Asseio canino: macho ou fêmea?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Qual é o mais asseado?

macho
1
2%
fêmea
26
62%
mito
15
36%

Total de votos: 42
joaojotta
Membro
Registado: domingo nov 16, 2008 9:49 pm

terça nov 18, 2008 3:27 pm

Qual o cão mais asseado? O macho ou a fêmea?

A minha mulher veio com essa conversa antes de termos cão mas eu acho que não passa de um mito.
Ela diz que acha as fêmeas mais asseadas e que os cães alçam da perna em todo o lado. Eu acho que é porque não ensinou o cão a não fazer dentro de casa e porque calhou à cadela preferir ir fazer no quintal.

É certo que nunca tive cadelas mas conheço quem tenha e não se queixe. Nem dos cães nem das cadelas.
Os cães que tive também notei que eram mais ou menos asseados conforme o seu temperamento e a educação que iam tendo.
Na verdade, apenas um fazia as necessidades dentro de casa mas esse nunca conseguimos ensinar a fazer NADA!

Confirmam que é mito ou é mesmo verdade?
(já procurei mas não achei nada sobre isto)
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

terça nov 18, 2008 4:12 pm

Por norma as fêmeas são mais asseadas sim. Os machos em altura dos cios das cadelas, tendem a marcar território, que numa casa resume-se a alçar a pata e aqui vai disto... :roll:
Não é mito, é realidade.

Como em tudo, há excepções à regra :wink:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
texuga
Membro Veterano
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

terça nov 18, 2008 4:13 pm

Reparei que há 2 respostas à votação que afirmam ser mito. Gostava que quem votou justificasse a sua resposta. Curiosidade apenas :wink:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

terça nov 18, 2008 4:39 pm

Diz-se que a fêmea normalmente é mais asseada que o macho porque não marca tão veementemente o território, e porque é mais fácil ensiná-las a fazer apenas num sitio, sendo a excepção a esta afirmação o periodo de cio da fêmea.
A verdade é que os cães que tenho tido nunca tiveram esse comportamento de urinar compulsivamente onde quer que seja. Se calhar acaba por ser também uma questão de hábito. Digo isto porque só passei a ter machos com esse problema a partir do momento em que me mudei para uma vivenda e deixei de treinar com tanto afinco a contenção das necessidades. Nos cães que tive em apartament, e em que as necessidades eram restritas aos passeios na rua, nunca tive problemas de mijadelas em casa. A partir do momento em que mudei para uma vivenda e voltei a ter um macho a satisfação da necessidade passou a ser 'livre' e comecei a ter problemas de 'mijos' em locais inusitados. O AmStaff foi o primeiro a fazer isso, mas resolveu-se com a castração. Já o Chihuahua, como não está castrado (mas não deve demorar muito), volta não volta lá está uma pocinha algures dentro de casa!
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><a href="http://www.passarilreal.com"></a></p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&nbsp;</p>
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

terça nov 18, 2008 4:49 pm

Olá

Eu não respondi à votação porque acho que não se justifica abrir uma votação para um número de intervenções que, por princípio, irá ser reduzida.
De qualquer modo, se tivesse respondido, assinalaria no MITO e, a pedido da Texuga, vou tentar justificar :wink:

Eu tenho três cães (os tais lingrinhas) há nove anos e nunca alçaram a pata em casa. Só enquanto eram cachorros é que lá iam fazendo uns xixis e uns cócós, mas a partir daí nunca mais.
Mesmo quando as cadelas do lado estão com o cio, lá ficar excitados ficam e é uma chatice para os aturar nesses períodos, mas nunca lhes deu para se exteriorizarem desse modo...

Em relação à higiene, embora nunca tenha passado pela experiência de lidar com cadelas, julgo que se equivalem...
aBe
Membro Júnior
Registado: terça ago 23, 2005 2:26 am

terça nov 18, 2008 4:59 pm

Sim as cadelas são mais limpas, pelo simples facto de não necessitarem de marcar território

Tu podes ensinar o macho a não fazer xixi em casa com bastante facilidade, mas será mais difícil ensinar o macho a não fazer o xixi de marcação de território.
Os machos têm a capacidade de autoproduzirem urina numa pequena quantidade e com o cheiro mais intenso só para a marcação de território.
Essa urina "autoproduzida" não tem nada a ver com a urina de ter bebido muita água ou porque estava muito aflito.

