podem comer pao??
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta dez 12, 2008 6:49 pm
Eu dou pão aos meus cães. Mas dou pão caseiro, feito por mim, com um reduzido teor de sal, pois o pão das padarias tem, geralmente, um teor excessivo de sal, mesmo para os seres humanos, quanto mais para os cães. Melhor ainda seria eu fazer pão sem sal para os meus cães e com sal para mim. Penso que vou começar a fazê-lo.
Já ouvi algumas pessoas dizerem que os cães não devem comer pão. Não sei em que se basearam para o dizerem. Também já ouvi outras pessoas dizerem que eles podem comer pão, sim senhor. Os meus adoram, mas isso não é critério para definir se lhes faz bem ou não.
Há padarias que vendem pão sem sal, normalmente ou a pedido.
Bolacha Maria não aconselho, por causa do açúcar.
Já ouvi algumas pessoas dizerem que os cães não devem comer pão. Não sei em que se basearam para o dizerem. Também já ouvi outras pessoas dizerem que eles podem comer pão, sim senhor. Os meus adoram, mas isso não é critério para definir se lhes faz bem ou não.
Há padarias que vendem pão sem sal, normalmente ou a pedido.
Bolacha Maria não aconselho, por causa do açúcar.
http://www.campagneperglianimali.org/ga ... deshow.php
<strong>Os animais são meus amigos, e eu não como os cadáveres dos meus amigos</strong>
<strong>Os animais são meus amigos, e eu não como os cadáveres dos meus amigos</strong>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jun 06, 2004 6:53 pm
Em que se baseia para esta informação?franxdaniele Escreveu:pois o pão das padarias tem, geralmente, um teor excessivo de sal, mesmo para os seres humanos, quanto mais para os cães.
Qual o teor máximo de sal permitido ou aconselhado na alimentação canina?
Cumps 

-
- Membro Veterano
Li um estudo que concluia que o pão das padarias, nos países europeus, tem, em média, mais sal do que seria desejável para a saúde humana. Como os cães devem comer pouco ou nenhum sal (em todo o caso menos do que os humanos), os pães das padarias têm sal demais para os cães.
«De acordo com o trabalho desenvolvido pela Universidade Fernando Pessoa, que compara os níveis de sal no pão português com outros países europeus "um pão 'normal' (sem ser integral ou sem sal) tem cerca de 19-21 gramas de sal por cada quilo de pão, enquanto que no Reino Unido um pão tem cerca de 13 gramas de sal, em Itália 15, na Suíça 13 e em França 15".»
http://www.segurancalimentar.com/notici ... hp?id=4697
«De acordo com o trabalho desenvolvido pela Universidade Fernando Pessoa, que compara os níveis de sal no pão português com outros países europeus "um pão 'normal' (sem ser integral ou sem sal) tem cerca de 19-21 gramas de sal por cada quilo de pão, enquanto que no Reino Unido um pão tem cerca de 13 gramas de sal, em Itália 15, na Suíça 13 e em França 15".»
http://www.segurancalimentar.com/notici ... hp?id=4697
http://www.campagneperglianimali.org/ga ... deshow.php
-
- Membro
- Registado: sábado mai 21, 2005 7:58 am
Efectivamente se podem ou não nunca ouvi ninguém comentar por concreto. Partilhando a minha experiência, á semelhança do que já fizerem também. Penso que mal não lhes deve fazer, claro que há que ter cuidado com o sal, isso sempre ouvi dizer, da mesma forma, na minha opinião, que se deve ter cuidado com o açucar, das bolachas maria. De qualquer forma, penso que se refere a dar-lhes como aperitivo, uma guloseima, sem excessos. Penso que assim não deve haver problema. Eu costumo dar aos meus aquelas tostinhas integrais, e eles gostam imenso.
-
- Membro Veterano
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jun 06, 2004 6:53 pm
Mais uma vez, repito as mesmas questões:franxdaniele Escreveu:Como os cães devem comer pouco ou nenhum sal (em todo o caso menos do que os humanos)
Em que se baseia para esta informação?
Se os animais não ingerirem sal, como vão repor os níveis de sódio e cloro perdidos?
É que estes iões são importantes e, pasme-se!, gastam-se no metabolismo normal do animal.
Já vi ao menos que reconsiderou a Wikipedia como fonte fidedigna das suas referências...
Cumps 

