podem comer pao??
Moderador: mcerqueira
Aproveitando este topico, deixo uma outra questão: E fruta, os cães poem comer fruta?? è que o meu eros adora fruta então tangerinas, kuaze nem as mastiga.
mas claro tem de lhe descascar a fruta.lol. Quando uma tangerina cai da arvore ele vai logo buscar para nos a descarcar-mos e dar um gomo de cada vez, eu apenas ainda so lhe dei uma mas a minha ae dalhe, penso eu que uma por dia, pois ta mais tempo em casa.

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta fev 02, 2007 10:56 pm
Os veterinários com que me tenho cruzado sempre me disseram não é aconselhável dar pão em excesso. Uns dizem que faz mal ao pêlo, outros afirmam que provoca dor abdominal, outros afirmam que em excesso poderá levar a uma predisposição para desenvolvimento de diabetes no futuro. Também já li o contrário. De qualquer modo parece-me que deve tirar as dúvidas com o médico veterinário que acompanha o seu cão. Na internet há muita informação a este respeito...mas como é lógico, a internet nem sempre é uma fonte segura de informação.
Quanto à fruta:
Por exemplo as uvas em excesso podem levar a falência renal.
Deve também evitar nozes, tomates (principalmente a planta em si que contém atropina e pode provocar tremores, dilatação da pupila e paralisia temporária) , pêssego, sementes/caroço de maçã, pêra, pêssego, cereja (por motivos óbvios - risco de obstrucção intestinal, principalmente no caso do caroço de pêssefo - e devido a conterem substâncias tóxicas para os animais).
Tenho lido que se pode fornecer aos nossos amiguinhos de quatro patas frutas como: banana, melão, pêras (sem o "caroço"), mirtilos (apesar de ter lido que eles gostam, nem sempre é verdade...falo por experiência própria).
Outros alimentos a evitar:
Chocolate!!!O chocolate pode MATAR o seu cão! É muito tóxico para eles.
Cebola!!!
Comida de gato: contém demasiada proteína e gordura, não está adaptada às necessidades nutritivas dos cãezinhos.
Sal em excesso...óbvio.
OSSOS! Os ossos não são nada favoráveis para o seu amigo, ao contrário do que possa pensar. Podem causar obstrucções intestinais que, se não resolvidas a tempo (cirurgicamente) podem levar à morte do animal, perfurações intestinais, podem fazê-lo engasgar-se, ao serem partidos quando o cão os mastiga podem separar-se pequenos fragmentos cortantes que se alojam entre os dentes e na gengiva que podem provocar lesões e dar aso a infecções, etc...
Para esta época natalícia: conhecem a planta estrela-de-natal? muito cuidadinho com ela. é bastante tóxica para cães. julgo que já tinha referido isto noutro tópico (o ano passado talvez
) mas nunca é demais relembrar.
Quanto à fruta:
Por exemplo as uvas em excesso podem levar a falência renal.
Deve também evitar nozes, tomates (principalmente a planta em si que contém atropina e pode provocar tremores, dilatação da pupila e paralisia temporária) , pêssego, sementes/caroço de maçã, pêra, pêssego, cereja (por motivos óbvios - risco de obstrucção intestinal, principalmente no caso do caroço de pêssefo - e devido a conterem substâncias tóxicas para os animais).
Tenho lido que se pode fornecer aos nossos amiguinhos de quatro patas frutas como: banana, melão, pêras (sem o "caroço"), mirtilos (apesar de ter lido que eles gostam, nem sempre é verdade...falo por experiência própria).
Outros alimentos a evitar:
Chocolate!!!O chocolate pode MATAR o seu cão! É muito tóxico para eles.
Cebola!!!
Comida de gato: contém demasiada proteína e gordura, não está adaptada às necessidades nutritivas dos cãezinhos.
Sal em excesso...óbvio.
OSSOS! Os ossos não são nada favoráveis para o seu amigo, ao contrário do que possa pensar. Podem causar obstrucções intestinais que, se não resolvidas a tempo (cirurgicamente) podem levar à morte do animal, perfurações intestinais, podem fazê-lo engasgar-se, ao serem partidos quando o cão os mastiga podem separar-se pequenos fragmentos cortantes que se alojam entre os dentes e na gengiva que podem provocar lesões e dar aso a infecções, etc...
Para esta época natalícia: conhecem a planta estrela-de-natal? muito cuidadinho com ela. é bastante tóxica para cães. julgo que já tinha referido isto noutro tópico (o ano passado talvez

obrigado nel. Entao resumindo, as tangerinas nao fazem mal pois nao? até pk nem tem sementes
. Kuanto aos ossos discordo um pouco. è claro que não dou uns ossos quiaquer ao eros, comprei daqueles de vaca que têm uns 30/40 cm de comprimrnto. ouvi dizer que so lhe faz bem, mas mesmo assim na sexta feira pergunto á vet.

Pode sustentar isso com algum artigo sobre o tema?franxdaniele Escreveu:LuMaria e Nicasxi, a flatulência nos cães associada ao consumo de pão, de que falam, apenas será fora do normal se o pão for de baixa qualidade
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta dez 12, 2008 6:49 pm
A minha afirmação baseia-se no senso comum - é do senso comum que o pão branco e o pão mal cozido provocam flatulência. Ora eu considero o pão branco e o pão mal cozido pães de baixa qualidade, e a maior parte do pão que se vê à venda é branco (mal cozido não sei se é pois não costumo comprar).
Não conheço nenhum artigo que sustente a minha afirmação.
http://www.campagneperglianimali.org/ga ... deshow.php
<strong>Os animais são meus amigos, e eu não como os cadáveres dos meus amigos</strong>
<strong>Os animais são meus amigos, e eu não como os cadáveres dos meus amigos</strong>
OK. Obrigada!franxdaniele Escreveu:A minha afirmação baseia-se no senso comum - é do senso comum que o pão branco e o pão mal cozido provocam flatulência. Ora eu considero o pão branco e o pão mal cozido pães de baixa qualidade, e a maior parte do pão que se vê à venda é branco (mal cozido não sei se é pois não costumo comprar).

Mas esse senso comum baseia-se na alimentação humana e não canina. Acredito que pão caseiro é mil vezes melhor que o pão "à série", mas isso para nós, para eles, continúa a ser pão.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
-
- Membro Veterano
Sim, isso é verdade. Mas pense nas rações para cães. Uma má provocará flatulência nos cães, uma boa não. O mesmo se passa com o pão.
Uma ração "má" entre outras coisas recorre a uma maior percentagem de cereais e uma ração boa não.franxdaniele Escreveu:Sim, isso é verdade. Mas pense nas rações para cães. Uma má provocará flatulência nos cães, uma boa não. O mesmo se passa com o pão.

Na minha experiência, se abuso na quantidade de pão com as ginjas, tenho um tarde fantástica de fogo de artificio. O pão só serve para encher o estomago, não tem mais serventia nenhuma num cão.
-
- Membro Veterano
Não concordo que a qualidade de uma ração esteja relacionada com a percentagem de cereais, mas sim com a qualidade dos ingredientes e a forma como é confeccionada.LuMaria Escreveu:Uma ração "má" entre outras coisas recorre a uma maior percentagem de cereais e uma ração boa não.franxdaniele Escreveu:Sim, isso é verdade. Mas pense nas rações para cães. Uma má provocará flatulência nos cães, uma boa não. O mesmo se passa com o pão.![]()
Na minha experiência, se abuso na quantidade de pão com as ginjas, tenho um tarde fantástica de fogo de artificio. O pão só serve para encher o estomago, não tem mais serventia nenhuma num cão.
Pão com ginjas?

