Cão de canil_ muito dependente!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
ana79
Membro Júnior
Registado: sexta out 17, 2008 8:02 am

sexta out 17, 2008 8:40 am

Olá a todos!

Esta semana, fui buscar um cãozinho ao canil municipal com cerca de 6 meses (ia ser abatido :( )

Como estou fora durante o dia, resolvi deixá-lo no quintal, arranjei-lhe um cantinho confortavel onde não apanha frio nem chuva.

Acontece que estou a desesperar porque ele chora quando o deixo sózinho. Queria deixá-lo entrar em casa quando lá estou mas tenho receio que depois ainda seja pior quando saio!

Hoje é o seu 5º dia lá em casa e não vejo melhoras! Será que esta dependencia que ele tem de mim lhe vai passar?

Outro problema que me assusta é o seu cheiro!! Dei-lhe banho quando o trouxe do canil e ele continua a cheirar muito mal! Será algum tipo de transpiração por andar stressado?

Obrigada
biglady
Membro Veterano
Registado: sexta out 10, 2008 5:16 pm

sexta out 17, 2008 11:57 am

nao me leve a mal mas pela sua descriçao é muito normal que ele chore se está sempre sozinho no quintal...
ele é um bebe saiu de uma situaçao traumatizante precisa é de muito amor carinho educaçao e companhia.
porque nao educa-lo para que possa estar dentro de casa na sua companhia,pelo menos quando estiver em casa.
quando o trouxe levou o ao vet?se nao aconcelho-a a faze-lo.
nao podemos recolher um animal apenas por pena,temos que ter amor carinho e tempo para eles.
boa sorte.
Claudiaest
Membro Veterano
Registado: sexta out 17, 2008 11:15 am
Localização: Tó, Matilde, Ruppert, Hector, Jaime, Sofia, Joel, Safira

sexta out 17, 2008 12:52 pm

O que a biglady diz é correctíssimo. A suas intenções são as melhores, como tal não desanime, mas pense que os cães são animais sociais e como tal é importante que estejam dentro de casa connosco, partilhem os nossos espaços e saibam viver connosco. Isso passa por uma educação e responsabilização de quem o tem.

Boa sorte

Cláudia Estanislau
http://www.itsallaboutdogs.net
http://www.itsallaboutdogsforum.net
http://caosciencia.blogspot.com
ana79
Membro Júnior
Registado: sexta out 17, 2008 8:02 am

sexta out 17, 2008 1:02 pm

Boa tarde,

Antes de mais agradeço as vossas respostas.
Claro que a minha intenção é levá-lo para casa, quando eu lá estiver. Até porque sempre tive "cães de casa". Mas acredito que ele está melhor no quintal, quando sozinho.

O meu receio é que ao começar a deixá-lo entrar em casa, ele ainda chore mais quando tiver de ficar sozinho :|

Já o levei ao Vet para a 1ª vacina, parece estar tudo bem com ele.

Obrigada
Claudiaest
Membro Veterano
Registado: sexta out 17, 2008 11:15 am
Localização: Tó, Matilde, Ruppert, Hector, Jaime, Sofia, Joel, Safira

sexta out 17, 2008 5:39 pm

Olá Ana,

Os cães são animais extremamente sociais e como tal eles adoram passar todo o bocadinho que podem ao nosso lado. Realisticamente isto não é possível, todos nós temos que trabalhar, estudar, etc... isto é ausentarmo-nos de casa e como tal temos que ensinar aos nossos cães como ficar sózinhos durante alguma parte do dia.

Um cão não se sentirá mais só, porque esteve em casa consigo e agora está no quintal. Aliás o ideal é ter o cão em casa sempre. A casa, o local onde nós estamos, tem o nosso cheiro, é um local no qual os cães se sentem seguros e mais perto de nós.

Se tiver o cão consigo dentro de casa, poderá estar com ele sem tem que lhe dar constantemente atenção, passo a explicar. se ele está no quintal, é provável que a Ana sempre que queira estar com ele vá ao quintal, isto faz com que sempre que a Ana apareça seja com o intuito único de interagir com o seu cachorro. Se o cão estiver em casa, a Ana pode estar a ler, a ver tv ou a fazer outra actividade e o cão estar ao seu lado ou perto, ou na divisão ao lado mas a Ana não está propriamente a brincar com ele. O cão habitua-se a estar connosco dentro de casa.

O que quero dizer é, quanto mais tempo ele passa sózinho no quintal, mais difícil irá ser para ele saber comportar-se dentro de casa. É uma bola de neve. Um cão num quintal vive na realidade um vida de isolamento, passa o tempo a querer entrar em casa e estar com os donos :wink:

O meu conselho é, ensine o seu cão a estar dentro de casa. Ensine-o que estar só não é um drama, é apenas parte da vida, ele está em casa consigo, e você sai de casa por 5 mns e volta, ele começara a aperceber-se que você mais cedo ou mais tarde volta. Saia com naturalidade sem grandes alaridos e volte com naturalidade, sem fazer grandes festas, ele vai habituando-se á ideia de que a Ana vai, mas volta. Faça este exercício algumas vezes e ele começara a ambientar-se.

espero ter ajudado

Cláudia Estanislau
Responder

Voltar para “Cães”