jcsousa Escreveu:Hsn, vamos lá esclarecer as coisas calmamente: eu nas contas que apresentei pus-me na pele daqueles que acham que os criadores são comerciantes. Ora, sendo comerciantes, as contas do "produto" que comercializam não podem ser só os activos... Não se pode chamar-lhes comerciantes para as receitas e simples donos para as despesas.
Se querem chamar os criadores comerciantes, encarem a actividade no seu todo e não só nas receitas. Eu limitei-me a dar alguns exemplos da outra face da moeda porque, embora você ache isso muito curioso, são exemplos absolutamente objectivos e indesmentíveis. Mas que raio de moralidade é esta que só considera os cfriadores comerciantes para os lucros e não para as despesas?
Bem, não fui eu quem chamou comerciantes aos criadores, embora em certos aspectos referidos até admita que o possam ser. Como, penso, todos nós concordamos, há de tudo.
jcsousa Escreveu:Que há bons e maus criadores? Claro! Quem disse o contrário? Cabe ao comrador escolher o que quer (ou o que merece).
Que há bons e maus compradores? Também! Cabe ao criador escolher o futuro que quer para os seus cachorros (dentro do possível);
Que há bons e maus moralistas? Também, e não é por isso que me vê aqui a generalizar dizendo que são hipócritas e que se picam por verem os outros ganhar dinheiro...
Sem dúvida, e indiscutível quanto aos dois primeiros parágrafos.
Quanto ao termo "hipocrisia" que empreguei, empreguei-o generalizando, sim, pois toda a gente utiliza indiscriminadamente o termo "eutanásia" tanto para os casos em que o acto o é, como para designar abates puros e simples. E na interpretação disto a consciência de cada que actue. Não tenho tempo nem paciência para andar à pesca dos tópicos e mensagens que ilustram esta minha afirmação, mas estou certa de que a inteligência que o jcsousa demonstra lhe permite distinguir esta minha asserção.
jcsousa Escreveu:E, também evidentemente, cada um faz a sua escolha quanto a manifestar a sua opinião. O jcsousa escolhe calar-se, eu escolho manifestar-me.
Eu como lhe disse não gosto de julgar ninguém. Cntraponho os meus pontos de vista e justifico-os, quem os ler que tire as suas conclusões. Nunca tive vocação para juiz.
Eu também não gosto de julgar ninguém, e ninguém mais do que eu lamenta que as pessoas, sejam elas quais forem, assumam atitudes que fomentam o julgamento. Porque, queiramos ou não, toda a nossa formação nos leva a fazer julgamentos, juízos, críticas, formar opinião, o que lhes queira chamar. Uns podem exprimi-los, outros podem calá-los, mas fazemo-los sempre.
jcsousa Escreveu:Ainda não vi nenhum criador (que eu saiba) assumir que mata cachorros com defeitos. Quer ser mais específica ou, uma vez mais, vaimeter tudo no mesmo saco? Pessoalmente não a considero nenhuma chata, concordo com algumas coisas que diz e discordo doutras, como é normal.
O facto de não assumirem tanto se pode dever a não o fazerem como a não quererem revelar que o fazem. Mas a referência a este caso específico é sua, não minha. E não, não vou apontar o dedo a este ou àquele, mais uma vez porque me falta o tempo e a paciência para andar a espiolhar tópicos e mensagens, a catar afirmações. E também porque não privo com criadores suficientemente próximo para saber o que andam a fazer lá pelos seus canis. Sou mulher de rafeiros abandonados, não compro animais.
jcsousa Escreveu:Porque faço minhas as palavras de alguém que sabia do que falava e que constam da assinatura de uma forista daqui:
"Tome partido. Neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. Silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado" – Elie Wiesel
Pois então faça o que eu lhe disse, seja objectiva e "ponha nomes aos bois". É que ficar-se por meias tintas nem ajuda o opressor nem a vítima. Mas que dá boa imagem, dá.
Pois, de facto a tentação de fazer jogos de palavras com estas coisas é sempre grande, eu sei.

Mas nem por isso a citação deixa de ser incómoda e certeira.
E não é objectividade o que me pede, é denúncia de nomes e pessoas, ou seja, trabalho de bufo, desculpe lá. Eu só denuncio situações. Se quiser chamar a isto moralismo e tudo o resto, então que seja.