Não concordo que o pão dado aos cães sirva apenas para encher o estômago; o pão é um alimento muito rico em nutrientes, e os cães têm capacidade de o digerir e absorver esses nutrientes. Mas lá está: não devem comer pão branco, pois é excessivamente rico em açúcares, que, como a Nel1123 disse e muito bem, fazem com que o pão possa causar uma predisposição para desenvolvimento de diabetes no futuro (nos cães e nas pessoas) nem pão integral, demasiado rico em fibras, que poderão irritar as paredes dos intestinos (nos cães e nas pessoas), além de o farelo contido na farinha integral ter um grande teor de ácido fítico, que dificulta a absorção de minerais.
Pão não é alimento para cães!franxdaniele Escreveu:Não concordo que a qualidade de uma ração esteja relacionada com a percentagem de cereais, mas sim com a qualidade dos ingredientes e a forma como é confeccionada.LuMaria Escreveu:Uma ração "má" entre outras coisas recorre a uma maior percentagem de cereais e uma ração boa não.franxdaniele Escreveu:Sim, isso é verdade. Mas pense nas rações para cães. Uma má provocará flatulência nos cães, uma boa não. O mesmo se passa com o pão.![]()
Pão com ginjas?Imagino... a mim é com os feijões
![]()
Não concordo que o pão dado aos cães sirva apenas para encher o estômago; o pão é um alimento muito rico em nutrientes, e os cães têm capacidade de o digerir e absorver esses nutrientes. Mas lá está: não devem comer pão branco, pois é excessivamente rico em açúcares, que, como a Nel1123 disse e muito bem, fazem com que o pão possa causar uma predisposição para desenvolvimento de diabetes no futuro (nos cães e nas pessoas) nem pão integral, demasiado rico em fibras, que poderão irritar as paredes dos intestinos (nos cães e nas pessoas), além de o farelo contido na farinha integral ter um grande teor de ácido fítico, que dificulta a absorção de minerais.
Claro que não lhes faz mal (não fosse o cão um carnívoro oportunista...) se dado com moderação, mas não é alimento de que o animal tire grande proveito. O proveito que tira desses nutrientes é muito escasso. Como com qualquer cereal.
Para alem disso, existem cães intolerantes ao trigo, aveia, e mesmo ao milho, etc.
Se querem dar cereais aos cães, optem pelo arroz, que é o melhorzinho em termos de intolerancias e digestibilidade.
Já agora, uma ração ideal para cães deveria ser isenta de cereais. Coisa ainda praticamente impossivel de confeccionar, pois é necessário sempre algum amido para se conseguir as bolinhas extrudidas...
PS: Deixem de querer transformar cães em vacas ou em humanos! O facto de muitos cães terem sobrevivido subnutridos durante décadas com restos de pão, não é motivo para se continuar hoje em dia...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Ginjas são as cadelas. Quanto ao pão, acho que o Fang já explicou tudofranxdaniele Escreveu:Pão com ginjas?Imagino... a mim é com os feijões
![]()

é isso aí, cao e carnivoro mesmo. Um pouco do resto nao faz mal, mas gente pao??Para alem disso, existem cães intolerantes ao trigo, aveia, e mesmo ao milho, etc.
Se querem dar cereais aos cães, optem pelo arroz, que é o melhorzinho em termos de intolerancias e digestibilidade.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 13, 2006 9:30 am
O Fang e mestre.fang Escreveu:Pão não é alimento para cães!franxdaniele Escreveu:Não concordo que a qualidade de uma ração esteja relacionada com a percentagem de cereais, mas sim com a qualidade dos ingredientes e a forma como é confeccionada.LuMaria Escreveu:Uma ração "má" entre outras coisas recorre a uma maior percentagem de cereais e uma ração boa não.franxdaniele Escreveu:Sim, isso é verdade. Mas pense nas rações para cães. Uma má provocará flatulência nos cães, uma boa não. O mesmo se passa com o pão.![]()
Pão com ginjas?Imagino... a mim é com os feijões
![]()
Claro que não lhes faz mal (não fosse o cão um carnívoro oportunista...) se dado com moderação, mas não é alimento de que o animal tire grande proveito. O proveito que tira desses nutrientes é muito escasso. Como com qualquer cereal.
Para alem disso, existem cães intolerantes ao trigo, aveia, e mesmo ao milho, etc.
Já agora, uma ração ideal para cães deveria ser isenta de cereais. Coisa ainda praticamente impossivel de confeccionar, pois é necessário sempre algum amido para se conseguir as bolinhas extrudidas...
PS: Deixem de querer transformar cães em vacas ou em humanos! O facto de muitos cães terem sobrevivido subnutridos durante décadas com restos de pão, não é motivo para se continuar hoje em dia...

Mas eu tenho que confessar que de vez em quando dou pao a minha cadela... dou e so bocadinhos. Ela adora! Cada vez que como pao, ela para a olhar para mim a babar-se, literalmente...
<p>Ainda ha caes felizes...
</p>

-
- Membro Veterano
Obviamente eu não estava a falar em alimentar os cães a pão, mas sim dar-lhes uns pedaços de pão de vez em quandofang Escreveu:O facto de muitos cães terem sobrevivido subnutridos durante décadas com restos de pão, não é motivo para se continuar hoje em dia...

Última edição por franxdaniele em sexta dez 19, 2008 10:07 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm
Então é somente porque lhe apetece ?franxdaniele Escreveu:A minha afirmação baseia-se no senso comum - é do senso comum que o pão branco e o pão mal cozido provocam flatulência. Ora eu considero o pão branco e o pão mal cozido pães de baixa qualidade, e a maior parte do pão que se vê à venda é branco (mal cozido não sei se é pois não costumo comprar).
E a sua afirmação de ração vegetariana ?
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.