Mas mesmo que tu tenhas conseguido educar o teu cão a nunca fazer xixi em tua casa, se fores visitar algum familiar que tenha cão ou cadela, é provável que ele logo faça um xixi ali mesmo. Ou o inverso, alguém que venha à tua casa e que traga um cão, o teu irá fazer um xixi. E quem diz casa diz carro ou até mesmo na rua em cima das pessoas...

Tal como disse no inicio as cadelas não marcam território por isso não fazem tanto xixi o que as torna mais limpas.

E eu também gostava que as pessoas que responderam mito que argumentassem.
joaojotta
Membro
Registado: domingo nov 16, 2008 9:49 pm

terça nov 18, 2008 5:01 pm

Pois, os "mito" já vão em 4 e um deles é meu.
O porquê acho que está justificado no post inicial - o facto dos meus cães terem sido sempre asseados à excepção de um que nunca aprendeu nada. Nem sequer ao "anda ao dono" ele ligava.

nel, só meti a votação como espécie de inquérito, não a ver quem ganha e é designado "o mais badalhoco". :lol:
Mas com esse voto, neste momento teríamos um 0 - 6 - 5 interessante.

--------------- EDIT ---------------

Estou a ver que o voto em "mito" tem a ver com a experiência e não com regras/factos.
Ou seja: parece que a coisa não é grave.
xixaveron
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2008 1:36 am

terça nov 18, 2008 5:31 pm

Eu tenho fêmea e macho e depois daquela fase complicada até aos 6 meses posso dizer claramente que a minha cadela é mais asseada que o macho que muito esporádicamente faz 1 xixi na nossa cama , e quando vou aos meus pais de vez em quando lá está 1 xixi na carpete .
hsn
Membro
Registado: sexta jun 10, 2005 11:50 pm

terça nov 18, 2008 6:37 pm

As cadelas são realmente mais mais facilmente treináveis do que o machos, mas o xixi fora do sítio também pode dever-se a uma questão de saúde, sobretudo a partir de uma certa idade.

Por exemplo, cálculos renais ou pequenas infecções ou inflamações urinárias que nos passem despercebidas podem levar o animal a controlar-se pior. Nas cadelas, porque a bexiga está muito perto do útero, a esterilização pode trazer desde pequenas perdas involuntárias até uma incontinência declarada, mas isto também depende muito da competência de quem faz a intervenção.

Para além disto, o stress, as mudanças e as contingências da vida diária dos donos também podem alterar os hábitos dos animais.
shiseido1907
Membro
Registado: segunda set 29, 2008 1:44 pm

terça nov 18, 2008 6:54 pm

Sobre o asseio nao posso comparar, pois tive um cao macho desde bebe e agora uma cadelinha ja com 4 anos mas pelo que vejo, mesmo que a deixasse 24 h em casa, duvido muito que ela fizesse algo....
O que posso comparar e que com o meu cao num simples passeio alçava a perna varias vezes e chegava ao cumulo de o fazer e sem sair nada...sequinho sequinho :lol: (estava castrado) e com a cadela, faz num passeio uma ou duas vezes.
texuga
Membro Veterano

quarta nov 19, 2008 10:23 am

nel Escreveu:Olá

Eu não respondi à votação porque acho que não se justifica abrir uma votação para um número de intervenções que, por princípio, irá ser reduzida.
De qualquer modo, se tivesse respondido, assinalaria no MITO e, a pedido da Texuga, vou tentar justificar :wink:

Eu tenho três cães (os tais lingrinhas) há nove anos e nunca alçaram a pata em casa. Só enquanto eram cachorros é que lá iam fazendo uns xixis e uns cócós, mas a partir daí nunca mais.
Mesmo quando as cadelas do lado estão com o cio, lá ficar excitados ficam e é uma chatice para os aturar nesses períodos, mas nunca lhes deu para se exteriorizarem desse modo...

Em relação à higiene, embora nunca tenha passado pela experiência de lidar com cadelas, julgo que se equivalem...
Obrigado Nel :wink:

Eu quando me justifiquei, também disse que haviam excepções, como é lógico :wink:

No meu caso prático, que sempre tive os 2 sexos (eu não, tive foi cães e cadelas 8) ), vi por exemplo quando o meu Noddy, um Braco Alemão, era vivo, ele era asseado em casa, mas na altura do cio da Tsunami, que estava do lado de fora da casa juntamente com o Moon, o Noddy e o Moon não se davam nem à lei da bala, ele fazia SEMPRE xixi em casa... talvez por sentir competitividade com o Moon e a Tsunami estar em cio, mas era fatal como o destino... Daí a minha opinião.

