SHIH-TZU: como reagem ao calor???

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

marina_marcal
Registado: domingo mar 30, 2003 8:38 am

domingo mar 30, 2003 11:53 am

[size=18]Tenho um shih-tzu de 2 anos. Moro em Bruxelas e o clima é totalmente diferente. Gostava de saber como é que reagem ao calor em Portugal, se gostam de praia, da areia... pois este ano é a 1a vez que ele vai de férias connosco. Obrigado! ;)
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

domingo mar 30, 2003 12:52 pm

Ola Marina

Uma amiga minha tem um Shi-Tzu. Adora praia, areia, etc., mas reaje muito mal ao calor.

Assim, a minha amiga quando vai para o Algarve não o leva à praia e resguarda-o do sol e do calor.

Além de que, pelo menos até o ano passado, eu vi que muitas das praias do Algarve proibem os cães. Noutros locais da costa portuguesa, não sei.

Espero ter dado uma ajuda...

Boas férias
;)
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo mar 30, 2003 7:45 pm

Existe uma proibição legal de levar os animais à praia durante a época balnear.
Apesar disso quem têm acesso a praias desertas ou pouco frequentadas, sem banheiro, leva.
Eu, pessoalmente, não levo à praia mas às vezes levo a piscinas naturais no meio das rochas onde, naturalmente, não há banhistas.
Eu apanho tudo o que a minha cadela faz, mesmo fora da época balnear.
Acho incrível que se deixem poias de cão nas praias.
É estragar a praia que é de todos nós.
Além disso os cães podem morder ou simplesmente deitar ao chão crianças, abocanhar coisas das pessoas e, de uma forma geral, chatear quem procura descanço e descontração.
Para isso já bastam os jogos da bola, os rádios, os farnéis, etc. (que ninguém proibe).

De modo que até concordo com a proibição, tendo em conta como se comporta a média dos portugueses na praia.
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

domingo mar 30, 2003 8:28 pm

[quote=aisd]

Para isso já bastam os jogos da bola, os rádios, os farnéis, etc. (que ninguém proibe).

[/quote]

AISD,

Os jogos de bola são proibidos, já há muitos anos, a não ser que se trate daquelas bolas infantis muito coloridas e levezinhas, que aliás já praticamente não se veem nas praias.
Por isso, quando um jogo de bola a estiver a incomodar seriamente, pode fazer queixa à autoridade da praia.
Quanto aos rádios e farneis, pois... :(

Isto sai fora do contexto do fórum, peço desculpa, mas talvez seja uma informação de interesse.
;)
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda mar 31, 2003 7:16 am

Têm todo o interesse, palo menos para mim.
Obrigada, Musky.

Ao que eu queria chegar é que o problema não está, a meu ver, em levar os cães à praia mas sim à falta de educação dos donos (falta de consideração pelos outros).Sendo assim...
xandinho
Membro
Registado: sexta jan 31, 2003 1:25 pm

segunda mar 31, 2003 1:15 pm

Olá!

se fossem só os cães....O pior são as criancinhas que fazem por todo o lado com conivência e apoio dos pais! Acho incrivel! Dá vontade de pegar no presente e largá-lo à porta de casa dos papás!!! :evil: :evil: :evil: Sim, tal como fez uma pessoa conhecida com o cócó do cãozinho do vizinho! O cão fez cócó na rua, o dono não apanhou, essa pessoa viu, pegou no cócó (com um saco plástico) tocou à campainha do senhor e disse Desculpe, o Senhor esqueceu-se disto na rua!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Bem , mas o tópico não é este....

em resposta a marina marcal, não é aconselhável a nenhum cão, seja qual for a raça, estar exposto ao calor excessivo!
Cybergirl
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am

segunda mar 31, 2003 7:25 pm

Olá

Todos os cães reagem mal ao calor.

Como moro perto do mar, tenho possibilidade de os levar muitas vezes, pelas 7 - 8 da manha ou 19-20h. Acreditem que é extremamente gratificante para mim e para eles....praia quase deserta, sem preocupações com terceiros, espectacular!
marina_marcal
Registado: domingo mar 30, 2003 8:38 am

terça abr 01, 2003 5:20 am

Obrigada a todos os que me responderam.
A ideia que tinha confirma-se... :( ñ reagem muito bem...
fl1pp3r
Membro Júnior
Registado: sábado mar 15, 2003 5:37 pm

quinta jun 19, 2003 1:48 am

_null
Última edição por fl1pp3r em quarta mai 30, 2012 11:17 pm, editado 1 vez no total.
fl1pp3r
Membro Júnior
Registado: sábado mar 15, 2003 5:37 pm

quinta jun 19, 2003 1:50 am

_null
Última edição por fl1pp3r em quarta mai 30, 2012 11:18 pm, editado 1 vez no total.
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

sexta jun 20, 2003 8:38 am

Cybergirl Escreveu: Olá

Todos os cães reagem mal ao calor.

