Ruido

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

jpvm
Registado: segunda nov 17, 2008 7:16 am

quinta nov 27, 2008 8:21 am

Bom dia,
venho pedir a vossa ajuda e simultaneamente fazer um desabafo.
perto de onde eu moro, ha um cao grande (parecido com um serra da estrela) num quintal minimo. O cao passa dias e noites a ladrar, por vezes a dona dele nao esta la, por vezes estao e nao quer saber. os vizinhos ja falaram com a senhora, porque o cao ladra noites inteiras e as pessoas mais proximas nao conseguem dormir, a senhora diz que nao pode fazer nada e que aquela "é a voz do cao, ele tem de falar e de expressar e é a unica maneira que ele tem para o fazer" . Ja ligaram para a GNR, que diz nada poder fazer porque o cao esta em propriedade privada, esta noite ligaram para a GNR, foram la de manha e disseram que nao podiam fazer nada. A minha questao é..... fiz uma pesquisa aqui pelo forum e vi referencias ao regulamento geral do ruido, fui ver o mesmo e vi la referencias a "ruido de vizinhança". Este caso enquadra-se em ruido de vizinhança? Achei um pouco estranho a GNR dizer que nao podia fazer nada (isto mesmo durante a noite) ....

o desabafo....desde as 5 da manha que varias pessoas tentaram ligar para a GNR de Sintra, para um numero fixo e um movel, e nunca ninguem atendeu os telefones. Tiveram que ligar para outro posto, que nao é o da nossa area, que nao queria ir la, mas que foi quando lhes disseram que o de Sintra estava incontactavel. Acho completamente assustador e inadmissivel que o posto da nossa area de residencia esteja incontactavel pelo menos desde as 5 da manha (e ate as 9).

Obrigada pela vossa ajuda
CaoNovo
Membro Júnior
Registado: quinta nov 27, 2008 6:31 pm

quinta nov 27, 2008 9:35 pm

jpvm Escreveu:Bom dia,
venho pedir a vossa ajuda e simultaneamente fazer um desabafo.
perto de onde eu moro, ha um cao grande (parecido com um serra da estrela) num quintal minimo. O cao passa dias e noites a ladrar, por vezes a dona dele nao esta la, por vezes estao e nao quer saber. os vizinhos ja falaram com a senhora, porque o cao ladra noites inteiras e as pessoas mais proximas nao conseguem dormir, a senhora diz que nao pode fazer nada e que aquela "é a voz do cao, ele tem de falar e de expressar e é a unica maneira que ele tem para o fazer" . Ja ligaram para a GNR, que diz nada poder fazer porque o cao esta em propriedade privada, esta noite ligaram para a GNR, foram la de manha e disseram que nao podiam fazer nada. A minha questao é..... fiz uma pesquisa aqui pelo forum e vi referencias ao regulamento geral do ruido, fui ver o mesmo e vi la referencias a "ruido de vizinhança". Este caso enquadra-se em ruido de vizinhança? Achei um pouco estranho a GNR dizer que nao podia fazer nada (isto mesmo durante a noite) ....

o desabafo....desde as 5 da manha que varias pessoas tentaram ligar para a GNR de Sintra, para um numero fixo e um movel, e nunca ninguem atendeu os telefones. Tiveram que ligar para outro posto, que nao é o da nossa area, que nao queria ir la, mas que foi quando lhes disseram que o de Sintra estava incontactavel. Acho completamente assustador e inadmissivel que o posto da nossa area de residencia esteja incontactavel pelo menos desde as 5 da manha (e ate as 9).

Obrigada pela vossa ajuda
Amigo... está tramado...
Como eu o compreendo!
Agora... aki os "amiguinos" dos cãeszinhos coitadinhos e fofinhos...
Como vê ninguém lhe responde....
Olhe... recorra a sabedoria popular... e + não digo... seria trocidado! E hoje não me apetece!
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta nov 27, 2008 9:57 pm

CaoObtusodeNovo, sabe bem que o que acabou de dizer não é verdade...

Você é trUcidado quando vem com aquelas teorias reaccionárias, não quando diz alguma coisa de jeito. Portanto comente lá à vontade, mas não me diga que quer fazer como o outro que recomendou o envenenamento do cão...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

CaoNovo
Membro Júnior

quinta nov 27, 2008 10:27 pm

dinodane Escreveu:CaoObtusodeNovo, sabe bem que o que acabou de dizer não é verdade...

