Banhos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

pedrobrito
Membro
Registado: quinta nov 28, 2002 1:54 pm

sexta jun 20, 2003 6:02 pm

Boas tardes,

Como estamos em época de banhos, e o meu Boris é completamente louco por água, fazendo birra cada vez que temos que vir embora da praia, gostaria da vossa ajuda para saber se haverá algum inconveniente, em dar banho frequentemente.

Sem mais.

Jinhos e abraços..... Pedro
MMPA
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 11:00 pm

sexta jun 20, 2003 6:07 pm

Olá Pedro! ;)
Eu costumo dar-lhes uma mangueirada quando chegam a casa, para tirar o sal e areia, mas sem champô.Não sei se faço bem ou mal, mas até agora não tive problemas com o pêlo...
Arcanus
Membro Veterano
Registado: domingo mai 11, 2003 3:02 pm
Localização: 2 rotts lindas, uma labradora linda e três gatos incríveis!

sexta jun 20, 2003 7:45 pm

Olá! Pedro, em primeiro lugar, seja bem vindo... ;)
Eu faço o mesmo que a MMPA, e nunca tive problemas com o pelo. Mas também raramente vou com elas à praia, portanto... aconselho-o a ler este tópico: " Vagas de calor" escrito pelo CasadeAnaval.( Não tenho a certeza se o nome é este, mas procure que encontra)
Fiquem bem
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta jun 20, 2003 8:41 pm

Olá

Não há qualquer problema em dar banhos frequentemente.
Isto de não ser conveniente dar mais do que dois ou três banhos por ano não deve passar de mais um dos inúmeros mitos que existem sobre os cães.

Quando os meus cães eram cachorros, na brincadeira, metiam-se sistematicamente na água na praia. Ficava cheio de problemas e como se costuma dizer "como o tolo na ponte sem saber para que lado ir".
Se não lhes dava banho ficavam com o corpo cheio de salitre; se lhes dava banho (quase dia sim dia não) lá lhes ia dar cabo do pêlo, isto partindo do princípio de que isso era assim tão prejudicial.

No entanto, ao longo de todo este tempo, constatei que os banhos frequentes até dão ao pêlo um aspecto muito mais sedoso e agradável.
É certo que, com essa frequência, só usava o champô de vez em quando, limitando-me a passar-lhes o chuveiro só para tirar o salitre.

Curiosamente, e muito recentemente, o veterinário disse-me que os banhos frequentes até são mais convenientes...
Mudam-se os tempos... mudam-se as teorias.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

sexta jun 20, 2003 10:36 pm

Olá Pedro :D
Banho de mar não tem problema desde que depois passe por água doce apenas.
Banho com champô, a minha opinião seria umas 4 vezes por ano, se possível, no maximo dos maximos de 2 em 2 meses, o que já acho um bocadito. ;)
Isabel
MaryLuna
Membro Veterano
Registado: quinta jun 19, 2003 1:10 pm
Contacto:

sexta jun 20, 2003 10:50 pm

Bem... não sei se estou a meter àgua... :lol:

Mas o conselho que tenho do vet nesse sentido é que banho com champô pode ser dado uma vez por mês, mais não pois retira a protecção natural da pele do cão.

Quanto aos banhos de àgua do mar tb disse q não havia problema desde que se seguisse de um banho de àgua doce sem champô, visto q este seria só uma vez por mês!
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

sexta jun 20, 2003 11:03 pm

Boa noite,

A mim sempre me aconselharam a dar o menos banho possivel aos meus cães, desde os vets aos criadores, etc, etc... O que sempre me aconselharam foi que se por qualquer motivo o cão se sujar nas patas, limpar com toalhitas do genero "dodot" e se escovar uma ou duas vezes por semana.... Agora banhos com champô, sempre me disseram para evitar o maximo possivel, o que claro não é a mesma coisa que uma passagem por baixo do chuveiro ou até mesmo á mangueirada para tirar o sal da praia ou até ás vezes quando ficão salpicados por andar a chapinhar na lama....

Portanto se for á praia e o seu cão tomar banho, pode passa-lo por agua que não tem problema, mas mesmo só passar por agua.... ;)

Espero ter ajudado....
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
Pedra
Membro Veterano

sábado jun 21, 2003 9:38 am

MaryLuna Escreveu: Bem... não sei se estou a meter àgua... lol

Mas o conselho que tenho do vet nesse sentido é que banho com champô pode ser dado uma vez por mês, mais não pois retira a protecção natural da pele do cão.

