Dar comidinha na rua

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda out 20, 2008 6:27 am

Penso que as pessoas se revoltam com a falta de higiene e cães agressivos porque as coisas não são feitas com cuidado.

Pex, de início havia quem fizesse arroz com carne e pura e simplesmente o deixasse na rua (a cadela não comia ração...).
Ora os cães espalhavam a comida e, é claro, atraía insectos e ratos e deixava mau cheiro e etc.
Ora não custou nada a convencer a deixarem dentro de sacos de super ao pé dos contentores e, mais tarde, a porem o saco no lixo.

Eu acho que o problema está mais nas pessoas porcas do que noutra coisa.

Pex, aqui uma dona de um talho diz que, de manhã, tem sempre a entrada do establecimento cheia de porcaria.
Os miúdos, que esperam o autocarro, vão comendo e bebendo e deixam-lhe à porta os restos.
Um dia esperou por eles e desancou-os verbalmente.Resultado : mandaram com a porcaria para dentro da loja.
Agora tem medo de dizer alguma coisa, não vão eles partirem-lhe os vidros...

Tenho uns vizinhos que despejam os cinzeiros para a rua.
Quando lhes chamaram a atenção disseram que pagam x à camara para a limpeza da rua...

Mas a maioria são seres humanos e não bestas.
São sensíveis à razão.
Pode-se alimentar os animais sem espalhar porcaria e prejudicar a comunidade.

Agora, impedir as pessoas porcas de serem porcas, é outra coisa...
xenita
Membro Veterano
Registado: quinta jul 24, 2008 12:07 pm

segunda out 20, 2008 12:47 pm

boa tarde

espero que tenham tido um bom fim de semana.

pelo vi ajuda mutua dos vizinhos compensa.

se todos os que aqui vem ao forum dos animais tem animais nesta situação na rua a serem alimentados. pois juntem se todos do bairro ou quarteirão. e levem os animais para vacinar e estrelizar(.um por todos todos por um) todos pelos animais.
um pouquinho a todos não custa nada.
tem que haver uma pessoa que tome a ineciativa senão ninguém faz.

eu ajudo como posso sou socia de 4 associaçoes compro 4 sacos de ração e dou a associaçoes diferentes.e se encontrar algum vadio levo para casa

estou a dizer isto para quem lê é facil dar openiões mas não faz nada!!!!.e não sou samaritana.
cump
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

segunda out 20, 2008 3:38 pm

nicasxi Escreveu: Mas você que tanto apela ao bom senso, diga lá qual é a sua solução miraculosa?
Não tenho... como ninguém parece ter neste tópico... quanto à solução de não os alimentar e deixá-los vaguear famintos, já dei a minha opinião, se esteve atenta,claro.

Menosprezar os direitos dos outros enquanto cidadãos , igualmente com direitos? Ignorar a liberdade de escolha dos vizinhos que que se sentem incomodados com a atitude de alimentar o cão , dias a fio? " Ah! Quem está mal que se mude" É essa a sua politica?
Alimentar um cão não é menosprezar direitos nenhuns, é respeitar o direito que cada animal tem a não ir morrendo aos poucos de subnutrição. Quem se sentir ofendido nos seus direitos ode sempre queixar-se às autoridades que têm por dever resolver este tipo de problemas. Também já o tinha dito

Temos canis municipais. Temos funcionários que lá trabalham. São dinheiros que saem dos nossos impostos. Faça-se o trabalho que é devido. Sofrem no canil? Almas misericordiosas, vão lá buscá-los! Levem-nos para casa e tratem deles.
Dado que pelos vistos você não é uma "alma misericordiosa", não exija dos outros aquilo que não está disosta a fazer. Cada um faz o que pode ou o que quer, e fazer poco é melhor que não fazer nada

Ah! Mas tomem nota que se não forem capazes ou não tiverem condições mais vale não os irem lá buscar. Não é por nada , é só para não serem mais uns a andar por aí.....
Realmente é muito bonito ler " Apanhou-se , levou-se ao veterinário, esterelizou-se e a seguir libertou-se no mesmo sitio. " :o :o
Não percebo a que propósito vem esta tirada.

Olhe como dizia o outro " Poupe-me...."!!!!!!!!!
Tá bem, eu poupo-a.
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

segunda out 20, 2008 6:30 pm

Os críticos, nos seus raciocínios assépticos, não têm outra solução que não seja deixá-los morrer à fome, benza-os Deus
Os crítico, tal como o Jcsousa, não têm a solução. Mas desde quado não ter a solução é impeditivo de criticar o que se acha que está mal? O Jcsousa fá-lo!! Simplesmente os 'criticos' criticam uma acção e algumas das suas consequências, e o JCsousa critica a omissao!
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

segunda out 20, 2008 7:08 pm

Xenita, desde o inicio que se diz que se todos ajudassem as coisas seriam mais fácéis do que como disse a Aisd, haver tanta gente à espera que os outros façam.

