será que ria, será que chore..??!!
Moderador: mcerqueira
Mas que há muita gente a facturar à grande e à francesa com o comércio de cães isso é inegável. Mas a esses eu não lhes chamo criadores.
Chamo multiplicadores de cães, intermediários, importadores, logistas.
Têm o exemplo da Marisa, em que os cães "dispensados" pelo "produtor" chegaram ao "consumidor" inflaccionados em 100%.
Chamo multiplicadores de cães, intermediários, importadores, logistas.
Têm o exemplo da Marisa, em que os cães "dispensados" pelo "produtor" chegaram ao "consumidor" inflaccionados em 100%.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
A LuMaria tem razão, CindelP. Pelas regras de escrita em português, Criador, com maiúscula e sem ser a primeira palavra a seguir a um ponto final, reserva-se para designar Deus: "O Criador descansou ao sétimo dia", por exemplo.CindelP Escreveu:...Fixe. É bom saber que estamos a falar com alguém que fala no mesmo patamar e que compara o trabalho de Picasso com quadros da minha vizinha ...LuMaria Escreveu: E desculpem lá não utilizar o C grande, mas acho disparatado. Um criador é bom ou mau e pronto. Reservo o C grande para inicío de frase ou a seguir ao ponto final.
Tal como Criação, assim grafada e nas mesmas cincunstâncias do anterior, designa a obra de Deus, do Criador: ""A mais bela obra da Criação é o cavalo", por exemplo.
Peço desculpe pelo off topic, mas por vezes estas coisas impõem-se.
Olá, eu sou a Bronkas, tenham um muito bom dia.
-
- Membro Veterano
- Mensagens: 1633
- Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm
Agradeço que me diga onde é que eu sou defensor acérrimosei lá de quê coisa ou onde falo de filantropismo e LOPS e afixos como verdade absoluta. Cite-me se faz favor.Kikas123 Escreveu:![]()
![]()
![]()
Núcleo duro são os normais defensores acérrimos dos criadores e do seu filantropismo e dos LOP's e afixos como verdade absoluta, etc. s. .
Quanto a não conhecer nem "nós" seja lá quem sejam os nós a não conhecer é fácil ver que não sabe do que fala. Se soubesse não generalizava que é aquilo está a fazer e a acusar os outros.
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
Essa busca do animal perfeito é mais ou menos como a busca do Santo Graal. Que coisa é essa do cão perfeito? O objectivo maior e altruísta não é a preservação da raça tal como ela é? O objectivo não é dar continuidade a raças de animais de acordo com as suas características e proporcionar aos amantes de cães e da raça em especifico o companheiro esperado? Quanto muito, o cão “perfeito” será a cereja no topo do bolo, provavelmente irrepetível e que honrará todo o trabalho dedicado à raça. O que é o cão perfeito? Para além de ser um objectivo cheio de contradições, já que a noção de perfeito varia de critério para critério? O criador trabalha para a raça e para um publico que quer conviver com essa raça. O cão perfeito não beneficiará a raça, mas sim o criador.MDogster Escreveu:Não, para mim, não pode ser um "criador do caraças"… Um "criador do caraças" é aquele que trabalha para o benefício da raça a que se dedicou, na procura do objectivo final, o cão perfeito.LuMaria Escreveu:Eu falei num criador que queira rentabilizar a sua actividade e que pode ser um criador do caraças apesar de ter levado em conta o factor económico da coisa.
Já sabemos que o factor imprevisibilidade e sorte também contam muito. Quer dizer, no meio disto tudo, anda tudo à procura do perfect one num mundo cheio de cães com defeitos a ser corrigidos. Se calhar por lhes encontrarem tantos defeitos, muitos ainda acabam por destruir a raça.MDogster Escreveu:Essa procura é feita com cruzas muito criteriosas e bem estudadas em que só depois de observado o resultado obtido se parte para a cruza seguinte, após pesquisa do exemplar a introduzir, com o intuito de emendar ou colmatar as imperfeições da anterior.
É verdade, não procura o the perfect one. Seja lá o que isso for. Resumindo, será que não se podem começar a contar pelos dedos das mãos os “criadores do caraças”? É que isto começa a parecer verdadeiro trabalho de Criação e para verdadeiros Criadores.MDogster Escreveu:Por isso, um criador que queira rentabilizar a sua actividade, quando muito, poderá ser um reprodutor honesto, mas nunca será um “criador do caraças”.
