A verdade sobre os cães de pedigree exposta num documentário

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
hsn
Membro
Registado: sexta jun 10, 2005 11:50 pm

sábado nov 15, 2008 11:57 am

jcsousa Escreveu:...sobre a minha "contabilidade", deixo-lhe a questão que deixei ao Nuno indevidamente: há algum ponto que eu tenha citado nela que ache que é incorrecto?
Não acho e não tenho que achar, pois não sou fiscal de contas. Apenas tenho por curiosa a maneira como se tenta justificar um dado facto com a contabilização de despesas gerais, algumas delas inerentes à própria posse do animal. Ou seja: quem não tem animais para reprodução e venda, apenas como companhia e por gosto, vai meter as despesas com a saúde e as instalações do animal onde? E ainda poderia invocar mais exemplos, mas não vale a pena.
jcsousa Escreveu:Sobre o abate de cães, sobre como todas as outras acções, quem o faz sujeita-se evidentemente a juizos de valor. EU é que evito emiti-los, porque os concitos morais sã subjectivos e variáveis individualmente.

E repito o que disse antes. estes casos não podem servir para generalizaçoes - se conhece alguém que vai contra os seus conceitos morais, DENUNCIE-O publicamente.
Claro que evidentemente a tudo. E, também evidentemente, cada um faz a sua escolha quanto a manifestar a sua opinião. O jcsousa escolhe calar-se, eu escolho manifestar-me.

Denunciar, aqui, nem tem sido preciso, as pessoas têm-se denunciado a si próprias. Mas sim, eu denuncio, com graus de sucesso variáveis, e por isso sou considerada uma chata, opinião essa que não me me preocupa.

Porque faço minhas as palavras de alguém que sabia do que falava e que constam da assinatura de uma forista daqui:

"Tome partido. Neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. Silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado" – Elie Wiesel
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

sábado nov 15, 2008 12:00 pm

quote="BigBrother"]Não é a RSPCA que abate cães saudáveis?[/quote]

Ooooopppssss... querem ver que lá se vai a moralidade?[/quote]

Quanto ao que diz a BB, realmente sempre tive ideia de que a RSPCA abatia animais, agora se a justificação é aceitável, por incompatibilidade comportamental , por exemplo...as incompatibilidades querem dizer muita coisa, um animal pode não ser adoptável como foi referido por ser agressivo, ms isso implicao seu abate, para mais por uma associação de caridade ? E se é muito velho e não é adoptável, deve ser abatido ? E se tem um problema crónico, abate-se ?

Já agora, aqui temos um artigo a referir que a RSPCA da australia abate mais de metade dos gatos e um terço dos cães que salva. O artigo tem um ano e é de uma associação de socorro australiano( a australia faz parte da commonwealth).
http://www.petrescue.com.au/article/488

Será que tantos animais assim são irrecuperáveis ?

42 animais abatidos pela RSPCA do Reino Unido após salvos de uma casa

http://news.bbc.co.uk/2/hi/uk_news/582623.stm

Estariam assim tão mal ?

Abaixo um grupo de autoajuda para quem tem problemas com a RSPCA que fala inclusivé do abate de um animal enquanto o dono( um pensionista estava hospitalizado...não teço comentários, quem quiser ler.

http://the-shg.org/22nd%20May%202008.pdf
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
TheGreatDane
Membro Veterano

sábado nov 15, 2008 12:02 pm

hsn Escreveu: [ Ou seja: quem não tem animais para reprodução e venda, apenas como companhia e por gosto, vai meter as despesas com a saúde e as instalações do animal onde?
O problema é esse. Se a maioria das pessoas que tem um animal ou que pena ter se desse ao trabalho de as contabilizar, não existiriam tantos abandonos por # despesasde vet#, #doenças#, #ração cara#.
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
hsn
Membro

sábado nov 15, 2008 12:11 pm

TheGreatDane Escreveu:
hsn Escreveu: [ Ou seja: quem não tem animais para reprodução e venda, apenas como companhia e por gosto, vai meter as despesas com a saúde e as instalações do animal onde?
O problema é esse. Se a maioria das pessoas que tem um animal ou que pena ter se desse ao trabalho de as contabilizar, não existiriam tantos abandonos por # despesasde vet#, #doenças#, #ração cara#.
Penso que esse é apenas um dos problemas do caso mais geral dos abandonos e do trato que se dá aos animais no nosso país.

