Encontrei na rua uma cachorrinha sem raça definida de dois meses e levei pra casa.
Tenho uma cachorra também sem raça definida em casa de aproximadamente uns 10 anos,de porte médio que sempre foi bem cuidada com muito carinho. Ela já vivia em companhia de outra cachorra da raça pastor alemão e se davam super bem. Mas há 4 anos ela vive sozinha, a única mascotinha da casa. E agora ela não aceita a outra cachorrinha de nenhuma forma. No primeiro contato pensei até que fossem se dar bem, pois ela ficou meio sismada mas não demosntrou nenhuma agressão. Passada algumas horas, ela atacou a cachorrinha e depois disso parece que ficava marcando cada passo dela. Dai não teve jeito mesmo. Tive que separar. Agora uma fica no quintal e a outra na garagem. Todo dia coloco as duas próximas, sempre agradando as duas da mesma forma, converso com elas, a hora que ela vai atacar a outra não grito nem nada, só chamo a atenção dela, pra ela não ficar sentida, mas que entenda que aquilo não se pode fazer, mas parece que não adaianta. E como a filhote é muito agitada e não para um segundo,gosta de pular e dar umas mordidinhas acho que faz com que ela se irrite, e tenho certeza que ela fica com uma vontade louca de pegá-la.
Se alguém souber de um jeito de acostumá-las, uma maneira sei lá, o que eu posso fazer pra que ela aceite a cachorrinha, pois gostaria muito de ficar com ela.
Agradeço desde já
ACOSTUMAR FILHOTE COM UM CÃO MAIS VELHO
Moderador: mcerqueira
Olá
Nem sempre é fácil adaptar um animal mais velho a mudanças na sua rotina, especialmente quando essa mudança não o deixa dormir as suas sonecas descansado
Estás a fazer as coisas bem.
A habituação deve ser gradual, isto é, não as isoles permanentemente uma da outra mas sim junta-as, inicialmente em periodos curtos vigiando as suas reações, e vais aumentando a frequencia e duração desses encontros.
Se ela perceber que de cada vez que ela ataca a mais nova as separas, ela vai fazê-lo sempre. Normalmente os ataques são uma forma de estabelecer hierarquia, de ela dizer quem manda aqui sou eu ou deixa-me em paz! Não costumam ser para ferir. Mas atenção, pode haver excepções à regra, daí a importancia da vigilancia.
Continua a reforçar a atenção à mais velha para que não haja razão para ciume, sem descurar a mais nova, que também tem direito à sua dose de mimo. É importante que a mais velha perceba que não está a ser substituida.
Reserva um espaço onde a mais velha possa ir descansar separada da mais nova para que esta não a incomode com a brincadeira. Cada uma deve ter o seu espaço, a sua cama, a sua taça de comida (até porque a alimentação deve ser diferente para uma e para outra).
Normalmente, com um pouco de persistencia e mão firme, eles costumam aceitar-se.
Se ainda assim não resultar, tenta falar com um veterinário.
Nem sempre é fácil adaptar um animal mais velho a mudanças na sua rotina, especialmente quando essa mudança não o deixa dormir as suas sonecas descansado

Estás a fazer as coisas bem.
A habituação deve ser gradual, isto é, não as isoles permanentemente uma da outra mas sim junta-as, inicialmente em periodos curtos vigiando as suas reações, e vais aumentando a frequencia e duração desses encontros.
Se ela perceber que de cada vez que ela ataca a mais nova as separas, ela vai fazê-lo sempre. Normalmente os ataques são uma forma de estabelecer hierarquia, de ela dizer quem manda aqui sou eu ou deixa-me em paz! Não costumam ser para ferir. Mas atenção, pode haver excepções à regra, daí a importancia da vigilancia.
Continua a reforçar a atenção à mais velha para que não haja razão para ciume, sem descurar a mais nova, que também tem direito à sua dose de mimo. É importante que a mais velha perceba que não está a ser substituida.
Reserva um espaço onde a mais velha possa ir descansar separada da mais nova para que esta não a incomode com a brincadeira. Cada uma deve ter o seu espaço, a sua cama, a sua taça de comida (até porque a alimentação deve ser diferente para uma e para outra).
Normalmente, com um pouco de persistencia e mão firme, eles costumam aceitar-se.
Se ainda assim não resultar, tenta falar com um veterinário.
É importante fazer com que a mais velha associe à presença da cachorra algo positivo.
Quando estiverem as duas juntas dê bastante atenção e mimo à mais velha ou algo para comer que ela goste, assim a cadela mais velha vai começar a associar à presença da cachorra experiências positivas.
Quando estiverem as duas juntas dê bastante atenção e mimo à mais velha ou algo para comer que ela goste, assim a cadela mais velha vai começar a associar à presença da cachorra experiências positivas.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo