Registo

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
pifo
Membro Veterano
Registado: domingo jun 06, 2004 6:53 pm

terça set 23, 2008 9:12 am

Strondo Escreveu: Comparar a licença canina com um BI, com o selo automóvel (que até já nem existe).
Não existe? Onde? Na Cucamonga? Olhe que a Brigada de Transito se vai fartar de rir na próxima Operação Stop
Strondo Escreveu: Nunca olharam para a beleza (para não dizer outra coisa) da namorada dum vizinho do lado gostando de estar no lugar dele ou para o namorado de uma colega...
Mas desde quando é crime? O único código que o proíbe é o Católico e, esse sim!, não é para levar a sério MESMO.

Vamos voltar a falar a sério ou vamos continuar a brincar aos revolucionários de sofá?
Cumps ;)
Ponky
Membro Veterano
Registado: sexta jan 25, 2008 2:44 pm

terça set 23, 2008 9:23 am

Só para informação... o chamado vulgar "selo"ICI ( Imposto de circulação ) passou a ser chamado IUC ( Imposto unico de circulação) e embora seja obrigatório o seu pagamento anual, o condutor não é obrigado a apresenta-lo as brigadas de transito.
Esta medida é recente e grande parte dos utilizadores de veiculos não sabe :wink:
Mas isto para aqui não interessa nada 8)
Última edição por Ponky em terça set 23, 2008 9:30 am, editado 1 vez no total.
taniasantos
Membro
Registado: terça fev 06, 2007 4:17 pm

terça set 23, 2008 9:28 am

mimizinha Escreveu:Registo e licenciamento

"O registo e licenciamento são obrigatórios por lei (Portaria n.º 421/2004) para todos os cães entre os 3 e os 6 meses de idade e deverão ser feitos na Junta de Freguesia da área de residência do dono do cão.

A licença deve ser efectuada aquando do registo do cão e renovada anualmente. Para licenciar o cão é necessário apresentar o Boletim de Vacinas onde deve constar o comprovativo de vacinação contra a raiva, única vacina obrigatória e (para os cães nascidos a partir de 1 de Julho de 2008) entregar o duplicado da ficha de registo referente à identificação eléctrónica do cão.

O dono fica ainda obrigado a comunicar à Junta de Freguesia a morte ou desaparecimento do cão, para se cancelar o registo, e ainda se ocorrer transferência de proprietário."

Espero ter ajudado! :wink:

Encontrei esta informação aqui
Bons dias!
Já agora vou aproveitar este tópico para colocar uma questão:
em caso de mudança do proprietário do cão quem é que é responsável pela mudança do registo na junta de freguesia? O 1º dono ou o novo dono? Sei que relativamente ao chip isso é da responsabilidade do novo dono, que o tem que levar ao vet e daí é feita a verificação do chip perante a declaração de cedência de propriedade e é enviado ao SIRA. Mas relativamente ao registo na junta agora fiquei na dúvida... Achei que fosse feito de forma semelhante mas ao ler o post anterior fiquei confusa...
Obrigada ;)
Ponky
Membro Veterano

terça set 23, 2008 9:38 am

Segundo entendo, o antigo proprietario vai dar "baixa" do seu cão na Junta alegando que o mesmo tem novo dono, e esse deve de fazer o registo na sua junta de freguesia.Mas realmente é capaz de ser preciso alguma " prova" em como o animal esta a ser transferido.
por exemplo,em relação á morte, no meu caso o veterinário teve que mencionar na caderneta da minha cadela que ela tinha falecido, na qual levei a Junta para dar baixa do seu registo.Sem tal informação da parte do veterinário a Junta não me deixa "fechar" o registo.
taniasantos
Membro

terça set 23, 2008 9:43 am

Ponky Escreveu:Segundo entendo, o antigo proprietario vai dar "baixa" do seu cão na Junta alegando que o mesmo tem novo dono, e esse deve de fazer o registo na sua junta de freguesia.Mas realmente é capaz de ser preciso alguma " prova" em como o animal esta a ser transferido.
por exemplo,em relação á morte, no meu caso o veterinário teve que mencionar na caderneta da minha cadela que ela tinha falecido, na qual levei a Junta para dar baixa do seu registo.Sem tal informação da parte do veterinário a Junta não me deixa "fechar" o registo.
Sim, realmente faz sentido. Mas tendo em conta que é um cão com chip, não será necessário o vet comprovar isso da mesma forma como fará para o SIRA?
Torrez
Membro Veterano
Registado: domingo jun 29, 2008 1:14 am
Localização: 1 Rott(Black), 1 Yorkshire Terrier (Skippy) e 1 São Bernardo (BIG), 1 Cocker Spaniel (Martinha... no