Mas é verdade o que diz, sim. Fascinado por uma raça, o cidadão comum adquire o animal e durante algum tempo pavoneia-se com o seu lindo cão em moda pela trela. Mas depois começam a surgir os problemas e as despesas, vêm as férias, muda-se de casa, etc., etc., e lá vai o animal às urtigas. Nem o que pagou por ele detém o acto.

Mas isso faz parte da tal moral que fomenta juízos de valor considerados subjectivos...
TheGreatDane
Membro Veterano

sábado nov 15, 2008 12:15 pm

Na minha experiência é o mais grave problema que surge, eu ouço n pessoas hoje em dia a queixarem do preço da ração, dos veterinario e os canis municipais têm um numero assustador de animais abandonados por causa de custos. E não me refiro a aumento de custos, mas a simplesmente eles existirem.Porque a ração devia ser a um euro 18 kg, o veterinario a 1 euro a consulta ou gratuito.

O problema maior continua a ser este. Basta ver que eles são abandonados nas ferias porque os seus donos nunca equacionaram existirem custos em os deixar em canis de férias.

Tapamos o sol com uma peneira. Fala-se de criadores, de criadeiros, mas a unica verdade parece ser que as pessoas não querem dar dinheiro por cães nem por os manter. Os cães são bibelots para divertir os putos na maioria dos casos.
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

sábado nov 15, 2008 12:21 pm

Código: Selecionar todos

Não acho e não tenho que achar, pois não sou fiscal de contas. Apenas tenho por curiosa a maneira como se tenta justificar um dado facto com a contabilização de despesas gerais, algumas delas inerentes à própria posse do animal[quote]

[b]Hsn, vamos lá esclarecer as coisas calmamente: eu nas contas que apresentei pus-me na pele daqueles que acham que os criadores são comerciantes. Ora, sendo comerciantes, as contas do "produto" que comercializam não podem ser só os activos... Não se pode chamar-lhes comerciantes para as receitas e simples donos para as despesas.

Se querem chamar os criadores comerciantes, encarem a actividade no seu todo e não só nas receitas. Eu limitei-me a dar alguns exemplos da outra face da moeda porque, embora você ache isso muito curioso, são exemplos absolutamente objectivos e indesmentíveis. Mas que raio de moralidade é esta que só considera os cfriadores comerciantes para os lucros e não para as despesas?

Que há bons e maus criadores? Claro! Quem disse o contrário? Cabe ao comrador escolher o que quer (ou o que merece).

Que há bons e maus compradores? Também! Cabe ao criador escolher o futuro que quer para os seus cachorros (dentro do possível);

Que há bons e maus moralistas? Também, e não é por isso que me vê aqui a generalizar dizendo que são hipócritas e que se picam por verem os outros ganhar dinheiro...[/b]
[/quote]E, também evidentemente, cada um faz a sua escolha quanto a manifestar a sua opinião. O jcsousa escolhe calar-se, eu escolho manifestar-me.[quote]

Eu como lhe disse não gosto de julgar ninguém. Cntraponho os meus pontos de vista e justifico-os, quem os ler que tire as suas conclusões. Nunca tive vocação para juiz.