Como moro perto do mar, tenho possibilidade de os levar muitas vezes, pelas 7 - 8 da manha ou 19-20h. Acreditem que é extremamente gratificante para mim e para eles....praia quase deserta, sem preocupações com terceiros, espectacular!
É verdade.. :( Ontem esteve imenso calor. Fui com o meu irmão passear a Riskas e a Zeta bem cedinho (aí 8:30) e a Zeta caiu literalmente para o lado enquanto andavam as duas na brincadeira (há um descampado atrás da casa onde as soltamos)!!!! O meu irmão pegou nela ao colo e foi a correr para casa...ligou ao Vet de urgência que disse para lhe por água fria na cabeça e se ela continuasse "inactiva" na próxima hora (o que nos boxers é mto mau) para a levar lá. Vá lá, meia hora depois já andava aos pulos outra vez...mas à sombra. Apanhámos um susto.... :? :(
xandinho
Membro
Registado: sexta jan 31, 2003 1:25 pm

sexta jun 20, 2003 8:48 am

fl1pp3r Escreveu:
aisd Escreveu: Existe uma proibição legal de levar os animais à praia durante a época balnear.
Apenas para rectificar que, na verdade, ninguém pode proibir 1 cão de entrar na praia, desde que o dono tenha consigo o livro de vacinas do animal, e que, esse mesmo animal, esteja preso (com trela) e com assaime.

(...)
Olá a todos,

fl1pp3r, olhe que está enganada/o... É proibido por lei levar os cães à praia, não por causa das vacinas, das trelas, açaimes, etc... mas, penso, que por uma questão higiénica!

A qualquer momento alguém pode chamar as autoridades para que leve os seus cães da praia!!! Mesmo tendo consigo o boletim das vacinas, trela, etc... Procure bem, pois existe efectivamente uma lei, não sei qual, que proibe os animais de irem à praia!

Fiquem bem
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

sexta jun 20, 2003 8:54 am

fl1pp3r Escreveu: Apenas para rectificar que, na verdade, ninguém pode proibir 1 cão de entrar na praia, desde que o dono tenha consigo o livro de vacinas do animal, e que, esse mesmo animal, esteja preso (com trela) e com assaime.
Isso não é assim..essa é uma posição um pouco "anarquista". ;) Se reparar bem, à entrada das praias há sinais a proibir a entrada de cães. Sinais semelhantes aos de proibição de animais em centros comerciais ou lojas. Independentemente da razão pela qual é proibido, é proibido. Como pessoas sociabilizadas, temos que saber interpretar esses sinais. É a mesma coisa que nas auto-estaradas, onde são proibidas carroças, e onde existem sinais a proibir as mesmas, se dissesse que podem andar desde que...... e isso não é assim.. :roll:

Agora, lá que se respeite o sinalinho, é uma história diferente.. :o :p 8)
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sexta jun 20, 2003 9:32 am

Não me diga que nunca viu afixada a proibição de animais na Praia da Sereia :). EStá lá numa placa em letras bem grandes e bem à vista.

A lei é a que a Aisd referiu o olhe que um dia pode ter um azar. É por uma questão de saúde pública.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta jun 20, 2003 10:39 am

Olá,
Não existe de facto nenhuma Lei genérica que proiba os cães de frequentarem as praias, desde que o façam nas mesmas condições que em quaisquer outros locais públicos (de trela e açaimo).
O que existem são normas regionais e locais que podem determinar essa proibição. Por vezes essas Normas são os Planos de Ordenamento Costeiro, os Editais de Praia ou regulamentos camarários.
O engraçado é que, em particular nos POC e nos Editais de praia, o cão na praia é tratado da mesma forma que jogar à bola, ter um guarda sol, etc., ou seja, só pode, ter-se nas zonas especialmente reservadas para o efeito. Ora, eu já vi muita praia com areas reservadas para Jogar à Bola ou para guardas-Sol, mas nunca vi nenhuma praia com areas reservadas para cães!
Bem....a verdade é que em qualquer sitio os cães vão à praia, as pessoas têm Guardas-Sol e jogam à Bola fora de "areas reservadas", por isso ;)

Olhem lá uma parte do que dizem os Editais de Praia ( isto é um modelo genérico do ministério da defesa nacional - Direcção Geral da Marinha, por isso vigora em muitas praias):

6 - INTERDIÇÕES
(...)
e) São interditas as actividades desportivas, designadamente jogos com bola, pesca, caça submarina, fora das àreas expressamente demarcadas e específicamente licenciadas;
(...)
h) É interdita a permanência e circulação de animais fora das zonas autorizadas;
i) É interdita a utilização de equipamentos sonoros e o desenvolvimento de actividades geradoras de ruído que, nos termos da Lei, possam causar incomodidade;
(...)
q) É interdita a prática de bodyboard, skinboard, surf e windsurf, bem como a circulação de gaivotas, gondolas e outras embarcações de populsão a remos ou à vela, em àreas sinalizadas como zona de banhos;(...)
r) É interdita a instalação de chapeus-de-sol ou similares fora das zonas sinalizadas para o efeito

Isto são apenas algumas coisas.....costumam vê-las a ser respeitadas?

Abraços
Paulo C.
Responder

Voltar para “Cães”