Acrescento que se existisse civismo...não seria necessário fazer nada, somente seria necessário pessoas que não abandonassem os seus animais.

Quanto ao dar opiniões e não fazer nada..olhe que quem não diz o que faz aqui na arca de certeza que faz mais que muitos que dizem que fazem.

Ao longo dos tempo lamentávelmente a arca tem servido para uns e outros dizerem que ajudaram o cão A e B e capitalizarem com isso, chegando a atacar pessoas que ajudam n cães... isso vai continuar.

xenita Escreveu:boa tarde

espero que tenham tido um bom fim de semana.

pelo vi ajuda mutua dos vizinhos compensa.

se todos os que aqui vem ao forum dos animais tem animais nesta situação na rua a serem alimentados. pois juntem se todos do bairro ou quarteirão. e levem os animais para vacinar e estrelizar(.um por todos todos por um) todos pelos animais.
um pouquinho a todos não custa nada.
tem que haver uma pessoa que tome a ineciativa senão ninguém faz.

eu ajudo como posso sou socia de 4 associaçoes compro 4 sacos de ração e dou a associaçoes diferentes.e se encontrar algum vadio levo para casa

estou a dizer isto para quem lê é facil dar openiões mas não faz nada!!!!.e não sou samaritana.
cump
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

segunda out 20, 2008 8:29 pm

PauloC1 Escreveu:
Os críticos, nos seus raciocínios assépticos, não têm outra solução que não seja deixá-los morrer à fome, benza-os Deus
Os crítico, tal como o Jcsousa, não têm a solução. Mas desde quado não ter a solução é impeditivo de criticar o que se acha que está mal? O Jcsousa fá-lo!! Simplesmente os 'criticos' criticam uma acção e algumas das suas consequências, e o JCsousa critica a omissao!
Desculpe lá, Paulo, mas a coisa não é bem assim como você diz...

Eu realmente não vejo solução para o problema,mas o Paulo já disse e repetiu que a solução passa pelo abate, embora, como também já reconheceu, não esteja disposto a mexer um dedo no sentido de que seja implementada - e está no seu direito, embora, no meu entender, a sua posição perca um bocadinho de credibilidade...

Quanto a acções, omissões e críticas, você já sabe que eu danço conforme a música... por exemplo, agora o grande problema da alimentação dos cães vadios passou a ser não o reflexo da acção em termos de aumentar ou diminuir o problema em si mas, pasme-se!, o julgar-se (uma vez mais o julgamento) que as pessoas alimentam os cães só para se armarem em muito boazinhas... estamos pois não a falar de um problema de cães, mas a "descobrir" defeitos horríveis atribuidos a um conjunto certamente heterogéneo de pessoas que não se conhecem. A mnha resposta (conforme à música...) teria de ser que prefiro mil vezes alguém que, pelas razões que seja, apesar de tudo faz alguma coisa, a qualquer recalcado que se limita a tecer juizos sobre os outros sem levantar o rabo da cadeira...

Mas isto é apenas a história do velho, do rapaz e do burro e acaba por ser um fait-divers à falta de argumentos.

O que eu quiz vincar neste tópico é que não concordo que alimentar os cães vadios seja pernicioso em relação à resolução do problema. Dei as minhas razões na altura própria e não fui rebatido. O que vi foi irem-se mudando a pouco e pouco os argumentos, até chegarmos ao ridículo do exemplo que citei.
PauloC1
Membro Veterano