[/quote]Denunciar, aqui, nem tem sido preciso, as pessoas têm-se denunciado a si próprias. Mas sim, eu denuncio, com graus de sucesso variáveis, e por isso sou considerada uma chata, opinião essa que não me me preocupa. 
[quote]

[b]Ainda não vi nenhum criador (que eu saiba) assumir que mata cachorros com defeitos. Quer ser mais específica ou, uma vez mais, vaimeter tudo no mesmo saco? Pessoalmente não a considero nenhuma chata, concordo com algumas coisas que diz e discordo doutras, como é normal.[/b]
[/quote]Porque faço minhas as palavras de alguém que sabia do que falava e que constam da assinatura de uma forista daqui: 

"Tome partido. Neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. Silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado" – Elie Wiesel[quote]

[b]Pois então faça o que eu lhe disse, seja objectiva e "ponha nomes aos bois". É que ficar-se por meias tintas nem ajuda o opressor nem a vítima. Mas que dá boa imagem, dá[/b]
Última edição por jcsousa em sábado nov 15, 2008 12:37 pm, editado 1 vez no total.
Claudiaest
Membro Veterano
Registado: sexta out 17, 2008 11:15 am
Localização: Tó, Matilde, Ruppert, Hector, Jaime, Sofia, Joel, Safira

sábado nov 15, 2008 12:29 pm

Bigbrother eu não insulto ninguém. Não tenho necessidade de o fazer.

Quanto à eutanazia, infelizmente ela será necessária. Existem milhares de canis "no kill" mas cada um tem que pensar o que considera bem-estar animal para ponderar essas questões e isso é um tema diferente.

Quanto a RSPCA de Inglaterra ela não abate animais saudáveis são sempre os mesmos a falar sem saberem minimamente o que estão a dizer.

Se fôr ao relatório de contas da RSPCA para o ano de 2007

- 87.418 animais adoptados (sem serem devolvidos)
- 88.157 animais esterilizados
- 69.667 com microchip
- 230.868 animais aos quais ofereceram tratamentos médicos (gratuitos!)
- 66.489 animais eutanaziados*

Às eutanazias eles respondem:

*"These figures include animals euthanised for medical reasons and other humane euthanasia. Other euthanasia of healthy animal only occurs with great reluctance when there is no reasonable possibility of rehoming. The society is opposed to long term confinement of animals which cannot be rehomed as this can cause distress and suffering to the animal concerned"

Um cão com uma doença crónica não é saudável. Um cão com um problema comportamental que o impede de ser adoptado também não é saudável, porque terão que viver o resto da vida num canil fechados. Só quem não sabe o difícil que é ter que tomar essa decisões e nunca esteve dentro de um centro da RSPCA para viver esta realidade é que vem julgar.

Aqui em Portugal muitos mais animais são abatidos (nem são eutanaziados) por canis municipais por falta de espaço e nem existe uma filtragem, é vai quem está na fila. Quem nos dera a nós termos uma RSPCA.

Mas isso nada tem haver com a validade que a RSPCA tem, e esta tem-na a nível mundial independentemente do que dois ou três criadores possam dizer aqui no fórum da Arca.

A RSPCA advoca contra o KC e as falta de controle sobre os criadores que criam cães só por serem bonitos e ganharem titulos dados exactamente pelo KC, é uma informação valiosa e que dá mais validade ainda ao tema abordado na reportagem.

Fico-me por aqui nas minhas intervenções.

Obrigada a todos

Cpts

Cláudia
<p>"mostra-me o teu c&atilde;o, dir-te-ei quem &eacute;s" </p>
<p>Claudia Estanislau </p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com">http://chamaram-mesafira.blogspot.com</a></p>
<p><a href="http://caosciencia.blogspot.com">http://caosciencia.blogspot.com</a> </p>
<p><a href="http://caoacorrentado.blogspot.com/">ht ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.itsallaboutdogsforum.net"></a></p>
TheGreatDane
Membro Veterano

sábado nov 15, 2008 12:42 pm

A RSPCA diz que em 2007 recolheu 146.477 animais

http://www.rspca.org.uk/servlet/Satelli ... nualreview

A Claudiaest refere que foram eutanasiados 66.489 Pode dizer a fonte ? É que não está no relatorio de contas de 2007, pelo menos não vi.

Ou seja abatidos 45% dos animais recolhidos, segundo a claudiaest que referiu ter sido alguma coisa na RSPCA, não foi ?

