Cão atropelado

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

KROZ
Membro Veterano
Mensagens: 3015
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quarta jun 05, 2002 12:25 am

Bom, vou contar-vos a história de hoje...

Tinha acabado de chegar a casa por volta das 19h. Sentei-me no sofá e já me preparava para me descalçar quando ouvi um barulho e depois uns berros (pensava eu). Não liguei de imediato, mas uns cinco segundos depois, dava para distinguir uns gritos de uns ganidos assustadores. Olhei pela janela e vi a minha vizinha a olhar para debaixo de uma monovolume. Debaixo da monovolume estava a sua nova aquisição, um predigueiro. Ela já tinha um boxer e há cerca de uma semana comecei a vâ-la com o predigueiro também, já crescido. O cão assim que saía à rua corria de um lado para o outro, sempre apressado e desonrientado. Ela anda sempre com o cães no lado que tem estrada e não no lado com relva que não tem estradas, onde passeio o Spot.

Assim que olhei pela janela e vi o sucedido, saí de casa a correr para a rua. Assim que cheguei à estrada estava a rapariga a chorar e a condutora paralisada. Por "sorte" o carro parou mesmo em cima de uma poça de água da chuva, e tive de me deitar mesmo em cima dela para me poder enfiar por debaixo do monovolume. O cão tinha um hematoma no sobreolho (possivelmente da pancada), deitava imenso sangue pela boca e tinha a pata transeira presa no eixo da direcção. Estava presa em dois pontos. Na pata e na rótula e não se mexia para lado nenhum. Com o impacto o cão enfiou-se por baixo do carro e como a condutora não parou de imediato ainda o arrastou de modo a que ele ficasse preso.

Aparentemente não tinha nada partido. Talvez umas fracturas, mas nada de grave. Como moro num bairro fechado, todos se conhecem e de repente os restantes vizinhos vieram ajudar. Avisei a dona para ter cuidado com o cão pois ele podia morder por causa das dores e então eu e mais outro tentamos tirar a para do cão, mas sem sucesso. Não podia fazer mais força pois a pata podia quebrar. Entretando chegaram ainda mais vizinhos com sacos plastico e toalhas, para nos deitar-mos por cima e para tapar o cão.

Entretanto a poça de sague que saía da boca começava a aumentar devido a uma hemorragia interna.

Começamos a tentar outras opções. Tentámos elevar o carro, mas era pior, pois o cão como estava preso vinha atrás. Tentámos virar a direcção, mas não adiantava, ele dali não se mexia. Alguns já punham a hipótese de partir a pata pois parecia ser o único modo aparente de retirar o cão de imediato, pois o estado dele piorava a cada minuto.

Comecei a ligar a veterinários, mas... nenhum veio. Todos se disponibilizaram a receber o cão, mas nenhum se ia deslocar. Entretando alguém ligou ao "sr. cão" ou algo assim, e já conseguimos um vet que se deslocava de imediato. Liguei também aos bombeiros pois podia ser necessário algum material para partir alguma parte da viatura. Liguei ao 112 e assim que disse que era um cão... reencaminharam a chamada para a central de bombeiros, eles nem sequer fizeram o procedimento normal. Nos bombeiros, só faziam perguntas idiotas. Se o cão estava morto, se não podiamos passar com o carro por cima dele... etc... passada meia hora desistimos... pois eles não viriam. Erro meu, devia ter dito que era uma pessoa peluda...

Comecei então a tentar outro método. Desmontar a roda, discos... tudo o que fosse preciso. Comecei a tirar a roda, mas a chave não servia. tentei outras chaves de outros carros e nada. Nenhuma tinha força para tirar as porcas. Fui ao meu carro buscar uma chave especial e lá consegui. Subimos o carro com o macaco só o necessário para tirar a roda.
Com a roda fora, já tinhamos mais espaço de manobra. Fomos chamar de imediato uns mecânicos que têm uma oficina aqui perto. Vieram de imediato, com uma carrinha apetrechada com tudo o que podia ser preciso. Começaram então a quebrar uma protecção plástica do cárter e após uns instantes conseguimos tirar o cão.
Foi de imediato para a clinica. Tinha imenso sangue na boca e nos olhos, e tinha um grande hematoma na cabeça.
Tudo isto levou uma hora.
Depois de voltar a meter a roda no monovolume, fui a casa trocar de roupa, pois por causa da poça, estava todo encharcado e estava cheio de óleo nos braços. Meti-me no carro e procurei a clinica onde tinham ido, mas houve uma confusão qualquer e então foram para uma clinica qualquer que eu desconhecia.

Neste momento não sei nada do cão, mas pela aparência dele, não deve ser muito grave.