Você é trUcidado quando vem com aquelas teorias reaccionárias, não quando diz alguma coisa de jeito. Portanto comente lá à vontade, mas não me diga que quer fazer como o outro que recomendou o envenenamento do cão...
É assim... companheira... a verdade é ke este forista pediu ajuda e o desgraçado bem esperou e ninguém lhe ligou pêva!
O problema não é envenenar o cão...
O problema é que o cão "envenena" a vizinhança toda não deixando dormir ninguém.
Eu se lá morasse e se a GNR/ PSP e os "miguinhos doa animais" nada fizessem eu partiria para a retaliação.
Agora... não vou dizer aki o ke faria.
Só lhe digo 2 coisas:

1. Não faria mal ao bicho
2. Não partiria para a violência

Mas... por exemplo... estragar a roupa do estendal... lixívia... Agua a ferver para cima das linda roseiras da vizinha, etc... etc... etc... E nuuunca era ninguém!

Percebeu? Agora... faz-me confusão que os "miguinhos" dos animais não dizerem nada durante todo o dia... Acho estranho dinodane. Não podemos só olhar num senitdo... Não pode ser!

Também me parece estranho que as forças policiais não possma fazer nada. Será mesmo assim?
hsn
Membro
Registado: sexta jun 10, 2005 11:50 pm

quinta nov 27, 2008 11:06 pm

Pelo novo Regulamento sobre o ruído, o ladrar ocasional de um cão durante o dia é de facto um ruído de vizinhança normal. Mas já um período de descanso nocturno que tem de ser respeitado, e um cão que ladra toda a noite e com isso não deixa as pessoas descansar é passível de queixa, que se for levada ao extremo implicará a retirada do animal para o canil municipal - e todo o resto do panorama.

A actuação da GNR parece-me inaceitável, mas realmente não sei se as coisas se terão passado exactamente da maneira como é contada. Admitindo que seja tudo verdade, há motivo para fazer queixa desse posto ao Comando-Geral.

Quanto ao cão: antes de entrar em guerras de retaliação que retiram toda a razão e toda a legitimidade a quem vai por esse caminho, eu começaria por juntar todos os vizinhos e irem em grupo falar com a dona do cão, mas com termos e sem agressões verbais. Fazer-lhe ver que de facto o animal incomoda e que ela tem por obrigação vigiá-lo e controlá-lo. E fazer-lhe ver que está sijeita a coisas desagradáveis como multas e incómodos com a polícia. Responsabilizá-la, em suma.

E acima de tudo usar de bom senso e boa educação.
Olá, eu sou a Bronkas, tenham um muito bom dia.
CaoNovo
Membro Júnior

quinta nov 27, 2008 11:28 pm

hsn Escreveu:Pelo novo Regulamento sobre o ruído, o ladrar ocasional de um cão durante o dia é de facto um ruído de vizinhança normal. Mas já um período de descanso nocturno que tem de ser respeitado, e um cão que ladra toda a noite e com isso não deixa as pessoas descansar é passível de queixa, que se for levada ao extremo implicará a retirada do animal para o canil municipal - e todo o resto do panorama.

A actuação da GNR parece-me inaceitável, mas realmente não sei se as coisas se terão passado exactamente da maneira como é contada. Admitindo que seja tudo verdade, há motivo para fazer queixa desse posto ao Comando-Geral.

Quanto ao cão: antes de entrar em guerras de retaliação que retiram toda a razão e toda a legitimidade a quem vai por esse caminho, eu começaria por juntar todos os vizinhos e irem em grupo falar com a dona do cão, mas com termos e sem agressões verbais. Fazer-lhe ver que de facto o animal incomoda e que ela tem por obrigação vigiá-lo e controlá-lo. E fazer-lhe ver que está sijeita a coisas desagradáveis como multas e incómodos com a polícia. Responsabilizá-la, em suma.

E acima de tudo usar de bom senso e boa educação.
Atenção que eu parti do princípio que nada havia a fazer pelas polícias e também que todos os vizinhos já tenham expressado a opinião a vizinha "mal comportada".
Mas... eu prefiro peder alguma razão a perder saúde e bem-estar por não dormir dias a fio...

