Fica caro ter um cão em casa?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Lena1
Membro
Registado: segunda dez 01, 2008 1:15 pm

segunda dez 22, 2008 11:20 am

Há algum tempo que ando aqui no fórum a ler todos os tópicos porque decidi ter um cãozinho em casa. Por acaso hoje de manhã comentei com os meus colegas e disseram-me que é uma asneira. Que cão só dá despesas e que vou me arrepender. Será tanto assim? Sei que tem as vacinas, mas não tomam vacinas a toda a hora Mas fora isso só se andarem sempre doentes. Assustaram-me imenso e não vejo o porquê. Vocês que têm cães poderiam clarear aqui as minhas ideias porque agora fiquei confusa. Ah! A raça que escolhi é de tamanho médio e não é de comer muito, isso se eu não me apaixonar por um cãozinho aqui do fórum e acabar por adoptar uma das belezuras que por aqui aparecem. :)
Carpeju
Membro Veterano
Registado: sexta ago 29, 2008 5:23 pm

segunda dez 22, 2008 11:26 am

olha, tenho dois, é caro sim, dá muito trabalho, educar não é fácil, exige tempo, paciência, boa vontade e muitos anos.
quando ficam velhos o custo aumenta.
choram, adoecem, não podem viajar sempre, e duram muito tempo...
sugiro que leia muitos artigos e depoimentos de donos.
agora, vale a pena?
bem, eu tenho dois!
eu viveria melhor com cães do que com pessoas :wink:
Lena1
Membro

segunda dez 22, 2008 11:36 am

É o que tenho feito, todos os dias estou a ler os depoimentos para ter certeza da decisão que vou tomar. Eu sei que quando o tiver que é para sempre.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda dez 22, 2008 11:43 am

Olá,

Para ter o animal realmente em condições é muito caro sim. Mensalmente vai ter despesas com alimentação e desparazitante externo. Vacinas, desparazitação interna. Shampoos, coleiras, escovas, pentes, trelas, brinquedos...licença, chip. Se adoecer... veterinário.

Precisa igualmente de tempo, muito tempo. Muita vontade para caminhar faça chuva, sol, frio e calor. Tempo para brincar e tempo para ensinar. Paciência, muita. Espirito aberto para as mais fantásticas asneiras que a cabeça de um cão pode inventar. E mais tempo ainda, porque só com tempo se consegue um amigo de primeira.

Talvez seja mesmo bom ponderar, mais que dinheiro é preciso tempo e uma vontade danada de abrir portas a um cão, só assim podemos retribuir tudo o que eles nos dão. :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Kikas123
Membro Veterano
Registado: quarta out 15, 2008 10:17 am
Localização: Ara Nobilis, Nymphicus Hollandicus, Poicephalus Senegalus, Diamante de Gould e canário... por ora...

segunda dez 22, 2008 11:55 am

Lena1 Escreveu:É o que tenho feito, todos os dias estou a ler os depoimentos para ter certeza da decisão que vou tomar. Eu sei que quando o tiver que é para sempre.
Tem que ter em conta o custo da alimentação, varia conforme o tamanho do animal e a marca escolhida, há para todos os gostos. Os custos iniciais de veterinário (plano de vacinação, desparasitações), no meu caso, o criador tinha dado a primeira vacina e feito as primeiras desparasitações, logo, posso contabilizar os meus custos iniciais (contando que teve alguns problemas intestinais e tive de comprar medicamentos) em 100 euros, mais ou menos (vacinas e desparasitações), mas sei de clínicas veterinárias, de confiança, que levam mais barato do que a que escolhi, mas como gosto muito dela, prefiro pagar um pouco mais, até porque adora o Tai Zu e a qualquer hora está disponível para esclarecer qualquer dúvida que tenha, e isso também é importante. Tendo em conta que o meu é cachorro e ainda não pode ir à rua, utilizo resguardos para acamados (5 euros cada embalagem de 20), compro 2 a 3 por mês, dependendo e uma embalagem de toalhetes de bebé por semana. De resto, tem a coleira, o peitoral, os produtos de higiene (champô, escovas, etc.), a cama, umas mantas polares, brinquedos e ossos para roer, alguns desses custos só se fazem uma vez, em princípio ou duram bastante tempo como o champô, por exemplo. O custo com detergentes, esfregonas e lixívias :lol: . E, claro, tem sempre de contar com despesas de saúde extras, podem sempre acontecer imprevistos. Fora isso a visita ao veterinário costuma ser anual (pelo menos é o que acordei com a veterinária que acompanha o Tai Zu), tendo em conta que, as desparasitações podem ser feitas em casa. Tem de ponderar como fazer nas férias e nas alturas em que pensa estar fora de casa, se o colocar num hotel, também são custos a serem contabilizados.

Acho que referi tudo, mas pelo menos dá para ter uma ideia. E lembrar que não é só o investimento financeiro, tem também de investir tempo e paciência, tal como já referiram, não é um "bicho de 7 cabeças", mas requer ponderação.

