Apologia do cão de raça.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Rosinha2000
Membro Veterano
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

quarta jun 11, 2003 12:40 pm

Acho que gostar de cães e gatos ( e restantes animais ) é como os anuncios da Olá...quem gosta.....gosta sempre.
beta1969
Membro Veterano
Registado: quinta jan 09, 2003 8:57 am

quarta jun 11, 2003 12:48 pm

Há pessoas que dizem: "Eu tenho um cão", que a seguir vem a pergunta: "de que raça'"... E há as pessoas que dizem logo, tenho um cão da raça X. Aqui já reside uma diferença... Ou seja gostar de cães na generalidade, gostar da raça X.
Eu tive 12 anos uma SRD. Uma mimada, super educada, mas muito antipática para gente de fora (era racista... Não sei como é que isso aconteceu :oops: ).
Agora tenho uma cocker, super apurada, da "última geração", que teve quinhentos pretendentes à porta, e que por opção nossa nunca cruzou. é doida, super simpática, adora tudo e todos...
Diferença: Nenhuma... Gosto mesmo de CÃES. Adoro os cães do Nel (sabia que é uma raça mto impopular em Inglaterra e dificeis de DAR, para adopção?).
Acho piada aos cães do Eng.Vasco Valente. Nota-se que tem orgulho no que cria (apesar de nunca ter respondido a uma pm, a perguntar se permitia um dia ver os cães dele "in loco"..).
Outra coisa importante: Já repararam que os estalões mudam? Um cão que neste momento tem determinado aspecto, terá daqui a 50 anos um aspecto diferente... Aconteceu à maioria das raças puras. aliás, algumas raças hoje existentes derivam de outras mais antigas.

E porque isto é feito? Para o apuramento da raça. E como isto se faz? Com cruzamentos sucessivos e com desvios...
Agora pergunto: Onde é que reside a diferença entre um cão de raça APURADA, mas sujeito aos cruzamentos que se fazem ao longo dos anos e um SRD?
A diferença reside que nos cães de raça APURADA, quem define os cruzamento das raças, é a RAÇA HUMANA, na procura do cão perfeito e quem define os SRD, são os proprio cães...
Terão então os cães de raça, com tanta raça assim? Onde é que está a pureza aqui? Eu sei por exemplo que do mastim napolitano, gerou várias raças (não me lembro quais agora), consideradas, de RAÇA. Será que são de raça?...
cpts
eb
Misha
Membro
Registado: quarta dez 12, 2001 10:29 am
Contacto:

quarta jun 11, 2003 1:09 pm

Bem, eu gosto de cães, mas repetindo as palavras de alguém, eu gosto muito mesmo é dos MEUS cães.
E escolhi-os por serem da raça que eu gosto: Pinscher Miniatura.
Eu não compraria um cão de outra raça, que não fosse Pinscher Miniatura, porque é desta raça que eu gosto. E olha que não é fácil gostar de um bicho tão atentado!!!!!!!! Há dias em que penso: "Deus do céu, como é que eu posso aguentar tanta bagunça, tanto latido, tanta correria, tanta energia??????"..... é como se diz aqui em Terra Brasilis: "Quem come por seu gosto, morre por seu regalo"......

No mais, penso que cada um deve apenas ser fiel às suas convicções, o seu gosto, e o seu coração.

E Viva o Pinscher Miniatura!!!!!!!!!!!
8)
capao
Membro Júnior
Registado: segunda jun 02, 2003 9:11 am

quarta jun 11, 2003 1:15 pm

Gostar gostar, eu gosto é do animal em si... :lol: :lol: :lol:
É verdade que á raças que me fascinam, mas nem por isso deixo de gostar de outros. Tanto mais que o meu é da raça RAFEIRO e é um espetaculo :p :p :p
Penso que o importante é gostar de animais a raça é secundário
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta jun 11, 2003 2:36 pm