terça set 23, 2008 9:50 am

taniasantos Escreveu:
Bons dias!
Já agora vou aproveitar este tópico para colocar uma questão:
em caso de mudança do proprietário do cão quem é que é responsável pela mudança do registo na junta de freguesia? O 1º dono ou o novo dono? Sei que relativamente ao chip isso é da responsabilidade do novo dono, que o tem que levar ao vet e daí é feita a verificação do chip perante a declaração de cedência de propriedade e é enviado ao SIRA. Mas relativamente ao registo na junta agora fiquei na dúvida... Achei que fosse feito de forma semelhante mas ao ler o post anterior fiquei confusa...
Obrigada ;)
Vivas!
Neste caso as responsabilidades dividem-se.
O antigo dono terá que dar baixa da posse do animal, e posteriormente, o novo dono fará então o novo registo. Convém que seja em conformidade de datas para o cão não estar muito tempo atribuido a ninguém, até porque ao dar baixa da posse o antigo dono terá que informar o motivo.
"A razão de eu amar tanto o meu cão, é que quando chego a casa ele é o único que me trata como se eu fosse os Beatles."
Bill Maher

"Os cães são o nosso elo ao paraíso. Eles não conhecem a maldade, a inveja ou o descontentamento. Sentar-se com um cão no topo de uma colina, numa tarde linda, é voltar ao Éden, onde ficar sem fazer nada não era tédio, era paz."
Milan Kundera
Ponky
Membro Veterano

terça set 23, 2008 9:51 am

Quando dei o Tommy, a nova dona foi com ele ao Veterinário, eu passei uma declaração em como entregava o Tommy a ela, depois o vet. fez o resto da papelada, os documentos foram enviados para SIRA. Mas o Tommy nao estava registado na Junta de freguesia, só tinha mesmo o Chip.
Penso que nesse caso o ideal será levar o documento em que consta o novo dono, para provar de o cão ja pertence a "outra Freguesia". :lol:
taniasantos
Membro

terça set 23, 2008 9:59 am

Muito obrigada pelas respostas :)
Realmente quando me informei achei que o registo da junta seria alterado da mesma forma que o registo do chip, ou seja, seria da inteira responsabilidade do novo dono, após levar o cão ao vet. Realmente confundi as coisas porque a junta de freguesia neste caso até é a mesma, mas faz todo o sentido que seja o 1º dono a dar baixa do registo da junta, para que o novo dono o registe onde bem entender.
Mais uma vez muito obrigada :D
joanitinha
Membro Veterano
Registado: sexta mai 23, 2008 7:36 pm

terça set 23, 2008 10:18 am

Para identificar o cão e o dono já existe o chip, para quê mais um registo? Confessem lá que o registo é mais um impostosinho obrigatório para encher os bolsos da junta e que não serve para nada....e que a maioria que está aqui só registou os cães porque é muito cumpridor das leis e impostos sem sentido deste país....Sejam corajosos...admitam. Temos que pagar e calar porque há papeis que não servem para nada....
<p><strong>Joana</strong></p>
joanitinha
Membro Veterano
Registado: sexta mai 23, 2008 7:36 pm

terça set 23, 2008 10:23 am

Strondo Escreveu:Olá a todos!
Yuuuuuuuuuuuppppppppppppppiiiiiiiiiie!
Encontrei... encontrei!!!
Um tópico onde a minha opinião é semelhante para, pelo menos, metade das pessoas!

Pagar para ter uma licença que na teoria serve para muita coisa e na prática não serve para nada? Com o meu dinheiro não!!!
Polícia à procura de um cão meu? Mas alguém acredita nisso... Eles mal dão para as encomendas para combater a criminalidade, iam agora procurar um cão perdido... Acham mesmo que sim??
Comparar a licença canina com um BI, com o selo automóvel (que até já nem existe). Acham mesmo uma comparação lógica...

Lei...
Aproveito para perguntar a todo o "auditório" que cumpre a lei da licença se nunca fugiram a pagar o IVA... se nunca ultrapassaram o 50 ou 60km/h dentro das localidades pensando em não atropelar ninguém... Se nunca copiaram num teste da escola... Nunca olharam para a beleza (para não dizer outra coisa) da namorada dum vizinho do lado gostando de estar no lugar dele ou para o namorado de uma colega...
E, claro, aqui fica a minha ferroada... Vão à praia em pleno Agosto com os cãezinhos quando está cheia de gente e é proibido lá estarem animais?
Vá digam lá todos a verdade.. vá lá! vá lá!

Um abraço a todos

Yuuuuuuuuuuuppppppppppppppiiiiiiiiiie!Yuuuuuuuuuuuppppppppppppppiiiiiiiiiie!Yuuuuuuuuuuuppppppppppppppiiiiiiiiiie!

