agora vai-me dizer a mim onde é que disse que uma é pior que outra. disse sim que há um maior risco associado à fixa caso aprofunde a anestesia.CindelP Escreveu:A YolaeFifi sai-se com cada uma, que às vezes até me (quase) supreende ...YolaeFifi Escreveu: não, mas é mais barata do que monotorizar a cirurgia com anestesia volátil. tal como eu disse, até agora das (ainda algumas) cadelas que vi serem esterilizadas com este tipo de anestesia não correram perigos. o maior risco é de a cadela começar a acordar ou ter a anestesia a aprofundar demasiado e ser muito mais dificil de alterar essa situação. na volátil, no caso de aprofundar (maior perigo) a cadela já está entubada e é mais fácil de controlar a situação.
Primeiro, desde quando é que uma anestesia fixa é mais barata que uma volatil?
Segundo, compare a evolução da anestesia fixa nestes ultimos 10 anos com a evolução da volatil e pode ser que tenha uma grande supresa
Terceiro e por ultimo, de maneira nenhuma uma anestesia fixa é mais barata que uma volatil (antes pelo contrario) e cabe ao medico veterinario escolher a que acha mais apropriada para a cadela em questão, fora a questão de se sentir mais à vontade com uma ou com outra.
Agora, por Amor da Santa, não venha dizer que uma anestesia fixa é pior, pouco recomendavel ou justificação de um preço baixo
e não é mais barato monotorizar uma cx com uma fixa? temos de associar ao farmaco todos os aparelhos, por exemplo.
se assim não fosse, porque razão as cx mais baratas são com fixa (fármaco na veia (ou outras vias)) e as mais caras são monotorizadas com inalatória(entubados).
numa cx com anestésico inalatório, na forma mais utilizada actualmente (sistema fechado ou semi-fechado com tubo em Y e com absorção de anidrido carbónico) pagamos: uma percentagem para render os aparelhos e acessórios (tubos endotraqueais, cuff's, balões, etc e tal)de monotorização, a quantidade de anestésico que é variável de cx para cx, o oxigénio, a medicação pré e pós anestésica, o soro e sistema, a cal sodada, e outros consumíveis, como luvas, compressas, fios de sutura e agulhas, etc. muitas vezes são monotorizadas com pulxosímetro e outros aparelhos mais.
na fixa pagamos (normalmente): a quantidade de anestesia prevista, o soro e sistema e ou outros consumíveis. nalguns casos a medicação pós anestésica.
ou seja, mesmo que a anestesia em si como fármaco seja mais cara ou barata (que sinceramente não sei os preços singulares) não podemos diassociar todo o restante procedimento nas despesas.
se calhar houve uma confusão também com a designação da anestesia. o que comumente chamamos volátil é a inalatória (que pode ser volátil ou gasosa) e eu escrevi uma a pensa noutra. mas não muda muito.
nancy, não digo que esteja errada, apenas transmito aquilo que me é ensinado e o que vejo na prática.