Leishmaniose - Ajuda / Opinião

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

terça jun 24, 2003 10:18 am

Olá

Estive a reler e com redobrada atenção este tópico e todos os sites com artigos de opinião sobre a doença.
Os casos verificados em Portugal não são tão insignificantes que não mereçam cuidados e preocupação.
Falou-se neste tópico que, por princípio a partir de Janeiro do corrente ano, seria disponível uma vacina para o efeito. Entretanto já se passou meio ano. Há notícias sobre isto?

Devo confessar que estou a andar com o carro à frente dos bois. Há um par de dias fui ao veterinário por causa de uma alergia que o Guga teve provocada por uma coleira antiparasitária (Scalibor). Era minha intenção aproveitar essa visita para lhe colocar esta dúvida sobre a leishmaniose. Mas esqueci-me e só me lembrei quando cheguei a casa. É uma chatice, de facto a minha cabeça já não é o que era... :lol:
Realmente seria mais lógico e interessante trazer este tópico à baila já com a informação do veterinário. Espero que me desculpem.
De qualquer modo, que novidades há sobre este assunto?
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
nuba
Membro
Registado: segunda mar 03, 2003 10:32 am
Contacto:

terça jun 24, 2003 10:34 am

Tanto quanto sei, ainda não há vacina.
O que penso é que há um laboratório a fazer contactos com clínicas veterinárias, no sentido de se criar um grupo de estudo, a fim de esta poder ser comercializada.
Não tenho bem a certeza se o grupo de estudo se destina à comercialização da vacina, se ao estudo de casos diagnosticados em fase inicial e posterior tratamento curativo.
De qualquer modo vou informar-me, e transmitirei o que se passa.
Ao menos temos a informação de que a industria farmaceutica está a pensar nesta terrivel doença.
E, já agora Nel, sendo o Guga alérgico à Scalibor, o que é que usa?
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

terça jun 24, 2003 11:29 am

Olá Fátima

Bons olhos a vejam ;)
A alergia do Guga verificou-se há poucos dias e neste momento não anda sequer com a coleira normal enquanto aquilo não sarar.
Mas aplico-lhe o Ectokill. Sempre ajuda alguma coisa...penso eu de que, como diz o outro.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Sweetcookie
Membro
Registado: quarta mai 21, 2003 9:16 pm

terça jun 24, 2003 11:45 am

olá

Sei que estão a estudar uma vacina no Inst.de Medicina tropical. A minha prima é bióloga e trabalha lá mesmo nessa área. Vou tentar saber mais novidades.

Ela já me alertou para o assunto porque andaram a analisar vários locais "perigosos" e a minha área tem mosquitos portadores de Leishmaniose.

Tenho cuidado para não dar passeios ao entardecer em locais com águas paradas
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça jun 24, 2003 12:20 pm

Sweetcookie Escreveu: olá

Sei que estão a estudar uma vacina no Inst.de Medicina tropical. A minha prima é bióloga e trabalha lá mesmo nessa área. Vou tentar saber mais novidades.

Ela já me alertou para o assunto porque andaram a analisar vários locais "perigosos" e a minha área tem mosquitos portadores de Leishmaniose.

Tenho cuidado para não dar passeios ao entardecer em locais com águas paradas
Olá, tem mais informação sobre os locais onde prolifera a doença? Sei que há casos na linha de Cascais, e eu moro em oeiras...o que me preocupa muito :(
A Shiva usa a Scalibor, mas é impossivel não a passear á noite... simplesmente tento evitar zonas muito arborizadas ou humidas.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Tsunami
Membro Júnior
Registado: segunda jun 23, 2003 3:29 pm

terça jun 24, 2003 2:24 pm

Não percebendo do assunto mas baseada apenas na informação colocada neste tópico, parece-me que:
- a Leishmaniose é uma doença que não tem cura e é fatal para os animais ao contrário dos humanos onde a doença tem tratamento e cura e não parece ser uma doença perigosa.

