ROSNA ROSNA

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Bernardinha
Membro Veterano
Registado: terça mai 06, 2003 11:08 am
Localização: 2 Gatas - Margarida & Teresa, uma cadela, a Bia e 2 tartarugas, Frida e Gala

terça ago 26, 2008 11:16 pm

Olá a todos. A minha Bia ROSNA. Muito! Agora está naquela fase em que deveria estar ainda com a mãe e se apercebe dos irmãos! que não tem...
Faço de mãe e de irmãos agora. Embora já tenha tido cachorros muito pequenos, já vinham "desmamadinhos" e já sabiam interagir com a restante ninhada. Nunca tive uma tão pequena assim. Ela rosna quando está mais activa para brincar e quando lhe faço festas nas costas junto ao rabioske. Mas no entanto, quando lhe dou a mão à boca em jeito de festa ela não morde. Rosna. Não incentivo de todo a "mordedura". Acalmo-a, pego-lhe e dou-lhe beijos. A minha dúvida é: Faz parte desta fase de "afirmação" ela fazer isto? e eu? tou a fazer bem? ao continuar a fazer-lhe festas nesse sitio? para mostrar que sou EU a "mana" mais velha???

Agradeço toda a ajuda ok?
<p>"N&atilde;o abandone os seus animais. N&atilde;o traia a confian&ccedil;a de quem lhe entregou&nbsp; a vida."</p>
<p>Tributo. Tenho tantas saudades tuas... <a href="http://www.slide.com/r/DP80D1jyyj-0_8g_ ... >&nbsp;</p>
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

terça ago 26, 2008 11:29 pm

Bernardinha Escreveu:Olá a todos. A minha Bia ROSNA. Muito! Agora está naquela fase em que deveria estar ainda com a mãe e se apercebe dos irmãos! que não tem...
Faço de mãe e de irmãos agora. Embora já tenha tido cachorros muito pequenos, já vinham "desmamadinhos" e já sabiam interagir com a restante ninhada. Nunca tive uma tão pequena assim. Ela rosna quando está mais activa para brincar e quando lhe faço festas nas costas junto ao rabioske. Mas no entanto, quando lhe dou a mão à boca em jeito de festa ela não morde. Rosna. Não incentivo de todo a "mordedura". Acalmo-a, pego-lhe e dou-lhe beijos. A minha dúvida é: Faz parte desta fase de "afirmação" ela fazer isto? e eu? tou a fazer bem? ao continuar a fazer-lhe festas nesse sitio? para mostrar que sou EU a "mana" mais velha???

Agradeço toda a ajuda ok?
É precisamente o contrário... :roll: "acalmar pegar e dar beijos" é incentivar E MUITO esse comportamento... Ela está a ser premiada por rosnar :roll:

Já agora, que idade tem a cachorra?
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Bernardinha
Membro Veterano
Localização: 2 Gatas - Margarida & Teresa, uma cadela, a Bia e 2 tartarugas, Frida e Gala

terça ago 26, 2008 11:33 pm

Olá Texuga.
A Bia fez 1 mês ontem. Estava dentro dum contentor de lixo, ainda com o cordão umbilical pendurado. Presumo que tenha nascido horas antes de a encontrar. Daí eu estar meio "á toa" de como fazer. Quando ela rosna devo dizer-lhe o conhecido "Não!" ?
<p>"N&atilde;o abandone os seus animais. N&atilde;o traia a confian&ccedil;a de quem lhe entregou&nbsp; a vida."</p>
<p>Tributo. Tenho tantas saudades tuas... <a href="http://www.slide.com/r/DP80D1jyyj-0_8g_ ... >&nbsp;</p>
Cats3Dogs
Membro Veterano
Registado: quarta abr 09, 2008 2:33 pm
Todos Super Amados!!

terça ago 26, 2008 11:37 pm

tão pequenita e já é ela que manda? :lol:

em primeiro: lugar porque a tem consigo sendo ela tão novinha ainda?
Ela precisava definitivamente da sociabilização que a mãe lhe iria dar,
isso contribui muito para o temperamento do cão.
O que o cachorro aprende durante essa sociabilização dura para toda a sua vida e é a base dos seus padrões de comportamento.
Ora não existindo uma boa sociabilização ele vai ter tendência para ter muitos problemas de comportamento.
Sei-o por experiência própria :oops:

