Parques para cães

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

taniaxana
Membro Veterano
Registado: quinta jul 18, 2002 7:00 pm

quinta ago 28, 2008 2:05 pm

Pois também ñ tenho conhecimento que haja, apenas em alturas fora da época balnear temos essas oportunidades de os soltar nas praias pra correrem que nem doidos.

Mas será que havendo esses parques não haveria sempre alguém que não os respeitasse e que não tivesse o mínimo de consideração pelos outros? Às vezes até nas praias vemos pessoas a não ligarem nenhuma se os seus cães andam ou não por cima das toalhas das outras pessoas.

Claro que era mto bom podermos soltá-los e não ter receio que eles fujam para a estrada.
Mas estas coisas pedidas junto dos órgãos competentes ou não são ouvidas, ou demoram imenso tempo a concretizar...

Mas não deixa de ser uma ideia interessante. :wink:
Última edição por taniaxana em quinta ago 28, 2008 2:05 pm, editado 1 vez no total.
agatha
Membro
Registado: quinta set 25, 2003 9:56 pm

quinta ago 28, 2008 2:05 pm

meilinmommy Escreveu:
fang Escreveu:Mas procuram parques para cães porquê e para quê concretamente??

São parques públicos onde os cães podem andar à solta??
Sim! Em muitas cidades (Canadá e EUA é onde eu conheço) existem parques dentro de jardins públicos (ou não) onde legalmente se podem soltar os cães para eles brincarem. Claro que têm regras e os cães perigosos ou pouco sociáveis não podem entrar e os donos são inteiramente responsáveis por tudo o que possa acontecer. Há sempre alguém a tomar conta.
Cá não há?
Também desconheço a existência de tais parques em Portugal :?:
O que faço é ir até sintra, guincho, ericeira, etc ... um sitio onde haja floresta ou praia onde seja raro ver-se viva alma, claro tudo fora da cidade. Dentro da cidade fica limitada às Leis... Talvez monsanto consiga um lugar bom, perto do polo universitario até costuma ser lá a caminhada canina. Assim podem correr e exercitar à vontade...
meilinmommy
Membro Veterano
Registado: domingo jun 29, 2008 3:54 pm

quinta ago 28, 2008 3:10 pm

taniaxana Escreveu:Mas será que havendo esses parques não haveria sempre alguém que não os respeitasse e que não tivesse o mínimo de consideração pelos outros?
Isso infelizmente há sempre e em todo o lado! Mas o que acontece é que as pessoas sabem que os parques podem fechar se houver incumprimentos e coisas desse tipo. Tentam tudo parar que tal não aconteça. Então acabam por "policiarem-se" umas ás outras. Em Nova Iorque (sei por experiência) se alguém vir uma pessoa a não apanhar o "cócó" do seu cão, ou chama logo a polícia ou caiem-lhe logo em cima! Ninguém se safa com uma atitude dessas... E os parques também servem para os donos se irem educando uns aos outros, até porque acabam por conviver muito mais. E normalmente (por exemplo em cidades mais pequenas) há uma equipa nomeada por quem implementou e lutou pelo parque para ir tomando conta dos cães e, principalmente, dos donos....
Já agora, penso que mesmo fora da época balnear, é proibido soltar os cães na praia. Ou onde quer que seja, é espaço público.... :(
taniaxana
Membro Veterano
Registado: quinta jul 18, 2002 7:00 pm

quinta ago 28, 2008 3:20 pm

meilinmommy Escreveu:
taniaxana Escreveu:Mas será que havendo esses parques não haveria sempre alguém que não os respeitasse e que não tivesse o mínimo de consideração pelos outros?
Isso infelizmente há sempre e em todo o lado! Mas o que acontece é que as pessoas sabem que os parques podem fechar se houver incumprimentos e coisas desse tipo. Tentam tudo parar que tal não aconteça. Então acabam por "policiarem-se" umas ás outras. Em Nova Iorque (sei por experiência) se alguém vir uma pessoa a não apanhar o "cócó" do seu cão, ou chama logo a polícia ou caiem-lhe logo em cima! Ninguém se safa com uma atitude dessas... E os parques também servem para os donos se irem educando uns aos outros, até porque acabam por conviver muito mais. E normalmente (por exemplo em cidades mais pequenas) há uma equipa nomeada por quem implementou e lutou pelo parque para ir tomando conta dos cães e, principalmente, dos donos....
Já agora, penso que mesmo fora da época balnear, é proibido soltar os cães na praia. Ou onde quer que seja, é espaço público.... :(
Isso sinceramente não sei, mas enquanto não houver crise e claro que nós tb continuemos a apanhar as necessidades e td o mais. Eles correrem na praia até agora não houve problemas e eles adoram :wink:
cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

