Convívio com Novo Bebé

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
ssfradiqque
Membro
Registado: sábado mai 21, 2005 7:58 am

quarta out 15, 2008 2:37 pm

Gostava de pedir a vossa ajuda para uma situação ciente que a experiência será enriquecedora, dado a partilha de informação que este fórum nos permite.

Peço-vos ajuda porque embora tenha 3 cães, é a primeira vez que não estou a conseguir que se relacionem entre eles. Quando foi da primeira vez, a cadela ficou isolada até ter a vacinação completa, por ser muito pequena receava poô-la em contacto com o outro cão que já tinha.

Agora com esta nova cadela, o contacto foi imediato porque já vem vacinada, no entanto, os "mais velhos" não estão a reagir bem. Compreendo que sintam o seu espaço ameaçado, porque á dois anos que eram os únicos animais na casa, mas com os outros dois isso não aconteceu. Será uma questão de empatia? Escolhi ir buscar o cachorrinho agora porque estou em casa duas semanas, mas quero desde já habituá-los a relacionarem-se até porque nas nossas ausências vão ter inevitavelmente de ficar juntos, e receio que a possam magoar.

Será que é preocupação a mais? :lol:
Balitas
Membro Júnior
Registado: segunda jun 04, 2007 4:25 pm

quarta out 15, 2008 3:17 pm

Nunca é preocupação a mais :wink:

É normal que os já "residentes" não aceitem de imediato o novo membro, mas com bastante calma tudo se resolve, tente nunca descurar da atenção dada entre eles, para que não sintam que o novo membro tem mais puder sobre a dona.

Faça aproximações graduais nunca com brinquedos e comer envolvidos para não criar disputas entre eles, elogie verbalmente e com festas nesta primeira fase, e obviamente ralhe sempre com aquele que se está a portar mal e elogie logo de seguida assim que ele estiver bem.

È complicado.. e os resultados não são imediatos.

Se quiser relatar algumas situações em que isso acontece, talvez seja mais facil ajudar.
ssfradiqque
Membro
Registado: sábado mai 21, 2005 7:58 am

quinta out 16, 2008 8:54 am

Bom Dia,

As situações em que tal acontece são variadas, e por acaso não têm até á data envolvido nem brinquedos nem alimentação. Prendem-se essencialmente com a curiosidade da pequenina em relação aos outros dois. Do género, eles vão a passar e ela vai ter com eles, para brincar claro, e eles começam logo a rosnar. Basta que ela os cheire e eles começam logo a rosnar. Estamos a tentar ao máximo mimar a pequenina muito á distância dos outros dois para que não sintam, de alguma forma, o seu lugar ameaçado mas está complicado. Esta noite por exemplo, a minha cadela mais velha, foi fazer xixi ao pé da cama da bebé, estranhei bastante porque ela tem sempre acesso ao jardim, e não faz nada em casa, será alguma espécie de marcação de território? Já ontem á noite fez a mesma coisa quando nos fomos deitar...

De início quando lhe rosnavam eu tentava ignorar mas agora estou a fazer como me aconselhou a repreender quando rosnam e elogiar quando não o fazem, mas fico sempre a pensar se estarei a agir da melhor forma.

Mais uma vez agradeço a ajuda.
petucas
Membro
Registado: quinta set 25, 2008 9:44 am

quinta out 16, 2008 9:24 am

ssfradiqque Escreveu:De início quando lhe rosnavam eu tentava ignorar mas agora estou a fazer como me aconselhou a repreender quando rosnam e elogiar quando não o fazem, mas fico sempre a pensar se estarei a agir da melhor forma.
Acho que sim.
Eles têm de perceber que não gosta que façam isso e isso só os repreendendo com firmeza na altura certa.

Cump.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta out 16, 2008 11:12 am

petucas Escreveu:
ssfradiqque Escreveu:De início quando lhe rosnavam eu tentava ignorar mas agora estou a fazer como me aconselhou a repreender quando rosnam e elogiar quando não o fazem, mas fico sempre a pensar se estarei a agir da melhor forma.
Acho que sim.
Eles têm de perceber que não gosta que façam isso e isso só os repreendendo com firmeza na altura certa.

Cump.
Olá,

Lamento discordar. Eles não estão a fazer nada de mal. Logo não percebo porque ralhar ou fazer seja o que for. Simplesmente estão a colocar a intrusa na ordem. Também não entendo porque há-de mimar a pequena às escondidas. Quanto muito deverá mimá-la em ultimo, mas não às escondidas.

Se o problema é rosnar, não me parece problema por aí além. Simplesmente estão a marcar posições, bem como o xixi da residente na cama da "novidade".

Vai ter de os deixar estabelecer relacionamento e hierarquias. Intervir apenas se necessário. Querem rosnar, que rosnem. Eventualmente até poderão dar um chega pra lá mais forte. Mas não deverá passar daí.

Para futura sã convivência, deixe, principalmente as fémeas, definir bem as relações e quanto mais cedo, menos problemas no futuro.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Responder

Voltar para “Cães”