- O veiculo transmissor da doença é o mosquito e não os cães, estes não contaminam os humanos nem os outros animais directamente, o contagio é feito através do mosquito.

- Os cães portadores da doença só infectam novos mosquitos que propagarão a doença ao picarem depois outros animais se estiver na fase activa e visível da doença, ou seja, na fase terminal, com chagas na pele, as quais estão infectadas com leishmanias. O cão tratado com medicamentos é portador mas NÃO é infectante para os mosquitos.

Parece-me que se isto se passa assim, principalmente a ultima alínea então não vejo necessidade no abate dos cães tratados. Mas se não for assim então penso que a decisão mais correcta, não egoísta, profilática e preventiva é de facto o abate.

Fiquem bem
anachegaom
Membro Júnior
Registado: segunda mai 26, 2003 2:01 pm

terça jun 24, 2003 4:39 pm

Quais são os sintomas da leishmaniose?
A Leishmaniose é uma doença transmitida por um mosquito, que pica nas alturas do crepúsculo do dia, e que provoca síntomas variados nos cães. Desde lesões cutâneas, renais, oculares, coceiras, etc. O diagnóstico é realizado por punção da medula óssea e observação ao microscópio das Leishmanias.

a leishmaniose transmite se ou nao pela urina e feze
A leishmaniose transmite-se somente através da piada do Mosquito Phlebotomus. Não se transmite por fezes, urina saliva ou outro liquido corporal

Existe algum repelente de insectos eficaz contra o mosquito que transmite a leishmaniose?
Existem vários mas nenhum é eficaz a 100%.Aconselhe-se com o seu veterinario sobre o Pulvex e o Scalibor

Como evitar a leishmaniose?
Não existe forma de evitar. Os produtos como o Pulvex e scalibor não têm garantia de eficácia 100%. Aconselhamos que se dedique a fazer o exame de despsite em Novembro

o meu cao tem 5meses.podera ter leishmaniose?
A unica forma de saber será com uma análise efectuada no seu veterinario

Tenho um cachorrinho ao qual foi diagnosticada leishmaniose, apesar do tratamento continua a ficar sem pelo, é normal?
Se a manifestação da doença foi dermatológica é normal que a situação piore antes de melhorar: os problemas de pele demoram sempre bastante tempo a recuperar

como posso ajudar um cão com leishmaniose?
Terá de nos especificar melhor o que deseja. O cão é seu? QUe idade tem, a raça, estado do mesmo,Está a fazer tratamento? Tem crianças em casa?

Uma cadela com Leishmaniose, embora medicada, tem indicação p/ cruzar?
Não. Tendo em vista a sua condição, o estado geral da mesma e a possivel evolução negativa das crias

Tenho muita pena pelo cão

Jinhos fofinhos
ana

"O cão é a virtude, que não podendo ser homem, tornou-se animal"
Sweetcookie
Membro

terça jun 24, 2003 5:00 pm

Isto foi o que me foi dito pela minha prima que trabalha na Unidade de Leishmaniose do Inst. de Hig. e Med. Tropical:
- Ainda não há vacina em nenhum país.
- O único veículo transmissor é a mosca, NÃO se pega por contágio com o cão
- Há vários grupos de estudo na Europa dedicados a este problema.
- Mesmo que houvesse uma vacina no Brasil, não era eficaz na Europa (Portugal) porque o "bicho" é diferente.
- A mosca (não é um mosquito) transmissora tem uma época de transmissão de Julho a Setembro.
- Zonas endémicas (não sei se é assim que se diz) ou mais perigosas:
Lisboa
Loures
Algarve (Loulé)
Évora
Santarém
Alto Douro
Deve haver mais mas isto foi uma conversa telefónica...

De qualquer maneira a EVITAR zonas de águas paradas ao entardecer.

Espero ter ajudado
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

terça jun 24, 2003 8:05 pm

Olá

Já foi desenvolvida uma vacina no Brasil, em campinas, no entanto deve ter surgido um problema porque depoiis de um anúncio de lançamento nada mais se disse, já lá vai um ano.

