Descida dos testículos!!!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
taniaxana
Membro Veterano
Registado: quinta jul 18, 2002 7:00 pm

terça dez 09, 2008 3:17 pm

Abri este tópico por andar preocupada com o meu cachorro.
Ele tem 5 meses e até agora não lhe desceu um dos testículos e anda a fazer tratamentos hormonais e acunpuctura pra dar uma ajudinha :wink:

Alguém aqui passou pelo mesmo ou tem conhecimento de casos destes?

Sei que se ñ descer possivelmente depois de fazer 1 ano vai ter de o retirar cirurgicamente :(

Cumprimentos e obrigada
patanisca123
Membro Veterano
Registado: quinta fev 23, 2006 4:24 pm

terça dez 09, 2008 4:45 pm

Olá

O meu cão tem esse problema. Um testículo não desceu. Tem 4 anos e faz com frequência ecografia. Por enquanto está tudo bem.
Segundo o vet disse se o testículo estiver à superfície é uma operação simples, caso contrário é uma operação muito delicada, (que é o caso do meu)
Já pensou em levá-lo a uma clínica para fazer uma eco? Ficaria a saber como está realmente a situação.

Espero ter ajudado
céu
taniaxana
Membro Veterano

terça dez 09, 2008 4:56 pm

patanisca123 Escreveu:Olá

O meu cão tem esse problema. Um testículo não desceu. Tem 4 anos e faz com frequência ecografia. Por enquanto está tudo bem.
Segundo o vet disse se o testículo estiver à superfície é uma operação simples, caso contrário é uma operação muito delicada, (que é o caso do meu)
Já pensou em levá-lo a uma clínica para fazer uma eco? Ficaria a saber como está realmente a situação.

Espero ter ajudado
céu
Obrigada pela sua resposta.

A vet já analisou e está à superfície da pele, por isso ñ ter ainda grau de urgência e preocupação, e aliás que entretanto pode descer ainda.

Vou esperando pelas diferenças ao longo dos meses, pra ver o que acontece.

Obrigada

Tania
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça dez 09, 2008 6:04 pm

O que disse o criador?

Conheço um caso de uma utilizadora aqui do fórum que vocês também conhecem cujo cachorro também sofria do mesmo problema. A criadora aconselhou esperar até aos 6 meses antes de operar e comprometeu-se a oferecer outro cachorro de uma ninhada seguinte (não em troca do primeiro, note-se) e foi assim que as coisas se passaram.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

taniaxana
Membro Veterano

terça dez 09, 2008 6:42 pm

dinodane Escreveu:O que disse o criador?

Conheço um caso de uma utilizadora aqui do fórum que vocês também conhecem cujo cachorro também sofria do mesmo problema. A criadora aconselhou esperar até aos 6 meses antes de operar e comprometeu-se a oferecer outro cachorro de uma ninhada seguinte (não em troca do primeiro, note-se) e foi assim que as coisas se passaram.
A minha vet informou-me que isto era um problema genético vindo do pai, ou dos avós. Perguntei ao criador e nenhum teve isto, calhou ao meu e tb ele nem culpa tem nisso... :(

Apartir de agora é esperar o passar dos meses como evolui e se realmente baixa, se não baixar tem de tirar pra ñ criar nenhum tumor.

Em relação a ter outro cachorro ñ está na minha ideia, 1º pq ainda tenho este pequeno e 2º porque o criador ñ faz mais ninhadas agora.
patanisca123
Membro Veterano
Registado: quinta fev 23, 2006 4:24 pm

terça dez 09, 2008 8:10 pm

Olá

Segundo informação do vet do meu cão nem sempre é genético. Pode ter sido uma consequência de uma doença grave quando bebe.

Que foi o que aconteceu com o meu. Eu estúpida que fui, levava-o para rua
sempre comigo, foi picado por uma carraça infectada, com meses e esteve quase à morte e segundo opinião, que respeito e confio, do vet, os testículos não se desenvolveram. Um ficou pequenino muito recolhido e o outro está à superficie.
Também não tem na família dele algum caso de testículos recolhidos. Comprei-o a um criador credível que não enganaria ninguém.
De qualquer modo não o deixarei cruzar e vigio, como já referi, com frequência, através de ecografia, com pessoa qualificada para o efeito.

Céu
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça dez 09, 2008 9:03 pm

Olá.

Existe relação genética sim tanto que nunca se devem usar cães com este defeito para criação, mas o criptorquidismo (é assim que se chama) dá-se durante o desenvolvimento intrauterino do feto e é um defeito do desenvolvimento sexual, logo não terá sido isso que sucedeu ao cachorro da Patanisca, desculpe não concordar com o seu vet mas acho que estamos a falar de situações diferentes. :wink:
Os vets acham que até aos 6 meses de idade há possibilidade do testículo (ou testículos) descer, portanto só se confirma mesmo a essa idade.

Está aqui um artigo médico interessante sobre o assunto, em espanhol:
http://www.campusveterinariosenweb.com/ ... VIS_1_.pdf

Cumprimentos a todos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

taniaxana
Membro Veterano

quarta dez 10, 2008 9:59 am

Sim eu tb confio na minha vet e no que nos tem esclarecido.
Quanto a reprodução (que tb ñ era a minha ideia depois andar a fazer...) tb já nos avisou que ñ seria bom porque sendo genético podiam nascer bébés machos com este mesmo problema.

Veremos o desenrolar.

Obrigada pelas respostas.

Tania
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quarta dez 10, 2008 4:57 pm

Não descurando da vigilância, o facto de não terem descido aos 5 meses não é preocupante.Tenho um Chihuahua que só depois dos 6 meses se verificou a descida dos testiculos, e agora tem um par deles de fazer inveja a um rottweiler :lol:
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><a href="http://www.passarilreal.com"></a></p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&nbsp;</p>
taniaxana
Membro Veterano

quarta dez 10, 2008 5:48 pm

PauloC1 Escreveu:Não descurando da vigilância, o facto de não terem descido aos 5 meses não é preocupante.Tenho um Chihuahua que só depois dos 6 meses se verificou a descida dos testiculos, e agora tem um par deles de fazer inveja a um rottweiler :lol:

:lol: :lol:
Responder

Voltar para “Cães”