bem mais mais mais barata :) até parece mentira lol
pifo
Membro Veterano

domingo ago 31, 2008 10:09 pm

hugobull Escreveu:
pifo Escreveu:acho que era interessante saber tanto os valores de energia metabolizável assim como os de digestibilidade do alimento.

isso explica lá tem lá que é de fácil absorção e fácil digestão qualquer umas das 3 disponíveis ;)
e boa para as articulações ( cálcio )
sistema imunitário (anti oxidantes)

está me convencer bastante pois é tão boa quanto as outras e bem mais mais mais barata :) até parece mentira lol
Não quer dizer exactamente a mesma coisa, mas percebo que não seja fácil chegar a esses dados.
Porque acho isto importante? Se a digestibilidade fôr baixa, a quantidade de alimento que tem de se fornecer ao cão é maior, logo o custo diário também aumenta.
Cumps ;)
jclarinos
Membro Veterano
Registado: segunda fev 11, 2008 6:29 pm

segunda set 01, 2008 9:19 am

Não é assim tão boa. Quando se vê uma ração a primeira coisa a ver é a carne, e nessa diz chicken MEAT ou seja carne fresca isto quer dizer que a carne fresca tem mais de 2/3 de água, o que faz apos o processamento a quantidade passar para 1/3 do que seria o original. O essencial era dizer chicken MEAL(carne desidratada). Este para mim é o ponto mais importante da ração.
BigBrother
Membro Veterano
Registado: sexta mai 16, 2008 6:31 am

segunda set 01, 2008 9:38 am

Última edição por BigBrother em quarta dez 03, 2008 2:09 pm, editado 1 vez no total.
Big Brother is (still) watching you ... And laughing like hell with all the nonsense you say.
gaacr
Membro
Registado: quarta jun 27, 2007 2:05 pm

quarta set 03, 2008 7:01 pm

"Tendo a maioria das pessoas a tendência de olhar para a análise analitica de uma ração, para tentar compreender a qualidade desta, e devido a isto ser erróneo em virtude de a análise por si mesma não ser garante de que o que lá vem é totalmente digerivel (devido à variedade de qualidade de ingredientes com a mesma análise), torna-se imperativo olharmos para a composição das rações, de modo a que possamos realmente percecionar o que esta vale em termos nutritivos.

Assim sendo, deixo aqui alguns pontos importantes, para melhor compreendermos o que realmente damos aos nossos canitos:

- Primeiro que tudo, evitar todos os termos genéricos (sub-produtos; óleos de ...., carnes e sub-produtos de ...).Devemos evitar porque todos os termos genéricos abarcam uma gama muito grande de produtos, onde se incluem muitos de qualidade duvidosa. Se os produtos usados forem de qualidade, o fabricante não terá necessidade de descrevê-los genéricamente.

- devido a os ingredientes serem listados por ordem de Importância quantitativa na composição, em primeiro lugar deve vir carne (é preferível ser farinha de carne ou carne desidratada em vez de carne fresca, uma vez que a carne fresca tem mais de 2/3 de água, o que faz com que após o processamento a quantidade real passe para 1/3 do que seria originalmente). Esta Carne deve ser especificada na fórmula (Frango, Peru, Borrego, etc.).

- o mínimo de cereais diferentes, ou se possivel só um, sendo que o arroz (pela sua digestibilidade quantitativa e qualitativa) é a melhor opção, aveia também é bem tolerada, o milho não é mau de todo mas é comum as rações com demasiado milho provocarem gazes.

- Ácidos gordos; fonte animal de preferência (Gordura de frango, óleo de Peixe), ou em alternativa seguinte; fonte vegetal (Óleo de Girassol, de Canola, ou de Milho)

- uma fonte de FOS (Polpa de Beterraba; por ex.)

- MOS (idealmente levedura de cerveja)

Evitar por serem fontes baratas de Proteína (e de má digestibilidade), ou por serem habituais provocadoras de intolerâncias:
- soja
- gluten de milho
- Trigo

- Evitar conservantes químicos - etoxiquina, BHT, BHA." (altamente cancerígenos)

Não conheço o texto original, mas, baseando-me no que foi colocado aqui, discordo com tudo o que foi colocado a bold.