Eu não incentivava de todo esse tipo de comportamento. Ao fazer-lhe festas quando ela rosna ela vai entender isso como um elogio e vai pensar que está a fazer algo correcto.
Quando ela rosnar toque-lhe no nariz e diga NÃO.
Ela tem que entender que está a fazer algo que não está correcto.

boa sorte :wink:
<p><strong>There Is No Psychiatrist In The World Like&nbsp;A&nbsp;Puppy Licking Your Face!!!</strong></p>
<p>&nbsp;Bernard Williams</p>
Bernardinha
Membro Veterano

terça ago 26, 2008 11:50 pm

Cats3Dogs Escreveu:em primeiro: lugar porque a tem consigo sendo ela tão novinha ainda?
Como ja tinha dito acima: ela estava no LIXO. Ainda vinha com o cordão umbilical. Devia de ter horas. Duvido que tenha estado com a mãe mais de meia duzia de horas. Achei. Não puderia fazer outra coisa senão resgata-la de lá e ficar com ela.

O mais correcto a fazer será mesmo aquilo que disse, o "Não" firme. Não é que não me tenha ocorrido mas como disse, nunca tinha tido um animal tão pequenino a quem tivesse de ensinar tudo. Obrigado :)
texuga
Membro Veterano
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta ago 27, 2008 12:30 am

Bernardinha não tem de ser "irmã" dela mas sim "mãe" dela... a mãe à troca de uma rosnadela responderia com um abanão pelo cachaço e outra rosnadela... Ora como é complicado nós rosnarmos 8) , pode fazer como já lhe sugeriram, um "peteleco" no nariz e afastar. Eu não sou apologista do "Não" por dá cá aquela palha, todo o mundo diz "não" por tudo e por nada, e às páginas tantas o cão já se borrifa para o não. Até porque um cachorro reage melhor a um gesto do que a uma voz. Agora não a felicite nem a "acalme" com festas depois dela rosnar, isso é incentivar o comportamento, que apesar de ela ser muito pequenina, ela aprende bem depressa...
Portanto, piparote no nariz e ignora-la, deixa-la mesmo sozinha, ela vai perceber que o comportamento que está a ter não tem o retorno pretendido, que é a atenção da dona.
Tudo isto demora muito tempo, ela é ainda muito bebé, mas vá fazendo isso que ela com o tempo aprende. :wink:
Claro que quando rosna a brincar com um boneco, isso é normal na brincadeira, mas não deixe abusar, isto é, se ela a morder a si, aí pára a brincadeira de imediato. (acho que me fiz entender...)

Boa sorte com a pequenota :wink:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Hakuma
Membro Veterano
Registado: terça mai 08, 2007 9:10 am

quarta ago 27, 2008 9:57 pm

Eu acho que o mal da educação canina é quando as pessoas querem ser irmãos ou pais dos cães... nem eles querem isso. Eles querem é um lider (da matilha) que os proteja. Mas o lider tem que impor as regras consistentemente (o que daria muito que falar).

Eu sou obviamente apologista do "NÃO" com um tom de voz severo na hora H para reprovação de atitudes do cachorro (eles aprendem rapidamente o nosso tom de voz)... às vezes o "AAAAAHHHHH NÃO" ainda provoca melhor efeito. :wink: Este comando pode ser acompanhado pela mão a agarrar no cachaço (como a mãe faria) a afastar do que o cachorro fez de errado. As palmadas também podem ser dadas caso o comando não funcione (a acompanhar o mesmo comando, de forma que ele associe o comando à acção), mas sem grande violência, para não ficarmos com um cão medroso.

É só uma opinião. :wink:
Bernardinha
Membro Veterano

sexta ago 29, 2008 11:09 pm

Hakuma Escreveu:É só uma opinião. :wink:
Todas são válidas, desde que construtivas, que é o caso da sua e de todos os foristas que responderam a este post.
Realmente tenho tido algumas dificuldades com a Bia. Continua a rosnar, mas acho que sendo ela tão pequenina se eu usar o "piparote" no nariz e por vezes o "não" ela saberá reagir melhor e rosnar (sim, porque tem o direito a isso!), mas quando tiver motivo legitimo! e não por tudo e por nada. E pronto, esta-se sp a aprender aqui.

