Alimentação labrador

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

bcustas
Membro Júnior
Registado: domingo mai 18, 2008 3:45 pm

quarta set 24, 2008 9:17 pm

Gostaria de saber a alimentação mais indicada para um cachorro de 8semanas de raça retriver labrador.
Gostava de saber a opinião sobre a ração arion.
derf
Membro
Registado: segunda ago 18, 2008 11:44 pm

quarta set 24, 2008 9:24 pm

bcustas Escreveu:Gostaria de saber a alimentação mais indicada para um cachorro de 8semanas de raça retriver labrador.
IMPORTANTE: a fase mais importante é a de desnvolvimento, aconselho seriamente a pedir opiniao a um vet, para nao correr risco de dar uma raçao k faça com que o cachorro desenvolva mais rapido k o normal, pois as cartilagens nao acompanham, e mais tarde pode originar a displasia ancal, como o caso da minha cadela............. claro k pode nao estar directamente relacionado, mas ajuda ou nao...........

Nao hesite va a um vet.......

Cumprimentos
Toda a felicidade que uma mão nao consegue alcançar nao passa de um sonho.........
derf
Membro

quarta set 24, 2008 9:28 pm

bcustas Escreveu:Gostaria de saber a alimentação mais indicada para um cachorro de 8semanas de raça retriver labrador.
e se o problema é o €€€ aviso é melhor gastar agora do k mais tarde com tratamentos e exames, e claro mesmo assim o cao nao é tao feliz !!!

para mim o + importante é o 1º ano de vida, principalmente os primeiros meses. (refiro-me a alimentaçao, claro)

Cumprimentos
Toda a felicidade que uma mão nao consegue alcançar nao passa de um sonho.........
igor2008
Membro Júnior
Registado: terça mar 04, 2008 9:12 pm

quinta set 25, 2008 7:54 pm

Boas,
o retriver labrador, é uma das raças com um crescimento muito rápido, não até à fase adulta( em termos de maturidade) mas em termos físicos, por isso é importante uma alimentação equilibrada e indicada na fase de cachorro, por isso tal como já foi tido aconselho a visita e o acompanhamento por parte e um veterinário, apesar de sair um pouco dispendioso, nesta fase(mas isso acontece com todos os cachorros) mais vale agora um pouco mais de esforço, que mais tarde ver o cão sofrer(e a carteira) por danos muitas vezes irreversíveis.
<strong>Serei um c&atilde;o, um macaco ou um urso, / Tudo menos aquele animal vaidoso / Que se vangloria tanto de ser racional...</strong>
Torrez
Membro Veterano
Registado: domingo jun 29, 2008 1:14 am
Localização: 1 Rott(Black), 1 Yorkshire Terrier (Skippy) e 1 São Bernardo (BIG), 1 Cocker Spaniel (Martinha... no

sábado set 27, 2008 1:55 pm

derf Escreveu:
para mim o + importante é o 1º ano de vida, principalmente os primeiros meses. (refiro-me a alimentaçao, claro)
Tão importante, mas tão importante, que hoje em dia sofre de displasia da anca....

O despiste da displasia é efectuado até aos 2 anos... (é claro que para um leigo basta uns meses, no máximo 1 ano)
Uma boa ração deve seguir este método, pelo menos dois anos de um premium ou superpremium, mas isso são critérios...
Em relação à qualidade, não é nada de mais... Talvez fosse bom optar por outra marca.
"A razão de eu amar tanto o meu cão, é que quando chego a casa ele é o único que me trata como se eu fosse os Beatles."
Bill Maher

"Os cães são o nosso elo ao paraíso. Eles não conhecem a maldade, a inveja ou o descontentamento. Sentar-se com um cão no topo de uma colina, numa tarde linda, é voltar ao Éden, onde ficar sem fazer nada não era tédio, era paz."
Milan Kundera
Torrez
Membro Veterano
Registado: domingo jun 29, 2008 1:14 am
Localização: 1 Rott(Black), 1 Yorkshire Terrier (Skippy) e 1 São Bernardo (BIG), 1 Cocker Spaniel (Martinha... no

sábado set 27, 2008 1:57 pm

Consulte o tópico "rações alternativas... elas existem..."
"A razão de eu amar tanto o meu cão, é que quando chego a casa ele é o único que me trata como se eu fosse os Beatles."
Bill Maher

"Os cães são o nosso elo ao paraíso. Eles não conhecem a maldade, a inveja ou o descontentamento. Sentar-se com um cão no topo de uma colina, numa tarde linda, é voltar ao Éden, onde ficar sem fazer nada não era tédio, era paz."
Milan Kundera
derf
Membro

domingo set 28, 2008 12:59 pm

Torrez Escreveu:
derf Escreveu:
Tão importante, mas tão importante, que hoje em dia sofre de displasia da anca....

O despiste da displasia é efectuado até aos 2 anos... (é claro que para um leigo basta uns meses, no máximo 1 ano)
Uma boa ração deve seguir este método, pelo menos dois anos de um premium ou superpremium, mas isso são critérios...
Em relação à qualidade, não é nada de mais... Talvez fosse bom optar por outra marca.

SIM o 1º ano é o mais importante, sem duvida,........ pois é quando o crescimento (fisico) e desenvolvimento acontece de forma muito rapida, principalmente os primeiros 6 meses............ e isso sim !!!! é importante que seja minimamente equilibrado, com raçoes ricas em determinadas substancias favoraveis as articulaçoes e estrutura ossea......... e se possivel raçoes com valores de energia calorica entre outras que nao ajudem a impulsionar o crescimento ainda mais do que o natural !!!! enfim...

