Fica caro ter um cão em casa?
Moderador: mcerqueira
Há algum tempo que ando aqui no fórum a ler todos os tópicos porque decidi ter um cãozinho em casa. Por acaso hoje de manhã comentei com os meus colegas e disseram-me que é uma asneira. Que cão só dá despesas e que vou me arrepender. Será tanto assim? Sei que tem as vacinas, mas não tomam vacinas a toda a hora Mas fora isso só se andarem sempre doentes. Assustaram-me imenso e não vejo o porquê. Vocês que têm cães poderiam clarear aqui as minhas ideias porque agora fiquei confusa. Ah! A raça que escolhi é de tamanho médio e não é de comer muito, isso se eu não me apaixonar por um cãozinho aqui do fórum e acabar por adoptar uma das belezuras que por aqui aparecem. 

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta ago 29, 2008 5:23 pm
olha, tenho dois, é caro sim, dá muito trabalho, educar não é fácil, exige tempo, paciência, boa vontade e muitos anos.
quando ficam velhos o custo aumenta.
choram, adoecem, não podem viajar sempre, e duram muito tempo...
sugiro que leia muitos artigos e depoimentos de donos.
agora, vale a pena?
bem, eu tenho dois!
eu viveria melhor com cães do que com pessoas
quando ficam velhos o custo aumenta.
choram, adoecem, não podem viajar sempre, e duram muito tempo...
sugiro que leia muitos artigos e depoimentos de donos.
agora, vale a pena?
bem, eu tenho dois!
eu viveria melhor com cães do que com pessoas

Olá,
Para ter o animal realmente em condições é muito caro sim. Mensalmente vai ter despesas com alimentação e desparazitante externo. Vacinas, desparazitação interna. Shampoos, coleiras, escovas, pentes, trelas, brinquedos...licença, chip. Se adoecer... veterinário.
Precisa igualmente de tempo, muito tempo. Muita vontade para caminhar faça chuva, sol, frio e calor. Tempo para brincar e tempo para ensinar. Paciência, muita. Espirito aberto para as mais fantásticas asneiras que a cabeça de um cão pode inventar. E mais tempo ainda, porque só com tempo se consegue um amigo de primeira.
Talvez seja mesmo bom ponderar, mais que dinheiro é preciso tempo e uma vontade danada de abrir portas a um cão, só assim podemos retribuir tudo o que eles nos dão.
Para ter o animal realmente em condições é muito caro sim. Mensalmente vai ter despesas com alimentação e desparazitante externo. Vacinas, desparazitação interna. Shampoos, coleiras, escovas, pentes, trelas, brinquedos...licença, chip. Se adoecer... veterinário.
Precisa igualmente de tempo, muito tempo. Muita vontade para caminhar faça chuva, sol, frio e calor. Tempo para brincar e tempo para ensinar. Paciência, muita. Espirito aberto para as mais fantásticas asneiras que a cabeça de um cão pode inventar. E mais tempo ainda, porque só com tempo se consegue um amigo de primeira.
Talvez seja mesmo bom ponderar, mais que dinheiro é preciso tempo e uma vontade danada de abrir portas a um cão, só assim podemos retribuir tudo o que eles nos dão.

