Faz-me um pouco de confusão como pessoas que defendem que os animais têm direitos, têm sentimentos, não devem ser abandonados, são seres vivos, são como os humanos, etc, etc., depois admitem que (ou pior, exerçam eles mesmo essa actividade) se vendam os tais seres com sentimentos, etc., desde que COM LOP. Sim, porque essa é a fronteira entre o bem e o mal, o bendito papel. E que ainda tenham posições sobranceiras e arrogantes com aqueles que também comercializam os seus animais, que os próprios detêm, sustentam, levam ao veterinário, mas não têm o abençoado LOP.
Permita-me discordar COMPLETAMENTE do que escreveu acima e note que eu nem sequer sou criadora nem aspiro a sê-lo (e diga-se de passagem, só o seria se tivesse muito dinheiro para fazer as coisas como deve ser)...
Toda a gente adora as raças caninas e no entanto há uma tremenda dificuldade em perceber que a única "ferramenta" que existe para garantir e preservar a pureza de uma raça é o registo genealógico, os tais livros de origens.. Isso e uma coisa chamada SELECÇÃO, que significa que só os exemplares que estão dentro dos parâmetros da raça em termos morfológicos e em termos de temperamento devem ser cruzados, e isto é apenas o básico quando se fala em criação de cães de raça.
Toda a gente acha graça a reproduzir os seus canitos, puros ou rafeiros, com pedigree ou sem, mas quando o fazem esquecem-se do principal: garantir que todos os cachorros terão boas casas. Se os milhares de cachorros e gatinhos que nascem todos os dias por desporto e por irresponsabilidade dos donos tivessem bons lares era tudo tão lindo e ninguém levantaria objecções a essas ninhadas. Mas infelizmente a realidade é outra e se até cães de raça pura são abandonados
o que dizer da ninhada da Fifi ou da Boneca... Existem milhares de animais em risco, sem donos, nas ruas, nos canis por causa desta mentalidade tacanha. E também porque muita gente viu nos cães uma "mina" e vá de fazer ninhadas para amealhar algum, sem qualquer cuidado, explorando a falta de conhecimentos das pessoas. Eu acompanho casos de abandono há anos e há tantos casos em que quando o dono se apercebeu de que afinal o canito comprado por tuta e meia não era bem de raça foi abandonado...
Também acho interessante que toda a gente ache normal uma loja vender cachorros a preços exorbitantes sem garantia de pureza e que por outro lado achem que os criadores são o demónio na Terra por exigirem dinheiro pelos cães que seleccionam. Acho inacreditável achar-se normal comprar um cachorro que ainda nem 2 meses fez numa loja e cujo vendedor informa que veio importado do Leste e mesmo assim as pessoas não se questionam sobre a moralidade desse comércio, mesmo tendo uma vaga ideia da origem de tais animais...
Quanto à venda dos cachorros pelos criadores, também acho incrível que se ache muito bem que se vendam cachorros supostamente puros pelo preço de duas sacas de ração sem vacinas ou quaisquer garantias de que os pais foram minimamente seleccionados, anunciados nos classificados gratuitos da internet ou nos jornais, e que já se ache um crime o preço pedido por um criador quando a maior parte das pessoas desconhece o custo dessa mesma ninhada... Se não houvessem criadores as raças extinguir-se-iam. Se não existir um registo de genealogias as raças diluem-se e desaparecem. E depois acabam os pequineses de que tanto gosta, os dogues alemães que eu tanto prezo, etc, passam a existir somente cães, uns maiores, outros mais pequenos mas nenhuma uniformidade de características que é o que faz uma raça.
Finalmente e relativamente ao seu último parágrafo concordo consigo quando fala dos telhados de vidro. A Kikas é contra o comércio de animais e está no seu pleno direito, no entanto, os animais que tem são de raça pura e teve de os comprar como é óbvio e expectável, como diz "sujeitou-se à corrente". Desculpe ter que lhe dizer isto mas uma pessoa que partilha da sua opinião e é coerente com aquilo que prega ADOPTA um animal qualquer num canil ou numa associação e é indiferente às raças. Aproveito para lhe perguntar, no dia em que decidir cruzar o seu cão o que vai fazer às crias, vai dá-las a todos os que gostariam de ter um pequinês e não podem pagar o seu valor?
Não leve a mal, também eu queria deixar expressa a minha opinião que de hipócrita nada tem e as razões porque não concordo com a sua.
Cumprimentos e desculpem o "testamento".