Esterilização/ Castração

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

quinta out 30, 2008 12:25 am

CindelP Escreveu:
YolaeFifi Escreveu: não, mas é mais barata do que monotorizar a cirurgia com anestesia volátil. tal como eu disse, até agora das (ainda algumas) cadelas que vi serem esterilizadas com este tipo de anestesia não correram perigos. o maior risco é de a cadela começar a acordar ou ter a anestesia a aprofundar demasiado e ser muito mais dificil de alterar essa situação. na volátil, no caso de aprofundar (maior perigo) a cadela já está entubada e é mais fácil de controlar a situação.

A YolaeFifi sai-se com cada uma, que às vezes até me (quase) supreende ...

Primeiro, desde quando é que uma anestesia fixa é mais barata que uma volatil?

Segundo, compare a evolução da anestesia fixa nestes ultimos 10 anos com a evolução da volatil e pode ser que tenha uma grande supresa

Terceiro e por ultimo, de maneira nenhuma uma anestesia fixa é mais barata que uma volatil (antes pelo contrario) e cabe ao medico veterinario escolher a que acha mais apropriada para a cadela em questão, fora a questão de se sentir mais à vontade com uma ou com outra.

Agora, por Amor da Santa, não venha dizer que uma anestesia fixa é pior, pouco recomendavel ou justificação de um preço baixo :roll:
agora vai-me dizer a mim onde é que disse que uma é pior que outra. disse sim que há um maior risco associado à fixa caso aprofunde a anestesia.
e não é mais barato monotorizar uma cx com uma fixa? temos de associar ao farmaco todos os aparelhos, por exemplo.
se assim não fosse, porque razão as cx mais baratas são com fixa (fármaco na veia (ou outras vias)) e as mais caras são monotorizadas com inalatória(entubados).
numa cx com anestésico inalatório, na forma mais utilizada actualmente (sistema fechado ou semi-fechado com tubo em Y e com absorção de anidrido carbónico) pagamos: uma percentagem para render os aparelhos e acessórios (tubos endotraqueais, cuff's, balões, etc e tal)de monotorização, a quantidade de anestésico que é variável de cx para cx, o oxigénio, a medicação pré e pós anestésica, o soro e sistema, a cal sodada, e outros consumíveis, como luvas, compressas, fios de sutura e agulhas, etc. muitas vezes são monotorizadas com pulxosímetro e outros aparelhos mais.
na fixa pagamos (normalmente): a quantidade de anestesia prevista, o soro e sistema e ou outros consumíveis. nalguns casos a medicação pós anestésica.
ou seja, mesmo que a anestesia em si como fármaco seja mais cara ou barata (que sinceramente não sei os preços singulares) não podemos diassociar todo o restante procedimento nas despesas.
se calhar houve uma confusão também com a designação da anestesia. o que comumente chamamos volátil é a inalatória (que pode ser volátil ou gasosa) e eu escrevi uma a pensa noutra. mas não muda muito.
nancy, não digo que esteja errada, apenas transmito aquilo que me é ensinado e o que vejo na prática.
:wink:
Fega
Membro Júnior
Registado: sábado mar 24, 2007 5:06 pm

quarta dez 10, 2008 3:51 pm

Bem peço desculpa por colocar aqui uma questão.. mas adoptei uma cadelinha e preciso de saber se é obrigatorio elas fazerem o pimeiro cio para as esterilizarem..

E mais os sintomas do cio é o sangramento? Ela tem 4 meses quando é que normalmente fazem o primeiro cio?

brigaga e cumpts :)
lunaemia
Membro Veterano
Registado: quarta out 08, 2008 1:48 pm

quarta dez 10, 2008 4:20 pm

olá, não necessitas esperar pelo 1º cio para esterilizar
o cio nas cadelas surge do 7º ao 9º mes, dependendo da raça
o "sintoma" mais visível é o sangramento e fica também mais melosinha e pede miminhos.

(se estiver errada podem corrigir :wink: )
Carpeju
Membro Veterano
Registado: sexta ago 29, 2008 5:23 pm

quarta dez 10, 2008 4:43 pm

olá, tentarei passar umas informações sobre a castração. conversei semana passada com o vet de meu cão.
vou adquirir em poucos dias uma cadela e ele aconselhou-me no início do primeiro cio, e como é de porte médio/grande, ocorrerá por volta do sexto ou sétimo mês.
recomendou-me anestesia inalatória, aqui ficará em torno de 600 - 700 reais, algo em torno dos 300 euros.
há veterinários que optam por castrar mais cedo, depende do profissional.
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quarta dez 10, 2008 5:09 pm

o "sintoma" mais visível é o sangramento e fica também mais melosinha e pede miminhos.
Ocorre também normalmente um aumento muito significativo do volume da zona genital.
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><a href="http://www.passarilreal.com"></a></p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&nbsp;</p>
hsn
Membro
Registado: sexta jun 10, 2005 11:50 pm