Ke fike claro!
Pointerman
Membro Veterano
Registado: terça ago 28, 2007 5:37 pm

sexta nov 28, 2008 7:08 am

O "outro" que recomendou o envenenamento do cao fui eu Dinodane?
jpvm

sexta nov 28, 2008 7:54 am

Bom dia.
os vizinhos ja todos tentaram falar com a senhora, que vira as costas e ignora as pessoas.
Ontem contactei o comando geral da GNR que me disse que houve desde as 23h da vespera um problema com as linhas de algumas esquadras que nao estavam a receber as chamadas. Ja consultei e imprimi o regulamento geral do ruido, e realmente la explicita bem os periodos de ruido e que a actuaçao deve ser das autoridades policiais.
Eu tenho a noçao que a culpa realmente nao é do cao, ele provavelmente tem frio ou fome ou sede, ou pura e simplesmente esta irritado e com energia acumulada porque esta num sitio minimo e ninguem o leva a passear e ele mal tem espaço para se mexer, mas a culpa nao é dos vizinhos que acordam as 4 e 5 da manha com o cao a ladrar que nao se cala ate as 8 ou 9.
Pointerman
Membro Veterano

sexta nov 28, 2008 8:13 am

Alem do periodo de ruido explicita tambem o tipo de ruido ou seja ninguem tem direito de fazer barulho(musica alta e afins) a menos que nao o possa evitar(obras e coisas afins) tudo depende da educaçao e principios das pessoas.
Ruido de vizinhança e uma coisa barulho gratuito e outro.
hsn
Membro
Registado: sexta jun 10, 2005 11:50 pm

sexta nov 28, 2008 8:41 am

De qualquer das maneiras, a GNR não se pode recusar a ir tomar conta de uma ocorrência a pretexto de que ela se passa em propriedade privada. E isso não tem nada a ver com problemas telefónicos.

A partir do momento em que há uma queixa sobre um ruído excessivo e incomodativo durante o período nocturno, ela tem de intervir, deslocando-se ao local, verificando a justiça da queixa e em seguida notificando a dona do cão para que faça cessar o ruído e tomando as devidas medidas para que o motivo da queixa não se repita.

No meio de tudo isto, vai sempre pagar quem não tem culpa, ou seja: o cão. Ou acabará por ir parar ao canil, ou será abandonado algures, ou algum jeitoso o fará calar com um pedaço de frango envenenado que atirará sorrateiramente por cima do muro... :?
Olá, eu sou a Bronkas, tenham um muito bom dia.
dinodane
Membro Veterano

sexta nov 28, 2008 10:49 am

Pointerman, parecia-me que o Obtuso estava a insinuar algo do género sim, mas afinal as retaliações são outras.

Eu acho que as autoridades não só devem como têm de intervir neste tipo de situações. De resto, a hsn já disse tudo.
É lamentável que a falta de civismo e de vontade de certas pessoas leve as pessoas lesadas e incomodadas não só a tomarem atitudes drásticas como queixa à polícia com todas as consequências para o animal que sabemos, como a terem tendência a julgar pela mesma bitola todos os donos de animais. :|

Pointerman
Membro Veterano

sexta nov 28, 2008 1:16 pm

Eu acho que a medida drastica que eu sugeri em outro topico justifica-se a meu ver no caso de risco de segurança agora de ruido nao me parece.
dinodane
Membro Veterano

sexta nov 28, 2008 3:12 pm

Pointerman, não vamos começar de novo, pois não?
O Pointerman é que se identificou como tal porque eu não o mencionei pessoalmente.

E NÃO, NÃO SE JUSTIFICA EM SITUAÇÃO ALGUMA ENVENENAR-SE UM ANIMAL.
:o :o :o :o :o

jpvm

sexta nov 28, 2008 3:47 pm

concordo consigo dinodane, nao se justifica em caso algum envenenar um animal por irresponsabilidade e falta de civismo dos donos. por isso mesmo é que eu ando as voltas com isto, e com decretos leis e com GNR, porque numa aldeia pequena como aquela é.... nestes ultimos dias ja morreram 3 caes envenenados por andarem soltos em terrenos baldios e comerem algo envenenado...e ha pessoas por la que nao se mexem para tentar fazer as coisas a bem, mas que se fartam de dar sugestoes para resolver por mal.....seja dar um tiro ao cao qnd nao esta la ninguem, seja envenena-lo, seja solta-lo que ele fuja para a estrada, seja apedreja-lo, ja ouvi todas estas sugestoes por la....o que vale é que ha 2 ou 3 pessoas ainda assim que tentam manter o bom senso.
pelosanimais
Membro Veterano
Registado: sexta nov 28, 2008 1:09 pm

sexta nov 28, 2008 4:29 pm

boa tarde axo estranho isso de os policias nao fazerem nada
tenho um exemplo
o meu irmao mora num apartamento os vizinhos fizeram queixa que o cao ladrava a noite toda ( pk o meu irmao trabalha de noite) e os policias foram la ja duas vezes.....
Responder

Voltar para “Cães”