:wink: Nem mais! :wink:
<p><strong>Joana</strong></p>
taniasantos
Membro

terça set 23, 2008 10:34 am

joanitinha Escreveu:Para identificar o cão e o dono já existe o chip, para quê mais um registo? Confessem lá que o registo é mais um impostosinho obrigatório para encher os bolsos da junta e que não serve para nada....e que a maioria que está aqui só registou os cães porque é muito cumpridor das leis e impostos sem sentido deste país....Sejam corajosos...admitam. Temos que pagar e calar porque há papeis que não servem para nada....
Não concordo.
Registei a cadela na junta para que fosse emitida a Licença, ou seja é o único papelinho que autoriza o cão a andar na rua, mediante apresentação do comprovativo da vacina da raiva. Como já tinha sido referido, foi à conta desse plano de vacinação que se encontra irradicada a raiva no nosso país, segundo dizem, claro... Como não sou fã de ter autoridades a chagarem-me o juízo, achei que deveria fazer as coisas nos "conformes".
Torrez
Membro Veterano
Localização: 1 Rott(Black), 1 Yorkshire Terrier (Skippy) e 1 São Bernardo (BIG), 1 Cocker Spaniel (Martinha... no

terça set 23, 2008 10:38 am

Joanitinha, se não pagasse o registo na junta, tinha que o pagar na SIRA ou no SICAFE, o que é que prefere???
Não percebo porque é que insiste tanto no mesmo assunto, não me diga que também tem falta de atenção... :roll:
É simples... quer registar, registe, não quer não registe...
Se algum dia tiver que sofrer as consequências, que sofra, se o animal passar a vida inteira sem ser identificado que passe...
Você já devia saber que a vida é uma questão de "ses"... A uns corre bem a outros nem por isso.
"A razão de eu amar tanto o meu cão, é que quando chego a casa ele é o único que me trata como se eu fosse os Beatles."
Bill Maher

"Os cães são o nosso elo ao paraíso. Eles não conhecem a maldade, a inveja ou o descontentamento. Sentar-se com um cão no topo de uma colina, numa tarde linda, é voltar ao Éden, onde ficar sem fazer nada não era tédio, era paz."
Milan Kundera
pifo
Membro Veterano
Registado: domingo jun 06, 2004 6:53 pm

terça set 23, 2008 10:40 am

taniasantos Escreveu:
joanitinha Escreveu:Para identificar o cão e o dono já existe o chip, para quê mais um registo? Confessem lá que o registo é mais um impostosinho obrigatório para encher os bolsos da junta e que não serve para nada....e que a maioria que está aqui só registou os cães porque é muito cumpridor das leis e impostos sem sentido deste país....Sejam corajosos...admitam. Temos que pagar e calar porque há papeis que não servem para nada....
Não concordo.
Registei a cadela na junta para que fosse emitida a Licença, ou seja é o único papelinho que autoriza o cão a andar na rua, mediante apresentação do comprovativo da vacina da raiva. Como já tinha sido referido, foi à conta desse plano de vacinação que se encontra irradicada a raiva no nosso país, segundo dizem, claro... Como não sou fã de ter autoridades a chagarem-me o juízo, achei que deveria fazer as coisas nos "conformes".
Ora, para quê pregar no deserto?
Quem quiser, cumpre. Quem não quiser, sujeita-se.
O facto de não fiscalizarem não quer dizer que não se cumpra, é assim tão difícil viver em sociedade?
E depois é sempre tudo uma grande conspiração...

Amigos, têm cão ou querem ter?
As regras são estas!
Não vale a pena estar com retóricas de pacotilha.

Querem luz em casa? Paguem a taxa audovisual!
Querem água em casa? Paguem a taxa de RSU!

Porquê isto agora por causa da Licença do cão? Ele há coisas! :evil:
Cumps ;)
taniasantos
Membro

terça set 23, 2008 10:46 am

pifo Escreveu:
taniasantos Escreveu:
Não concordo.
Ora, para quê pregar no deserto?
Quem quiser, cumpre. Quem não quiser, sujeita-se.
O facto de não fiscalizarem não quer dizer que não se cumpra, é assim tão difícil viver em sociedade?
E depois é sempre tudo uma grande conspiração...

Amigos, têm cão ou querem ter?
As regras são estas!
Não vale a pena estar com retóricas de pacotilha.

Querem luz em casa? Paguem a taxa audovisual!
Querem água em casa? Paguem a taxa de RSU!

Porquê isto agora por causa da Licença do cão? Ele há coisas! :evil:
Nem mais... Leis existem aos molhos e só cumpre quem quer... Já parece aquele do "poder podes... mas não deves" LOL.
É até ao dia que alguém resolver embirrar. Eu concordo com os registos dos animais, as finalidades são umas quantas, portanto não é assim tão descabido...
Torrez
Membro Veterano

terça set 23, 2008 10:47 am

taniasantos Escreveu: Não concordo.
E faz muito bem, é esse o espírito inerente a pessoas realmente responsáveis pelos animais que têm. O resto são estórias... 8)
Bill Maher

Milan Kundera
Responder

Voltar para “Cães”