Siiiimmmm...... E tera tanto direito a existencia como caes de raca "sem" defeito, ou deveremos condena-los a exincao, assim como os SRD's?
Olá,
Os cães 'com defeito' têm tanto direito à existência como os 'sem defeito', mas a resposta à sua questão, no meu ponto de vista é SIM. Isto é, devem ser 'condenados à extinção'...é mesmo essa a missão do Criador de uma raça. Isso não quer dizer se se matem os cães com defeito!! Passa apenas pela respectiva esterilização ou castração para que não dêm continuidade ao "defeito" em causa.
A diferença reside que nos cães de raça APURADA, quem define os cruzamento das raças, é a RAÇA HUMANA, na procura do cão perfeito e quem define os SRD, são os proprio cães...
Exactamente, e é essa A GRANDE diferença. O apuramento das raças é fruto de factores naturais, históricos, ambientais, mas é também o fruto do trabalho da raça humana ao longo de centenas de anos! É graças a isso que temos as raças de cães que conhecemos. É graças a esse trabalho, e a não deixarem isso ao critério dos cães, que você e eu hoje sabemos o que é um Dalmata, um Rottweiler, um Pastor Alemão, etc. E só com a continuidade deste trabalho, as gerações futuras terão o previlégio de saber também.

Abraços
Paulo C.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta jun 11, 2003 3:30 pm

Olá

Este tópico põe em oposição o cão de raça e o cão sem ser de raça.
O que acontece é que se anda aqui em círculos, sempre à volta do mesmo tema: o gostar do cão. Ora isto só baralha o raciocínio. O gostar ou não do cão não é para aqui chamado. Claro que toda a gente gosta dos cães sejam de raça ou SRDs. Mas realmente não é isso que é proposto para discussão. Muitas intervenções quase se limitam a isto: gosto muito do meu cão porque sim.
Uma discussão para ter alguma clareza deve desprovir-se de alguns considerandos que realmente desviam ou distorcem o tema central.

É certo que este tema nunca será pacífico. Há mil e uma motivações para as pessoas preferirem cães de raça, algumas delas bem duvidosas e discutíveis. Mas a culpa não é dos cães de raça. A culpa é das pessoas.

Já aqui há tempos disse aqui que se os cães de raça não custassem dinheiro (admitindo esta hipótese academicamente) não se geraria esta oposição. O dinheiro é tramado. Estraga tudo.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta jun 11, 2003 3:57 pm

Se formos a ver o historial de cada raça, cada uma foi apurada em função do homem e da utilidade que para ele tinha !
O simples "amor" a certas características (e eu sou um caso assim) só se generalizou muito recentemente !

Por isso é que eu distingo a mentalidade rural da urbana !
Nas zonas rurais (deverei dizer tradicionais ?) o cão deve ter utilidade prática ! Ou é de guarda (de rebanhos ou propriedades) ou é de caça.
O cãozinho de colo não faz sentido - é pura tolice !

Aliás o cãozinho de luxo (ou de colo) surgiu com a nobreza parasitária dos sec XVII e seguintes, em que se tinha um cãozinho para companhia, porque era bonito e fôfo e mais nada.

A nossa sociedade sofreu e está a sofrer grandes modificações.
Há uma necessidade cada vez maior de cães de companhia (à medida que, paradoxalmente, as pessoas vivem cada vez mais em solidão no meio da multidão).

Cães de guarda de rebanhos e afins são menos necessários á medida que os animais para consumo são criados em campos de concentração, onde só engordam (com ajuda de químicos) e vivem o menor espaço de tempo possível até ao abate.

Cães de defesa pessoal são cada vez mais necessários numa sociedade onde se alarga o fosso entre ricos e pobres e se radicalizam as situações sociais !

Cães de pesca ou de caça transformam-se em cães de companhia, cães de guarda de rebanhos em cães de guarda simples.

É notável o esforço dos criadores que insistem em manter a natureza original do cão de raça.