Boa sorte!
Carpeju
Membro Veterano

segunda dez 22, 2008 12:14 pm

Acho válido citar a castração também, acho prudente.
O bom é ponderar e muito, pense por muito tempo, meses, anos, se vale a pena e se você quer.
No mais ofereça o melhor, ração, veterinário e ambiente.
Boa sorte :wink:
Kikas123
Membro Veterano
Registado: quarta out 15, 2008 10:17 am
Localização: Ara Nobilis, Nymphicus Hollandicus, Poicephalus Senegalus, Diamante de Gould e canário... por ora...

segunda dez 22, 2008 12:42 pm

Carpeju Escreveu:Acho válido citar a castração também, acho prudente.
O bom é ponderar e muito, pense por muito tempo, meses, anos, se vale a pena e se você quer.
No mais ofereça o melhor, ração, veterinário e ambiente.
Boa sorte :wink:
Depende, a minha veterinária, por exemplo não aconselha a castração no macho que possuo. Muitos dos exemplares para adopção, já que a forista pretende adoptar, vêm esterilizados, alguns até vacinados, desparasitados e com chip electrónico. De qualquer forma, mesmo adoptando nestas condições, convém fazer uma visita a um veterinário após a adopção.

No entanto, pela experiência que tenho, não considero uma despesa enorme, ou, por exemplo, maior do que a que tinha com os gatos que já tive ao longo dos anos. Os animais envolvem despesa e cuidados, claro, e devem ser ponderados, mas como já disse, não é um "bicho de 7 cabeças", pondere muito bem a escolha do cão, respectivo tamanho, sexo, etc. proporcione-lhe o melhor que estiver ao seu alcance, e boa sorte!
Lequinhas
Membro Veterano
Registado: sexta jul 11, 2003 9:32 am
Localização: Blacky e Spock canitos SRD'S, Blue-gata x-siamesa,Mateus-gato srd

segunda dez 22, 2008 1:03 pm

Um tópico que devia ler, do principio ao fim :wink:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=55238

Da minha parte só posso dizer que desde que me lembro de existir que sempre vivi rodeada de animais e por isso a minha vida sem eles fica vazia..muitooo vazia.
Todos os "sacrificios" que tenho que fazer, faço-os de bom grado e sem nenhum arrependimento, só para os poder ter comigo até que a morte nos separe :P
Lena1
Membro

segunda dez 22, 2008 1:27 pm

Realmente tudo o que escrevem me faz pensar, pensar e pensar... :roll:

Já li o tópico que me foi sugerido e agora vou andando por cá. Ainda por cima tenho este feitio de ter que pensar demasiado antes de tomar qualquer decisão na minha vida. :? Mas depois de tomada... não volto atrás. :)

Obrigada pelo que escreveram. :)
Carpeju
Membro Veterano

segunda dez 22, 2008 3:18 pm

kikas123, realmente, me expressei mal, "tudo que estiver ao seu alcance" soa melhor... :wink:
Tenho um macho não castrado também, em perfeito estado de saúde e com 10 anos, já minha pretinha será ao início do primeiro cio.
Sou incisivo nisso mesmo, pense, pense e pense, desta forma, creio eu, quando a forista pesar tudo e ainda quiser um cão, ele será muito bem tratado, e provavelmente acompanhará sua dona a té à morte!
Até, 8)
Ruza
Registado: domingo dez 21, 2008 4:34 pm

segunda dez 22, 2008 3:26 pm

Sim é caro ter um cão. Além de comprar comida, trela, coleira, casota ou cama, veterinário e brinquedos, tem qe se ter tempo para brincar, educar, passear e muitas outras coisa. é preciso paciencia e muitas capacidades qe só mais tarde se dá conta.
Compensa ter um cao, eu nao me arrependi e nunca me vou arrepender. Ele será sempre o meu puto, o meu "irmao mais novo".
Custa mas compensa. Se tiveres a certeza compra um, ou melhor, adopta um.
ToyMachine
Membro
Registado: segunda nov 03, 2008 6:18 pm

segunda dez 22, 2008 4:23 pm

Sai caro é verdade, mas acredite que será o melhor investimento feito na vida, nao há dinheiro q pague o retorno de atençao e lealdade que um cao nos dá...outra coisa q aqui já foi dita: precisa de muito tempo de dedicaçao :D
Ritaraujo
Membro
Registado: segunda set 29, 2008 12:22 pm

segunda dez 22, 2008 5:54 pm

Também concordo que é caro mas que se consegue,às vezes com algum sacrificio mas consegue-se,tal como os filhos.
O que eu acho mais importante como aqui foi dito é o muito tempo que temos que dedicar ao animal, com carinho,brincadeiras,companhia,passeios,treino,etc. Isso para mim é o mais importante e o que muita gente não tem a noção, só convivendo com o animal é que se entende as suas necessidades e quem nunca teve um animal domestico não faz ideia e depois muitas vezes arrepende-se.
Por isso pense mais no tempo e disponibilidade e também paciência que tem para se dedicar a um animal como o cão, depois as despesas vão se fazendo.
rpmira
Membro
Registado: segunda abr 23, 2007 5:20 pm

segunda dez 22, 2008 6:07 pm

Não é caro, é carissimo... Só este mês já gastei perto de 400€ com o meu Sebastião (Basset Hound), mas no entanto acabei por ontem ir buscar um Sansão (Labrador) ao Canil de Lisboa e também já começei a gastar com ele, só ontem foi perto de 100€ no veterinário... Mas pronto... Pondere bem, porque um cão é como um filho.... É sempre a investir... :lol:
Lena1
Membro

segunda dez 22, 2008 6:16 pm

Bem, a gastar assim é mesmo complicado. :? Ainda bem que não é todos os meses. :roll: Também é uma questão de sorte! Podem ser saudáveis ou não e se não forem temos que cuidar deles. Bem que o estado poderia comparticipar nessas ajudas de saúde dos animaizinhos. Se calhar haveria menos abandono, ou não!
Responder

Voltar para “Cães”