Medicina preventiva.Uma quimera ou a atitude acertada ?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

terça set 30, 2008 6:43 pm

Muita gente, a grande maioria aliás, só vai com um animal ao veterinário quando este está doente. Ou seja, em Portugal a medicina preventiva é quase nula. Todos nós sabemos bem ( aliás quem está no meio da saúde animal refere isso amiúde) que se as vacinas da raiva não fossem obrigatórias por lei a maior parte dos animais nem sequer iria ao veterinário uma vez por ano.

Muito boa gente ainda é capaz de deixar um animal a vomitar ou com diarréia 5 ou 6 dias em vez de fazer um simples telefonema ao veterinário. Isso implica ainda maiores custos para recuperar o animal ou, ainda pior a reverter os erros, por ex, da auto-medicação com medicamentos que não têm num cão oiu gato, o mesmo efeito que no ser humano e que são dados devido a "indicação do vizinho" ou porque " da outra vez deu certo". Quando um simples telefonema resolveria muita coisa e evitaria custos acessórios...

A melhor forma de se evitar gastos desnecessários com animais passa por uma politica preventiva. Não será melhor gastar 40 ou 50 euros por ano ( menos de 5 euros mês) com um animal a prevenir do que gastar 200 ou 300 euros a tratá-lo, ou ainda a deixá-lo morrer ?

Note-se ainda que a politica de pagamentos em um veterinário será melhor. Muitos se queixam na arca de que o veterinário A ou B não aceita pagamentos em prestações...se calhar se as pessoas uma ou duas vezes por ano fosse ao veterinário em vez de irem só quando aflitos, a confiança mútua evitasse isso...qualquer pessoas é mais reticente a aceitar pagamentos faseados de um desconhecido do que alguém que conhece...

É só uma idéia.
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
keitinha
Membro Veterano
Registado: domingo abr 09, 2006 12:44 am

terça set 30, 2008 10:24 pm

Ola,ainda esta semana falamos nisso ,eu e o vet ,aqui no Mexico ainda e pior que em Portugal ,precisamente ele comentou que eu era pontual com as vacinas(4 por ano e desparasitacao de 6 em 6 meses) dos peludos e sempre cautelosa com eles (o que e raro ele ver),uma vez a minha tarada comeu papel e andava toda engasgada ,mas como nao sabia-mos o que era ,ate analises a bicha fez e nada acusou,depois quando passou outra vez a mesma situacao eu vi que ela comeu papel :evil: isto para dizer que aqui os caes sao muito negligenciados e o vet disse que quando os levam por vezes ja nada pode fazer :( para muita gente os olhinhos de um animal em sofrimento ,nao lhes diz nada ,infelizmente :evil:

Voto na prevencao :wink:
"O homem justo ,cuida dos seus animais"
hanjos
Membro
Registado: domingo jun 12, 2005 6:48 pm

terça set 30, 2008 10:59 pm

Boa noite TheGreatDane,
concordo em pleno com o que escreveu e eu própria funciono de modo preventivo relativamente à saúde do Pluto. Há quem considere exagero, mas quem sabe dos meus Sou Eu...
Mas se a auto-medicação nos humanos é uma realidade atroz, nos animais/cães impera a máxima que se o medicamento é adequado à criança, também serve para o cão...
Ridiculo não é?
Lambidelas do Pluto
RP
mpgbg
Membro
Registado: quarta out 31, 2007 1:53 pm

quarta out 01, 2008 7:07 am

Eu por acaso sou o tipo que descreveu :( , mas no entanto a minha esposa é contrário (ainda bem) :D :P :wink: . Mas a verdade é que tem razão, tem-se os custos mas a prevenção e é sempre melhor, e consequentemente o nosso relacionamento com o veterinário é espectacular, em certas coisas nem nos cobra.

Posso dizer que paguei da castração dos meu bichos preços simbólicos :wink:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta out 01, 2008 10:22 am

A atitude acertada, sem dúvida.

E é mesmo como diz, qualquer vet facilita e ajuda um cliente habitual em detrimento de uma pessoa que praticamente desconhece ou, pior, deixou o estado de saúde do seu animal deteriorar-se só recorrendo ao vet na última instância...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta out 01, 2008 12:00 pm

Olá

Belo tópico, este.

A atitude acertada, evidentemente, é fazer medicina preventiva, seja em relação aos donos como aos animais, principalmente quando se atinge uma certa idade.

O grande problema é que as pessoas não cuidam de si próprias e, muito menos, dos seus companheiros, seja por preguiça, por negligência, por estupidez...
Há uns tempos atrás morreu um amigo meu com um problema cardíaco. Em conversa com o filho, dizia ele: "o meu pai era uma pessoa muito saudável, olhe que ele nunca foi ao médico". Apeteceu-me dizer-lhe que foi exactamente por isso que ele morreu, mas atendendo às ciscunstâncias do momento, preferi conter-me.