segunda out 20, 2008 9:09 pm

- A solução passa pelo abate, ou seja, o abate tem necessariamente de fazer parte da solução. A Solução não é o abate só por si! Fiz-me entender!
- Alimentar os animais de rua agravao problema? Na minha opinuião SIM! A alimentação na rua, entre outras coisas aqui enumeradas e que o JCSousa diz fugirem ao tópico, é um factor que fomenta a reprodução. É assim na natureza e em certa medida o mundo dos animais errantes não é excepção.
Já contei aqui a historia há uns tempos atrás que onde eu morava, um restaurante/Café por pena decidiu alimentar uma gata preta vadia que por ali passou. Era uma gata, coitadinha tinha fome, no restaurante as sobras não faltavam...ora bem, toca de dar comida à gatinha. Obviamente a gata ficou por ali, de roda do restaurante e fez da rua sua casa. Passado uns tempo apareceu um gato (ou gata) tigrado. Que giro, é o namorado dela, diziam as pessoas no restaurante. Vinha um e logo vinha o outro miar a pedir comida....e dava-se. Bem....abreviando a historia, a gata teve gatinhos, os gatinhos tiveram gatinhos, an so on and so on. Estabeleceu-se uma colonia. Entre as dezenas de gatos começaram a aperecer animais doentes, animais estropiados de lutas animais atropelados. Os amigos dos animais mudaram entretanto, porque os donos do restaurante deixaram de achar piada à quantidade de gatos, aos ratos que as comidas atraiam e inclusivamente à queixas de pulgas de alguns Clientes. A esquina do predio do restaurante tornou-se "alimentador" dos gatos....ou melhor dizendo 'caixote do lixo'!
Pergunto-me, teria esta situação ocorrido se os bons samaritanos não tivessem achado por bem dar comida à gatinha preta? Uma coisa tão simples...tão "Bem hajam"....

Está clara qual é a minha opinião?!
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

segunda out 20, 2008 9:43 pm

Se essa 1ª pessoa que começou a alimentar a gata a tivesse apanhado e sozinha ou com a colaboração de outras pessoas, a tivesse esterilizado, mesmo que a voltasse a pôr no mesmo local, teria feito bem á gata e á comunidade.

Custa dinheiro sim senhora e incomodos mas consegue-se.
Procuram-se vets mais baratos ou dá-se uma ajuda nas clinicas para ficar mais barato.
Claro que não se pode é ficar sentado no sofá a ver televisão todos os dias e esperar que do ceu caiam soluções.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

terça out 21, 2008 7:51 am

Está clara qual é a minha opinião?!
Nada clara. Atendendo aos seus argumentos no evoluir do tópico, nada clara... Explico-me:

- o Paulo é pelo abate, mas perante as condições dos canis municipais, é pelo abate nestas condições? Não é clara a sua opinião.

- o Paulo é contrário à alimentação dos cães tout-court, como diz agora, ou é só contra ALGUMAS das pessoas que alimentam os cães tout-court, como disse há tópicos atrás? Não é clara a sua opinião.

- o Paulo sente-se incomodado com a existência de cães vadios alimentados sistemáticamente, ou não? Penso que não, porque, como disse, não tem mexido uma palha no sentido de que os mesmos sejam recolhidos para consequente adopção ou abate... logo não deve ser problema que o incomode muito, uma vez que (e está no seu direito...) se limita a debitar teorias. Também aqui a sua posição não é nada clara.

Finalmente e sobre a história da gatinha:

- que é que o faz pensar que se não fosse alimentada não se reproduziria?

- a alternativa seria, no seu entender, deixá-la a morrer de fome pelas ruas, ou tem na manga outra solução?
tlopes

terça out 21, 2008 8:28 am

O tópico foi editado. Questões pessoais devem ser resolvidas em privado. Por favor participem sem desrespeitar as regras do fórum.

Melhores cumprimentos,
xenita
Membro Veterano
Registado: quinta jul 24, 2008 12:07 pm

terça out 21, 2008 2:11 pm

sei que aqui na arca se ajuda imenso ....

tb sei faça, faça o que fizer é como um grão de mostarda.

no topico dos animais para adoção. toda a ajuda é bem vinda.

para dar um pouco a todos não chega o ordenado. fiquei encantada com os blocos os sabonetes.

são otimas prendas de natal.

cump
PauloC1
Membro Veterano

terça out 21, 2008 7:11 pm

- o Paulo é pelo abate, mas perante as condições dos canis municipais, é pelo abate nestas condições? Não é clara a sua opinião.
Obviamente que não, e mais uma vez não sou "Pelo abate" como se eu defendesse uma especia de holocausto massivo dos cães. O que eu digo é que uma solução definitiva e racional do problema dos animais errantes tem necessariamente de passar TAMBÈM pelo abate.
- o Paulo é contrário à alimentação dos cães tout-court, como diz agora, ou é só contra ALGUMAS das pessoas que alimentam os cães tout-court, como disse há tópicos atrás? Não é clara a sua opinião.
Em termos genéricos sou contra a alimentação de animais errantes (Cães e Gatos), embora reconheça que existe gente que tem algumas preocupações que podem de alguma forma minimizar o que para mim é um problema.