Bem se isso é verdade, então estou a ver se fosse cá em Portugal com uma associação portuguesa...caía o carmo e a trindade. Mas é no Reino Unico, eles é que sabem...nós não.
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
lilin
Membro Veterano
Registado: quarta dez 13, 2006 9:30 am

sábado nov 15, 2008 3:01 pm

Isto ja comeca a ser ridiculo...

Por algum respeito que tenha por voces, criadores, habitues do forum, devido aos vossos conhecimentos caninos, doencas, alimentacao, cuidados, etc, etc, se formos a pensar nao e nada de especial, voces nao sao meros donos de uma animal de companhia, que querem o animal apenas pela companhia.

Voces sao criadores que se que alegam ser Criadores com C grande portanto o minino que vos e exigido, e que pelo menos saibam o que estao a fazer e a dizer!

Agora a arrogancia que voces utilizam, uns mais do que outros, para com os outros membros apenas porque sabem menos do que vos, muitas das vezes humilhando as outras pessoas, isso para mim e revoltante! As outras pessoas se nao sabem, aprendem! Isso nao vos faz melhores nem piores do que ninguem! E se nem sequer tem a hulmidade suficiente para partilhar conhecimentos de uma forma positiva, nem sei porque e que frequentam foruns! A nao ser que tenham algum prazer obscuro!

RSPCA: Quem nos dera ter uma organizacao assim em Portugal!

Alias ate me faz confusao, porque este topico alerta-nos para a situacao muito grave em que se encontram os animais de Pedigree por todo o mundo, e isto nao e invencao nenhuma! Se voces criadores tivessem verdadeiro amor a camisola, eram os primeiros a ficarem preocupados com a gravidade da situacao! Eram imparciais, nao tentavam minimizar a situacao, nem tem pouco tentar descredibilizar tudo e todos que se insurjam contra esta situacao, ate contra RSPCA!

Pois eu por mim falo que tenho muito mais credo no que a RSPCA tem como valores, ou anuncia, do que em meia duzia de pessoas que nao conheco de lado mas que como ate sabem alguma coisita sobre animais, se julgam a voz da razao para tudo!

Ah e GreatDane esses linkzitos que deixou por ai, eu nao acredito em sites em quem eu nao sei quem esta por tras. 8) Deja-vu.....

E termino por aqui a minha particacao neste topico.

Passem muito bem.
<p>Ainda ha caes felizes... :)</p>
hsn
Membro

sábado nov 15, 2008 3:08 pm

jcsousa Escreveu:Hsn, vamos lá esclarecer as coisas calmamente: eu nas contas que apresentei pus-me na pele daqueles que acham que os criadores são comerciantes. Ora, sendo comerciantes, as contas do "produto" que comercializam não podem ser só os activos... Não se pode chamar-lhes comerciantes para as receitas e simples donos para as despesas.

Se querem chamar os criadores comerciantes, encarem a actividade no seu todo e não só nas receitas. Eu limitei-me a dar alguns exemplos da outra face da moeda porque, embora você ache isso muito curioso, são exemplos absolutamente objectivos e indesmentíveis. Mas que raio de moralidade é esta que só considera os cfriadores comerciantes para os lucros e não para as despesas?
Bem, não fui eu quem chamou comerciantes aos criadores, embora em certos aspectos referidos até admita que o possam ser. Como, penso, todos nós concordamos, há de tudo.
jcsousa Escreveu:Que há bons e maus criadores? Claro! Quem disse o contrário? Cabe ao comrador escolher o que quer (ou o que merece).

Que há bons e maus compradores? Também! Cabe ao criador escolher o futuro que quer para os seus cachorros (dentro do possível);

Que há bons e maus moralistas? Também, e não é por isso que me vê aqui a generalizar dizendo que são hipócritas e que se picam por verem os outros ganhar dinheiro...
Sem dúvida, e indiscutível quanto aos dois primeiros parágrafos.