Conhecendo ou não, nunca traria para a arca o nome de uma pessoa alheia ao assunto. Esse género de questões não se levantam em publico e também não se respondem.CindelP Escreveu:Conhece algum? Se sim, indique sff.LuMaria Escreveu:Eu falei num criador que queira rentabilizar a sua actividade e que pode ser um criador do caraças apesar de ter levado em conta o factor económico da coisa. , não precisam é de afirmar que não é possível ganhar dinheiro com um bom trabalho de criação.
Penso que esta parte já ficou explicada. Além disso, não conhecendo nenhum quadro da sua vizinha, não poderei comentar. Mas no entanto há-de reparar que a sua vizinha tem nome próprio que se escreve com letra maiúscula, tal como Picasso e os quadros dela, apesar, de aparentemente maus, continuam a chamar-se quadros, exactamente como os de Picasso. Quanto à qualidade da sua obra, essa sim, poderá ser má, péssima, ao contrário da obra de Picasso, que para uns é genial e para outros desinteressante.CindelP Escreveu:Fixe. É bom saber que estamos a falar com alguém que fala no mesmo patamar e que compara o trabalho de Picasso com quadros da minha vizinha ...
Portanto, qualidade, é o único ponto em que se pode estabelecer diferenças.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
-
- Membro Veterano
- Mensagens: 2813
- Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am
- Localização: Toby (Old English Sheepdog), Ralph (Whippet-like)
Sim, ou da Pedra Filosofal, se quiser.LuMaria Escreveu: Essa busca do animal perfeito é mais ou menos como a busca do Santo Graal.
O cão perfeito é o que está definido no estalão de cada raça e, na prática, não existe. Há os que se aproximam mais e os que se aproximam menos...LuMaria Escreveu: Que coisa é essa do cão perfeito?
Não, o criador trabalha para a raça e para si próprio, para sua gratificação. Se houver mais quem goste, tanto melhor.LuMaria Escreveu: O criador trabalha para a raça e para um publico que quer conviver com essa raça.
Essa tem que me explicar melhor, que não estou a ver porque é o "cão perfeito" não iria beneficiar a raça...LuMaria Escreveu: O cão perfeito não beneficiará a raça, mas sim o criador.
Sim, também há muita gente a brincar à criação, que mais valia dedicar-se à pesca ou a jogar dominó nos tempos livres.LuMaria Escreveu: Já sabemos que o factor imprevisibilidade e sorte também contam muito. Quer dizer, no meio disto tudo, anda tudo à procura do perfect one num mundo cheio de cães com defeitos a ser corrigidos. Se calhar por lhes encontrarem tantos defeitos, muitos ainda acabam por destruir a raça.
Pelos dedos das mãos, também não direi, mas que não serão a maioria, isso também não ponho em causa.LuMaria Escreveu: Resumindo, será que não se podem começar a contar pelos dedos das mãos os “criadores do caraças”? É que isto começa a parecer verdadeiro trabalho de Criação e para verdadeiros Criadores.
-
- Membro Veterano
- Mensagens: 1308
- Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm
- Localização: Labs
Oi LuLuMaria Escreveu:Essa busca do animal perfeito é mais ou menos como a busca do Santo Graal. Que coisa é essa do cão perfeito?

Ninguém é perfeito. Nos cães passa-se o mesmo. Ainda não há o cão perfeito, penso eu. O criador rege-se pelo estalão da raça. Um cão pode ser um excelente cão mas, há sempre uma "falhita" aqui e outra "acolá", segundo o estalão, daí dizer-se que o cão perfeito ainda não existe (será?).
Sim e não, o objectivo é aprimorá-la.LuMaria Escreveu:O objectivo maior e altruísta não é a preservação da raça tal como ela é?
A perfeição é baseada segundo o estalão da raça. Aqui não entram gostos, nem critérios. Há uma norma.LuMaria Escreveu:O que é o cão perfeito? Para além de ser um objectivo cheio de contradições, já que a noção de perfeito varia de critério para critério?
O cão perfeito beneficiará a raça, sem dúvida, e claro, também beneficiará o criador. É justo, não?LuMaria Escreveu:O cão perfeito não beneficiará a raça, mas sim o criador.

O que é isso? Seria interessante debater este tema em outro tópico. Já sabem, não quero com isto armar confusões... longe de mim... Lembras-te disto Lu? Grandes tempos“criadores do caraças”

PS: Desculpem este último OFF-TÓPIC

Abraço
-
- Membro Veterano
- Mensagens: 1633
- Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm
Parabéns casadelmar...muito bem dito.
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
Bom...
Após a leitura da "2ª parte" deste tópico, fico certo que o conceito de criador (ou pelo menos de bom criador) que muita gente aqui tem, não coincide definitivamente com o meu!
