Inveja nos cães

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
lunaemia
Membro Veterano
Registado: quarta out 08, 2008 1:48 pm

quarta dez 10, 2008 4:39 pm

:lol: só lhes falta falar :lol:
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

quinta dez 11, 2008 2:29 pm

Não sei até que ponto pode-se considerar "inveja" nos cães..

Ora então a forma "cientifica" que eles utilizaram foram o dar a pata?

Por um lado, se um cão perceber que ao dar a pata recebe comida, parece-me obvio que continue a fazer este processo até que se sinta saciado, pois é seu instinto comer para sobreviver.

Por outro, um cão a que lhe seja pedido dar a pata n de vezes sem que seja recompensado, ele se cansará, visto que não lhe trará nenhum beneficio. Penso que isto acontecerá em qualquer caso, seja o cão que for, esteja sozinho ou em matilha, seja dar a pata ou sentando..

Contudo não me parece que isto seja qualquer sinal de "inveja".. Parece-me simplesmente os intintos basicos do animal a funcionar.. "Faço isto recebo comida, logo vou fazer"

Just my 2 cents...

Pedro
Carpeju
Membro Veterano
Registado: sexta ago 29, 2008 5:23 pm

quinta dez 11, 2008 3:25 pm

Fico me questionando também sobre "inveja" em cães. Ciúmes, acho normal, disputa de atenção e privilégios, principalmnte hierárquicos. Mas "inveja"? Acho que tentam humanizar demais os cães, e com isso estragá-los como nós.
E pesquisas são baseadas em teste de hipóteses, e testes de hipóteses em níveis de significância, probabilidade estatistica do erro, e tal...
Precisaria me aprofundar mais nesta pesquisa para definir uma opinião.
lotus_ghost
Membro
Registado: quinta nov 09, 2006 2:40 pm

sexta dez 12, 2008 3:53 pm

N devem ter lido o mm q eu...
Sobretudo a parte final...

Mas q é o comportamento "inveja", como definição, é.
Obviamente q existem uma série de contextualizações...
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta dez 12, 2008 5:15 pm

Eu continuo a não perceber porque há tanto empenho em não atribuir emoções aos animais. Não faço a mais pálida ideia até onde, ou se, racionalizam as suas emoções, agora que sentem, isso sim, sem duvida alguma. E as emoções são instintivas, não se aprendem nem se ensinam nem são apanágio do Ser Humano.

Não estou propriamente a ver um cão tentar controlar a sua inveja, ao contrário do Ser Humano que aí sim, é manifestamente diferente e consegue esconder as suas emoções, precisamente por as racionalizar.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Responder

Voltar para “Cães”