- o Paulo sente-se incomodado com a existência de cães vadios alimentados sistemáticamente, ou não? Penso que não, porque, como disse, não tem mexido uma palha no sentido de que os mesmos sejam recolhidos para consequente adopção ou abate... logo não deve ser problema que o incomode muito, uma vez que (e está no seu direito...) se limita a debitar teorias. Também aqui a sua posição não é nada clara.
E pensa muito bem. Neste momento é coisa que não me preocupa minimamente. Tenho outras coisas para as quais canalizar a minha atenção. Se por acaso me cruzar com algum que de alguma forma me incomode a mim, à minha familia ou aos meus cães pode ter a certeza que alguma coisa farei, no minimo enxoto-o.
Finalmente e sobre a história da gatinha:

- que é que o faz pensar que se não fosse alimentada não se reproduziria?

- a alternativa seria, no seu entender, deixá-la a morrer de fome pelas ruas, ou tem na manga outra solução?
Meu caro amigo o seu erro é pensar, ainda não sei bem porquê, que eu tenho de dar alternativas para o que quer que seja!
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

terça out 21, 2008 10:27 pm

Pois eu vou mais além que o Paulo e digo :
Sou pelo abate massivo , sim. Chamo os funcionários dos canis, sim.
Descontamos uma parte enooooorme dos nossos salários para os cofres do estado. Pagamos todos e mais alguns serviços estatais. Temos o direito e o dever de exigir que os serviços , no minimo, sejam efectuados. Não há pessoal? Ponham os rendimentos minimos e os subsidios de inserção social no activo.
Volto a dizer não é por alimentar um cão esfomeado que se vai resolver o problema. Momentaneamente resolve-se a fome do animal, mas não se resolve o seu futuro.E volto a dizer é muito mais confortavel por-lhe uma tigelinha á frente com comer que fazer algo mais para tirar mais este da rua.
Falar por falar? Apontar o dedo por apontar? É só isso que sabemos fazer, infelizmente.....
123dasilva5
Membro
Registado: terça out 14, 2008 6:12 pm

terça out 21, 2008 10:29 pm

nicasxi Escreveu:Pois eu vou mais além que o Paulo e digo :
Descontamos uma parte enooooorme dos nossos salários para os cofres do estado. Pagamos todos e mais alguns serviços estatais. Temos o direito e o dever de exigir que os serviços , no minimo, sejam efectuados. Não há pessoal? Ponham os rendimentos minimos e os subsidios de inserção social no activo.
Volto a dizer não é por alimentar um cão esfomeado que se vai resolver o problema. Momentaneamente resolve-se a fome do animal, mas não se resolve o seu futuro.E volto a dizer é muito mais confortavel por-lhe uma tigelinha á frente com comer que fazer algo mais para tirar mais este da rua.
Falar por falar? Apontar o dedo por apontar? É só isso que sabemos fazer, infelizmente.....
Perfeito!
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

terça out 21, 2008 11:19 pm

nicasxi Escreveu:Pois eu vou mais além que o Paulo e digo :
Subsescrevo. ;)

Eu quando me proponho a ajudar um cão abandonado, levo a coisa até ao fim e fico com ele (mais que não seja temporáriamente).
Já lá vai o tempo em que me "armei" em "Madre Teresa"... Consequencia: Grande parte dos cães vadios que recolhi não encontraram dono e acabei por ficar com eles n anos (a última cadela morreu há 2 anos com quase 17 anos)... e entretanto também abati uns tantos! Sem remorsos!
Fiz entretanto uma "promessa" de que não iria mais olhar para cães abandonados ou vadios. Não achava justo estar eu a "pagar" e a "remendar" os erros e irresponsailidade dos outros!!!
Assim tem sido, excepção feita para 2 cachorros abandonados no meio da serra a morrer à sede em junho passado...
Arranjei dono para um (o macho) e fiquei com a fêmea (sob a presuasão da minha filha mais nova...).
Mas não ficou na rua a ser alimentada por mim ou por terceiros!!
Está cá no "burgo" e para TODOS os efeitos é minha!! Ponto final!!!
Alias, como todos os rafeiros que recolhi outrora! Ou se conseguia dono, ou eram para ficar, ou eram abatidos!! Mas enquato estavam, estavam cá em casa!!!

Quanto a cães de rua problemáticos, que em nada são adoptáveis, bem gostaria eu que o município onde vivo tivesse pelo menos canil municipal ( Muitas CM não têm sequer canil municipal!!!, quanto mais recolha de cães da qual têm competencia...).
A alternativa é capturar o animal, levar ao vet para uma dose de eutasil, ou deixar que o pessoal da caça trate do assunto com chumbo... discretamente...

Felizmente, os casos de cães abandonados têm diminuido muito (mas muito mesmo) nos últimos anos por aqui. É uma vantagem da EN1 ter deixado de ter a afluencia de trafego automóvel que tinha...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Responder

Voltar para “Cães”