Talvez um dia lhes venhamos a gradecer com sinceridade.

No dia em que abandonarmos o consumo pelo consumo, a riqueza pela riqueza, a ostentação pela ostentação.
E voltarmos a dar valor à vida, à natureza e à pura vivência.

Sorry pela filosofia barata !
Cybergirl
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am

quarta jun 11, 2003 4:33 pm

Olá,

Considerando os meus cães como "amigos", e todos nós sabendo que amigos tem bases comuns, (consoante o nosso próprio caracter/temperamento), só poderia seleccionar "a certeza" em termos comportamentais.

Por tudo isto escolhi a raça que mais tem a ver comigo mesma, e portanto escolhi a certeza.

Escolhi esta raça com que me identifico, para com todo o prazer, poder desenvolver e dar continuidade à sua existencia, aqui em Portugal.

Mas não duvidem que adoro todos os cães, sem excepção!

Bye
MMPA
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 11:00 pm

quarta jun 11, 2003 4:56 pm

aisd Escreveu: Se formos a ver o historial de cada raça, cada uma foi apurada em função do homem e da utilidade que para ele tinha !
O simples "amor" a certas características (e eu sou um caso assim) só se generalizou muito recentemente !

Por isso é que eu distingo a mentalidade rural da urbana !
Nas zonas rurais (deverei dizer tradicionais ?) o cão deve ter utilidade prática ! Ou é de guarda (de rebanhos ou propriedades) ou é de caça.
O cãozinho de colo não faz sentido - é pura tolice !

Aliás o cãozinho de luxo (ou de colo) surgiu com a nobreza parasitária dos sec XVII e seguintes, em que se tinha um cãozinho para companhia, porque era bonito e fôfo e mais nada.

A nossa sociedade sofreu e está a sofrer grandes modificações.
Há uma necessidade cada vez maior de cães de companhia (à medida que, paradoxalmente, as pessoas vivem cada vez mais em solidão no meio da multidão).

Cães de guarda de rebanhos e afins são menos necessários á medida que os animais para consumo são criados em campos de concentração, onde só engordam (com ajuda de químicos) e vivem o menor espaço de tempo possível até ao abate.

Cães de defesa pessoal são cada vez mais necessários numa sociedade onde se alarga o fosso entre ricos e pobres e se radicalizam as situações sociais !

Cães de pesca ou de caça transformam-se em cães de companhia, cães de guarda de rebanhos em cães de guarda simples.

É notável o esforço dos criadores que insistem em manter a natureza original do cão de raça.

Talvez um dia lhes venhamos a gradecer com sinceridade.

No dia em que abandonarmos o consumo pelo consumo, a riqueza pela riqueza, a ostentação pela ostentação.
E voltarmos a dar valor à vida, à natureza e à pura vivência.

Sorry pela filosofia barata !
Quase que podia dizer que concordo a 100% consigo, mas não, só talvez uns 85%!!! ;) Eu gosto de cães porque gosto, sejam eles de raça ou não, sempre tive cães, não dentro de casa porque a minha mãe foi habituada a que os cães têm o lugar deles e nós temos o nosso, quando descobria que eu punha algum dentro de casa trepava paredes!! Se fosse por mim dormiam todos dentro de casa, mas só um é que tem esse "direito" (ou regalia...) :?
aqui não concordo consigo, pelo menos pela experiência que tenho, temos vacas para consumo (100 e tal, não lhe sei dizer) e sempre tivémos cães para ajudar no trabalho do campo, se não fossem esses 3 cães (agora são 3, mas já passaram por lá tantos) não seria possível um homem (vaqueiro), sózinho, apartar as vacas, metê-las no curral quando vai lá o veterinário para as vacinar, mudá-las de pasto, onde encontrar alguma que de vez em quando fica para trás, ou mesmo para encontrar um bezerro perdido.
E não é só lá em casa que isto acontece, todas as pessoas que conheço que têm animais de pasto utilizam a ajuda preciosa destes cães. É que nem toda a gente tem uma quinta no Alentejo só porque está na moda, há quem faça disso vida... ;) E não conheço ninguém que crie animais "em campos de concentração", pelo menos ali na zona, não quer dizer que não exista, mas não podemos generalizar...
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

quarta jun 11, 2003 5:30 pm

Rosinha2000 Escreveu: Acho que gostar de cães e gatos ( e restantes animais ) é como os anuncios da Olá...quem gosta.....gosta sempre.

