Será normal?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

RitaRaposo
Membro Júnior
Registado: terça jul 25, 2006 9:57 am

sexta out 31, 2008 6:14 pm

Boa tarde.

O meu namorado adoptou um cachorro que neste momento está quase com 3 meses. De à uns tempos para cá o cão morde em tudo e todos que vê (pernas, mãos, narizes), nós repreendemos-o e ele até já morde e foge porque já sabe o que vem a seguir. Dizemos o não mas sabemos que talvez seja ainda muito novo para compreender as "ordens".

Será normal este comportamento? :| Serão os dentes? Ele desde os 2 meses que destói daqueles ossos de vaca prensados. :wink:

Tenho um cão com 10 anos que veio para ao pé de mim com 5 meses e não me lembro de ele ser assim, chegou a roer as maçanetas de alguns móveis mas apenas isso.

Beijinhos **
nunomiguel1
Membro
Registado: domingo jun 22, 2008 8:48 pm

sexta out 31, 2008 8:16 pm

Isso é perfeitamente normal.

Com essa idade so querem brincar com tudo o que está à volta deles.

Eu sei que as vezes chega a ser desesperante para os donos, mas com a idade vai acalmar
tpfernandes
Membro
Registado: sexta jun 20, 2008 12:39 pm

sexta out 31, 2008 8:45 pm

O meu tem 6 meses e é igual.

Mas tou numa situaçao pior, quando há estranhos em casa, mesmo estando essas pessoas perto de nós, o cão passa-se e até lhes morde mesmo, à pouco mandou um para o hospital com um braço a escorrer sangue.. Alguma ajuda? :roll:

Já pensei em treinos de socialização e castra-lo, diz-me o vet que fica mais calmo muito.
CasadelMar
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm

sexta out 31, 2008 9:03 pm

nunomiguel1 Escreveu:Isso é perfeitamente normal.
De facto, é perfeitamente normal mas, há que educá-los.

Se um não, não resolve o problema, uma palmada na hora certa (têm mesmo que ser na hora certa) resolverá (leia-se palmada e não espancar :wink: )

O que não deve acontecer é uma vizita ter que parar ao hospital (tal como o testemunho anterior) porque o cachorro não foi devidamente ensinado/educado.

Abraços
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

sexta out 31, 2008 9:16 pm

vou-me citar porque já respondi num tópico idêntico.

em relação a mordiscar as pessoas:
YolaeFifi Escreveu:esse comportamento DEVE SER REPRIMIDO. se deixarem ele fazer isso agora enquanto é pequeno, ele não vai aprender e vai ter mais dificuldade em parar quando for adulto!
quando ele morder devem dizer um 'NÃO' bem forte e se necessario dar uma palmada no rabo dele. dê-lhe um osso de couro prensado, para ele se entreter e depois passe a osso crus de vaca, com o minimo de carne o o maximo de cartilagem (um joelho de vaca é ideal) mas só quando ele tiver a dentição definitiva.
não deixe também ele fazer aquela brincadeira tipica de andar atrás das pessoas e morder as calças. as pessoas acham graça porque puxam e o cachorro vem atrás agarrado as calças...mas isso é um erro grave na educação do cachorro! nunca se deve admitir um comportamento desses!
o cão deve brincar exclusivamente com os seus brinquedos e deve distinguir brinquedos de objectos e pessoas. tem de ver as pessoas como companheiros de brincadeira e não como brinquedos. nunca deixe ninguém admitir essas brincadeiras também, pois está a contrariar o seu ensinamento.
mistik
Membro Veterano
Registado: sexta out 14, 2005 1:48 pm

sexta out 31, 2008 9:42 pm

Tem de educar o seu cao desde pequeno.

Pela logica do "É normal um cao bebe morder" por se achar normal é que as coisas acontecem.
Há que colocar regras desde cedo o que podem ou nao fazer.

Depois ficam admirados como a furista anteriorm quando um cão ferra uma pessoa ate a manda para o hospital ... nao devia acontecer.

Castrar nesse caso nao deve resolver,mas procurar ajuda num bom treinador.
Imagem
<p><strong>Visitem&nbsp;-&nbsp; </strong><a href="http://chow-chow.forumeiros.com/"><stro ... ng></a></p>
tpfernandes
Membro

sexta out 31, 2008 10:43 pm

Claro que nao devia acontecer. Eu repreendo com o NAO e a palmada, mas nao adianta. O que me leva a crer tal comportamento é quando o cachorro ve que o estranho tenha algo na mao e tenta apanhar, já nao é o primeiro. Será que é por eu andar sempre a brincar com ele para ele saltar a apanhar o pau da minha mão?
Estes dias em vez de apanhar o pau, distrai-me, e apanhou-me um dedo, mas penso que percebeu o erro e largou logo.

O que eu noto, é que quando ele morde quem quer que seja, não é o morder de raiva, é quase um morder calado.

Quando falei em ir para o hospital, a visita que veio a minha casa, soube ao bocado que exagerou, pois teve 2 arranhões. :roll:
mistik
Membro Veterano
Registado: sexta out 14, 2005 1:48 pm

sexta out 31, 2008 10:54 pm

A palmada tem de ser na hora certa e no sitio certo, isto é, dar palmada na hora certa nao fazer coceguinhas.

Por vezes depois de tantas palmadas pro cao torna-se banal, ate brincadeira por vezes.

Quando ele vier com essas brincadeiras de morder, de-lhe a palmada no focinho perto do nariz... sempre que vier para morder faça isso ou entao morda-lhe a orelha tb :twisted:

Ele tem de perceber o que pode ou nao fazer, dou um exemplo,o meu Chumi com o meu marido na brincadeira tem a mania de ferrar o braço, mas isto porque ele deixa ate faz de preposito mas tem um limite passando o limite ja sabe.