quinta ago 28, 2008 4:03 pm

meilinmommy Escreveu: (...) Já agora, penso que mesmo fora da época balnear, é proibido soltar os cães na praia. Ou onde quer que seja, é espaço público.... :(
E pensa bem. Por lei os cães têm que ser levados pela trela nos espaços públicos, praias incluídas.
mpgbg
Membro
Registado: quarta out 31, 2007 1:53 pm

quinta ago 28, 2008 4:19 pm

meilinmommy Escreveu:
fang Escreveu:Mas procuram parques para cães porquê e para quê concretamente??

São parques públicos onde os cães podem andar à solta??
Sim! Em muitas cidades (Canadá e EUA é onde eu conheço) existem parques dentro de jardins públicos (ou não) onde legalmente se podem soltar os cães para eles brincarem. Claro que têm regras e os cães perigosos ou pouco sociáveis não podem entrar e os donos são inteiramente responsáveis por tudo o que possa acontecer. Há sempre alguém a tomar conta.
Cá não há?
em beja no parque da cidade á um recinto cedido pela câmara devidamente vedado para o ensino dos cães em que poucas pessoas o conhecem, e onde vou la muitas vez com o meu thor.
A minha questão é a seguinte: sendo um parque para amimais, como é que consegue controlar uma atitude dos mesmos? Imagine uma situação esta a brincar com o seu e de repente vem la outro que se quer meter na brincadeira o seu não gosta e truz… uma briga, pensa que não pode acontecer??? Falo por experiência própria que já o vi, felizmente não foi comigo, mas infelizmente aconteceu.
E aparentemente parecia cães sociáveis e não eram considerados perigosas

Como poderei eu me certificar se é sociável ou não? Que tipo de brincadeiras poderá ter dentro desses parque com os nossos amimas? Coloco estas questões todas porque frequento um e quando não esta la ninguém, pois quando vejo alguém chegar retiro-me, não pelo meu thor mas sim pela reacção que os possam ter, o seguro morreu de velho...
meilinmommy
Membro Veterano

sexta ago 29, 2008 5:07 pm

Duvido que em Portugal os cães sejam mais agressivos que no resto dos países... Há regras! Não é uma selva! Os donos são sempre responsáveis e responsabilizados pelos seus cães....

Para terem uma ideia de como estes parques funcionam, espreitem aqui: (está em inglês, sorry)

http://www.dogster.org/therun_faqs.shtml

são os regulamentos de um parque em NY
teresavc
Membro
Registado: sexta set 30, 2005 4:24 pm

sexta ago 29, 2008 6:52 pm

Olá,

Pois eu também já tenho procurado por um parque destes na minha zona (Oeiras) mas ainda não encontrei. Estive durante uns tempos nos EUA e costumava frequentar com o meu cão um destes "dog run". Era óptimo!!! Ele aproveitava para fazer exercício e também sociabilizar quando encontravámos outros cães. Nunca houve problema pois tal como já disseram, cães agressivos ou que ladrassem muito e pudessem perturbar a vizinhança não eram permitidos no parque. Quem geria e cuidava do parque era um grupo de utilizadores em sistema de "community work", num terreno que foi cedido pela Universidade.

Tenho bastante pena de cá não haver nada semelhante, pois aqui não tenho casa com jardim e sem ser na escola de treinos que frequentamos, nunca o posso soltar para ele correr à vontade (além de não ser permitido fico sempre receosa de o soltar em sitios não vedados).

Se souberem de algum por favor avisem ;)
Cumps,
Teresa e Óscar :-P
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sábado ago 30, 2008 3:16 am

cockinhas Escreveu:
meilinmommy Escreveu: (...) Já agora, penso que mesmo fora da época balnear, é proibido soltar os cães na praia. Ou onde quer que seja, é espaço público.... :(
E pensa bem. Por lei os cães têm que ser levados pela trela nos espaços públicos, praias incluídas.
Se levarem açaime, podem circular soltos.