Quanto aos banhos de àgua do mar tb disse q não havia problema desde que se seguisse de um banho de àgua doce sem champô, visto q este seria só uma vez por mês!
Um labrador retriever, tomar banho de champo todos os meses....uhmmmmmmmmm :o
Não me vou armar em vet, que não o sou, mas na minha especialidade, sempre aprendi e li em todo o lado, que mais que 3 4 vezes ano, seria demais. Pedro melhor falar com o seu criador. ;)
Isabel
MaryLuna
Membro Veterano
Registado: quinta jun 19, 2003 1:10 pm
Contacto:

sábado jun 21, 2003 10:16 am

Pedra Escreveu:
MaryLuna Escreveu: Bem... não sei se estou a meter àgua... lol

Um labrador retriever, tomar banho de champo todos os meses....uhmmmmmmmmm o
Não me vou armar em vet, que não o sou, mas na minha especialidade, sempre aprendi e li em todo o lado, que mais que 3 4 vezes ano, seria demais. Pedro melhor falar com o seu criador. ;)
Isabel
Realmente deve estar relacionado com a raça do cão e consequentemente tipo de pelagem, porque realmente já vi para raças aconselharem 2 a 3 vezes por ano, para outras de 2 em 2 meses, para a minha cadela uma vez por mês (é uma rafeirita de pelo curto).

E peço desculpa :oops: mas n tinha reparado na raça do cão e dái se calhar a minha mensagem anterior foi fora do contexto :oops: , porque realmente para esse tipo de cão sempre ouvi dizer 2 a 3 vezes por ano....

Desculpem... para a próxima tenho que prestar mais atençao!!
pedrobrito
Membro
Registado: quinta nov 28, 2002 1:54 pm

sábado jun 21, 2003 11:11 am

Boas tardes, amigos da bicharada....

Obrigada, pela vossas opiniões, a minha duvida era mesmo sobre o banho "de mangueirada" e ficou claro, que não não tem qualquer problema. Está mais que visto que a seguir á praia, vou ter mais uma divertida tarefa, pois o Boris só falta mesmo é meter-se pela mangueira, tal é a doidisse da água.

Sem mais o meu OBRIGADÂO.:):):):)

Jinhos e abraços...... Pedro
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

sábado jun 21, 2003 2:04 pm

Olá!

O inconveniente dos banhos frequentes com champô é que para além de retirarem a gordura do pêlo, tornando-o mais baço, fazem com que o animal cheire mais "a cão", pois a pele é obrigada a produzir mais secrecção sebácea para compensar a que foi retirada.
Daí que é um contrasenso muitos donos de cães darem banho porque cheira muito "a cão"... Ainda fazem pior!

Já a passagem só por água, julgo não ter qualquer inconveniente, principalmente no Verão para refrescar e retirar o sal e a areia da praia que até prejudicam a pele do animal.

Cumprimentos,
Susana
Pedra
Membro Veterano

sábado jun 21, 2003 11:21 pm

nel Escreveu: Curiosamente, e muito recentemente, o veterinário disse-me que os banhos frequentes até são mais convenientes...
Mudam-se os tempos... mudam-se as teorias.
:o Banhos frequentes a um cão de pêlo raso, e com champo e tudo?
Frequentes como? Todos os meses, 15 em 15 dias? O vet explicou-lhe a razão dessa mudança de teoria? E já agora por curiosidade, o Nel experimentou essa nova teoria do vet e tem obtido bons resultados? Se sim, há quanto tempo dura a experiência.
Desculpe, pode parecer inquérito mas não é, curiosidade apenas e deformação profissional ;)
Isabel
anachegaom
Membro Júnior
Registado: segunda mai 26, 2003 2:01 pm

domingo jun 22, 2003 1:43 pm

Olá Pedro! Eu tenho um cão que todos os dias se atira para um tanque que eu tenho num terreno, esteja calor, esteja frio, até de inverno se atira; no entanto nunca teve problemas de pêlo. :)[/b]
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo jun 22, 2003 3:03 pm

No meu caso criador e vet são da mesma opinião - banhos (com champô) - os menos possível, no máximo 3 ou 4 por ano.
Eu penso dar 2.
Após os cios.
De resto nem dou mangueiradas quando ia à praia, nem quando se rebola na lama (como ela gosta disso !), nem nada.
Só lhe dei mangueiradas 2 vezes : uma vez que se rebolou numa poça de água cheia de óleo de carro, outra quando se esfregou num monte de bacalhau podre (não se podia com o cheiro !).
O pêlo está óptimo.

Acho que, muitas vezes, as pessoas se esquecem que o cão é um animal rústico, não é nenhuma flor de estufa !
Ao longo da evolução não tinha caminhas, nem champôs, nem brinquedos, nem nada disso !
Eles têm as suas defesas - não são bébés para andarmos atrás deles preocupados com tudo !

Ainda hoje encontrei um moço a passear o seu lab.
A Zorra patinhava num lago da cidade, toda contente.
Vai o dono não deixou o seu cão ir também porque "são águas paradas, faz-lhe mal ao pêlo !".

E os lagos onde o lab vai buscar os patos abatidos, são de águas vivas ?
Merece a pena retirar prazer ao nosso cão em função de um eventual (e a meu ver, imaginário) prejuízo para o pêlo ?

Aceito que se diga "vivo num apartamento não quero o cão sujo e molhado nos meus sofás" mas que se invoque um mal que, se calhar, não existe...e ainda não li nada que me prove que esse prejuízo existe de facto !
Em contrapartida já várias pessoas me reafirmaram que banhos (com sabão) tiram a gordura protectora da pele.
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

domingo jun 22, 2003 3:44 pm

Última edição por SeaLords em quinta nov 20, 2008 10:32 am, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Cães”