será que ria, será que chore..??!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta dez 04, 2008 6:38 pm

Mas que há muita gente a facturar à grande e à francesa com o comércio de cães isso é inegável. Mas a esses eu não lhes chamo criadores.
Chamo multiplicadores de cães, intermediários, importadores, logistas.

Têm o exemplo da Marisa, em que os cães "dispensados" pelo "produtor" chegaram ao "consumidor" inflaccionados em 100%.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

hsn
Membro
Registado: sexta jun 10, 2005 11:50 pm

quinta dez 04, 2008 7:17 pm

CindelP Escreveu:...
LuMaria Escreveu: E desculpem lá não utilizar o C grande, mas acho disparatado. Um criador é bom ou mau e pronto. Reservo o C grande para inicío de frase ou a seguir ao ponto final.
Fixe. É bom saber que estamos a falar com alguém que fala no mesmo patamar e que compara o trabalho de Picasso com quadros da minha vizinha ...
A LuMaria tem razão, CindelP. Pelas regras de escrita em português, Criador, com maiúscula e sem ser a primeira palavra a seguir a um ponto final, reserva-se para designar Deus: "O Criador descansou ao sétimo dia", por exemplo.

Tal como Criação, assim grafada e nas mesmas cincunstâncias do anterior, designa a obra de Deus, do Criador: ""A mais bela obra da Criação é o cavalo", por exemplo.

Peço desculpe pelo off topic, mas por vezes estas coisas impõem-se.
Olá, eu sou a Bronkas, tenham um muito bom dia.
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

quinta dez 04, 2008 8:17 pm

Kikas123 Escreveu::roll: :roll: :roll: :roll:
Núcleo duro são os normais defensores acérrimos dos criadores e do seu filantropismo e dos LOP's e afixos como verdade absoluta, etc. s. .
Agradeço que me diga onde é que eu sou defensor acérrimosei lá de quê coisa ou onde falo de filantropismo e LOPS e afixos como verdade absoluta. Cite-me se faz favor.

Quanto a não conhecer nem "nós" seja lá quem sejam os nós a não conhecer é fácil ver que não sabe do que fala. Se soubesse não generalizava que é aquilo está a fazer e a acusar os outros.
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta dez 05, 2008 12:09 pm