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jul 07, 2006 2:28 pm
Rodinhas SRD
Penso que se está a abordar o assunto de uma perspectiva errada.
A quantidade de pão que se dá ao cão é irrisória (a não ser que o cão seja alentejano e goste mt de migas
).
20g ou 10g de sal por kilo vai fazer alguma diferença? O pão é basicamente farinha e água só com um pouco de sal (1%-2%).
Eu preocupava-me mais com a farinha.
Pelo que sei o trigo não é prejudicial aos cães fazendo até parte das rações mais vendidas.
Existem é cães que têm Intolerância ao trigo e glúten e esses não devem comer trigo.
Informe-se com o seu vet. para saber se o seu cão tem alguma Intolerância.
A quantidade de pão que se dá ao cão é irrisória (a não ser que o cão seja alentejano e goste mt de migas

20g ou 10g de sal por kilo vai fazer alguma diferença? O pão é basicamente farinha e água só com um pouco de sal (1%-2%).
Eu preocupava-me mais com a farinha.
Pelo que sei o trigo não é prejudicial aos cães fazendo até parte das rações mais vendidas.
Existem é cães que têm Intolerância ao trigo e glúten e esses não devem comer trigo.
Informe-se com o seu vet. para saber se o seu cão tem alguma Intolerância.
Cumps.
Nuno Coelho
Nuno Coelho
Um bocado de pão não faz mal, mas pão em excesso faz gases. Ou seja, os cães que se alimentam de pão diáriamente e misturado com comida têm gases com fartura e por osmose dores de barriga com mais frequência.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
A Lu tirou-me as palavras da ponta dos dedos.....LuMaria Escreveu:Um bocado de pão não faz mal, mas pão em excesso faz gases. Ou seja, os cães que se alimentam de pão diáriamente e misturado com comida têm gases com fartura e por osmose dores de barriga com mais frequência.
Eu ía dizer que , baseada em factos concretos, para afastar suspeitas, ao meu mal não faz. Faz-nos é a nós, cá em casa, que ele coma pão. É um pivete que não se aguenta....... e não é preciso ele comer muito . Um bocadito é o suficiente para o ar ficar irrespiravel na zona onde ele estiver.
-
- Membro Veterano
A minha veterinária sempre disse para não juntar sal à comida cozinhada para os cães.pifo Escreveu:Mais uma vez, repito as mesmas questões:franxdaniele Escreveu:Como os cães devem comer pouco ou nenhum sal (em todo o caso menos do que os humanos)
Em que se baseia para esta informação?
Se os animais não ingerirem sal, como vão repor os níveis de sódio e cloro perdidos?
É que estes iões são importantes e, pasme-se!, gastam-se no metabolismo normal do animal.
Já vi ao menos que reconsiderou a Wikipedia como fonte fidedigna das suas referências...
Desconheço o teor máximo de sal permitido ou aconselhado na alimentação canina.
O cloro e o sódio, pasme-se, encontram-se naturalmente em muitos alimentos. A couve é um exemplo de um alimento rico em cloro e sódio.
Os cães de raças grandes, se comerem comida salgada, terão tendência para, em seguida, beberem muita água, o que lhes poderá causar síndrome de dilatação vólvulo gástrica: http://en.wikipedia.org/wiki/Bloat
Naõ estamos afalar de comida salgada, estamos a alar de uns pedaços de pão de vez em quando, logo pão pela percentagem de sal que tem não se pode considerar comida salgada nem vejo que tenha teor de sal perigoso para um cão se dado como petisco.
"<strong>Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )
http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
( Denis Diderot )
http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
O pão é um alimento rico em fibra, e o sistema digestivo dos carnivoros não lida bem com grandes quantidades de fibra.
Em pequenas quantidades e como guloseima acredito que não traga qualquer prejuizo a saude do cão, mas se dor dado em grandes doses, para alem de provocar gases por fermentação das fibras pela flora intestinal pode tambem provocar obstrução do tubo digestivo.
Citando Paracelso, famoso alquimista e médico do seculo XVI
"Tudo é veneno, dependendo da dose"
Saudações,
Cláudio Saraiva
Editei porque faltava uma palavra que mudava o sentido da primeira frase
Em pequenas quantidades e como guloseima acredito que não traga qualquer prejuizo a saude do cão, mas se dor dado em grandes doses, para alem de provocar gases por fermentação das fibras pela flora intestinal pode tambem provocar obstrução do tubo digestivo.
Citando Paracelso, famoso alquimista e médico do seculo XVI
"Tudo é veneno, dependendo da dose"

