Encontrei esta informação na secção « Pergunte ao Advogado » até que ponto isto é aplicavel na pratica?
Ou seja o meu cão defende o que « considera seu » neste caso a propriedade do seu dono, e o dono é responsavel por danos num ladrão??
Pergunta: Quais as consequências para mim se o meu cão morder ou matar uma pessoa que entre furtivamente na minha propriedade
Resposta: O dono do cão é responsável pelos danos que o cão causar a qualquer pessoa seja dentro ou fora de casa, podendo ter que indemnizar essa pessoa e pagar todos as despesas hospitalares que tenham sido necessárias. O letreiro "cuidado com o cão" evita a responsabilização do dono do cão por quaisquer danos que este possa causar em situações de entrada de pessoas estranhas na sua propriedade pois neste caso a pessoa sabia que existia um cão e entrou sendo só ela a responsável. Caso não tenha o letreiro será dificil afastar a sua resposabilidade pelos danos causados pelo seu cão mesmo que seja a pessoas que tenham entrado na sua propriedade furtivamente
Responsabilidades
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
- Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra
Já sabia deste caso...
Tenho uma pastor alemâ a guardar um terreno e não tinha nada a avisar. Foi a vet que me avisou sobre essa lei e então coloquei lá as placas "Cuidado com o cão". Um dos irmãos da cadela que foi dado a pessoas amigas foi abatido porque uns miudos na brincadeira decidiram saltar um muro de uma casa só pela excitação de estaram a invadir o local, mas não sabiam nada do cão. Bem, o miudo foi parar ao hospital... e a culpa foi dos donos do cão.
Em relação a esta lei acho que está certa. Temos que contar não apenas com os ladrãos mas com as pessoas (crianças) que não sabem o que fazem ao certo. Quando era miudo saltava muitos muros para ir buscar bolas...
Tenho uma pastor alemâ a guardar um terreno e não tinha nada a avisar. Foi a vet que me avisou sobre essa lei e então coloquei lá as placas "Cuidado com o cão". Um dos irmãos da cadela que foi dado a pessoas amigas foi abatido porque uns miudos na brincadeira decidiram saltar um muro de uma casa só pela excitação de estaram a invadir o local, mas não sabiam nada do cão. Bem, o miudo foi parar ao hospital... e a culpa foi dos donos do cão.
Em relação a esta lei acho que está certa. Temos que contar não apenas com os ladrãos mas com as pessoas (crianças) que não sabem o que fazem ao certo. Quando era miudo saltava muitos muros para ir buscar bolas...
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
- Contacto:
A placa "cuidado com o cão" tem muito que se diga... se por um lado serve para desresponsabilizar o dono no caso de alguém entrar na sua propriedade, pode servir para dizer "tenho aqui alguma coisa de valor, matem-me o cão e entrem"... e numa interpretação que um advogado me fez do famigerado DL 276/2001 é uma assumpção implicita da posse de um animal potêncialmente perigoso, pelo que quem a afixa se poderá eventalmente sujeitar a todas as consequências dessa lei (que podem consultar na página do paulo c).
pessoalmente tenho o conhecimento de vários casos de proprietários de cães que retiraram as plaquinhas quando tiveram conhecimento da lei pois acharam preferivel pagarem uma multa por eventulmente não a terem do que ter que aturar tudo o que a lei preconiza...
Gonçalo
pessoalmente tenho o conhecimento de vários casos de proprietários de cães que retiraram as plaquinhas quando tiveram conhecimento da lei pois acharam preferivel pagarem uma multa por eventulmente não a terem do que ter que aturar tudo o que a lei preconiza...
Gonçalo