MDogster Escreveu:
LuMaria Escreveu:Eu falei num criador que queira rentabilizar a sua actividade e que pode ser um criador do caraças apesar de ter levado em conta o factor económico da coisa.
Não, para mim, não pode ser um "criador do caraças"… Um "criador do caraças" é aquele que trabalha para o benefício da raça a que se dedicou, na procura do objectivo final, o cão perfeito.
Essa busca do animal perfeito é mais ou menos como a busca do Santo Graal. Que coisa é essa do cão perfeito? O objectivo maior e altruísta não é a preservação da raça tal como ela é? O objectivo não é dar continuidade a raças de animais de acordo com as suas características e proporcionar aos amantes de cães e da raça em especifico o companheiro esperado? Quanto muito, o cão “perfeito” será a cereja no topo do bolo, provavelmente irrepetível e que honrará todo o trabalho dedicado à raça. O que é o cão perfeito? Para além de ser um objectivo cheio de contradições, já que a noção de perfeito varia de critério para critério? O criador trabalha para a raça e para um publico que quer conviver com essa raça. O cão perfeito não beneficiará a raça, mas sim o criador.
MDogster Escreveu:Essa procura é feita com cruzas muito criteriosas e bem estudadas em que só depois de observado o resultado obtido se parte para a cruza seguinte, após pesquisa do exemplar a introduzir, com o intuito de emendar ou colmatar as imperfeições da anterior.
Já sabemos que o factor imprevisibilidade e sorte também contam muito. Quer dizer, no meio disto tudo, anda tudo à procura do perfect one num mundo cheio de cães com defeitos a ser corrigidos. Se calhar por lhes encontrarem tantos defeitos, muitos ainda acabam por destruir a raça.
MDogster Escreveu:Por isso, um criador que queira rentabilizar a sua actividade, quando muito, poderá ser um reprodutor honesto, mas nunca será um “criador do caraças”.
É verdade, não procura o the perfect one. Seja lá o que isso for. Resumindo, será que não se podem começar a contar pelos dedos das mãos os “criadores do caraças”? É que isto começa a parecer verdadeiro trabalho de Criação e para verdadeiros Criadores.
CindelP Escreveu:
LuMaria Escreveu:Eu falei num criador que queira rentabilizar a sua actividade e que pode ser um criador do caraças apesar de ter levado em conta o factor económico da coisa. , não precisam é de afirmar que não é possível ganhar dinheiro com um bom trabalho de criação.
Conhece algum? Se sim, indique sff.
Conhecendo ou não, nunca traria para a arca o nome de uma pessoa alheia ao assunto. Esse género de questões não se levantam em publico e também não se respondem.
CindelP Escreveu:Fixe. É bom saber que estamos a falar com alguém que fala no mesmo patamar e que compara o trabalho de Picasso com quadros da minha vizinha ...
Penso que esta parte já ficou explicada. Além disso, não conhecendo nenhum quadro da sua vizinha, não poderei comentar. Mas no entanto há-de reparar que a sua vizinha tem nome próprio que se escreve com letra maiúscula, tal como Picasso e os quadros dela, apesar, de aparentemente maus, continuam a chamar-se quadros, exactamente como os de Picasso. Quanto à qualidade da sua obra, essa sim, poderá ser má, péssima, ao contrário da obra de Picasso, que para uns é genial e para outros desinteressante.
Portanto, qualidade, é o único ponto em que se pode estabelecer diferenças.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

sexta dez 05, 2008 12:33 pm

LuMaria Escreveu: Essa busca do animal perfeito é mais ou menos como a busca do Santo Graal.
Sim, ou da Pedra Filosofal, se quiser.
LuMaria Escreveu: Que coisa é essa do cão perfeito?
O cão perfeito é o que está definido no estalão de cada raça e, na prática, não existe. Há os que se aproximam mais e os que se aproximam menos...
LuMaria Escreveu: O criador trabalha para a raça e para um publico que quer conviver com essa raça.
Não, o criador trabalha para a raça e para si próprio, para sua gratificação. Se houver mais quem goste, tanto melhor.
LuMaria Escreveu: O cão perfeito não beneficiará a raça, mas sim o criador.
Essa tem que me explicar melhor, que não estou a ver porque é o "cão perfeito" não iria beneficiar a raça...
LuMaria Escreveu: Já sabemos que o factor imprevisibilidade e sorte também contam muito. Quer dizer, no meio disto tudo, anda tudo à procura do perfect one num mundo cheio de cães com defeitos a ser corrigidos. Se calhar por lhes encontrarem tantos defeitos, muitos ainda acabam por destruir a raça.
Sim, também há muita gente a brincar à criação, que mais valia dedicar-se à pesca ou a jogar dominó nos tempos livres.
LuMaria Escreveu: Resumindo, será que não se podem começar a contar pelos dedos das mãos os “criadores do caraças”? É que isto começa a parecer verdadeiro trabalho de Criação e para verdadeiros Criadores.
Pelos dedos das mãos, também não direi, mas que não serão a maioria, isso também não ponho em causa.
lunaemia
Membro Veterano
Registado: quarta out 08, 2008 1:48 pm

sexta dez 05, 2008 5:35 pm

[Editado pela moderação (zitapets)]
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

sexta dez 05, 2008 5:47 pm

[Editado pela moderação (zitapets)]
CasadelMar
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm

sexta dez 05, 2008 11:58 pm

LuMaria Escreveu:Essa busca do animal perfeito é mais ou menos como a busca do Santo Graal. Que coisa é essa do cão perfeito?
Oi Lu ;)
Ninguém é perfeito. Nos cães passa-se o mesmo. Ainda não há o cão perfeito, penso eu. O criador rege-se pelo estalão da raça. Um cão pode ser um excelente cão mas, há sempre uma "falhita" aqui e outra "acolá", segundo o estalão, daí dizer-se que o cão perfeito ainda não existe (será?).
LuMaria Escreveu:O objectivo maior e altruísta não é a preservação da raça tal como ela é?
Sim e não, o objectivo é aprimorá-la.
LuMaria Escreveu:O que é o cão perfeito? Para além de ser um objectivo cheio de contradições, já que a noção de perfeito varia de critério para critério?
A perfeição é baseada segundo o estalão da raça. Aqui não entram gostos, nem critérios. Há uma norma.
LuMaria Escreveu:O cão perfeito não beneficiará a raça, mas sim o criador.
O cão perfeito beneficiará a raça, sem dúvida, e claro, também beneficiará o criador. É justo, não? ;)
“criadores do caraças”
O que é isso? Seria interessante debater este tema em outro tópico. Já sabem, não quero com isto armar confusões... longe de mim... Lembras-te disto Lu? Grandes tempos ;)

PS: Desculpem este último OFF-TÓPIC ;)

Abraço
TheGreatDane
Membro Veterano

sábado dez 06, 2008 11:05 am

Parabéns casadelmar...muito bem dito.
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

segunda dez 08, 2008 1:10 pm

Bom...

Após a leitura da "2ª parte" deste tópico, fico certo que o conceito de criador (ou pelo menos de bom criador) que muita gente aqui tem, não coincide definitivamente com o meu!

Para mim um verdadeiro criador (e por isso me excluo) deve ter os seguintes parâmetros:

1- Ter em vista acima de tudo a melhoria da raça que cria.
2- Ser já reconhecido pelo seu trabalho, tendo vários cães que criou um papel importante na continuidade da raça no seu global.
3- Criar sobretudo para si e não para terceiros.
4- Criar apenas quando necessita de novos cães para o seu programa de criação. Isto faz com que esteja 1 ou vários anos sem fazer qualquer ninhada.
5- Ser fiel à(s) sua(s) raça(s) de eleição e não mudar de raça ao sabor do mercado e da moda.

Posto isto, "Criadores do caraças" em Portugal contam-se, na minha opinião, efectivamente pelos dedos das mãos!!

Mas como oficialmente, criador é:
Artigo 43º Escreveu: Conceito de Criador
Entende-se por CRIADOR o proprietário da cadela na ocasião do parto.
Portanto, vivam os "papa-concursos", os "canicheiros", e "comerciantes de cães ao kg"... :roll:
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
TheGreatDane
Membro Veterano

segunda dez 08, 2008 4:34 pm

Já que andamos nisto, 99,9% dos canis de férias onde deixam os vossos animais não serão lucrativos se as coisas forem bem feitas.
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
franxdaniel
Membro Veterano
Registado: segunda jun 23, 2008 10:34 am

segunda dez 08, 2008 5:42 pm

lunaemia Escreveu:olhe, esses deuses, após observarem o resultado - um cão já adulto, que lhe fazem se ele for "imperfeito" - matam-no, vendem-no, entregam-no canil, dão-no?
Tenho uma pergunta a fazer, que é a mesma que fez a Lunaemia, e à qual ainda ninguém respondeu (ou melhor, respondeu uma pessoa com um insulto):

- Que fazem os criadores a todos os cães que, na busca do "exemplar perfeito", ou da "melhoria da raça", vão nascendo pelo caminho e não cumprem os requisitos do tal "estalão"? Ficam com eles? Abatem-nos? Vendem-nos? Despejam-nos no canil? Oferecem-nos?
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda dez 08, 2008 5:49 pm

Depende.