Saudações,
Cláudio Saraiva
Editei porque faltava uma palavra que mudava o sentido da primeira frase

-
- Membro Veterano
LuMaria e Nicasxi, a flatulência nos cães associada ao consumo de pão, de que falam, apenas será fora do normal se o pão for de baixa qualidade, que é, infelizmente, o caso da maior parte do pão vendido em Portugal.
Não é para me gabar, mas o pão que dou aos meus cães não tem nada a ver com o "pão" comprado na maioria das padarias e supermercados: o meu tem pouco fermento, pouco sal e é feito com farinha de qualidade.
Tipos de farinhas de trigo utilizadas no fabrico do pão:
- T55 (super-fina)
- T65 (fina)
- T80 (completa)
- T110 (completa ou semi-integral)
- T150 (integral)
As farinhas mais utilizadas hoje em dia no fabrico do pão são a T55 e a T65 (brancas), ambas muito pobres em termos nutricionais, pois o gérmen foi removido na peneiração.
A farinha T150 (integral) tem o inconveniente de conter farelo, que é de difícil digestão.
No meio encontramos as farinhas T80 e T110 que, a meu ver, são as ideais para fazer pão (a T80 dá um pão mais claro e a T110 um pão mais escuro).
Pensem nas rações para cães: uma de baixa qualidade provocará muitos gases nos cães, uma boa não.
Garanto que os meus cães não sofrem desse mal por causa do pão que lhes dou (e não é pouco, pois eles adoram); se fosse esse o caso eu já tinha morrido intoxicado, pois normalmente na minha cama dormem 5 cãodelas
Não é para me gabar, mas o pão que dou aos meus cães não tem nada a ver com o "pão" comprado na maioria das padarias e supermercados: o meu tem pouco fermento, pouco sal e é feito com farinha de qualidade.
Tipos de farinhas de trigo utilizadas no fabrico do pão:
- T55 (super-fina)
- T65 (fina)
- T80 (completa)
- T110 (completa ou semi-integral)
- T150 (integral)
As farinhas mais utilizadas hoje em dia no fabrico do pão são a T55 e a T65 (brancas), ambas muito pobres em termos nutricionais, pois o gérmen foi removido na peneiração.
A farinha T150 (integral) tem o inconveniente de conter farelo, que é de difícil digestão.
No meio encontramos as farinhas T80 e T110 que, a meu ver, são as ideais para fazer pão (a T80 dá um pão mais claro e a T110 um pão mais escuro).
Pensem nas rações para cães: uma de baixa qualidade provocará muitos gases nos cães, uma boa não.
Garanto que os meus cães não sofrem desse mal por causa do pão que lhes dou (e não é pouco, pois eles adoram); se fosse esse o caso eu já tinha morrido intoxicado, pois normalmente na minha cama dormem 5 cãodelas

-
- Membro Veterano
Esta parte veio a propósito da questão acima, já não tinha propriamente a ver com o pão (embora 20g de sal por kg de pão seja, efectivamente, uma quantidade exageradíssima de sal).franxdaniele Escreveu:Os cães de raças grandes, se comerem comida salgada, terão tendência para, em seguida, beberem muita água, o que lhes poderá causar síndrome de dilatação vólvulo gástrica: http://en.wikipedia.org/wiki/Bloatpifo Escreveu:Qual o teor máximo de sal permitido ou aconselhado na alimentação canina?