<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta out 15, 2008 10:17 am
- Localização: Ara Nobilis, Nymphicus Hollandicus, Poicephalus Senegalus, Diamante de Gould e canário... por ora...
Tem que ter em conta o custo da alimentação, varia conforme o tamanho do animal e a marca escolhida, há para todos os gostos. Os custos iniciais de veterinário (plano de vacinação, desparasitações), no meu caso, o criador tinha dado a primeira vacina e feito as primeiras desparasitações, logo, posso contabilizar os meus custos iniciais (contando que teve alguns problemas intestinais e tive de comprar medicamentos) em 100 euros, mais ou menos (vacinas e desparasitações), mas sei de clínicas veterinárias, de confiança, que levam mais barato do que a que escolhi, mas como gosto muito dela, prefiro pagar um pouco mais, até porque adora o Tai Zu e a qualquer hora está disponível para esclarecer qualquer dúvida que tenha, e isso também é importante. Tendo em conta que o meu é cachorro e ainda não pode ir à rua, utilizo resguardos para acamados (5 euros cada embalagem de 20), compro 2 a 3 por mês, dependendo e uma embalagem de toalhetes de bebé por semana. De resto, tem a coleira, o peitoral, os produtos de higiene (champô, escovas, etc.), a cama, umas mantas polares, brinquedos e ossos para roer, alguns desses custos só se fazem uma vez, em princípio ou duram bastante tempo como o champô, por exemplo. O custo com detergentes, esfregonas e lixíviasLena1 Escreveu:É o que tenho feito, todos os dias estou a ler os depoimentos para ter certeza da decisão que vou tomar. Eu sei que quando o tiver que é para sempre.

Acho que referi tudo, mas pelo menos dá para ter uma ideia. E lembrar que não é só o investimento financeiro, tem também de investir tempo e paciência, tal como já referiram, não é um "bicho de 7 cabeças", mas requer ponderação.
Boa sorte!
-
- Membro Veterano
Acho válido citar a castração também, acho prudente.
O bom é ponderar e muito, pense por muito tempo, meses, anos, se vale a pena e se você quer.
No mais ofereça o melhor, ração, veterinário e ambiente.
Boa sorte
O bom é ponderar e muito, pense por muito tempo, meses, anos, se vale a pena e se você quer.
Boa sorte

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta out 15, 2008 10:17 am
- Localização: Ara Nobilis, Nymphicus Hollandicus, Poicephalus Senegalus, Diamante de Gould e canário... por ora...
Depende, a minha veterinária, por exemplo não aconselha a castração no macho que possuo. Muitos dos exemplares para adopção, já que a forista pretende adoptar, vêm esterilizados, alguns até vacinados, desparasitados e com chip electrónico. De qualquer forma, mesmo adoptando nestas condições, convém fazer uma visita a um veterinário após a adopção.Carpeju Escreveu:Acho válido citar a castração também, acho prudente.
Boa sorte
No entanto, pela experiência que tenho, não considero uma despesa enorme, ou, por exemplo, maior do que a que tinha com os gatos que já tive ao longo dos anos. Os animais envolvem despesa e cuidados, claro, e devem ser ponderados, mas como já disse, não é um "bicho de 7 cabeças", pondere muito bem a escolha do cão, respectivo tamanho, sexo, etc. proporcione-lhe o melhor que estiver ao seu alcance, e boa sorte!
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jul 11, 2003 9:32 am
- Localização: Blacky e Spock canitos SRD'S, Blue-gata x-siamesa,Mateus-gato srd
Um tópico que devia ler, do principio ao fim
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=55238
Da minha parte só posso dizer que desde que me lembro de existir que sempre vivi rodeada de animais e por isso a minha vida sem eles fica vazia..muitooo vazia.
Todos os "sacrificios" que tenho que fazer, faço-os de bom grado e sem nenhum arrependimento, só para os poder ter comigo até que a morte nos separe

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=55238
Da minha parte só posso dizer que desde que me lembro de existir que sempre vivi rodeada de animais e por isso a minha vida sem eles fica vazia..muitooo vazia.
Todos os "sacrificios" que tenho que fazer, faço-os de bom grado e sem nenhum arrependimento, só para os poder ter comigo até que a morte nos separe

Realmente tudo o que escrevem me faz pensar, pensar e pensar...
Já li o tópico que me foi sugerido e agora vou andando por cá. Ainda por cima tenho este feitio de ter que pensar demasiado antes de tomar qualquer decisão na minha vida.
Mas depois de tomada... não volto atrás.
Obrigada pelo que escreveram.

Já li o tópico que me foi sugerido e agora vou andando por cá. Ainda por cima tenho este feitio de ter que pensar demasiado antes de tomar qualquer decisão na minha vida.

