LuMaria Escreveu:Este tópico vai mesmo para as urtigas, mas vou citar um pequeno excerto do livro
Alimentação Natural para cães e gatos por Kymythy R. Schultze veterinária e nutricionista animal. Já agora, se alguém tiver alguma coisa contra esta senhora ou este livro indique. Achei o livro interessantissimo.
Alimentos a evitar
(...)
Cereais - Os cães e os gatos não têm qualquer necessidade nutricional de ingerir cereais. Não necessitam dos hidratos de carbono ou da energia contida neles. As gorduras são a fonte de energia melhor e mais apropriada às espécies a que eles pertencem, além de que podem também suprir as suas necessidades de energia a partir das proteinas. Como se sabe, a energia é o "combustivel" que mantém a vida e todas as funções corporais.
O estomago das presas selvagens podem conter ervas, cascas de árvore, insectos, raizes, nozes e outros frutos secos (...) mas nunca os cereias actuais, a não ser que o animal tivesse andado recentemente a pastar num campo de cereal plantado pelo homem. De qualquer forma, a quase totalidade da história evolutiva dos cães e dos gatos, durante a qual a sua fisiologia se formou, não inclui presas que comessem cereais domesticados. Só muito recentemente na história da evolução humana, os cereais foram domesticados (...).Deve referir-se que os cereias domesticados são estruturalmente diferentes dos cereais selvagens. Tudo na anatomia dos nossos cães e gatos indica que no seu meio ambiente natural eles não ingerem cereias.
Os cereias decompõem-se em açucar no interior do corpo e podem fornecer alimento para um crescimento anormal das leveduras. Os cereias facilitam também a formação de muco e podem contribuir para vários problemas de saúde, incluindo alergias, infecções do aparelho auditivo, problemas de pele, inchaços, problemas nas articulações, dificuldade de absorção de nutrientes e problemas digestivos. (...) O Dr. Russel Swift, é da opinião que alimentar os carnivoros com cereais enfraquece o seu sistema imunitário e o pancreas e pode conduzir à formação de placa dentária.
gaacr Escreveu:Ele é cereais, ele é fibras, lobos, vísceras, trigo, ele é bha,... fala-se mal de tudo e de todas.... mas na hora da verdade (e ainda bem que se chega ao que eu concluí há muito tempo), os nossos cães comem todos o mesmo.
Os meus animais comem Eukanuba e 5 ou 6 refeições de alimentos frescos. A seu tempo tenciono deixar a ração. Assim já não desvirtuei pois não?
Ainda bem que essa senhora confirma que os canídeos, em estado selvagem, vão buscar fibras vegetais ao estômago das presas, coisa que já tinha dito há umas páginas atrás. Adiante...
Os seus animais comem Eukanuba e 5 ou 6 refeições de alimentos frescos (depreendo que seja semanalmente? mensalmente?)
Ainda assim têm de recorrer à ração, certo?
Ora, o que eu quis dizer com a frase: "afinal os nossos animais comem todos o mesmo", estava com a mesma a enquadrar-me no assunto do tópico, que se referia a rações.
Apesar das mais diversas críticas à composição, marcas etc, não houve aqui ninguém que dissesse que dava uma ração assim tão especial, que fugisse ao que vulgarmente encontramos no mercado.
De resto, quanto mais variada for a alimentação do nosso animal, melhor!
Mas nisso, estamos todos de acordo, parece-me