Quanto ao termo "hipocrisia" que empreguei, empreguei-o generalizando, sim, pois toda a gente utiliza indiscriminadamente o termo "eutanásia" tanto para os casos em que o acto o é, como para designar abates puros e simples. E na interpretação disto a consciência de cada que actue. Não tenho tempo nem paciência para andar à pesca dos tópicos e mensagens que ilustram esta minha afirmação, mas estou certa de que a inteligência que o jcsousa demonstra lhe permite distinguir esta minha asserção.
jcsousa Escreveu:
E, também evidentemente, cada um faz a sua escolha quanto a manifestar a sua opinião. O jcsousa escolhe calar-se, eu escolho manifestar-me.
Eu como lhe disse não gosto de julgar ninguém. Cntraponho os meus pontos de vista e justifico-os, quem os ler que tire as suas conclusões. Nunca tive vocação para juiz.
Eu também não gosto de julgar ninguém, e ninguém mais do que eu lamenta que as pessoas, sejam elas quais forem, assumam atitudes que fomentam o julgamento. Porque, queiramos ou não, toda a nossa formação nos leva a fazer julgamentos, juízos, críticas, formar opinião, o que lhes queira chamar. Uns podem exprimi-los, outros podem calá-los, mas fazemo-los sempre.
jcsousa Escreveu:Ainda não vi nenhum criador (que eu saiba) assumir que mata cachorros com defeitos. Quer ser mais específica ou, uma vez mais, vaimeter tudo no mesmo saco? Pessoalmente não a considero nenhuma chata, concordo com algumas coisas que diz e discordo doutras, como é normal.
O facto de não assumirem tanto se pode dever a não o fazerem como a não quererem revelar que o fazem. Mas a referência a este caso específico é sua, não minha. E não, não vou apontar o dedo a este ou àquele, mais uma vez porque me falta o tempo e a paciência para andar a espiolhar tópicos e mensagens, a catar afirmações. E também porque não privo com criadores suficientemente próximo para saber o que andam a fazer lá pelos seus canis. Sou mulher de rafeiros abandonados, não compro animais.
jcsousa Escreveu:
Porque faço minhas as palavras de alguém que sabia do que falava e que constam da assinatura de uma forista daqui:

"Tome partido. Neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. Silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado" – Elie Wiesel
Pois então faça o que eu lhe disse, seja objectiva e "ponha nomes aos bois". É que ficar-se por meias tintas nem ajuda o opressor nem a vítima. Mas que dá boa imagem, dá.
Pois, de facto a tentação de fazer jogos de palavras com estas coisas é sempre grande, eu sei. :D Mas nem por isso a citação deixa de ser incómoda e certeira.

E não é objectividade o que me pede, é denúncia de nomes e pessoas, ou seja, trabalho de bufo, desculpe lá. Eu só denuncio situações. Se quiser chamar a isto moralismo e tudo o resto, então que seja.
hamsterazul
Membro
Registado: quarta abr 02, 2008 12:44 am

sábado nov 15, 2008 3:45 pm

Retomando mais ou menos as palavras de alguém, não percebo porque não são os criadores os primeiros a insurgir-se e a exigir mais regulação, a propor medidas para mudar este estado de coisas.

Quem aqui se apresenta como criador, ou de algum modo, tomando o seu partido, acaba por ser quem mais ruido produziu em torno da questão central.

Claro que não vai ser por existirem mais regras e regulação que as más practicas desaparecerão de todo, mas sem duvida que vai ajudar a distinguir o trigo do joio.

Não vos parece a todos que devia existir mais rigor no reconhecimento do estatudo de criador/aprovação de afixos?

Que no reconhecimento de uma ninhada deveriam ser exigidos, obrigatoriamente, exames às doenças com maior morbilidade?

Que no caso dos animais destinados a criação essa exigência fosse maior?

Penso que só então palavras como LOP ou Pedigree teriam algum significado, para além de uma bonita declaração de intenções.

Claro que também compete aos compradores pesquisar e informar-se.
Mas nem toda a gente que apenas procura um animal de estimação saudável tem disponibilidade para andar a entrevistar N criadores, a procurar referências, visitar quintas de norte a sul, etc.