ó amigo Torrez, pelos vistos nunca nenhum animal teu passou por isso, mas meu ja e por isso "obrigou-me" a aprender e estudar um pouco sobre o tema...

e por eu ter feito determinados erros com a minha cadela, é que agora sugiro os outros de nao os fazerem, percebes !!??? isso sim interessante, pois estes foruns destinam-se a isso mesmo e nao a conflitos como tu muitas vezes provocas aqui aos utilizadores....

Cump.
Toda a felicidade que uma m&atilde;o nao consegue alcan&ccedil;ar nao passa de um sonho.........
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo set 28, 2008 1:41 pm

Derf, convém ter presente que tudo isso é importante sim, mas a causa principal da displasia da anca é genética.
Se o cão não tiver o gene que o predispõe a ter displasia da anca não vão ser os factores ambientais ou alimentares que irão despoletar a doença.

Cumprimentos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

derf
Membro

domingo set 28, 2008 2:06 pm

dinodane Escreveu:Derf, convém ter presente que tudo isso é importante sim, mas a causa principal da displasia da anca é genética.
Se o cão não tiver o gene que o predispõe a ter displasia da anca não vão ser os factores ambientais ou alimentares que irão despoletar a doença.

Cumprimentos.
Sim eu sei, mas por exemplo no meu caso, se tenho tido outros cuidados (como a alimentaçao, desporto, etc.) poderia atrasar o seu aparecimento ou agravamento.

e nem em todos os casos sao geneticos.

segunda a opiniao do meu vet, a maior percentagem é sem duvida causas geneticas, mas...... por exemplo o meu caso, segundo os "despistes" nao nao foi nada genetico, pois se fosse teria acusado e/ou detectado mais cedo.

Hoje, penso que (no meu caso) o aparecimento da displasia da anca, se deveu a ma alimentaçao (muito calorica) e exceso de peso 12 a 15 kg a mais do que o aconselhavel e ainda a pouco exercício....

Cump.
Toda a felicidade que uma m&atilde;o nao consegue alcan&ccedil;ar nao passa de um sonho.........
CasadelMar
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm

domingo set 28, 2008 2:21 pm

dinodane
Membro Veterano

domingo set 28, 2008 5:39 pm

Derf, não é assim. Os testes só são conclusivos quando o crescimento do cão está completo, nenhum raio x é conclusivo antes dos 12/ 18 meses, dependendo do porte do animal.

Do artigo citado pelo CasaDelMar:
A displasia da anca é uma doença hereditária e genética, embora alguns factores ambientais possam contribuir para uma maior expressão da doença em animais com genes para a displasia da anca.
Para o desenvolvimento da doença é necessário que o animal tenha genes para a displasia da anca. Não se sabe ao certo quantos genes estão envolvidos, mas sabe-se que são muitos, por isso é denominada de doença poligénica.
Nas doenças poligénicas quanto maior fôr o número de genes alterados herdados dos progenitores mais marcada será a doença nos cachorros. No entanto, a questão não é tão simples uma vez que alguns dos genes se combinam aleatoriamente e não de forma aditiva, embora num
número muito reduzido.
Os factores ambientais como excesso de peso, ração hipercalórica, curva de crescimento muito acentuada, chão escorregadio e liso, excesso de minerais como o cálcio, excesso de exercício, contribuem para exacerbar as alterações mas não são a causa da doença

derf
Membro

domingo set 28, 2008 5:58 pm

dinodane Escreveu:Derf, não é assim. Os testes só são conclusivos quando o crescimento do cão está completo, nenhum raio x é conclusivo antes dos 12/ 18 meses, dependendo do porte do animal.

Do artigo citado pelo CasaDelMar:
A displasia da anca é uma doença hereditária e genética, embora alguns factores ambientais possam contribuir para uma maior expressão da doença em animais com genes para a displasia da anca.
Para o desenvolvimento da doença é necessário que o animal tenha genes para a displasia da anca. Não se sabe ao certo quantos genes estão envolvidos, mas sabe-se que são muitos, por isso é denominada de doença poligénica.
Nas doenças poligénicas quanto maior fôr o número de genes alterados herdados dos progenitores mais marcada será a doença nos cachorros. No entanto, a questão não é tão simples uma vez que alguns dos genes se combinam aleatoriamente e não de forma aditiva, embora num
número muito reduzido.
Os factores ambientais como excesso de peso, ração hipercalórica, curva de crescimento muito acentuada, chão escorregadio e liso, excesso de minerais como o cálcio, excesso de exercício, contribuem para exacerbar as alterações mas não são a causa da doença
eu ja tinha visto esse artigo !!! e "estou como o tolo em cima da ponte" :?

o meu vet nao poe as coisas nesses termos !!!! esse artigo é 100% fiável ?
Pois ha artigo/publucaçoes que se encontram na net que nao se pode levar a letra !!!

na pior das hipoteses, pelo menos se houver os cuidados como os que tenho tido, poderá retardar o desenvolvimento da doença e assim tentar que o cao possa levar uma vida normal ou pelo menos feliz.

Obrigado

Cump.
dinodane
Membro Veterano

domingo set 28, 2008 6:04 pm

CasadelMar
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm

domingo set 28, 2008 6:13 pm

derf Escreveu:o meu vet nao poe as coisas nesses termos !!!! esse artigo é 100% fiável ?
Esse artigo não é meu e a fonte está ao fundo :wink:
derf
Membro

domingo set 28, 2008 6:24 pm

CasadelMar Escreveu:
derf Escreveu:o meu vet nao poe as coisas nesses termos !!!! esse artigo é 100% fiável ?
Esse artigo não é meu e a fonte está ao fundo :wink:
OK, obrigado

Cump.
Responder

Voltar para “Cães”