A não ser que se trate de uma raça da lista dos PP...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
jclarinos
Membro Veterano
Registado: segunda fev 11, 2008 6:29 pm

sábado ago 30, 2008 9:38 am

Outro aspecto a terem em conta, o problema que origina muitas brigas nos parques para cães, é o excitamento. Quando se sai de casa com o cão, a primeira coisa a fazer é passeá-lo de trela para ele libertar um pouco as energias e a mente, então depois pode pô-lo no carro e ir para o parque ele já vai estar mais relaxado e há menos probabilidades de haver brigas. A maioria das pessoas pega no cão todo excitado põe-no no carro, ele óbviu não se acalma,pois sabe o que lhe espera e depois solta-o no parque..portanto o encontro com os outros cães pode não sair da melhor maneira.

Eu também gostava de ter um parque desses ao pé de mim, mas não sei até que ponto não daria confusão.
pedrojga
Membro
Registado: domingo mai 07, 2006 12:22 pm
Sancho: Bouledogue Francês

sábado ago 30, 2008 10:25 am

Um parque desses em Portugal ia dar confusão de certeza. Dou o exemplo das praias: em praias onde não são permitidos cães, ocasionalmente encontro um ou outro. Esses cães estão sempre junto ao dono e com trela. Em praias não vigiadas (para onde costumo ir com os meus cães mas sempre presos) é vê-los a andar à solta enquanto os donos estão de papo para o ar a vê-los passar por cima de toalhas e a incomodar toda a gente.

Um parque destes (apesar de eu achar que é uma excelente ideia) para muitas pessoas ia servir de casa de banho e de local para ir ler o jornal enquanto o cão anda a correr.
Última edição por pedrojga em terça set 02, 2008 6:42 pm, editado 1 vez no total.
meilinmommy
Membro Veterano

domingo ago 31, 2008 8:00 pm

teresavc Escreveu: Estive durante uns tempos nos EUA e costumava frequentar com o meu cão um destes "dog run". Era óptimo!!! Ele aproveitava para fazer exercício e também sociabilizar quando encontravámos outros cães. Nunca houve problema pois tal como já disseram, cães agressivos ou que ladrassem muito e pudessem perturbar a vizinhança não eram permitidos no parque. Quem geria e cuidava do parque era um grupo de utilizadores em sistema de "community work", num terreno que foi cedido pela Universidade.

;)
É exactamente disso que estou a falar! Tal e qual...
Há sempre quem tome conta do sítio e os donos e/ou cães que se "portarem mal" deixam de poder ir lá. :)
Nerusonu
Membro Júnior
Registado: segunda jul 21, 2008 7:07 pm

segunda set 01, 2008 2:06 am

vandoxa Escreveu:fang, nesse aspecto digo que violo a lei! Pois levo a minha cadela à praia para essas corridas, mas tenho o cuidado de verificar se existem pessoas e animais por perto!

Quanto aos parques, mesmo que existissem jamais levaria a minha cadela solta para lá, pois não é nada sociável!

Mas, na minha opinião, deveriam existir!
Já agora a que praia costumas levar a tua cadelinha? Sou da zona de alenquer e queria levar a minha labradora á praia...
vandoxa
Membro Veterano
Registado: sábado out 30, 2004 8:12 pm

segunda set 01, 2008 10:29 am

Nerusonu, praias não concessionadas! Normalmente para Santa Rita! Assim que começa o estacionamento, há um caminho para a praia e para o lado esquerdo onde normalmente se vêm os parapentes descolar e assim, é onde costumo levar a minha cadela! Fora da época balnear às vezes vou até à praia azul!
Nerusonu
Membro Júnior
Registado: segunda jul 21, 2008 7:07 pm

segunda set 01, 2008 1:03 pm

vandoxa Escreveu:Nerusonu, praias não concessionadas! Normalmente para Santa Rita! Assim que começa o estacionamento, há um caminho para a praia e para o lado esquerdo onde normalmente se vêm os parapentes descolar e assim, é onde costumo levar a minha cadela! Fora da época balnear às vezes vou até à praia azul!
Acho que já tou a ver mais ou menos onde é, obrigado pela dica :wink:
Responder

Voltar para “Cães”