Está visto que não podemos contar com nada nem ninguém para ajudar um animal ferido. Apenas com nós próprios, outros amantes de animais e com os mecânicos simpáticos.
De facto, é de louvar a união das pessoas do meu bairro, e a solidariedade das pessoas. Quando vi as pessoas a chegaram com mantas para nos podermos deitar no chão, reparei que tinha sorte em ter vizinhos destes. Outros já tinham o carro a postos para sairem de imediato com cão. Muitos estavam deitados em poças encharcados dos pés à cabeça. Não é qualquer um que se enfia numa poça por baixo de um carro e não é qualquer um que quer um cão cheio de sangue nos estofos do carro. E estavam imensos ao telemóvel a ligar para veterinários. Se fosse uma pessoa, fariam a mesma coisa. Nem mais nem menos. Agrada-me isso. E depois muitos fizeram questão em ir à clinica, mas não fui o único a não encontrar a dita clinica.

Nos EUA existe uma equipa para estes casos... viva Portugal!
spiral
Membro
Mensagens: 104
Registado: quinta mai 02, 2002 12:28 am

quarta jun 05, 2002 2:47 am

Os bombeiros tinham obrigacao de ir ajudar. Que bombeiros e que chamaram?

Obrigada (eu sei que nao e nada comigo) por terem ajudado o cao...

*****s
Sandrara
Membro Veterano
Mensagens: 635
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães e gatos

quarta jun 05, 2002 6:15 am

KROZ
"Está visto que não podemos contar com nada nem ninguém para ajudar um animal ferido. Apenas com nós próprios, outros amantes de animais e com os mecânicos simpáticos."

Olá Pedro

Infelizmente esta é a verdade, estamos por nossa conta e risco. Mas é de louvar pessoas tu como e mais umas quantas (poucas) que olham para os animais com respeito e carinho.

Um grande beijinho para ti.
filipa02
Membro Veterano
Mensagens: 714
Registado: segunda mai 27, 2002 12:38 pm
Localização: 1 DA (dakar), 2 rafeiros (tripé e zulu), 2 periquitos, 2 agapornis e 2 gatos (tobias e Riscas)

quarta jun 05, 2002 10:58 am

Olá Pedro,

Bem haja a todas as pessoas como tu!!!!

Se tiveres novidades do cão, por favor informa-nos...

Saudações caninas a todos.
KROZ
Membro Veterano
Mensagens: 3015
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quarta jun 05, 2002 11:04 am

Não sei que bombeiros eram. Do 112 disseram para ligar outro número. Nem fizeram qualquer tipo de triagem e nem reencaminharam a chamada automáticamente. Deram-me um numero 213..... que nem sequer é perto de mim. Lá perto existem bombeiros e o número não podia ser esse. Devia ser o da central dos bombeiros.

Vou hoje à clinica, pois já descobri onde é, para saber algo do cão.
Madonna
Membro Veterano
Mensagens: 1121
Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos

quarta jun 05, 2002 11:20 am

"Nos bombeiros, só faziam perguntas idiotas. Se o cão estava morto, se não podiamos passar com o carro por cima dele... etc... "

Passar com o carro por cima dele?!!!!!

Onde ficam esses bombeiros?!! Qual foi o número que marcaste?
Mas o que é isto, afinal?!!

Pedro,
Tu e todos que participaram nesse acto LOUVÁVEL, PARABÉNS, PARABÉNS!!
São pessoas como vocês, que me recordam que há gente boa!

Um grande ABRAÇO para todos! O infeliz do bichinho até poderá não se salvar, mas só a vossa atitude, fez a felicidade do meu dia!!

Saudações!
KROZ
Membro Veterano
Mensagens: 3015
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quarta jun 05, 2002 11:24 am

Eles queriam saber se não dava para andar com o carro para a frente para ele sair... já estava farto de dizer que o cão estava preso.

Quando perguntaram se estava vivo, respondi :" Acha que se estivesse morto eu estava a ligar?..."

Houve mais perguntas deste género que agora não me recordo. Só me perguntaram a morada muito depois... mas não vieram...
Madonna Escreveu: "Nos bombeiros, só faziam perguntas idiotas. Se o cão estava morto, se não podiamos passar com o carro por cima dele... etc... "

Passar com o carro por cima dele?!!!!!

Onde ficam esses bombeiros?!! Qual foi o número que marcaste?
Mas o que é isto, afinal?!!

Pedro,
Tu e todos que participaram nesse acto LOUVÁVEL, PARABÉNS, PARABÉNS!!
São pessoas como vocês, que me recordam que há gente boa!

Um grande ABRAÇO para todos! O infeliz do bichinho até poderá não se salvar, mas só a vossa atitude, fez a felicidade do meu dia!!