Olá

E para quem não gosta, coloca-se os anúncios da Água Tónica... "...aprende-se a gostar"!

O que mais dizer sobre este tópico!? Já aqui foi dito um pouco de cada de nós, do nosso intímo e gosto pessoal. Embora eu tenha a minha opinião, penso que não andará muito longe da de alguns. Pessoalmente, acho que não podemos generalizar nada e nem muito menos o cão, seja como espécie ou como raça. Conforme não existem 2 seres humanos semelhantes / iguais, assim também não existem 2 cães iguais. Por vezes, poderá associar-se a certa raça, a beleza, comportamento e utilidade e é com base nisto que, certas pessoas preferem raça x ou y.

A exclusão total dos srd, quase se poderá considerar impossível de acontecer, não fossemos nós (seres humanos) os criadores das raças caninas e os eternos "descuidados" na procriação desmedida, sem quaisquer critérios de selecção.

Atenção que, ao dizê-lo, não estou a "condenar" ou "excluír" todos aqueles exemplares que não são puros e / ou purisimplesmente não têm "qualquer" raça definida. Condeno sim, todos aqueles que deixam os seus cães se reproduzirem sem terem á partida um lar ou futuro garantido para os mesmos, sejam eles rafeiros ou de raça.

Este é mais um dos temas complexos que por si só, falar não chega.

Fiquem bem,
teresadonat
Membro Veterano
Registado: quarta mai 07, 2003 2:45 pm

quarta jun 11, 2003 6:43 pm

Bibocas Escreveu:
(...)
A exclusão total dos srd, quase se poderá considerar impossível de acontecer, não fossemos nós (seres humanos) os criadores das raças caninas e os eternos "descuidados" na procriação desmedida, sem quaisquer critérios de selecção.

Atenção que, ao dizê-lo, não estou a "condenar" ou "excluír" todos aqueles exemplares que não são puros e / ou purisimplesmente não têm "qualquer" raça definida. Condeno sim, todos aqueles que deixam os seus cães se reproduzirem sem terem á partida um lar ou futuro garantido para os mesmos, sejam eles rafeiros ou de raça.
Este é mais um dos temas complexos que por si só, falar não chega.

Fiquem bem,

Para além de tudo o que já foi escrito neste tópico, devo salientar que esta frase da Bibocas me serve "como uma luva". Cocnordo a 100% com o que diz!

De resto, ter ou não ter cães de raça é uma opção pessoal, livre e não condenável por ninguém. Todos nós tomamos as nossas opções, de acordo com o que pretendemos da vida. Eu tenho os meus dois pequenitos e escolhi por prefeência de raça. Porém isso não significa que os fosse trocar por outros dois exemplares das mesmas raças...

O resto já foi tudo dito...

Fiquem bem
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quarta jun 11, 2003 7:10 pm

Olá

A apologia do cão de raça pareceu-me necessária no fórum pela simples razão de algumas pessoas aqui esteriotiparem quem tem e compra cães de raça como não gostando de outros animais.

O que foi aqui dito sobre todos os cães serem iguais quer sejam srd ou de raça definida para mim foi um pouco despropositado. Ninguém pôe isso em causa.

Existe é quem ponha em causa as pessoas que gostam de determinadas raças e as preferirem para companhia.

Isso sim... nem se comenta.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Responder

Voltar para “Cães”