No entanto comigo nem se chega para morder, fez-me duas ou tres vezes
em pequeno, a ultima vez ainda tenho a marca na mão, levou uma palmada a serio, foi a ultima vez e quando lhe da os 5min. pensa sempre duas vezes antes de se virar para mim com ess brincadeira do morder e vai buscar um brinquedo dele qualque e morde o brinquedo e traz-lo para mim.

Foi regra estabelecida por mim, enquanto tem outras com o meu marido.
Imagem
<p><strong>Visitem&nbsp;-&nbsp; </strong><a href="http://chow-chow.forumeiros.com/"><stro ... ng></a></p>
N0kas
Membro Veterano
Registado: segunda jan 09, 2006 12:26 am
Localização: Tuga, Sabiah, Aurora, Antik, as netinhas que adoro, Tobias, Farrusco, Catarina, Sebastian, Boneca...

sexta out 31, 2008 11:12 pm

mistik Escreveu:Quando ele vier com essas brincadeiras de morder, de-lhe a palmada no focinho perto do nariz... sempre que vier para morder faça isso ou entao morda-lhe a orelha tb :twisted:
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

E depois fica conhecida como "a mulher que mordeu o cão!" 8)
tpfernandes
Membro

sexta out 31, 2008 11:26 pm

mistik: o kayser tambem gosta de me morder o braço na brincadeira, mas sabe que tem limite comigo, basicamente, o cao obedece-me a mim e ao resto do pessoal de casa, tanto obedece como esquece que eles existem.

A palmada tem sido no focinho, agora praticamente nao tem sido preciso dar palmada, levanto a mao e digo.lhe NAO, e ele sabe que tá mal e agaixa-se todo porque sabe que ta a fazer asneira.

Agora com estranhos é que muda completamente com as mordidelas dele. Se a pessoa entrar comigo, ele até se comporta, se for com os meus pais, ele morde.

Penso que estou a errar na educaçao dele: o meu cao quando sai de casa é para um jardim onde nao ha praticamente ninguem ou para a quinta onde so estamos nós os de casa. Vou começar a sair com ele para sitios onde exista varia gente para ele começar a conviver mais com a multidão e pessoas diferentes.
RitaRaposo
Membro Júnior

sábado nov 01, 2008 11:37 am

Nós reaprendemos-o e damos-lhe uma palmada no focinho mas ele parece que se enfurece mais e ladra, voltando depois a morder novamente... :|

Pode ser que com o tempo lhe passe esta mania, pelos vistos estamos a proceder da melhor maneira quando ele morde...

Obrigada

**
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sábado nov 01, 2008 11:48 am

RitaRaposo Escreveu:Nós reaprendemos-o e damos-lhe uma palmada no focinho mas ele parece que se enfurece mais e ladra, voltando depois a morder novamente... :|

Pode ser que com o tempo lhe passe esta mania, pelos vistos estamos a proceder da melhor maneira quando ele morde...

Obrigada

**
Mas é a morder mesmo ou a puxar para a brncadeia mordiscando?

É que se é a ferrar mesmo a sério, não é nada normal! :roll:
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
hsn
Membro
Registado: sexta jun 10, 2005 11:50 pm

sábado nov 01, 2008 11:48 am

RitaRaposo Escreveu:Nós reaprendemos-o...
Desculpe e não me leve a mal, mas o que quer com certeza dizer é "Nós repreendemo-lo..." :wink:

O seu cachorro vai aprender a não morder, sim, apenas é preciso muita paciência e constância a ensiná-lo. Estude bem o post da YolaeFifi, é muito correcto o que nele se diz.

Ao repreendê-lo também pode utilizar uma garrafa de plástico com um objecto pequeno dentro (um botão, por exemplo), que faz barulho mas não o magoa. Talvez até seja mais eficaz do que a palmada, mas terá de ver se assim acontece.
RitaRaposo
Membro Júnior

sábado nov 01, 2008 3:13 pm

fang Escreveu:
RitaRaposo Escreveu:Nós reaprendemos-o e damos-lhe uma palmada no focinho mas ele parece que se enfurece mais e ladra, voltando depois a morder novamente... :|

Obrigada

**
Mas é a morder mesmo ou a puxar para a brncadeia mordiscando?

É que se é a ferrar mesmo a sério, não é nada normal! :roll:
É um morder de quando os dentes dos bébés estão a nascer, apanham tudo o que lhes aparece à frente para pôr na boca e mordem mordem mordem... Não acredito que ele faça aquilo com intenção de aleijar, mas aqueles dentinhos chegam a magoar a sério! :roll: Se deixarmos a mão (dedos) dentro da boca dele ele fica ali a mascar como se se trata-se de um brinquedo de plástico...
RitaRaposo
Membro Júnior

sábado nov 01, 2008 3:15 pm

hsn Escreveu:
RitaRaposo Escreveu:Nós reaprendemos-o...
Desculpe e não me leve a mal, mas o que quer com certeza dizer é "Nós repreendemo-lo..." :wink:

O seu cachorro vai aprender a não morder, sim, apenas é preciso muita paciência e constância a ensiná-lo. Estude bem o post da YolaeFifi, é muito correcto o que nele se diz.

Ao repreendê-lo também pode utilizar uma garrafa de plástico com um objecto pequeno dentro (um botão, por exemplo), que faz barulho mas não o magoa. Talvez até seja mais eficaz do que a palmada, mas terá de ver se assim acontece.
Peço desculpa pelo erro, foi uma correcção automática que o browser fez... :wink:

Sim, irei ler o post para ver como proceder melhor...

Obrigada
Responder

Voltar para “Cães”