Pedigree - raça pura ?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

petucas
Membro
Registado: quinta set 25, 2008 9:44 am

terça out 21, 2008 8:03 pm

Eh pa...
Mas então se alguém se dedicar em exclusivo a fazer criação, isso quer logo dizer que não é bom criador?

Isto é cada uma... :o Essas generalizações...
Alguém que o faça por hobby é bom! Alguém que o faça por profissionalismo não é...
Ora aqui está provavelmente a única área de actividade em que isto acontece!

Cump.
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

terça out 21, 2008 8:09 pm

petucas Escreveu:Eh pa...
Mas então se alguém se dedicar em exclusivo a fazer criação, isso quer logo dizer que não é bom criador?

Alguém que o faça por hobby é bom! Alguém que o faça por profissionalismo não é...

Cump.
Continua-se a não perceber que criar e seleccionar bons exemplares de cães de raça não dá dinheiro para se sustentar a curto ou longo prazo???

O que são criadores profissionais?? :o

Aqueles que têm ninhadas sempre disponíveis?? É isso?? 8)
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça out 21, 2008 8:17 pm

Cump.
Pode ser ou pode não ser.

A questão é que para se ser um bom Criador existem algumas (muitas) permissas a cumprir. Permissas essas que são totalmente incompativeis com uma actividade lucrativa.

Pessoalmente só vejo possivel um Criador conseguir se dedicar só há criação, estando num patamar elevadissimo.
E sinceramente Criadores, desses em Portugal, contam-se com os dedos de uma mão (e ainda sobram).

Por isso, é só, tirar as suas conclusões ...
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

terça out 21, 2008 8:27 pm

Cump.
A qurestão é que o que se gasta com um cão bom e evolução das linhas e sua avaliação e aquilo que se pode cobrar não são equivalentes.

Mas se fizer uma pesquisa na arca pelo topico dos criadores versus criadeiros penso que perceberá o que está a ser dito ;)
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
CasadelMar
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm

terça out 21, 2008 9:58 pm

Cump.
Criar bem, implica muitas despesas. Selecção, despistes, exposições, boa ração, cruzas, etc, etc. Se formos fazer contas (bem feitas) temos um prejuizo do caraças :wink:
Tendo em conta que, temos outra actividade que nos sustente :wink: , "pouco" importa o prejuizo, sabendo que, quem anda por gostos não se cansa.
Se formos levar a criação para o lado profissional, teremos que fazer outras contas, ou seja, se este é o nosso único sustento, aconteça o que acontecer, "isto" terá que gerar lucro! :wink:
No mundo dos negócios, como deve imaginar, temos que fazer bem as contas entre a receita e os custos. Impera algo do género - Quem mais barato me fizer, meu amigo é, em algumas situações.
Com isto e resumindo, se quiser levar a criação como única actividade, terá que poupar na ração (por exemplo), nas cruzas (por exemplo), nas expos (por exemplo), etc, etc...

Quem fica a perder?

A Raça :wink:

Um Criador, ao contrário de um profissional que visa o lucro, tem os olhos na sua raça de eleição e, é só nela que pensa. O dinheiro aqui, é secundário.

Espero que me tenha feito entender ;)

Gostei do post da Cindelp. Talvez só alcançando esse patamar se poderá "viver" exclusivamente da criação, mas, até lá... Ui, Ui!

Abraços
123dasilva5
Membro
Registado: terça out 14, 2008 6:12 pm

terça out 21, 2008 10:12 pm

CasadelMar Escreveu:

Cump.
Criar bem, implica muitas despesas. Selecção, despistes, exposições, boa ração, cruzas, etc, etc. Se formos fazer contas (bem feitas) temos um prejuizo do caraças :wink:
Tendo em conta que, temos outra actividade que nos sustente :wink: , "pouco" importa o prejuizo, sabendo que, quem anda por gostos não se cansa.
Se formos levar a criação para o lado profissional, teremos que fazer outras contas, ou seja, se este é o nosso único sustento, aconteça o que acontecer, "isto" terá que gerar lucro! :wink:
No mundo dos negócios, como deve imaginar, temos que fazer bem as contas entre a receita e os custos. Impera algo do género - Quem mais barato me fizer, meu amigo é, em algumas situações.
Com isto e resumindo, se quiser levar a criação como única actividade, terá que poupar na ração (por exemplo), nas cruzas (por exemplo), nas expos (por exemplo), etc, etc...

Quem fica a perder?

A Raça :wink:

Um Criador, ao contrário de um profissional que visa o lucro, tem os olhos na sua raça de eleição e, é só nela que pensa. O dinheiro aqui, é secundário.

Espero que me tenha feito entender ;)

Gostei do post da Cindelp. Talvez só alcançando esse patamar se poderá "viver" exclusivamente da criação, mas, até lá... Ui, Ui!

Abraços
É pá... Genial!

Se eu kiser "o melhor cão" de uma determinada raça vou ter com o tal criador do hobbie... Que nem pensa no lucro (em alguns casos)... e lá vai nota preta!

Se kiser um cão "menos perfeito" chamemos-lhe assim vou ao criador profissional. Esta para mim é uma excelente opção! Menos qualidade para os puristas e melhor preço aki para a minha pessoa! Perfect...

Afinal até existem criadores que vivem do ramo!

Parabéns CdelMar!
CasadelMar
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm

terça out 21, 2008 10:27 pm

123dasilva5 Escreveu:Se kiser um cão "menos perfeito" chamemos-lhe assim vou ao criador profissional. Esta para mim é uma excelente opção! Menos qualidade para os puristas e melhor preço aki para a minha pessoa! Perfect...
Engana-se meu caro. Nos profissionais eles são mais caros (tendo em conta a sua qualidade) :wink:

[Editado pela moderação (tlopes)]
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta out 22, 2008 9:03 am

Que engraçado que isto é.

Ainda estou para ver um CAE (código de actividade económica) para Canicultor. :lol: Assim como existe para Bovinicultura, criação de gado ovino, caprino, cavalar, asinino e muar, Suinicultura, Avicultura e Apicultura. :wink:

Desde que as pessoas se dedicaram a apurar raças e a fazer as primeiras expos que a Canicultura é um hobby, usava-se o termo Dog Fancy na era vitoriana na Inglaterra, onde a canicultura moderna deu os primeiros passos.

Que haja gente a viver unica e exclusivamente da produção de cachorros e sua venda, sim senhor, não serão canicultores, serão mais exploradores de pecuária.

Agora a verdadeira canicultura é um hobby (e procurem a definição deste anglicismo se quiserem) já que o que a move não é a vertente monetária da coisa e sim um gosto pessoal.

Virão agora alguns perguntar "ah e tal, se é um hobby e não um negócio, porque é que não dão os cãezinhos?". Uma resposta possível entre várias: porque o custo de um cão de raça acaba por ser um método de selecção de donos. Quem dá determinado valor por um cão certamente esforçou-se para o adquirir e não o abandonará à primeira contrariedade. É evidente também que existem custos elevados que se procuram diminuir através da venda dos cachorros, mas quem faz criação como deve ser não tem lucro na actividade.

Portanto, e na minha opinião, não existem criadores "profissionais". Existem sim bons criadores que procuram melhorar a raça que gostam, e depois existem pessoas a reproduzir cães de qualquer maneira, uns para enriquecer outros por ignorância, descuido e irresponsabilidade.

Cumprimentos a todos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

tlopes

quarta out 22, 2008 9:18 am

O tópico foi editado. Por favor participem seguindo o tema do tópico.

Melhores cumprimentos,
Responder

Voltar para “Cães”