quarta dez 10, 2008 7:37 pm

Ainda a melhor maneira de ver se a cadela está em cio é observar o interesse dos machos: mal ela começa a libertar hormonas, eles começam a cheirá-la com grande interesse e a persegui-la. Na primeira fase, ou seja, a semana que antecede o corrimento, já o interesse deles é notório, mas ela ainda lhes reage negativamente ou mesmo foge deles.
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas, tenham um muito bom dia.
xixaveron
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2008 1:36 am

quarta dez 10, 2008 11:07 pm

Eu vou mais pelo aumento da "xerekinha" , pois se fosse pelo interesse dos cães eu diria k a minha Kimi estava sempre com o cio pois o Djibril anda sempre a cheirá-la
hsn
Membro
Registado: sexta jun 10, 2005 11:50 pm

quarta dez 10, 2008 11:15 pm

Todos os cães se cheiram uns aos outros, e quando aparecem fêmeas, cheiram-se ainda mais! :lol:

Mas eu não me estava a referir às cheiradelas normais, que se destinam a identificação. O interesse do cão ao cheirar a fêmea que está a entrar em cio é muito característico e diferente daquelas.

O inchaço da vulva surge já com o cio bem mais adiantado.
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas, tenham um muito bom dia.
Fega
Membro Júnior
Registado: sábado mar 24, 2007 5:06 pm

quinta dez 11, 2008 9:58 am

obrigada pelas respostas!! :D

Mas continuo com uma dúvida.. Eu posso ou não posso esterilizar a minha pikena antes do primeiro cio? é que se fosse agora não corria riscos (tenho um cão).. vou falar com a vet e saber a opinião dela.. :)

Obrigada mais uma vez pelas respostas :)

Melhores cumpts
Paty_LP
Membro Veterano
Registado: quarta ago 31, 2005 2:46 pm
1 Cadela;
1 Esquila;
2 Ratazanas
Contacto:

quinta dez 11, 2008 12:32 pm

Não há problema em esterilizar antes do 1º cio :)

Apenas há vet's que preferem esperar. Mas, se tem um cão, é melhor não arriscar a esperar "demasiado".

A partir dos 6 meses podem ser esterilizadas.
www.kiran_esta_perdido.blogs.sapo.pt
www.cidadedosanimais.com/forum
YolaeFifi
Membro Veterano
Contacto:

sexta dez 12, 2008 7:36 pm

Fega Escreveu:Bem peço desculpa por colocar aqui uma questão.. mas adoptei uma cadelinha e preciso de saber se é obrigatorio elas fazerem o pimeiro cio para as esterilizarem..

E mais os sintomas do cio é o sangramento? Ela tem 4 meses quando é que normalmente fazem o primeiro cio?

brigaga e cumpts :)
olá

pode esterilizar antes do 1º cio sem problema. caso ela entre em cio, aí já não é tão aconselhado fazer a cirurgia, pois a zona está mais irrigada e há maior risco de hemorragias difíceis de controlar. caso aconteça deve aconselhar-se com o clínico.

outra coisa, o cio é comportamental, é apenas a manifestação do facto da cadela estar em fase de estro. o que significa que ela pode ficar receptiva a uma gravidez sem ninguém reparar, pois não tem os ''sintomas'' de sangramento, vulva proeminente, querer sair para a rua, deixar ser cheirada pelo cão e afastar a cauda para ele lamber, etc.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta dez 12, 2008 9:04 pm

outra coisa, o cio é comportamental, é apenas a manifestação do facto da cadela estar em fase de estro. o que significa que ela pode ficar receptiva a uma gravidez sem ninguém reparar, pois não tem os ''sintomas'' de sangramento, vulva proeminente, querer sair para a rua, deixar ser cheirada pelo cão e afastar a cauda para ele lamber, etc
Wóti? Comportamental?

O cio é a coisa mais fisiológica que existe. Explica lá essa melhor do comportamental que eu não entendi patavina.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

tiagocarneiro
Membro Veterano
Registado: quarta set 08, 2004 2:53 pm
Contacto:

sexta dez 12, 2008 10:06 pm

Fega Escreveu:Mas continuo com uma dúvida.. Eu posso ou não posso esterilizar a minha pikena antes do primeiro cio? é que se fosse agora não corria riscos (tenho um cão).. vou falar com a vet e saber a opinião dela.. :)
Dúvidas?

Esteriliza o CÃO!!!
<strong>http://caolabrador.blogspot.com</strong><strong style="background-color: rgb(255, 255, 0);"> </strong>
YolaeFifi
Membro Veterano
Contacto:

domingo dez 14, 2008 6:14 pm

dinodane Escreveu:
outra coisa, o cio é comportamental, é apenas a manifestação do facto da cadela estar em fase de estro. o que significa que ela pode ficar receptiva a uma gravidez sem ninguém reparar, pois não tem os ''sintomas'' de sangramento, vulva proeminente, querer sair para a rua, deixar ser cheirada pelo cão e afastar a cauda para ele lamber, etc
Wóti? Comportamental?

O cio é a coisa mais fisiológica que existe. Explica lá essa melhor do comportamental que eu não entendi patavina.
simples: o cio é um comportamento. é a manifestação da coisa mais fisiológica que existe :wink:
Responder

Voltar para “Cães”