Para o comum dos mortais o LOP era como que um "certificado" da qualidade do exemplar. De que provinha de progenitores saudáveis e de que tinha sido despistado para as doenças mais comuns.

Se se começa a verificar que cada menos o é, então de facto cada vez mais pessoas se hão de perguntar porque comprar um animal com LOP de todo.

Posto de outra forma, quem procura comprar um carro, não tem de procurar 10 stands diferentes, porque sabe que os carros vendidos no stand têm garantias diversas, que cumprem normas de segurança, de emissões, etc. E mesmo assim não está livre de problemas.

Como as coisas estão, comprar um animal com LOP cada vez é garantia de menos.
Parece que qualquer um se pode tornar criador desde que tenha dinheiro para comprar os progenitores, e mesmo comprovar que os animais que se compram correspondem de facto aos progenitores anunciados parece dificil.

Até porque a tal definição de Criador(e todos os sufixos possiveis e imagináveis) que acaba por vir sempre à baila é vaga e bastante subjectiva.

Em qualquer outra actividade, os seus elementos são os primeiros a preocupar-se com a dignificação da mesma, em regula-la, criar Associações, Ordens, que defendam o seu bom nome.
Porque bastam poucos maus elementos para denegrir a imagem de todo um grupo.

A imagem com que fico do mundo dos criadores é que cada um está na sua quintinha, e pouco preocupados com este estado de coisas.

As posições, corrijam-me se estiver enganado, andam sempre em torno do "Bons criadores existem, basta saber procura-los bem" e não no "Deviam-se tomar as medidas x,y e z, para que deixassem de existir maus criadores/animais doentes a serem vendidos/animais doentes a procriar, etc, etc.

Cumprimentos Cordiais
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

sábado nov 15, 2008 4:31 pm

Luciana, há no meu entender algumas imprecisões/contradições no seu post:

- se generalizou ao aplicar o termo "hipocrisia", objectivamente atingiu com ele a "generalidade " dos criadores

- se não lida de perto com eles, como diz, como pode então generalizar?

Quanto à sua irreprimível vontade de exprimir julgamentos sem concretizar, reconheço que é a forma mais fácil. É como lançar um labéu que tape todos os criadores e quem se sentir injustamente julgado que venha defender-se... pôr nomes é realmente bastante complicado, mas eu nesse caso teria ficado calado em vez de fazer acusações genericas.

Eu já dei a minha opinião sobre o abate de cachorros defeituosos, já dei a minha opinião sobre o inbreeding, que até era o tema do tópico, apenas me insurgi quando se lançavam acusações genéricas sobre os criadores.
hsn
Membro

sábado nov 15, 2008 4:48 pm

Como queira, jcsousa. Acabou de me vencer pelo cansaço. Se quer ler as coisas que escrevi à sua maneira, é consigo. Por mim, o assunto está esgotado, a menor das minhas preocupações são os criadores e os seus pruridos.
TheGreatDane
Membro Veterano

sábado nov 15, 2008 5:47 pm

Lilin, se quiser pode ver que ou são links da BBC ( que pelos vistos serve para unas coisas mas não serve para outras como fonte ), de jornais e de associações de protecção animal que estão perfeitamente identificados. E inclusivamente a da RSPCA australia é dita pelos mesmos... 8)

Por uma questão de boa fé, se a lilin ignora isso lamento.

depois, tenho de defender as pessoas que ataca aqui no fórum, não vi ninguém a se auto- intitular criador com c grande ou pequeno... Pode-me citar onde alguém aqui o faz ?

O que acho no meio disto é que para variar se generaliza. È como nos tópicos de rações, nas rações toda a gente discute rótulos, aqui toda a gente sem saber sobre criação de cães mais que o que lê neste tópico tece uma opinião. Eu se calhar faço parte de uma geração que pesquisa antes de falar, e quando falo pesquisar não digo tomar posição pela primeira pessoa que diz uma coisa que acham interessante e que acham que vale a pena acreditar.

:o
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

sábado nov 15, 2008 5:59 pm

editado
Última edição por jcsousa em segunda nov 17, 2008 7:05 pm, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Cães”