Julgo que nos Instituto de Medicina Tropical estão a trabalhar em vacina HUMANA e não dedicados aos animais.

Por exemplo, no Brasil é um caso grave de saúde pública pelo que, penso que está legislado o abate dos animais e será uma ilegalidade o tratamento ( corrijam-me sff).

Em países com problemas de saúde, ex: Afeganistão, a Leishmaniose humana é complicada.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Sweetcookie
Membro

terça jun 24, 2003 11:03 pm

CasadeAnaval Escreveu: Julgo que nos Instituto de Medicina Tropical estão a trabalhar em vacina HUMANA e não dedicados aos animais.
Também trabalham na vacina para cães.
ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

terça jun 24, 2003 11:41 pm

Sweetcookie Escreveu: - A mosca (não é um mosquito) transmissora tem uma época de transmissão de Julho a Setembro.
A mosca? Bem, admito a minha ignorância, mas pensava mesmo que fosse o mosquito. Até fui buscar o livro de Microbiologia (que é velhinho, foi editado em 1990), e diz lá que apesar de os hospedeiros reservatórios variarem para as três espécies de Leishmania, a transmissão por mosquitos (Phlebotomus ou Lutzomyia) é comum às três espécies.
maqueiro
Membro
Registado: segunda jun 23, 2003 9:26 am

quarta jun 25, 2003 9:40 am

É um mosquito... não sei onde é que pegaram a mosca, será a mosca superstar do José Cid. ?

Vieram tribos ciganas, saltimbancos sem eira nem beira, tomaram a estrada real e cruzaram sem pagar a fronteeeira.

No dia em que o Rei fez anos, houve arraial e foguetes no ar, o vinho correu à farta...

Miau Miau
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta jun 25, 2003 9:50 am

maqueiro Escreveu: É um mosquito... não sei onde é que pegaram a mosca, será a mosca superstar do José Cid. ?

Vieram tribos ciganas, saltimbancos sem eira nem beira, tomaram a estrada real e cruzaram sem pagar a fronteeeira.

No dia em que o Rei fez anos, houve arraial e foguetes no ar, o vinho correu à farta...

Miau Miau
??????????????????????? :?:
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Sweetcookie
Membro

quarta jun 25, 2003 11:41 am

maqueiro Escreveu: É um mosquito... não sei onde é que pegaram a mosca, será a mosca superstar do José Cid. ?

Miau Miau
Eu não percebo nada disso mas a informação foi-me dada por uma bióloga que trabalha na unidade de Leishmaniose do Inst.de med.tropical garantiu-me que é uma mosca (eu tb falei em mosquito).
hospvet
Membro Veterano
Registado: domingo jan 06, 2002 3:23 pm

quarta jun 25, 2003 11:50 am

A Leishmaniose uma doença infecto contagiosa que pode ser classificada como zoonose, pelo fato de ser transmissível dos animais ao homem. Para se reproduzir e atingirem a forma adulta, passam por um [b]hospedeiro invertebrado obrigatoriamente um mosquito do género Phlebotomo.[/b] Tais mosquitos tem hábitos noturnos, atacando suas vítimas para sugar sangue em geral no entardecer e começo da noite, e dessa picada transmitem para o novo hospedeiro. A leishmaniose tem tratamento que é muito caro, mas não tem cura. O animal terá de ser tratado até ao final da sua vida e o sucesso depende do grau de avanço da leishmaniose, pois pode afectar desde a pele até aos rins. Ainda não existe vacina, apesar de haver alguns produtos que evitam mas sem 100% eficácia que o mosquito pouse e pique. Aconselhamos que se faça a analise de despiste todos os anos depois do verão. Evitem as águas paradas, charcos, rios. Zona da península de setubal e vale do tejo são localizações onde existem muita ocorrência de leishmaniose
Responder

Voltar para “Cães”