Bjokas
texuga
Membro Veterano

sexta ago 29, 2008 11:30 pm

Bernardinha Escreveu:
Hakuma Escreveu:É só uma opinião. :wink:
Todas são válidas, desde que construtivas, que é o caso da sua e de todos os foristas que responderam a este post.
Realmente tenho tido algumas dificuldades com a Bia. Continua a rosnar, mas acho que sendo ela tão pequenina se eu usar o "piparote" no nariz e por vezes o "não" ela saberá reagir melhor e rosnar (sim, porque tem o direito a isso!), mas quando tiver motivo legitimo! e não por tudo e por nada. E pronto, esta-se sp a aprender aqui.

Bjokas
Nop... Não há "direito a isso" nem "motivo para rosnar" :wink: Quem tem autorização para "rosnar" é o dono 8) :lol: O rosnar é um sinal de superioridade na hierarquia, e o seu cão não é NUNCA um superior hierárquico, nem com a dona nem com ninguém :wink:
NinaChampa
Membro
Registado: quarta jul 30, 2008 9:42 am

sábado ago 30, 2008 11:44 am

Exactamente.

Olha, primeiro que tudo, se queres disciplinar a tua menina, vais ter q te disciplinar a ti própria.
Ou seja, terás que pensar em ti como líder da matilha e aprender a ser líder da matilha.
Um dos primeiros passos é exactamente este que a Texuga frisou: ela não tem o direito de rosnar nunca. Terás que aprender a dizer um não firme na hora certa, a não recompensar as "asneiras" (como o medo, o stress, o rosnar, o ladrar) com festas e palavras doces.

Eu sei que este passo é dificil, principalmente numa coisinha tão pequena e doce, que olha para nós com aqueles olhos tristes ou com aquela cara marota.

Por isso disse que o primeiro passo é a tua própria disciplina.
Ela é pequenita e dentro em breve começarão as brincadeiras contigo e com os bonecos.
Uma excitação, uma rosnadela, tudo bem. Quando te aperceberes que a coisa está a ir longe demais terás que ser senhora da situação e saber controlar a tua garota.

Mas estás no bom caminho. Tenho a certeza que com paciência, com alguma pesquisa, vais conseguir educar a tua menina.

Aguardo novidades :wink:
Bernardinha
Membro Veterano

terça set 02, 2008 12:31 am

NinaChampa Escreveu:Ela é pequenita e dentro em breve começarão as brincadeiras contigo e com os bonecos.
Uma excitação, uma rosnadela, tudo bem. Quando te aperceberes que a coisa está a ir longe demais terás que ser senhora da situação e saber controlar a tua garota.

Mas estás no bom caminho. Tenho a certeza que com paciência, com alguma pesquisa, vais conseguir educar a tua menina.

Aguardo novidades :wink:

Já começaram! Ela tem brinquedos dum tamanho para conseguir brincar com eles e mordisca-los. Exactamente o que não quero que faça com os dedos dos meus pés, que ela adora. Tenho feito progressos já que o "piparote" no nariz e o Não num tom mais alto a fazem parar e ficar com aquele ar "apardalado" de quem percebe que alguma coisa não deve estar a fazer bem! :). Já não faz xixi onde dorme e já come só ração que era um dos pontos que eu queria imperativamente que resultasse. Penso que não me tenho saído mal com as dicas que me têm dado e com a dedicação a que me propus, já que ela me parece uma cachorrinha feliz, saudável e brincalhona.
Como já tinha dito acima, eu sp tive animais e estou á vontade em ter 2 gatas e uma cadela, como já tive, mas um bicharoco tão pequenino foi novidade para mim.

Obrigado :)

Imagem
texuga
Membro Veterano

terça set 02, 2008 10:15 am

Parabéns e boa continuação :)
Responder

Voltar para “Cães”