aconselhamento - educação de cadela c/ 1 ano

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
rjpf
Registado: quinta jun 06, 2002 1:10 pm

quinta jun 06, 2002 11:59 pm

Boa noite a todos. Preciso que me aconselhem acerca de um modo de ensinar a minha cadela pequena (1 ano) a refrear o instinto que a faz atacar toda e qualquer cadela que atravesse o seu campo de visão. É luta territorial, mas as coisas estão a ir muito longe, já tenho medo de a soltar na rua porque basta aparecer uma cadela e ela vai e deixa de me obedecer. Até já experimentei comprar-lhe um açaime, mas ela parece muito infeliz, além disso o tamanho dela não o justifica (12 kg). Existe algum sistema de treino simples que eu possa usar para ela aprender a não passar ao acto tão facilmente? Ela gosta muito de brincar no parque com os outros cães, mas desde que isto começou eu tenho evitado levá-la por medo que ela se envolva em brigas. Tenho medo, porque quando elas se pegam às vezes é muito difícil separá-las, uma vez para a ir separar de um pastor alemão até eu acabei mordida. :(
Agradeço qq conselho útil que me possam dar
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

sexta jun 07, 2002 12:54 am

Oi! Se é o seu primeiro cão, então é normal que tenhas dificuldades na educação. Tente repreende-lo através da voz. Faça uma voz mais alta e autoritária para o repreender. Com o meu cão, sempre que ele faz algo do género, agarro-o pelo pêlo do pescoço e ela fica quieto.
Dê recompensas quando se portar bem.
nokio
Membro Veterano
Registado: segunda mar 04, 2002 3:26 pm
Contacto:

sexta jun 07, 2002 12:25 pm

Olá rjpf,

Acontecia-me o mesmo com a minha Luna (SRD). Penso que o 1º passo é habituá-la sempre a andar à trela e nunca solta, pode haver excepções. De seguida sempre que andar à trela e ela comporte-se mal, repreenda-a com autoridade, assim que ela se controlar recompense-a (o biscoito faz maravilhas, mas não em excesso). Quanto ao açaime sou absolutamente contra, excepto em casos mais complicados e com cães de maior porte.

Espero ter ajudado,
Nokio.
CMNogueira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:30 pm
Contacto:

sexta jun 07, 2002 2:09 pm

Viva,

Deverá passear a sua cadela sempre à trela. Esteja atenta, quando se cruzar com outro cão. A sua cadela vai tentar sair disparada ou começar a puxar. Nessa altura, puxe com firmeza a cadela para junto de si, dizendo: Junto.

Caso ignore, dê meia volta e siga na direcção oposta do cão. Enquanto se afasta, mantenha o mesmo procedimento. Vá dando ligeiros puxões de forma a incomodar a cadela. Não puxe, deixando a trela tensa, assim a cadela terá tendencia para continuar a forçar.

Caso a cadela de forma descontrolada, tente olhar ou voltar para trás, faça com que se deite. Utilize a trela para o efeito (Junto ao pescoço puxe para baixo). Com vigor diga: DEITA. Deixe-a ou force para que se mantenha nessa posição durante um minuto ou dois. Posteriormente, com a cadela deitada faça-lhe uma festa. Diga junto e siga com ela. utilize os procedimentos atrás descritos.

Deverá manter esta firmeza, até a cadela começar a ignorar os outros cães. Poderá demorar algum tempo, mas os resultados aparecem.

Se começar a pensar que a cadela fica triste e que não pode fazer isto ou aquilo, nunca irá conseguir educá-la. Mais tarde, são os donos que ficam tristes por não ter um cão educado e devidamente sociabilizado, não o podendo levar a lado nenhum. No final, o verdadeiro prejudicado é o cão que começa a ficar para trás.

Nota: Não espere resultados imediatos.Tenha sempre calma, paciencia e muita dedicação.

Boa sorte e bom trabalho.
rjpf
Registado: quinta jun 06, 2002 1:10 pm

sexta jun 07, 2002 9:10 pm

olá a todos, antes de mais quero agradecer por todas as sugestões que me deram e que vou tentar pôr em prática o mais cedo possível. No entanto, há uma coisa que não entendi: depois de fazer o treino que o (a?) CMNogueira sugeriu, e ela acabar por ignorar os outros cães já a posso soltar? É que o problema é que ela é muito jovem e tem muita energia e faz-lhe muito bem correr e brincar à solta. Vivo com elas num apartamento e embora tenham acesso a todas as partes da casa como eu (não as limito de forma nenhuma), o espaço de que dispõem não é tão bom como um jardim. Além disso a minha cadela mais nova (Carolina) gosta muito de interagir com outros cães e a outra, sendo mais velha, não tem muita paciência para brincar com ela. E o que ela gosta mesmo é de ir para o jardim correr com outros cães da idade dela. A Carolina é uma cadela muito dócil e dá-se bem com todos os cães (machos) e pessoas, adultos ou crianças, sem excepção, e não representa perigo nenhum para nenhum destes por estar à solta. Custa-me não poder soltá-la no jardim como fazia antigamente até porque ela anda muito mais stressada por não poder ir uma hora para o jardim para "descomprimir" e gastar energia a fazer corridas com os amigos dela. Será que a solução mais viável é ir eu correr com ela? (levando-a presa pela trela a correr ao meu lado?) já pensei nisso, e a verdade é que não me sinto bem a privar a cadela de uma actividade física que se mostra tão benéfica para ela. Será que numa escola de treino podem ensiná-la a ignorar as outras cadelas mesmo quando solta? É que eu não quero que ela ignore todos os cães, ela tem amigos (cães) que reconhece e espera o dia todo para ir brincar com eles na hora do passeio mais longo. O açaime também não me parece bom porque ela não se sente muito feliz por estar assim tão limitada.
Bem, entretanto vou experimentar as dicas que me deram a ver se resultam e vou-lhe tirar o açaime porque ela fica muito infeliz com ele, e além disso, como já disse, o tamanho dela não o justifica. Como é óbvio, eu controlo-a perfeitamente quando ela está presa. O problema é controlá-la deixando-a solta.
Responder

Voltar para “Cães”