Para mim um verdadeiro criador (e por isso me excluo) deve ter os seguintes parâmetros:
1- Ter em vista acima de tudo a melhoria da raça que cria.
2- Ser já reconhecido pelo seu trabalho, tendo vários cães que criou um papel importante na continuidade da raça no seu global.
3- Criar sobretudo para si e não para terceiros.
4- Criar apenas quando necessita de novos cães para o seu programa de criação. Isto faz com que esteja 1 ou vários anos sem fazer qualquer ninhada.
5- Ser fiel à(s) sua(s) raça(s) de eleição e não mudar de raça ao sabor do mercado e da moda.
Posto isto, "Criadores do caraças" em Portugal contam-se, na minha opinião, efectivamente pelos dedos das mãos!!
Mas como oficialmente, criador é:
Após a leitura da "2ª parte" deste tópico, fico certo que o conceito de criador (ou pelo menos de bom criador) que muita gente aqui tem, não coincide definitivamente com o meu!
Para mim um verdadeiro criador (e por isso me excluo) deve ter os seguintes parâmetros:
1- Ter em vista acima de tudo a melhoria da raça que cria.
2- Ser já reconhecido pelo seu trabalho, tendo vários cães que criou um papel importante na continuidade da raça no seu global.
3- Criar sobretudo para si e não para terceiros.
4- Criar apenas quando necessita de novos cães para o seu programa de criação. Isto faz com que esteja 1 ou vários anos sem fazer qualquer ninhada.
5- Ser fiel à(s) sua(s) raça(s) de eleição e não mudar de raça ao sabor do mercado e da moda.
Posto isto, "Criadores do caraças" em Portugal contam-se, na minha opinião, efectivamente pelos dedos das mãos!!
Mas como oficialmente, criador é:
Portanto, vivam os "papa-concursos", os "canicheiros", e "comerciantes de cães ao kg"...Artigo 43º Escreveu: Conceito de Criador
Entende-se por CRIADOR o proprietário da cadela na ocasião do parto.

<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
-
- Membro Veterano
- Mensagens: 1633
- Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm
Já que andamos nisto, 99,9% dos canis de férias onde deixam os vossos animais não serão lucrativos se as coisas forem bem feitas.
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
-
- Membro Veterano
- Mensagens: 201
- Registado: segunda jun 23, 2008 10:34 am
Tenho uma pergunta a fazer, que é a mesma que fez a Lunaemia, e à qual ainda ninguém respondeu (ou melhor, respondeu uma pessoa com um insulto):lunaemia Escreveu:olhe, esses deuses, após observarem o resultado - um cão já adulto, que lhe fazem se ele for "imperfeito" - matam-no, vendem-no, entregam-no canil, dão-no?
- Que fazem os criadores a todos os cães que, na busca do "exemplar perfeito", ou da "melhoria da raça", vão nascendo pelo caminho e não cumprem os requisitos do tal "estalão"? Ficam com eles? Abatem-nos? Vendem-nos? Despejam-nos no canil? Oferecem-nos?
Depende.
Visto que a definição de "criador" é o dono da cadela na altura do parto, todas essas hipóteses se colocam e mais algumas.
Se for um criador ético ou conserva o animal ou esteriliza-o e coloca-o numa casa, geralmente com pessoas que gostam da raça e que não se importam que o seu cão não seja de qualidade "expo".
Se for um sucateiro sabe lá se o cão tem qualidade ou não, vende os cachorros todos e os que não conseguir vender, pois depende da pessoa. Há quem os abandone, há quem os dê, há quem os entregue ao canil. Esses não costumam eutanasiar porque tem que se pagar ao vet.
Visto que a definição de "criador" é o dono da cadela na altura do parto, todas essas hipóteses se colocam e mais algumas.
Se for um criador ético ou conserva o animal ou esteriliza-o e coloca-o numa casa, geralmente com pessoas que gostam da raça e que não se importam que o seu cão não seja de qualidade "expo".
Se for um sucateiro sabe lá se o cão tem qualidade ou não, vende os cachorros todos e os que não conseguir vender, pois depende da pessoa. Há quem os abandone, há quem os dê, há quem os entregue ao canil. Esses não costumam eutanasiar porque tem que se pagar ao vet.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
-
- Membro Veterano
- Mensagens: 201
- Registado: segunda jun 23, 2008 10:34 am
Mas tendo em conta que existem milhares de cães abandonados, não apenas rafeiros mas também de raça, e cruzados, não será imoral - mesmo nos casos em que os criadores (devem-se contar pelos dedos de uma mão) não se desfazem dos exemplares não comercializáveis da maneira mais fácil - fazer criação de cães, apenas pela "melhoria da raça" (se é verdade que, como aqui foi dito, não é pelo dinheiro que o fazem)?
