petucas Escreveu:Eh pa...
Mas então se alguém se dedicar em exclusivo a fazer criação, isso quer logo dizer que não é bom criador?
Isto é cada uma...

Essas generalizações...
Alguém que o faça por hobby é bom! Alguém que o faça por profissionalismo não é...
Ora aqui está provavelmente a única área de actividade em que isto acontece!
Cump.
Criar bem, implica muitas despesas. Selecção, despistes, exposições, boa ração, cruzas, etc, etc. Se formos fazer contas (bem feitas) temos um prejuizo do caraças
Tendo em conta que, temos outra actividade que nos sustente

, "pouco" importa o prejuizo, sabendo que, quem anda por gostos não se cansa.
Se formos levar a criação para o lado profissional, teremos que fazer outras contas, ou seja, se este é o nosso único sustento, aconteça o que acontecer, "isto" terá que gerar lucro!
No mundo dos negócios, como deve imaginar, temos que fazer bem as contas entre a receita e os custos. Impera algo do género - Quem mais barato me fizer, meu amigo é, em algumas situações.
Com isto e resumindo, se quiser levar a criação como única actividade, terá que poupar na ração (por exemplo), nas cruzas (por exemplo), nas expos (por exemplo), etc, etc...
Quem fica a perder?
A Raça
Um Criador, ao contrário de um profissional que visa o lucro, tem os olhos na sua raça de eleição e, é só nela que pensa. O dinheiro aqui, é secundário.
Espero que me tenha feito entender
Gostei do post da Cindelp. Talvez só alcançando esse patamar se poderá "viver" exclusivamente da criação, mas, até lá... Ui, Ui!
Abraços