Saudações!
sandrape
Membro Veterano
Mensagens: 367
Registado: quinta dez 20, 2001 2:35 pm
Localização: 1 cão, 2 cadelas, 4 gatas, 1 tartaruga

quarta jun 05, 2002 1:39 pm

olá pedro :)

grrrr é a gentinha miserável do costume...enfim...

muito obrigada a ti e aos teus vizinhos pela sensibilidade, e fico à espera de notícias do cão, q tudo corra bem

beijinhos para ti

sandra p
shelly
Membro Veterano
Mensagens: 605
Registado: terça mar 26, 2002 3:34 pm
Localização: 4 gatos, 1 cão, 2 agapornis fischer, 2 piriquitos e 5 canários e uma tartaruga

quarta jun 05, 2002 2:21 pm

Olá Pedro

Vi a tua mensagem e fiquei :( :( Sem palavras por breves segundos!!
A tua atitude e de todos os que te ajudaram foi espectacular :)
Não se pode dizer o mesmo dos Veterinários que não se deslocaram ao local, ou mesmo dos bombeiros!!
È incrível o modo como as pessoas se "descartam" da possibilidade de ajudarem assim que percebem que não é uma pessoa.

QUE SOCIEDADE É ESTA???? È uma questão que me persegue, sem resposta.

Como é possível um Veterinário não ir ao local??? Afinal gostam ou não de animais :?: :evil:

Beijinhos
Shelly
KROZ
Membro Veterano
Mensagens: 3015
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quarta jun 05, 2002 8:12 pm

Já tenho noticias...

O cão não partiu nenhum osso da pata, por incrivel que pareça.

O sangue que escorria da boca não era hemorragia interna como pensava. O impacto partiu as fossas nasais. Agora o vet vai ter de o operar para por tudo "direitinho". E o hematoma no olho levou ao pior. Ficou cego de uma vista. Com sorte, pode ser que se safe a vista com uma operação, mas é pouco certo.

De resto, o cão estã a recuperar aos poucos. Já reage às pessoas. O vet pode não ter ido ao local, mas assim que pode sair da clinica foi a casa buscar um colchão e dormiu no chão da clinica ao lado do cão.

Tinha dito que era um nova aquisição da minha vizinha pois só o vi aqui há cerca de uma semana e ele estava na rua, abandonado e foi recolhido por ela. Sorte num aspecto, azar em outro...
luisa_seabra
Membro
Mensagens: 188
Registado: sábado abr 20, 2002 12:26 pm
Localização: 1 beagle, 2 pardais de java

quarta jun 05, 2002 8:29 pm

kroz... hás-de me dizer onde moras, estou sériamente a pensar me mudar para ao pé de ti...é q vizinhos desses (e tantos) são muito, mas muito raros. ;)
os meus nem os conheço, nem me inspiram confiança.
wreckless
Membro Veterano
Mensagens: 307
Registado: quinta dez 13, 2001 10:19 am
Localização: Cão , Welsh Corgi

quarta jun 05, 2002 8:47 pm

Kroz:
O que voçê fez e os vizinhos foi extraordinário!! e a razao pelo o qual eu chamo extraordinário é por sermos tao poucos e fazermos tudo ao nosso alcançe para ajudar o nosso melhor amigo, o CÃO!
Bloodberry
Membro Veterano
Mensagens: 693
Registado: segunda abr 15, 2002 12:08 am
Localização: cão, hamster

quarta jun 05, 2002 10:09 pm

oi kroz, quando li a tua msg tive mil e uma reações: espanto, trsiteza, alegria... sei lá. só sei que foi lindo. ainda bem que o cão está bom.
depois de isto tudo fico a pensar, porque é que certos veterinários escolheram a profissão se não são capazes de fazer nada por eles?! eu sempre quis ser vet mas por amar os animais acima de tudo, sinceramente não os entendo.
kroz, tu e os teus amigos um dia vão para o céu de certeza ;)
São precisos muitos animais para se fazer um casaco de peles, mas só um para o usar...
anjaazul
Membro Veterano
Mensagens: 5695
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
Localização: 9 gatos, 2 cães

quarta jun 05, 2002 10:17 pm

olá
felicito-o por ter ajudado o cão e aos vizinhos também. mas esperemos que este caso de "final feliz" sirva para que as pessoas aprendam uma lição - a não deixar os bichos andarem à solta. mesmo com cuidado, elas acontecem.
anjazul
anjaazul
Membro Veterano
Mensagens: 5695
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
Localização: 9 gatos, 2 cães

quarta jun 05, 2002 10:31 pm

olá
felicito-o por ter ajudado o cão e aos vizinhos também. mas esperemos que este caso de "final feliz" sirva para que as pessoas aprendam uma lição - a não deixar os bichos andarem à solta. mesmo com cuidado, elas acontecem.
anjazul
Responder

Voltar para “Cães”