Obrigada pelo que escreveram.

-
- Membro Veterano
kikas123, realmente, me expressei mal, "tudo que estiver ao seu alcance" soa melhor...
Tenho um macho não castrado também, em perfeito estado de saúde e com 10 anos, já minha pretinha será ao início do primeiro cio.
Sou incisivo nisso mesmo, pense, pense e pense, desta forma, creio eu, quando a forista pesar tudo e ainda quiser um cão, ele será muito bem tratado, e provavelmente acompanhará sua dona a té à morte!
Até,

Tenho um macho não castrado também, em perfeito estado de saúde e com 10 anos, já minha pretinha será ao início do primeiro cio.
Sou incisivo nisso mesmo, pense, pense e pense, desta forma, creio eu, quando a forista pesar tudo e ainda quiser um cão, ele será muito bem tratado, e provavelmente acompanhará sua dona a té à morte!
Até,

Sim é caro ter um cão. Além de comprar comida, trela, coleira, casota ou cama, veterinário e brinquedos, tem qe se ter tempo para brincar, educar, passear e muitas outras coisa. é preciso paciencia e muitas capacidades qe só mais tarde se dá conta.
Compensa ter um cao, eu nao me arrependi e nunca me vou arrepender. Ele será sempre o meu puto, o meu "irmao mais novo".
Custa mas compensa. Se tiveres a certeza compra um, ou melhor, adopta um.
Compensa ter um cao, eu nao me arrependi e nunca me vou arrepender. Ele será sempre o meu puto, o meu "irmao mais novo".
Custa mas compensa. Se tiveres a certeza compra um, ou melhor, adopta um.
-
- Membro
- Registado: segunda nov 03, 2008 6:18 pm
Sai caro é verdade, mas acredite que será o melhor investimento feito na vida, nao há dinheiro q pague o retorno de atençao e lealdade que um cao nos dá...outra coisa q aqui já foi dita: precisa de muito tempo de dedicaçao 

Também concordo que é caro mas que se consegue,às vezes com algum sacrificio mas consegue-se,tal como os filhos.
O que eu acho mais importante como aqui foi dito é o muito tempo que temos que dedicar ao animal, com carinho,brincadeiras,companhia,passeios,treino,etc. Isso para mim é o mais importante e o que muita gente não tem a noção, só convivendo com o animal é que se entende as suas necessidades e quem nunca teve um animal domestico não faz ideia e depois muitas vezes arrepende-se.
Por isso pense mais no tempo e disponibilidade e também paciência que tem para se dedicar a um animal como o cão, depois as despesas vão se fazendo.
O que eu acho mais importante como aqui foi dito é o muito tempo que temos que dedicar ao animal, com carinho,brincadeiras,companhia,passeios,treino,etc. Isso para mim é o mais importante e o que muita gente não tem a noção, só convivendo com o animal é que se entende as suas necessidades e quem nunca teve um animal domestico não faz ideia e depois muitas vezes arrepende-se.
Por isso pense mais no tempo e disponibilidade e também paciência que tem para se dedicar a um animal como o cão, depois as despesas vão se fazendo.
-
- Membro
- Registado: segunda abr 23, 2007 5:20 pm
Não é caro, é carissimo... Só este mês já gastei perto de 400€ com o meu Sebastião (Basset Hound), mas no entanto acabei por ontem ir buscar um Sansão (Labrador) ao Canil de Lisboa e também já começei a gastar com ele, só ontem foi perto de 100€ no veterinário... Mas pronto... Pondere bem, porque um cão é como um filho.... É sempre a investir... 

Bem, a gastar assim é mesmo complicado.
Ainda bem que não é todos os meses.
Também é uma questão de sorte! Podem ser saudáveis ou não e se não forem temos que cuidar deles. Bem que o estado poderia comparticipar nessas ajudas de saúde dos animaizinhos. Se calhar haveria menos abandono, ou não!