Quando se diz para evitar tudo o que sejam "oleos de...", estaremos também a eliminar os óleos de peixe ou óleos de soja? É que são as priincipais fontes de ácidos gordos... que no mesmo texto afinal se revelam necessários (contradição??)

A história da carne fresca e a sua real proporção na ração após cozedura, pode ser que seja verdade na generalidade das marcas. Mas, em pelo menos uma que já foi aqui citada, a tecnologia actual faz com que se minimize essa evaporação e que, a percentagem indicada corresponda (não digo na totalidade) realmente à contida na ração.

Soja, glúten de milho e trigo, são fontes proteícas vegetais usadas em diversas ração, talvez em todas as referidas aqui. A diferença está na forma como são manipuladas. Hidrolisado de isolado proteíco de soja é extremamente digerível e apresenta um índice proteíco fantástico. Glúten de trigo também é sobejamente conhecido pelas suas propriedades benéficas, entre elas a glutamina.

Como tal, não sei se isto está explícito no texto original, se não está, devia ser tido em conta.

Como foi aqui referido, ração X ou Y é melhor por que tem elevada percentagem de proteína animal. As coisas não se passam assim. Isso era pensamento dos anos 70 ou 80. Actualmente conseguem-se taxas de digestibilidade muito superiores com proteínas vegetais, e a proporção diversificada de proteínas nas rações Super Premium é uma prova disso mesmo. Pensar-se que uma ração é boa pela percentagem de proteína é um erro do passado.

Em relação a rações baratas. Já vi cães com fezes pouco consistentes que comiam rações muito boas e que, subitamente, com marcas menos nobres, tinham óptimos resultados. O inverso também se passa.

Acho que devemos ser racionais e moderados nas nossas escolhas. Procurar uma relação preço/qualidade e tentar ficar feliz com isso. Por que, se oferecemos o melhor aos cães e, depois, andamos a comer entremeada ou fast-food ao almoço, todos os dias, para ter dinheiro para a pagar,... não estamos a ser coerentes e exigentes também com nós próprios, certo?

Antioxidantes e conservantes... que conversa longa daria! Mas na nossa alimentação são mais que muitos! Todos eles regulamentados, até à data. E fontes cancerígenas, temos contacto com elas diariamente, incluíndo os animais.

Por último, se fosse assim tão óbvia a perigosidade de determinados compostos nas rações, não me parece que técnicos superiores andavam a dar o seu aval e a certificar as mesmas. Penso eu de que...

:)

Cumps,
jclarinos
Membro Veterano

quarta set 03, 2008 8:34 pm

Eu sinceramente concordo mais com os entendidos..
http://www.dogfoodanalysis.com/dog_food ... 17/page/11
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

quarta set 03, 2008 10:33 pm

jclarinos Escreveu:Eu sinceramente concordo mais com os entendidos..
http://www.dogfoodanalysis.com/dog_food ... 17/page/11
Eu desconfio de um site de nutrição que não identifica os seus "entendidos". :o
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
jclarinos
Membro Veterano

quinta set 04, 2008 11:15 am

gaacr
Membro
Registado: quarta jun 27, 2007 2:05 pm

quinta set 04, 2008 12:00 pm

Para acabar de vez com essa mania dos BHT's e BHA's... aqui fica um link:

http://chemistry.about.com/library/weekly/aa082101a.htm

Volto a frisar, que todos estes tipos de anti-oxidantes e conservantes estão na comida que ingerimos diariamente!

Em relação ao milho e restantes cereais, já se disse aqui várias vezes que as boas rações não os introduzem puros.

O comportamento natural dos lobos, quando matam uma presa, é ingerir imediatamente os intestinos, fígado, etc... deixando para o final as restantes carnes que, além de serem duras, são menos saborosas e têm menos fontes de fibras.

A insistência de querer bife do lombo na ração animal é completamente despropositada!

Em relação aos sub-produtos, já se referiu aqui também, que todos eles obedecem a fiscalização rigorosa e nunca, mesmo nunca, poderão ser provenientes de animais doentes.

De qualquer forma, quem paga menos de 20€ por uma embalagem de ração de 15Kg, não pode esperar excelentes ingredientes na sua composição, naturalmente.

:)
Responder

Voltar para “Cães”