Também tive um cocker, em tempos, que tinha o lindo vício de fazer uma mijinha no canto do frigorífico :evil: , enquanto que cadelas, nunca me fizeram nada em casa... :wink:
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

quarta nov 19, 2008 1:23 pm

aBe Escreveu:Sim as cadelas são mais limpas, pelo simples facto de não necessitarem de marcar território

Tu podes ensinar o macho a não fazer xixi em casa com bastante facilidade, mas será mais difícil ensinar o macho a não fazer o xixi de marcação de território.
Os machos têm a capacidade de autoproduzirem urina numa pequena quantidade e com o cheiro mais intenso só para a marcação de território.
Essa urina "autoproduzida" não tem nada a ver com a urina de ter bebido muita água ou porque estava muito aflito.

Mas mesmo que tu tenhas conseguido educar o teu cão a nunca fazer xixi em tua casa, se fores visitar algum familiar que tenha cão ou cadela, é provável que ele logo faça um xixi ali mesmo. Ou o inverso, alguém que venha à tua casa e que traga um cão, o teu irá fazer um xixi. E quem diz casa diz carro ou até mesmo na rua em cima das pessoas...

Tal como disse no inicio as cadelas não marcam território por isso não fazem tanto xixi o que as torna mais limpas.

E eu também gostava que as pessoas que responderam mito que argumentassem.

Não estou de acordo nem um pouco com isto.

Sempre tive machos e após a habituação à rua todos eles deixaram de fazer em casa ( à excepção de um teimoso que nem uma mula que gosta de contrariar de vez em quando...)

Nem mesmo na altura do cio de qualquer cadela fazem em casa e muito menos em casa de outras pessoas ou carros e pessoas então é impensável!

Podem gostar muito de demarcar território... mas é na rua.
Não o fazem como diz... :wink:
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
manuela10347
Membro Veterano
Registado: sábado mai 24, 2008 7:54 pm
Localização: Blakie, 10 anos, rafeira, Lara, terrier,arraçada(rafeira) 10meses) foi anandonada e eu adoptei-a,com

quarta nov 19, 2008 1:39 pm

Em relação a este tema, para mim, pessoalmente, é igual, pois já tive câes e tenho duas cadelas, nunca fizeram dentro de casa, nem cão nem cadelas, agora, no exterior, tanto a Fani, Margarida,Lecas, Lara,(Cadelas) e como o MiKie, Poli,marcam seu território, a Lecas, talvez por há já 3 anos tomar diáriamente o Lasix, e outro medicamento, para problema de coração,(sopro), não só em relação aos meus animais, como a outros que conheço, é a minha opinião.Posso estar errada.

Mas quando vão a casa de amigos, passarem fins de semana, connosco, e vão muitas vezes, em situação alguma, nessas casa de amigos, marcaram seus territórios,dentro de casa, no exterior,sim,

Manu :?
manuela10347
Membro Veterano
Registado: sábado mai 24, 2008 7:54 pm
Localização: Blakie, 10 anos, rafeira, Lara, terrier,arraçada(rafeira) 10meses) foi anandonada e eu adoptei-a,com

quarta nov 19, 2008 1:44 pm

já enviei meu comentário, mas esqueci-me de dizer, que tive cão e cadelas em casa, e na altura do CIO, não tive problemas com o cão,nunca fez em casa.

Sempre foi muito limpo, também foi ensinado.Mas poderia por vezes falhar, mas não,felizmente,mesmo muito doentinho, pediu sempre para ir á rua fazer as suas necessidades, faleceu,com 18 anos, há cerca de 1 ano.

Enfim é a vida.

Manu
xenita
Membro Veterano
Registado: quinta jul 24, 2008 12:07 pm

quarta nov 19, 2008 2:49 pm

a minha opeção de ter duas rotts dentro de casa foi porque acho :) as femeas muito mais limpas,que os machos. :oops:

tenho dois tipo serra da estrela que quando ta muito frio deixos na casa das maquinas bem de manha ta tudo marcado. ja la dormiram cadelas que nem um xixi fizeram.tb não tavam ensinadas a fazer o xixi na rua.ja viviam no quintal.

são iracionais nós é que temos de ensinar os nossos fofinhos.
Responder

Voltar para “Cães”