Eu não tenho a mania das doenças nem um pouco mais ou menos, mas faço exames periódicos.
Em relação aos meus lingrinhas, dois dos quais já têm nove anos, portanto já não são uns jovens, foram muito recentemente submetidos a exames gerais, como análises ao sangue e à urina, etc.
O meu veterinário aconselha um chekup (é assim que se diz, não é?) aos seis anos de idade, mesmo que o animal aparente boa saúde.
agatha
Membro
Registado: quinta set 25, 2003 9:56 pm

quarta out 01, 2008 1:17 pm

Medicina preventiva como atitude acertada sem sombra de dúvida
Ou não tivesse sido esse o tema do meu projecto de final de curso :lol:
Cats3Dogs
Membro Veterano
Registado: quarta abr 09, 2008 2:33 pm
Todos Super Amados!!

quarta out 01, 2008 3:29 pm

É realmente a realidade de muitos portugueses, preferem deixar tudo para as ultimas para evitarem gastar uns euritos a mais...
E muitas vezes já vão tarde (infelizmente para os que não têm culpa) e os custos dobram!!
Sei de casos onde animais com 7/8 anos nunca foram ao veterinário (nem para vacinas) :o um dia que lá ponham os pés irão descobrir-se certamente ''N'' problemas que irão custar talvez o dobro ou triplo do dinheiro.

Enfim...
é o país em que vivemos infelizmente...com mentalidades atrasadas e sem respeito algum pelos animais ''irracionais'' :roll: :wink:

Óptimo tópico GD!
Excelente mesmo!
<p><strong>There Is No Psychiatrist In The World Like&nbsp;A&nbsp;Puppy Licking Your Face!!!</strong></p>
<p>&nbsp;Bernard Williams</p>
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

quinta out 02, 2008 7:01 am

Para mim é a atitude a seguir. Podem-se prevenir muitos problemas futuramente.
Infelizmente muitas pessoas nem os cuidados básicos com vacinação têm.
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
Zenit
Membro Júnior
Registado: terça set 30, 2008 8:44 am

quinta out 02, 2008 9:32 am

Sem dúvida! Como diz o Povo "Mais vale prevenir que remediar"

Concordo também com a questão da Relação Vet/Dono, no meu caso e com dois cães e como vou lá várias vezes ao ano é normal ter sempre umas atenções no preço. Muita das vezes faço check ups para dois e só pago um. Mas lá está isto acontece porque sou cliente habitual. Sei também que qualquer coisa que aconteça basta ligar e a triagem é feita logo por telefone. Quantas vezes já não evitei ir a correr para o vet por coisas que depois se revelaram ser simples e que com um aconselhamento telefónico se resolveu.
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

quinta out 02, 2008 12:30 pm

uma grande verdade este tópico.

apesar de ainda estudante, já acompanhei n casos na área. p.e. um que o cão vomitava sangue à 2 dias, quando chegou ao hospital já ia moribundo, e morreu passado umas horas, e o dono ainda queria fazer peixaria a dizer que tinham morto o cão. conclusão, o animal estava envenenado porque o dono o deixava passear sozinho e ele comia o que apanhava.... e só depois do cão estar 2 dias (segundo ele) sem comer, com vomitos e diarreias com sangue. é o cúmulo, as pessoas só vão com os animais ao vet quando está nas últimas...

auto-mediação.... uma pedra no sapato da med vet. isto porque a maioria dos donos não admite que deu medicamentos ao animal. ai o gatinho tinha dores, toma lá nimed... ou darem aspirina ao cão porque achavam que tinha dores, e depois dá entrada no vet e tem que fazer uma cirurgia de emergência, o dono não diz o que deu, mesmo que lhe perguntem, e depois o cão esvaia-se em sangue na cirurgia....
TheGreatDane
Membro Veterano

quinta out 02, 2008 6:59 pm

O que acham do telefone como auxiliar ?

Quantas pessoas passam o dia na arcadenoé a pedir ajudas e não ligam ao veterinário, que concerteza melhor que nós poderá ajudar ?
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

quinta out 02, 2008 7:25 pm

Também concordo que é melhor prevenir que remediar.
Em relação ao telefone, tem sido sempre o meu primeiro auxiliar junto do vet quando o cão tem alguma coisa suspeita. Já tem acontecido resolver o problema por telefone ou, pelo menos ficar mais descansada até lhe levar o cão mais tarde. É evidente que não serve para urgências, mas para pequenas coisas para mim é um auxiliar indispensável.
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

quinta out 02, 2008 7:30 pm

O telefone é um auxiliar indispensável.
Já me servi dele por diversas vezes e logo da primeira vez fez com que o meu cão não perdesse um bocado da língua ou até morresse. Passo a explicar: depois de um passeio (tinha o meu cão 6 meses) nem passados 10 minutos começou a chorar e a babar-se, liguei de imediato ao vet que me disse para ir imediatamente ao consultório. Eu desconhecia mas existia uma "coisa" chamada processionária, vulgo "lagarta do pinheiro". Entre o telefonema e ter chegado ao vet passaram 30 minutos o que fez com que o cão fosse tratado atempadamente e não lhe acontecesse algo de mais grave.
Por isso não me cabe na cabeça virem para o forum pedir informações relativas a sintomas ou saúde animal. Qualquer atraso pode ser fatal. Os vets existem para tratar dos animais, e os foruns para discutir ideias.
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
TheGreatDane
Membro Veterano

quinta out 02, 2008 7:55 pm

Em termos de medicina preventiva acaba por ser somente a vacinação hoje em dia a efectuar esse papel.
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
Responder

Voltar para “Cães”