Visto que a definição de "criador" é o dono da cadela na altura do parto, todas essas hipóteses se colocam e mais algumas.

Se for um criador ético ou conserva o animal ou esteriliza-o e coloca-o numa casa, geralmente com pessoas que gostam da raça e que não se importam que o seu cão não seja de qualidade "expo".

Se for um sucateiro sabe lá se o cão tem qualidade ou não, vende os cachorros todos e os que não conseguir vender, pois depende da pessoa. Há quem os abandone, há quem os dê, há quem os entregue ao canil. Esses não costumam eutanasiar porque tem que se pagar ao vet.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

franxdaniel
Membro Veterano
Registado: segunda jun 23, 2008 10:34 am

terça dez 09, 2008 9:23 pm

Mas tendo em conta que existem milhares de cães abandonados, não apenas rafeiros mas também de raça, e cruzados, não será imoral - mesmo nos casos em que os criadores (devem-se contar pelos dedos de uma mão) não se desfazem dos exemplares não comercializáveis da maneira mais fácil - fazer criação de cães, apenas pela "melhoria da raça" (se é verdade que, como aqui foi dito, não é pelo dinheiro que o fazem)?

Imaginem a quantidade de cães que andam pelas ruas, ou estão amontoados nos canis, que foram comprados a criadores ou são descendentes de cães comprados a criadores! Quantos cruzados de husky, ou de labrador, ou do raio que o parta, andam por aí a vaguear pelas ruas porque alguém decidiu comprar um cão de raça a um criador e depois não o esterilizou e ele decidiu andar por aí a fazer filhotes! Vão dizer-me o quê? Que a culpa não é do criador mas da pessoa que deixou o animal andar por aí à solta a multiplicar-se? Também é, mas o criador tem a sua parte da culpa, também! Em vez de se dedicar a outra coisa qualquer, sei lá, xadrez, jardinagem, ou coisa que o valha, anda aí a reproduzir cães para "melhoria da raça"! Hellooo!!!

E ao "colocar" (é algum sistema de rotatividade, como está agora na moda na função pública?) esses cães em casa dessas pessoas que não são esquisitas ao ponto de se importarem que o seu cão não seja de qualidade "expo" não se está a ocupar um lugar que podia ser ocupado por outro cão, que anda aí a vadiar pela rua ou está preso num canil? Ou essas pessoas são suficientemente esquisitas para só gostarem de cães dessa raça e estão-se a marimbar para os restantes cães?

p.s.: eu não tenho nada contra os cães de raça, para mim têm todos os mesmos direitos, de raça ou rafeiros; tenho em casa uma husky, a Becas, que andava pela rua com leishmaniose pois a ex-"dona" não se dava ao trabalho de a tratar. A ex-"dona" é mãe do criador ou criadeiro (sinceramente, para mim, a linha é muito ténue) detentor do casal de huskys mãe e pai da Becas.
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça dez 09, 2008 9:27 pm

franxdaniel Escreveu:
Tenho uma pergunta a fazer, que é a mesma que fez a Lunaemia, e à qual ainda ninguém respondeu (ou melhor, respondeu uma pessoa com um insulto):

- Que fazem os criadores a todos os cães que, na busca do "exemplar perfeito", ou da "melhoria da raça", vão nascendo pelo caminho e não cumprem os requisitos do tal "estalão"? Ficam com eles? Abatem-nos? Vendem-nos? Despejam-nos no canil? Oferecem-nos?
Vamos lá pensar um cadito ...

Se um Criador antes demais é um bom dono, alguém preocupado com a "sua raça" e acima de tudo com os seus cães, acha que essas opções sequer colocam-se?

Os que não cumprem os requisitos do tal estalão? Depende de criador para criador, mas ou são dados a donos responsaveis, ou ficam com eles ou são entregues como optimos animais de companhia.

Despejam no canil? Abandonam? Isso parece-lhe opções de alguém que sequer goste de animais?
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Responder

Voltar para “Cães”