O que fazer em caso de asfixia?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
internet
Membro Júnior
Registado: quarta jul 13, 2005 8:26 am

sexta out 17, 2008 6:12 pm

Boa noite!
Hoje deparei-me com uma situaçao que me fez pensar .
Estava a minha cadelita a papar um daqueles ossos de couro, qdo olho p ela estava aflitissima, engoliu um bocado ao qual ficou atrapalhada por estar engasgada.
Confesso entrei um bocadinho em panico sem saber q fazer, tentei controlar.me e disse para mim nao vou pressionar e aguardo q ela deite ca para fora...

La deitou e la lhe dei agua, ufa ufa

Confesso q fiquei a matutar, o que fazer nestas situaçoes? Pois sao mais frequentes do que pensamos :(
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta out 17, 2008 7:42 pm

Ora essa!!

Abrir a boca do cão e tentar tirar o que o está a asfixiar!

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

N0kas
Membro Veterano
Registado: segunda jan 09, 2006 12:26 am
Localização: Tuga, Sabiah, Aurora, Antik, as netinhas que adoro, Tobias, Farrusco, Catarina, Sebastian, Boneca...

sexta out 17, 2008 7:50 pm

Por acaso nunca me ocorreu tal coisa...

E se não sair? Sei que em cachorros quando se engasgam com o leite ou com comida podemos sacudi-los... mas nos adultos o que convém fazer?
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

sexta out 17, 2008 11:06 pm

N0kas Escreveu:Por acaso nunca me ocorreu tal coisa...

E se não sair? Sei que em cachorros quando se engasgam com o leite ou com comida podemos sacudi-los... mas nos adultos o que convém fazer?
Se está engasgado só pode tentar retirar o que está a obstruir. E ir de imediato ao veterinário, mas rápido pois mesmo a toda a pressa pode não chegar a tempo...se ficar á espera, o mais provável é que o animal morra.

P.S
Se uma pessoa à sua frente está engasgada dá palmadas nas costas ou fica à espera que desengasgue ?
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
N0kas
Membro Veterano
Registado: segunda jan 09, 2006 12:26 am
Localização: Tuga, Sabiah, Aurora, Antik, as netinhas que adoro, Tobias, Farrusco, Catarina, Sebastian, Boneca...

sábado out 18, 2008 12:07 am

TheGreatDane Escreveu:
N0kas Escreveu:Por acaso nunca me ocorreu tal coisa...

Se está engasgado só pode tentar retirar o que está a obstruir. E ir de imediato ao veterinário, mas rápido pois mesmo a toda a pressa pode não chegar a tempo...se ficar á espera, o mais provável é que o animal morra.

P.S
Se uma pessoa à sua frente está engasgada dá palmadas nas costas ou fica à espera que desengasgue ?
Como será de prever eu não ficaria à espera de nada, estava só a perguntar se existiria alguma forma eficaz de expelir o objecto causador do engasgamento caso ele não pudesse ser retirado manualmente porque nem todos têm a sorte de ter um veterinário na casa ao lado (e um cão a asfixiar penso que é coisa muito rápida até morrer). Sei que nas pessoas para além das pancadinhas há métodos de primeiros socorros que são utilizados para impedir a morte por asfixia. Queria saber se haveria algo do género para cães... como não há, o melhor mesmo é fazer o que no fundo se deve fazer, evitar ao máximo fornecer ao cão brinquedos, comida e outros objectos susceptíveis de se estragarem e poderem causar alguma fatalidade.
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

sábado out 18, 2008 9:16 pm

N0kas Escreveu:[

Como será de prever eu não ficaria à espera de nada .
Mas a verdade é que ficou, certo ?
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
Responder

Voltar para “Cães”