Imaginem a quantidade de cães que andam pelas ruas, ou estão amontoados nos canis, que foram comprados a criadores ou são descendentes de cães comprados a criadores! Quantos cruzados de husky, ou de labrador, ou do raio que o parta, andam por aí a vaguear pelas ruas porque alguém decidiu comprar um cão de raça a um criador e depois não o esterilizou e ele decidiu andar por aí a fazer filhotes! Vão dizer-me o quê? Que a culpa não é do criador mas da pessoa que deixou o animal andar por aí à solta a multiplicar-se? Também é, mas o criador tem a sua parte da culpa, também! Em vez de se dedicar a outra coisa qualquer, sei lá, xadrez, jardinagem, ou coisa que o valha, anda aí a reproduzir cães para "melhoria da raça"! Hellooo!!!
E ao "colocar" (é algum sistema de rotatividade, como está agora na moda na função pública?) esses cães em casa dessas pessoas que não são esquisitas ao ponto de se importarem que o seu cão não seja de qualidade "expo" não se está a ocupar um lugar que podia ser ocupado por outro cão, que anda aí a vadiar pela rua ou está preso num canil? Ou essas pessoas são suficientemente esquisitas para só gostarem de cães dessa raça e estão-se a marimbar para os restantes cães?
p.s.: eu não tenho nada contra os cães de raça, para mim têm todos os mesmos direitos, de raça ou rafeiros; tenho em casa uma husky, a Becas, que andava pela rua com leishmaniose pois a ex-"dona" não se dava ao trabalho de a tratar. A ex-"dona" é mãe do criador ou criadeiro (sinceramente, para mim, a linha é muito ténue) detentor do casal de huskys mãe e pai da Becas.
Imaginem a quantidade de cães que andam pelas ruas, ou estão amontoados nos canis, que foram comprados a criadores ou são descendentes de cães comprados a criadores! Quantos cruzados de husky, ou de labrador, ou do raio que o parta, andam por aí a vaguear pelas ruas porque alguém decidiu comprar um cão de raça a um criador e depois não o esterilizou e ele decidiu andar por aí a fazer filhotes! Vão dizer-me o quê? Que a culpa não é do criador mas da pessoa que deixou o animal andar por aí à solta a multiplicar-se? Também é, mas o criador tem a sua parte da culpa, também! Em vez de se dedicar a outra coisa qualquer, sei lá, xadrez, jardinagem, ou coisa que o valha, anda aí a reproduzir cães para "melhoria da raça"! Hellooo!!!
E ao "colocar" (é algum sistema de rotatividade, como está agora na moda na função pública?) esses cães em casa dessas pessoas que não são esquisitas ao ponto de se importarem que o seu cão não seja de qualidade "expo" não se está a ocupar um lugar que podia ser ocupado por outro cão, que anda aí a vadiar pela rua ou está preso num canil? Ou essas pessoas são suficientemente esquisitas para só gostarem de cães dessa raça e estão-se a marimbar para os restantes cães?
p.s.: eu não tenho nada contra os cães de raça, para mim têm todos os mesmos direitos, de raça ou rafeiros; tenho em casa uma husky, a Becas, que andava pela rua com leishmaniose pois a ex-"dona" não se dava ao trabalho de a tratar. A ex-"dona" é mãe do criador ou criadeiro (sinceramente, para mim, a linha é muito ténue) detentor do casal de huskys mãe e pai da Becas.
Vamos lá pensar um cadito ...franxdaniel Escreveu:
Tenho uma pergunta a fazer, que é a mesma que fez a Lunaemia, e à qual ainda ninguém respondeu (ou melhor, respondeu uma pessoa com um insulto):
- Que fazem os criadores a todos os cães que, na busca do "exemplar perfeito", ou da "melhoria da raça", vão nascendo pelo caminho e não cumprem os requisitos do tal "estalão"? Ficam com eles? Abatem-nos? Vendem-nos? Despejam-nos no canil? Oferecem-nos?
Se um Criador antes demais é um bom dono, alguém preocupado com a "sua raça" e acima de tudo com os seus cães, acha que essas opções sequer colocam-se?
Os que não cumprem os requisitos do tal estalão? Depende de criador para criador, mas ou são dados a donos responsaveis, ou ficam com eles ou são entregues como optimos animais de companhia.
Despejam no canil? Abandonam? Isso parece-lhe opções de alguém que sequer goste de animais?
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!